Conecte-se Conosco

Brasil

Veja o resumo das principais notícias do dia (8 Junho 17)

Publicado

em

O julgamento no TSE avança. No 3ª dia de discussões sobre o pedido de cassação da chapa Dilma-Temer, o relator Herman Benjamin enfim começou a apresentar seu voto. Durante a leitura, que tomou a tarde e parte da noite, disse que a campanha vencedora da eleição de 2014 recebeu dinheiro ilegal e que as provas apontam abuso de poder na disputa eleitoral, o que é uma das principais alegações da ação proposta pelo PSDB. De manhã, na primeira parte da sessão, o tribunal voltou a debater se os depoimentos de delatores da Odebrecht e de ex-marqueteiros do PT devem ou não fazer parte do processo, o que já havia dominado a pauta ontem. E as posições se dividiram.

4 x 3

Ministro Herman Benjamin, relator do processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer no TSE (Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE)

Ministro Herman Benjamin, relator do processo que pede a cassação da chapa

Dilma-Temer no TSE (Foto: Nelson Jr./ASCOM/TSE)

‘Propina-gordura’

  • No voto, ao falar de campanhas políticas, Benjamin afirmou que PT e PMDB se beneficiaram de uma espécie ‘poupança’ de propina. Segundo ele, os partidos guardavam dinheiro ilegal que recebiam de empresas para usar em eleições, o que ele chamou de ‘propina-gordura’. Veja no vídeo:
Empresas da Lava Jato faziam poupança de propina, diz relator

Empresas da Lava Jato faziam poupança de propina, diz relator

'Está comprovado abuso de poder político e econômico provenientes de propina', diz relator

‘Está comprovado abuso de poder político e econômico provenientes de propina’, diz relator

E agora?

A discussão foi interrompida às 20h e será retomada amanhã de manhã. O relator deve continuar a ler o voto, no qual dirá se defende a cassação ou não da chapa. Só depois os outros 6 ministros irão se pronunciar.

Cotas em concursos

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela validade de uma lei que obriga órgãos públicos a reservar 20% de suas vagas em concursos para negros. Dez ministros se manifestaram favoravelmente à lei e nenhum contra. Apenas Gilmar Mendes não votou, pois participa do julgamento no TSE que analisa a ação que pede a cassação da chapa Dilma-Temer.

‘Trump escolheu me difamar’

O ex-diretor do FBI, James Comey, participou da sabatina mais aguardada em anos no Congresso dos EUA. Ele afirmou que foi demitido por causa da investigação da suposta interferência da Rússia nas eleições americanas. Segundo ele, não há dúvidas que a tentativa de fato existiu. Comey disse ainda que a decisão do presidente Donald Trump em demiti-lo “não fazia nenhum sentido”. A Casa Branca rebateu declarações: “o presidente não é um mentiroso”.

Ex-diretor do FBI, James Comey, durante depoimento no Senado (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst)

Ex-diretor do FBI, James Comey, durante depoimento no Senado (Foto: REUTERS/Jonathan Ernst)

Eleições no Reino Unido

Após atentados terroristas abalarem o cenário político britânico, os eleitores foram às urnas nesta quinta-feira para decidir se o governo do país permanecerá nas mãos do Partido Conservador da atual primeira-ministra, Theresa May, ou se tomará novos rumos com o Partido Trabalhista, liderado por Jeremy Corbyn. Pesquisas de boca de urna indicam que May lidera a disputa, mas pode perder a maioria absoluta dos assentos no Parlamento. Resultados oficiais da apuração são esperados para a madrugada da sexta-feira.

Theresa May vota em eleições no Reino Unido (Foto: REUTERS/Eddie Keogh )

Theresa May vota em eleições no Reino Unido (Foto: REUTERS/Eddie Keogh )

25 m²

É o tamanho da cela em que o ex-deputado e ex-assessor de Michel Temer, Rodrigo Rocha Loures, está preso no Complexo da Papuda, em Brasília. Ele divide o local que pode ter TV com outros 8 detentos em bloco que abriga políticos condenados, ex-policiais e pessoas com ensino superior. Rotina de visitas e banhos de sol são parecidas com a de outros detidos no local. Loures foi preso após ser flagrado pela Polícia Federal com mala de propina.

