Conecte-se Conosco

Brasil

Veja o resumo das principais notícias do dia (8 Junho 17)

Publicado

em

O julgamento no TSE avança. No 3ª dia de discussões sobre o pedido de cassação da chapa Dilma-Temer, o relator Herman Benjamin enfim começou a apresentar seu voto. Durante a leitura, que tomou a tarde e parte da noite, disse que a campanha vencedora da eleição de 2014 recebeu dinheiro ilegal e que as provas apontam abuso de poder na disputa eleitoral, o que é uma das principais alegações da ação proposta pelo PSDB. De manhã, na primeira parte da sessão, o tribunal voltou a debater se os depoimentos de delatores da Odebrecht e de ex-marqueteiros do PT devem ou não fazer parte do processo, o que já havia dominado a pauta ontem. E as posições se dividiram.

4 x 3

Ministro Herman Benjamin, relator do processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer no TSE (Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE)

Ministro Herman Benjamin, relator do processo que pede a cassação da chapa

Dilma-Temer no TSE (Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE)

‘Propina-gordura’

  • No voto, ao falar de campanhas políticas, Benjamin afirmou que PT e PMDB se beneficiaram de uma espécie ‘poupança’ de propina. Segundo ele, os partidos guardavam dinheiro ilegal que recebiam de empresas para usar em eleições, o que ele chamou de ‘propina-gordura’. Veja no vídeo:
Empresas da Lava Jato faziam poupança de propina, diz relator

Empresas da Lava Jato faziam poupança de propina, diz relator

'Está comprovado abuso de poder político e econômico provenientes de propina', diz relator

‘Está comprovado abuso de poder político e econômico provenientes de propina’, diz relator

E agora?

A discussão foi interrompida às 20h e será retomada amanhã de manhã. O relator deve continuar a ler o voto, no qual dirá se defende a cassação ou não da chapa. Só depois os outros 6 ministros irão se pronunciar.

Cotas em concursos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela validade de uma lei que obriga órgãos públicos a reservar 20% de suas vagas em concursos para negros. Dez ministros se manifestaram favoravelmente à lei e nenhum contra. Apenas Gilmar Mendes não votou, pois participa do julgamento no TSE que analisa a ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer.

‘Trump escolheu me difamar’

O ex-diretor do FBI, James Comey, participou da sabatina mais aguardada em anos no Congresso dos EUA. Ele afirmou que foi demitido por causa da investigação da suposta interferência da Rússia nas eleições americanas. Segundo ele, não há dúvidas que a tentativa de fato existiu. Comey disse ainda que a decisão do presidente Donald Trump em demiti-lo “não fazia nenhum sentido”. A Casa Branca rebateu declarações: “o presidente não é um mentiroso”.

Ex-diretor do FBI, James Comey, durante depoimento no Senado (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst)

Ex-diretor do FBI, James Comey, durante depoimento no Senado (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst)

Eleições no Reino Unido

Após atentados terroristas abalarem o cenário político britânico, os eleitores foram às urnas nesta quinta-feira para decidir se o governo do país permanecerá nas mãos do Partido Conservador da atual primeira-ministra, Theresa May, ou se tomará novos rumos com o Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn. Pesquisas de boca de urna indicam que May lidera a disputa, mas pode perder a maioria absoluta dos assentos no Parlamento. Resultados oficiais da apuração são esperados para a madrugada da sexta-feira.

Theresa May vota em eleições no Reino Unido (Foto: REUTERS/Eddie Keogh )

Theresa May vota em eleições no Reino Unido (Foto: REUTERS/Eddie Keogh )

25 m²

É o tamanho da cela em que o ex-deputado e ex-assessor de Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures, está preso no Complexo da Papuda, em Brasília. Ele divide o local que pode ter TV com outros 8 detentos em bloco que abriga políticos condenados, ex-policiais e pessoas com ensino superior. Rotina de visitas e banhos de sol são parecidas com a de outros detidos no local. Loures foi preso após ser flagrado pela Polícia Federal com mala de propina.

