Conecte-se Conosco

Destaque

‘Vou lutar por sociedade inclusiva para ele’, diz mãe de bebê com microcefalia

Publicado

em

Germana Soares, mãe de Guilherme, que possui microcefalia (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Germana Soares, mãe de Guilherme, que possui microcefalia (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Foi no dia 19 de novembro do ano passado que a vida da pernambucana Germana Soares Amorim, de 25 anos, mudou completamente. Não apenas porque, naquela data, a ex-corretora de imóveis tornava-se mãe pela primeira vez, mas também porque o filho dela nasceu com microcefalia. Guilherme é um dos 389 bebês que possuem a malformação cerebral confirmada no estado, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde que reúne os casos registrados até o dia 8 de outubro deste ano.

“Quatro dias antes de Guilherme nascer foi que surgiu na mídia a associação entre o zika e a microcefalia. Então, eu calculei: eu tô grávida e peguei a zika. Será? Mas descobri a microcefalia dele só no nascimento. Isso me abalou muito, mas não na questão de ter um filho deficiente. Eu imaginava a sociedade em que a gente vive e, na falta de assistência que existe, como seria o futuro dele. Então, eu me penalizava por querer o melhor para ele e não ter estrutura para oferecer. Eu desabei”, relembra Germana.

O choro e as lamentações não demoraram, porém, a dar espaço para a luta por um tratamento adequado para o filho. Quando Guilherme estava com um mês de vida, Germana conheceu outra mãe de bebê com microcefalia na fila de um exame no Hospital Oswaldo Cruz, localizado no bairro de Santo Amaro, no área central do Recife. Após trocarem contatos, criaram um grupo no WhatsApp para reunir outras mães que também tinham filhos com a malformação cerebral. Em dois meses, o número inicial de oito participantes aumentou para 200.

Esse grupo virtual era o pontapé inicial para o surgimento da União de Mães de Anjos (UMA), que, com menos de um ano de fundação, reúne 319 mães. “A UMA foi um divisor de águas na minha vida. O grupo era para tirar as dúvidas, compartilhar experiências, e a gente começou a ver que tinha algo em comum entre a gente: essa falta de uma assistência adequada. Então, a gente resolveu formalizar e ir em busca de uma política de atendimento de qualidade, que está em construção. Fomos em busca dessas mães, inclusive do interior”, conta Germana, que preside a associação criada em dezembro de 2015.

A UMA teve, ainda, um papel fundamental na vida dessas mães: encontrar a força necessária para superar o preconceito que a malformação cerebral ocasionava no meio social. “Assim como eu, tem duas ou três mães que escondiam a microcefalia do filho por não aparentar e resolveram abrir para o mundo, para a sociedade, e resolveram ter forças, lutar e não se acovardar. Eu não compreendia que o preconceito começava em mim. Eu tinha medo de as pessoas olharem com pena, com aquele olhar de ‘coitadismo’. Hoje em dia, eu entendo que é a própria ignorância do ser humano, a curiosidade”, ressalta Germana.

Guilherme Soares, de 11 meses, nasceu com microcefalia (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Guilherme Soares, de 11 meses, nasceu com microcefalia (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Ainda assim, a luta contra o preconceito direcionado aos bebês com microcefalia não se mostrou um caminho fácil de se trilhar, ainda que coletivamente. “Na internet, chamam nossos filhos de demônios, de monstros. Há até quem diga que não doeu para nascer por causa do tamanho da cabeça. Há religiosos que colocam a mão na cabeça dos bebês e pedem para sair o mal. Chamam de miniBozo, de peste do Nordeste. É uma revolta muito grande. As mães já não têm muita estrutura psicológica para lidar com a rotina que têm e ainda precisam lidar com isso, que derruba de vez”, queixa-se a mãe de Guilherme.

Benefícios e estimulações precoces
Após sair do emprego para ter o tempo necessário para acompanhar o tratamento do filho, Germana recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) desde março deste ano, dois meses após a criação desse auxílio do governo federal para mães de bebês com microcefalia, no valor de um salário mínimo por mês. Diante das dificuldades encontradas por outras mães em receber essa ajuda financeira, um mutirão foi realizado para eliminar a burocracia do processo de cadastro.

“A UMA mandou uma carta para a Previdência Social, em Brasília, explicando a necessidade que tínhamos de receber esse benefício com urgência. Então, sugerimos um mutirão: em vez, de você ir levar o documento e esperar 15 dias, ir falar com a assistente social e esperar mais 15 dias, depois voltar para falar com o médico perito e esperar 15 dias para saber se foi aprovado ou não e só no final do outro mês receber, no mutirão a gente entregou a documentação e falou com a assistente social e o perito no mesmo dia. Então, com cinco dias, as mães já sabiam se o BPC tinha sido aprovado ou não”, relembra.