As joias de Cabral

Segundo a investigação da Lava Jato no Rio, o ex-governador Sérgio Cabral adquiriu 41 joias na joalheria H.Stern com dinheiro de propina, e não 11 como se suspeitava anteriormente. O valor total das peças ultrapassa R$ 10 milhões.

Joias foram encontradas na casa de Sérgio Cabral e apreendidas pela polícia (Foto: Divulgação/PF)

Joias foram encontradas na casa de Sérgio Cabral e apreendidas pela polícia (Foto: Divulgação/PF)

Morte de bebê

Mãe afirma que seu filho de um ano e meio morreu após ter socorro negado por uma médica no Rio de Janeiro. A criança sofria de doença neurológica e passou mal na manhã de quarta-feira. Após ser acionada, a ambulância a deixou o local sem prestar atendimento ao menino, que morreu antes que uma segunda equipe de resgate chegasse. Imagens de segurança do condomínio mostram a médica rasgando papéis no banco de carona do veículo. Ela foi demitida do hospital e o caso está sendo investigado.

Enterrado bebê de 1 ano e meio que morreu depois que médica desistiu de prestar socorro

Enterrado bebê de 1 ano e meio que morreu depois que médica desistiu de prestar socorro

Mais bebês em perigo

Um princípio de incêndio fez com que 42 bebês fossem retirados às pressas da UTI de um hospital em São Paulo. Um bebê teve parada cardíaca após funcionários desligarem subitamente o aparelho que o ajudava a respirar. Segundo o hospital, um superaquecimento em aparelho provocou fumaça no local.

Mãe de bebê que estava na UTI conta o desespero (Foto: TV Globo/Reprodução)Mãe de bebê que estava na UTI conta o desespero (Foto: TV Globo/Reprodução)

Mãe de bebê que estava na UTI conta o desespero (Foto: TV Globo/Reprodução)

Estragos da chuva

Novo temporal deixa dois mortos no Rio Grande do Sul. A chuva que vem castigando parte do estado nas últimas semanas já levou 73 cidades a decretarem situação de emergência. Segundo a Defesa Civil do estado, mais de 10 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Temporal destelha casas em Ventarra, no Norte do RS (Foto: Claudia Alessi/RBS TV)

Temporal destelha casas em Ventarra, no Norte do RS (Foto: Claudia Alessi/RBS TV)

(Do G1)

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Brasil

Voos no aeroporto Salgado Filho serão retomados em outubro

Publicado

em

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, já tem data para retomar as operações aéreas. O principal aeroporto da região Sul voltará a receber voos no mês de outubro. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (16) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante coletiva de imprensa. Antes do comunicado, a Fraport, concessionária do terminal, apresentou ao Governo Federal o diagnóstico sobre a situação da pista de pouso e decolagem, que durante semanas ficou submersa pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas na região.

Costa Filho destacou que, inicialmente, o aeroporto voltará a operar de forma parcial com cerca de 50 voos diários, o que representa média de 350 operações aéreas por semana. O ministro ressaltou que o Governo Federal trabalha com plano de retomada integral das operações até o final deste ano. “Essa será a primeira etapa da reabertura do aeroporto. Nossa estimativa é que, até dezembro, o terminal estará 100% aberto e operando como estava funcionando antes da enchente que ocorreu no estado. Isso revela o esforço coletivo realizado pelo Governo Federal e pela Fraport”, indicou.

A análise técnica da pista, iniciada em junho, foi apresentada pelos representantes da concessionária em reunião realizada na Casa Civil da Presidência da República. De acordo com o cronograma previsto, na sua abertura, os voos serão realizados em 1.700 metros da pista, que conta com 3.200 metros de comprimento e 45 metros de largura. Até o final do ano, a pista será integralmente utilizada.

“Na primeira etapa, está sendo feito um esforço concentrado, no qual serão abertos, no mês de outubro, cerca de 1.700 metros. Os outros quase 2.000 mil metros serão reabertos em dezembro. A nossa meta é que o aeroporto possa funcionar das 10h da manhã às 22h da noite, com voos domésticos e internacionais”, frisou.
?

“O ministro da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, classificou como positiva a reunião realizada entre o Governo Federal e os representantes da concessionária. Segundo ele, a reabertura do terminal Salgado Filho demonstra o comprometimento de todos para o fortalecimento do estado. A orientação do presidente Lula, para todos nós, foi de construir essa alternativa e eu considero que é um resultado muito positivo, muito satisfatório, uma resposta concreta do compromisso do nosso governo em fazer tudo aquilo que for necessário para a retomada da atividade econômica, de todas as atividades do nosso estado”, destacou Costa Filho.