As joias de Cabral

Segundo a investigação da Lava Jato no Rio, o ex-governador Sérgio Cabral adquiriu 41 joias na joalheria H.Stern com dinheiro de propina, e não 11 como se suspeitava anteriormente. O valor total das peças ultrapassa R$ 10 milhões.

Joias foram encontradas na casa de Sérgio Cabral e apreendidas pela polícia (Foto: Divulgação/PF)

Joias foram encontradas na casa de Sérgio Cabral e apreendidas pela polícia (Foto: Divulgação/PF)

Morte de bebê

Mãe afirma que seu filho de um ano e meio morreu após ter socorro negado por uma médica no Rio de Janeiro. A criança sofria de doença neurológica e passou mal na manhã de quarta-feira. Após ser acionada, a ambulância a deixou o local sem prestar atendimento ao menino, que morreu antes que uma segunda equipe de resgate chegasse. Imagens de segurança do condomínio mostram a médica rasgando papéis no banco de carona do veículo. Ela foi demitida do hospital e o caso está sendo investigado.

Enterrado bebê de 1 ano e meio que morreu depois que médica desistiu de prestar socorro

Enterrado bebê de 1 ano e meio que morreu depois que médica desistiu de prestar socorro

Mais bebês em perigo

Um princípio de incêndio fez com que 42 bebês fossem retirados às pressas da UTI de um hospital em São Paulo. Um bebê teve parada cardíaca após funcionários desligarem subitamente o aparelho que o ajudava a respirar. Segundo o hospital, um superaquecimento em aparelho provocou fumaça no local.

Mãe de bebê que estava na UTI conta o desespero (Foto: TV Globo/Reprodução)Mãe de bebê que estava na UTI conta o desespero (Foto: TV Globo/Reprodução)

Mãe de bebê que estava na UTI conta o desespero (Foto: TV Globo/Reprodução)

Estragos da chuva

Novo temporal deixa dois mortos no Rio Grande do Sul. A chuva que vem castigando parte do estado nas últimas semanas já levou 73 cidades a decretarem situação de emergência. Segundo a Defesa Civil do estado, mais de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Temporal destelha casas em Ventarra, no Norte do RS (Foto: Claudia Alessi/RBS TV)

Temporal destelha casas em Ventarra, no Norte do RS (Foto: Claudia Alessi/RBS TV)

(Do G1)

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Brasil

Mulher morre após lancha capotar no Rio Araguaia, em Goiás

O caso ocorreu no município de Aruanã nesta quinta-feira (18), segundo o Corpo de Bombeiros.

Publicado

em

Uma mulher de 61 anos morreu após a lancha na qual ela estava capotar no Rio Araguaia, em Goiás.

Embarcação ficou presa em um banco de areia e bateu em um galho quando se soltou, capotando em seguida. O caso ocorreu no município de Aruanã nesta quinta-feira (18), segundo o Corpo de Bombeiros.

Tayse Mara Dias Duarte estava com outras três pessoas no veículo no momento do acidente. O trio que acompanhava a mulher teve ferimentos leves e não quis ser levado ao hospital.

Mulher que morreu é de Goiânia. Ela tem uma casa com a família em Aruanã e estava no local a lazer, segundo o Corpo de Bombeiros.

Instituto Médico Legal foi acionado para cena do acidente, informou o Corpo de Bombeiros. O UOL buscou a Polícia Científica de Goiás para saber se a perícia foi acionada e aguarda retorno sobre o assunto.

Foto pixabay

Por Folhapress

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Brasil tem 7,6 mil comunidades quilombolas, mostra Censo

Publicado

em

A população quilombola no país era formada por 7.666 comunidades que habitavam 8.441 localidades em 25 Unidades da Federação. Esse conjunto soma 1,3 milhão de pessoas. Os dados fazem parte de mais um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O instituto explica que algumas das comunidades são formadas por integrantes em mais de uma localidade. Isso justifica o fato de haver 775 mais agrupamentos do que comunidades.

Segundo o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do (IBGE), Fernando Damasco, o pertencimento às comunidades está relacionado a “questões étnicas, históricas e sociais”.