Moradora de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, a mãe de Guilherme percorre com o filho o trajeto de 52 quilômetros até a capital três vezes por semana. Desde março deste ano, ele recebe estimulações precoces para minimizar o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente da microcefalia. As diretrizes e orientações aos profissionais das equipes da atenção básica e atenção especializada foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, em janeiro, para estimular o desenvolvimento de crianças de até 3 anos com a malformação cerebral.

“Quando eu descobri a microcefalia dele, eu enlouqueci. Se tinha que estimular precocemente, tinha que correr atrás para estimular. Eu disse que não tinha tempo para chorar, e sim para correr atrás do prejuízo. O Guilherme vem recebendo essa estimulação desde então, mas não da forma adequada. O indicado até 18 meses são três sessões de cada tipo por semana: fisioterapia, terapia ocupacional, hidroterapia, fono. Mas ele faz uma apenas, só a fisio que ele faz correta, pois complementei a realizada na AACD [Associação de Assistência à Criança Deficiente] com a Apae [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais]”, afirma Germana.

Germana Soares, mãe de Guilherme, que possui microcefalia (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Germana Soares, mãe de Guilherme, que possui microcefalia (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Sobre o futuro do filho, Germana revela que nutre uma esperança do tipo realista. “Guilherme é especial, tem limitações e necessidades diferenciadas. O vírus é novo e meu filho pode ter uma complicação agora e simplesmente perder todos os movimentos, como já aconteceu com outros bebês. A gente alimenta a esperança, mas mantém os pés no chão. Estamos aprendendo da pior maneira, que é vivendo e vendo isso acontecer com os nossos filhos. Eu só quero que Guilherme seja feliz”, desabafa.

Para garantir essa felicidade para o filho, a pernambucana promete que vai continuar lutando para que Guilherme viva em uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa. “A sociedade não precisa aceitar, basta respeitar. Quando a gente respeita o outro, a gente vive num mundo melhor. E não é que eu queira, eu exijo que ele viva numa sociedade mais inclusiva e vou continuar lutando para isso”, finaliza.

(Do G1 PE)

Destaque

Governo de Pernambuco realiza entrega de 24 vans para operações das Gerências Regionais de Saúde, incluindo Parnamirim

Publicado

em

Através do Programa CuidaPE, o Governo do Estado realizou a entrega de 24 (vinte e quatro) Vans para compor as operações das Gerências Regionais de Saúde.

Foram 12 Gerências Regionais contempladas, sendo a 9ª Geres que atende Parnamirim, uma das selecionadas e recebendo 02 (dois) veículos que darão suporte aos usuários da rede estadual de saúde que precisam se deslocar para fazerem exames, consultas e cirurgias eletivas.

Esta ação irá assegurar mais cidadania e dignidade aos pacientes e visa reduzir as filas na rede estadual de saúde.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Vereadora Professora Williane do PT, denuncia falta de aulas nas escolas municipais e descaso na Educação de Ouricuri

Publicado

em

A vereadora do PT, Professora Williane, levantou sérias denúncias sobre a situação precária da Educação no município de Ouricuri. Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, a parlamentar mostrou ter recebido diversas mensagens, incluindo via WhatsApp, relatando a falta de aulas em algumas escolas da região. O motivo apontado pelos denunciantes foi a falta de pagamento aos contratados da Educação desde o ano de 2023.

Além disso, a vereadora destacou que algumas gratificações para servidores municipais estavam sendo pagas em valores altos, enquanto os contratados da Educação sofriam com atrasos salariais e a falta de condições para exercer suas funções adequadamente.

Um ponto de destaque na denúncia da vereadora foi o repasse do Fundeb de 2024 ao município, que totalizou R$ 39.502.844,06. A vereadora Professora Williane ressaltou o descaso da gestão municipal com a situação, enfatizando que recursos significativos estão sendo destinados à Educação, mas não estão sendo aplicados de forma adequada para garantir o pleno funcionamento das escolas e o pagamento dos profissionais.

Em sua fala, a vereadora encerrou dizendo que continuará agindo como desde o início de seu mandato, fiscalizando e cobrando medidas efetivas para resolver os problemas enfrentados pela população de Ouricuri, especialmente na área da Educação.

