Conecte-se Conosco

Educação

‘Chorei demais’, revela ex-cortador de cana que se formou em medicina

Publicado

em

Ex-cortador de cana com a prima na formatura dele em medicina pela UPE (Foto: Arquivo pessoal/Flaviana Maria)

Ex-cortador de cana com a prima na formatura dele em medicina pela UPE (Foto: Arquivo pessoal/Flaviana Maria)

Um dos sete filhos do pedreiro José Lopes, de 63 anos, e da dona de casa Edileusa Maria, de 59, o agora médico Jonas Lopes trabalhou como cortador de cana até os 15 anos. Nascido em Palmares, Mata Sul de Pernambuco, Jonas morou até 2006 em Joaquim Nabuco. Hoje com 30 anos, o futuro cardiologista garante ao G1: “o que me move é o conhecimento e ajudar as pessoas”.

Ele é o primeiro da família a ter curso superior, mas acredita que no futuro os irmãos irão seguir o mesmo caminho. “Agora eu só quero ajudar meus pais, dar orgulho a eles e aos meus irmãos e continuar exercendo meu amor pela medicina, distribuir esse amor para os meus pacientes. Também quero estudar, estudar e nunca parar”, afirmou.

Jonas se tornou médico de fato e direito na quarta-feira (29) – dia da colação de grau. Ele disse que não conseguiu segurar a emoção no momento em que foi homenageado pelos colegas.

“Tivemos uma colação antecipada no dia 17 de junho, que foi para pegar o registro do Cremepe [Conselho Regional de Medicina de Pernambuco]. Na solenidade oficial, na hora do discurso da oradora, ela disse: ‘Jonas, levante’. Em seguida, falou um breve histórico da minha vida, me parabenizou e todos os meus colegas me aplaudiram. Não aguentei e chorei demais”, revelou.

O médico, que desde de criança ajudava a mãe a cortar cana, trabalhou na zona rural de Joaquim Nabuco dos 12 aos 15 anos. Foi também durante a infância que veio o sonho de cursar medicina. Desde pequeno Jonas gostava de ciências. Devido às dificuldades pelas quais a família passava, pensou em ser professor, porque – para ele – seria mais fácil. “Mas eu ficava admirando o trabalho de médico. Sempre tive a medicina no coração”, falou.

Entre os anos de 1998 e 1999, o médico parou de estudar. Ao G1, ele disse que esta “parada” nos estudos foi um momento de rebeldia. “Eu recomecei em 2000. Na verdade, eu caí na real. Ver minha mãe trabalhando no engenho, sofrendo… Ela tinha que comprar os meus cadernos e dos meus irmãos ou comida para dentro de casa. Quando eu vi esse sofrimento dela, decidi que jamais iria parar de estudar. O céu não é nem o meu limite. Eu amo estudar”, explicou Jonas.

O recém-formado também trabalhou dando aulas de de reforço, em casas de jogos e carregando frete na feira. No ano de 2006 ele fez o vestibular de medicina e passou só na primeira fase.

Em 2007, Jonas começou a se preparar para o vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), que oferecia vagas exclusivas para estudantes de escolas públicas. “Eu conheci o sistema de cotas da instituição e vi que tinha como entrar por ele, já que eu sempre estudei por escola pública. Esse sistema de cotas foi minha esperança”, lembrou o médico.

Aprovação na UPE

Jonas tentou entrar na universidade por três anos. Em 2006 ele estudou sozinho e não conseguiu a aprovação. No mesmo ano ele juntou o dinheiro do trabalho para ir morar no Recife com a irmã. De 2007 até 2009 – ano no qual foi aprovado – ele cursou pré-vestibular e estudava de dez a 12 horas por dia.

O médico recém-formado conseguiu assistência moradia e alimentação como bolsa da UPE e morou durante seis anos na Casa do Estudante de Pernambuco. “Fui monitor de inglês na casa, ganhei bolsa de iniciação científica e extensão universitária”, disse.

Em 2014 Jonas começou a estagiar em uma unidade de saúde de Joaquim Nabuco. Com o estágio ele ajudava na renda dos pais. “Eu ficava atendendo e passava os casos para o médico plantonista, que é como é regulamentado pelo código de ética médica”, lembrou.

(Do G1 Caruaru)

Educação

IF Sertão-PE de Serra Talhada abre inscrições para curso de Edificações na modalidade PROEJA nessa terça-feira

Publicado

em

As inscrições para o curso de Edificações na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE serão abertas nessa terça-feira, 11. A informação consta no Edital n° 17/2018, referente ao processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2019. Os cadastros podem ser feitos via internet, neste link.

O campus oferece 35 vagas no período noturno. A modalidade exige que o candidato não possua Ensino Médio completo e deseje concluí-lo juntamente com uma formação técnica, no caso, Edificações.