“A localidade é o lugar onde tem aglomeração de pessoas. Já a comunidade expressa o vínculo étnico e comunitário que extrapola a localização espacial”, descreve.

O pesquisador explica que um dos motivos de comunidades estarem representadas em mais de um espaço geográfico passa pela história de resistência ao racismo e à violência.

“De fato, essas comunidades foram obrigadas, em muitas situações, a se dispersarem espacialmente e darem origem a essa diversidade de localidades”.

O Censo 2022 é o primeiro em que os recenseadores coletaram informações específicas de pessoas quilombolas, descendentes de agrupamentos que resistiam à escravidão. Para classificar uma pessoa como quilombola, o IBGE levou em consideração a autoidentificação dos questionados, não importando a cor de pele declarada. As comunidades também foram informadas pelos próprios integrantes.

As localidades foram classificadas pelo instituto como “lugares do território nacional onde existe um aglomerado permanente de habitantes quilombolas e que estão relacionados a uma comunidade quilombola e contam com, no mínimo, 15 pessoas declaradas quilombolas cujos domicílios estão a, no máximo, 200 metros de distância uns dos outros”.

Brasília (DF), 18.07.2024. Quilombolas localização.
Crédito: Arte/Agência Brasil
Arte/Agência Brasil

Localização

A observação geográfica revela que a maior parte das localidades está na Região Nordeste. São 5.386, ou seja, 63,81% do total. Em seguida figuram Sudeste (14,75%) e Norte (14,55%). As regiões Sul (3,60%) e Centro-Oeste (3,29%) fecham a lista.

O Maranhão é o estado com mais localidades quilombolas: 2.025, o que equivale a 23,99% do total do país. Em seguida, aparece a Bahia, com 1.814. Apesar de ser segunda no ranking, o estado baiano é o que tem maior população quilombola, 397 mil pessoas.

Minas Gerais tem 979 registros, à frente do Pará (959). Apenas Acre e Roraima não registram localidade quilombola. O Distrito Federal tem três.

Apenas 15% das localidades (1,2 mil) ficam em territórios oficialmente reconhecidos pelo Estado.

Dos 20 municípios com mais localidades quilombola, 11 são maranhenses. As duas cidades com maior presença são Alcântara/MA (122) e Itapecuru Mirim/MA (121). A única capital que aparece no ranking é Macapá, no Amapá, na 14ª posição, com 56 registros.

Em todo o país, 1,7 mil municípios têm presença quilombola.

Pedido de quilombolas

Para elaboração e execução da pesquisa censitária, o IBGE manteve diálogo com representantes quilombolas. O gerente Fernando Damasco conta que as comunidades solicitavam ao instituto a produção das informações por localidades. “É um dado que eles sempre colocaram como prioritário”, diz.

“Na metodologia e na abordagem conceitual, tentamos justamente ser cuidadosos ao máximo com a forma como essas comunidades se organizam”, ressalta.

O suplemento divulgado nesta sexta-feira traz também informações sobre alfabetização e características dos domicílios dos quilombolas.

“Acredito que a gente pode inaugurar um conjunto de estudos, debate e reflexões sobre essa organização espacial que diz muito sobre a diversidade territorial do nosso país”, conclui o pesquisador.

Fonte:Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Brasil terá 155 milhões de eleitores nas eleições municipais deste ano

O Brasil terá 155,9 milhões de eleitores que vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Publicado

em

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta quinta-feira (18), em Brasília, o eleitorado apto a comparecer às urnas nas eleições municipais de outubro próximo. O Brasil terá 155,9 milhões de eleitores que vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Segundo o tribunal, o número representa aumento de 5,4% em relação às eleições de 2020. Em nota à imprensa, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, declarou que o aumento do eleitorado mostra que as eleições no Brasil são democráticas e auditáveis.

“O elevado número de eleitoras e de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, especialmente desde a Constituição do Brasil de 1988 e nos últimos 28 anos em que se desenvolveu o sistema eletrônico de votação, que é o benefício de eleições democráticas livres, certas no tempo, auditáveis em seu processo, transparentes em sua realização, eficientes em seu resultado”, afirmou a ministra.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno. 

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!