Foto divulgação

Por Blog do Edy

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Loja Maçõnica Legionários da Fraternidade n° 35: 49 anos de Fundação

Publicado

em

Hoje(27), encerram-se os eventos alusivos ao aniversário da Loja Maçônica Legionários da Fraternidade n° 35, incrustada nesta cidade de Salgueiro/PE.

Foi uma semana intensa e maravilhosa, iniciada com a realização do 1° Banquete Ritualístico Maçônico, um marco histórico para todos os Obreiros e que haverá de se repetir, tamanha foi a sua aceitação no seio da Oficina.

Em seguida, na quinta e sexta-feiras, foi feito um périplo pelas 3 emissoras de rádio locais, a saber: Salgueiro FM, Executiva FM e Rádio Vida FM, cujo valioso espaço de comunicação foi oportunamente utilizado por um grupo de abnegados e sapientes irmãos (capitaneados por Damião Dias, Antônio Ferreira e Geovane Cipriano), para contar um pouco da rica história da quase cinquentenária Loja Maçônica Legionários da Fraternidade nº 35, inclusive, reverenciando nominalmente os seus precursores e fundadores, mostrando para a sociedade e para nós mesmos que nenhuma história jamais será bem contada se a sua narrativa não fizer jus àqueles que foram os protagonistas dos fatos históricos.

Estes foram os baluartes, os idealizadores e fundadores desta Loja Maçônica: Cícero Pereira dos Santos, Renato Avelar Bergamini, José Tavares de Sá (“Sazinho”), Abdoral Pereira da Silva, José Teixeira Coelho, Erick Alves Ribeiro e Silva, Manoel Tobias da Cruz (“Professor Manoel Tobias”), Rosário Leopoldo, Isnard Soares Bezerra, Pedro Granja, José da Cunha Barros, Valdomiro Alves da Silva, Severino Pereira Gomes, Milton Moreira Romão, Valdomiro Alves da Silva e o protopatriarca Severino Alves Atayde.

Também na sexta a noite, no Salão de Eventos da Loja, fomos literalmente brindados com 2 palestras abençoadas, brilhantemente conduzidas por um Doutrinador Kardecista (Professor Ubirajara, do Centro Espírita) e por um Pastor Evangélico (Joldemir Oliveira, da Igreja Presbiteriana Renovada), os quais, cada um a seu tempo e modo, expuseram importantes ensinamentos extraídos das Escrituras Sagradas, reforçando em todos nós a crença perene e inabalável no Princípio Criador, no Deus Supremo, no Grande Arquiteto do Universo, que nos protege, nos guia e a todos ilumina diuturnamente. Merece especial registro outro presente que nos foi dado no exato dia da fundação da Loja Maçônica (26/04): A participação do Coral do Centro Espírita, que a todos encantou pela performance, sintonia e a escolha de um repertório belíssimo de canções e louvores.

Hoje, sábado (27/04), com os trajes que nos caracterizam maçonicamente (calça, paletó, gravata e sapatos pretos e camisa branca), findaremos a Semana de Comemorações no nosso Clube das Acácias, localizado no centro de Salgueiro/PE, em ato de congraçamento e regozijo da Família Maçônica, que ali estará reunida em reverência e gratidão pelo transcurso dos 49 anos de história da A.’.R.’.G.’.B.’.L.’.S.’. LEGIONÁRIOS DA FRATERNIDADE Nº 35, “Loja-Mãe” e “Loja-Avó” de tantas outras espraiadas pelo interior de Pernambuco. À oportunidade, alguns abnegados membros serão agraciados pelas suas explendorosas vidas Maçônicas e pelos relevantes e extensos serviços prestados à Loja e à Maçonaria regional e estadual, medida necessária e inadiável, porque, sem o justo reconhecimento a história nunca será verdadeiramente contada.

Alegremo-nos, pois, pelo aniversário da nossa Loja Maçônica; uma Casa Simbólica e Filosófica; uma Oficina de Construtores; de Pedreiros devotados à Arte-Real; lugar de estudos e de labores que não almeja outra coisa, senão, transformar a pedra bruta em pedra cúbica; levantar templos à virtudes e, por fim, cavar masmorras aos vícios, tudo fazendo com um único e desinteressado propósito: fazer feliz a humanidade!

Como bem sintetizou o saudoso irmão Luiz Gonzaga: “Aquela casa direita, que é tão justa e perfeita, onde eu me sinto tão bem…”

VIDA LONGA A LEGIONÁRIOS DA FRATERNIDADE!!!

Por GILSON ALVES,
Ven.’. M.’. da A.’.R.’.G.’.B.’.L.’.S.’. LEGIONÁRIOS DA FRATERNIDADE Nº 35.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!