Os candidatos serão avaliados pelo histórico escolar dos anos finais do Ensino Fundamental, usando como critério a média geral nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Pode participar somente quem concluiu o Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A idade mínima requisitada é 18 anos. (Do Blog Alvinho Patriota)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

 

Continue lendo

Educação

Em Serra Talhada-PE, a educação terá modelo diferente

Publicado

em

O prefeito Luciano Duque (PT) e a secretária de educação Marta Cristina têm agenda marcada no município de Sobral (CE), ainda neste mês de dezembro, para visitar a Rede Municipal de Ensino da cidade e iniciar as atividades necessárias para implantação de um projeto de educação baseado nos índices exitosos do município cearense, que tem um trabalho de referência na área.

A parceria foi firmada desde o dia 14 de novembro, quando a secretária Marta Cristina e o prefeito Luciano Duque, participaram de uma webconferência com a Fundação Bem Comum de Fortaleza-CE, onde firmaram convênio para que a educação de Serra Talhada seja assessorada durante 4 anos pela instituição.

“Apenas 5 municípios do estado de Pernambuco foram contemplados com o Projeto Educar Pra Valer, que é executado pela Fundação Bem Comum e financiado pela Fundação Lemann. Para nossa felicidade, Serra Talhada foi um deles! Isso significa que o modelo de educação de Sobral (CE), que também foi assessorado pela Fundação e hoje tem a melhor Rede Municipal de Ensino do Brasil, será aplicado no nosso município”, comemorou Duque. (Do Farol de notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

FIS fará prova para o vestibular neste domingo(9), inscrições vai até sexta-feira(7)

Publicado

em

A Faculdade de Integração do Sertão (FIS) irá realizar o seu vestibular 2019.1 neste domingo, 9 de dezembro de 2018 e as INSCRIÇÕES foram PRORROGADAS até a sexta-feira,7 de dezembro.

O presidente da Comissão de Vestibular da Faculdade de Integração do Sertão (FIS), Luis Pereira de Melo Júnior, anunciou que as inscrições para o vestibular da FIS foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (07). Ainda segundo informações do presidente as demais datas do processo estão mantidas, como aplicação de provas e resultados.

As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente através da internet. Terminais foram instalados na Instituição de Ensino Superior (IES), para maior comodidade dos candidatos, tais equipamentos estão disponíveis ao público de segunda-feira a sexta-feira das 14h as 21h, ressalta-se que não haverá expediente aos sábados, domingos e feriados. Para que a inscrição seja efetivada o candidato deve preencher um formulário através do link: http://www.fis.edu.br/, após a confirmação dos dados receberá um número de inscrição e deve emitir o boleto bancário no valor de R$ 40,00. Os boletos deverão ser pagos até o dia seguinte da realização da inscrição.

Estão sendo oferecidas seiscentas e sessenta vagas em cinco cursos de bacharelado. Sendo duzentas vagas para Administração (cem para o primeiro semestre e cem para o segundo, ambos noturnos), cem para Ciências Contábeis (cinquenta para o primeiro semestre e cinquenta para o segundo, ambos noturnos), cento e sessenta vagas para Direito (quarenta para o primeiro semestre diurno (tarde) e quarenta para o noturno e ainda quarenta para o segundo semestre diurno (tarde) e segundo para o noturno), cem para Enfermagem (cinquenta para o primeiro semestre integral e cinquenta para o segundo semestre integral) e ainda cem para Fisioterapia cinquenta para o primeiro integral e cinquenta para o segundo semestre integral).

O candidato deverá fazer apenas uma inscrição, no entanto, poderá optar por uma segunda opção de curso, para que isso seja possível deverá informar no momento em que estiver preenchendo a ficha cadastral (no site: http://www.fis.edu.br/).

A prova do vestibular será aplicada no dia 08 de dezembro das 8h30 as 12h30 na sede da FIS, que fica localizada na rua João Luiz de Melo, 2110, bairro Tancredo Neves, Serra Talhada (PE). O acesso aos locais de prova só será permitido uma hora antes do início das mesmas. Não será permitida a entrada do candidato que chegar atrasado ao local. A prova será composta de redação e de cinquenta questões objetivas, cada uma com cinco alternativas de múltipla escolha, sendo apenas uma delas correta.

O gabarito do vestibular será divulgado no dia 09 de dezembro e o resultado no dia 12 de dezembro, por meio de listagens afixadas nos murais da FIS e através do site da IES: www.fis.edu.br .

O edital completo pode ser obtido através do site da Faculdade de Integração do Sertão (FIS): http://www.fis.edu.br/

Núcleo de Comunicação e Marketing- (Nucom-FIS)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda

Trending