Retomada do aeroporto

O aeroporto Salgado Filho reabriu na última segunda-feira (15) os serviços de embarque e desembarque de passageiros. Desde então, os procedimentos de processamento de passageiros e controle de segurança passaram a ser realizados no sítio aeroportuário. Até outubro deste ano, os voos continuarão a ser realizados na Base Aérea de Canoas, aberto em maio para operações comerciais.

Fonte: Estadão Conteúdo

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

População mais pobre não compra dólar, mas sim comida, diz Lula a empresários

Publicado

em

Em reunião com empresários da indústria de alimentos no Palácio do Planalto na tarde desta terça-feira, 16, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a circulação de dinheiro para impulsionar a economia e disse que a população mais pobre não compra dólar, mas sim comida.

Lula deu a declaração em cerimônia fechada no Palácio do Planalto, e o áudio foi divulgado pela assessoria de imprensa da Presidência da República. O evento realizado reuniu ministros, empresários e representantes da indústria de alimentos. Ao todo, a lista de participantes somava 28 presentes.

“O povo mais pobre, o povo mais humilde, quando ele tem um pouquinho de dinheiro, ele não compra dólar; ele compra comida”, afirmou o presidente.

No mesmo encontro, Lula disse que o Brasil crescerá mais do que 2,5%, se o dinheiro circular. “Se o dinheiro que nós colocamos em circulação nesse país tiver rodando, a gente vai crescer mais do que 2,5%”, declarou.

“Ele (o pobre) compra coisa para a família”, afirmou. “É esse País que nós queremos que dê certo. É fazer com que o dinheiro desse País circule. É por isso que a gente aumenta o salário mínimo de acordo com o PIB, porque é normal que, quando o PIB cresça, a gente distribua o PIB entre todo mundo: entre os empresários, entre os trabalhadores, entre os aposentados… Afinal de contas, é o crescimento do País.”

Lula também criticou pessoas que “vivem de dividendos” e afirmou que é necessário apostar na capacidade produtiva.

“Esse País precisa parar de ter gente vivendo de dividendos e ter gente vivendo de trabalho, de geração de emprego, de geração de renda, porque é isso que faz a economia girar”, afirmou o petista.

“Ou vocês confiam naquilo que a gente está fazendo e apostam na capacidade produtiva ou não dá certo”, disse Lula.

Fonte: ESTADAO CONTEUDO

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

“Nós cansamos de esperar”, diz Leite ao cobrar recursos do governo federal para o RS

Publicado

em

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), cobrou que recursos prometidos pela União sejam enviados ao estado para ajudar na reconstrução das cidades após o período de enchentes. “Gostaríamos de fazer ainda mais na economia do que somos capazes, mas a gente sabe que boa parte dos recursos, no Brasil, é concentrada na União. A arrecadação se concentra em Brasília. Infelizmente, Brasília não nos alcançou tudo o que nós precisávamos até agora”, disse Leite na segunda-feira (15). A fala foi feita durante um anúncio de medidas de apoio financeiro a microempreendedores individuais e a pequenas empresas gaúchas que tiveram seus negócios impactados. Leite também disse que “está cansado” de aguardar os recursos prometidos e que a demora na ação do governo federal impediu movimentações internas da estrutura do palácio Piratini. A CNN pediu um posicionamento ao governo federal sobre as declarações de Leite e aguarda retorno. Segundo dados do portal “Brasil Participativo”, R$ 93,7 bilhões de recursos federais foram destinados ao Rio Grande do Sul para o “enfrentamento à grave calamidade decorrente das enchentes”, que atingiram o estado no início de maio. No entanto, até o momento, apenas R$ 19 bilhões foram repassados aos cofres gaúchos, o que representa aproximadamente um quinto do montante. Para auxiliar o setor privado, cerca de R$ 671 milhões de recursos estaduais foram anunciados divididos em linhas de crédito. Destes, R$ 223 milhões serão injetados a partir do tesouro do Estado. Cerca de 98 mil empresas e empreendedores foram afetados pelas chuvas, de acordo com um levantamento realizado pelo governo do Rio Grande do Sul com base nas informações da Receita Estadual.

Por CNN

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!