Conecte-se Conosco

Educação

Projeto propõe que estudantes de medicina paguem dívidas do Fies com prestação de serviços

Publicado

em

O projeto de Lei nº 11.061/2018, protocolado pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Danilo Cabral (PSB/PE), procura beneficiar tanto a educação quando a saúde pública do país. O parlamentar solicita alteração nos artigos da Lei nº 10.260/01 para a inclusão dos médicos integrantes do Programa Mais Médicos no rol de beneficiários do abatimento de parte do saldo devedor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a partir da prestação de serviços na rede pública.
 
A proposta busca proporcionar que o aluno de medicina que utilize o Fies possa pagar parte de dívida por meio da prestação de serviços públicos. No caso dos estudantes de medicina, o valor é abatido nos serviços de Saúde na Família, feito pelos profissionais do Programa Mais Médicos. Atualmente, os novos contratos do financiamento não permitem o desconto por tais atividades.
 
“Com esse PL, será possível conceder estímulos que garantam a atratividade do exercício da profissão da Medicina não apenas no âmbito do Mais Médicos, mas também aos que atuem no Programa Saúde da Família”, afirma Danilo Cabral. Segundo ele, o objetivo é garantir a concessão de abatimentos nas dívidas, visto que o profissional estará trabalhando para o governo. “Os serviços prestados são fundamentais aos milhões de brasileiros que não possuem outros profissionais à disposição que atuem como professor na rede pública de educação básica com jornada de 20 horas semanais e como”, defende.
 
A proposta também pretende suprir uma possível falta de profissionais do Programa Mais Médicos, que passa por transformações promovidas pelo governo. Danilo acredita que “ao se estabelecer o abatimento das dívidas do Fies para médicos vinculados ao programa, ele passa a atrair mais profissionais e trará mais benefícios à toda população”, explica o parlamentar. 
 
O desconto proposto por Danilo Cabral seria de 1% do saldo devedor consolidado dos estudantes que atuem como médico integrante de equipe de saúde da família oficialmente cadastrada ou médico militar das Forças Armadas, com atuação em áreas e regiões com carência e dificuldade de retenção desse profissional. E haveria um abatimento de 2% do saldo devedor consolidado para estudantes que exercerem a profissão de médicos integrantes do Programa Mais Médicos. Nos dois casos, seriam incluídos os juros devidos no período e independentemente da data de contratação do financiamento.
 
O PL será despachado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), e depois será encaminhado para as comissões responsáveis. (Do Blog Magno Martins)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Educação

UFPE está entre as 10 melhores universidades de Engenharia Civil do país

Publicado

em

Universidade Federal de Pernambuco está entre as 10 melhores do país.

Pensando em prestar vestibular para o curso Engenharia Civil? Uma boa notícia: as 10 melhores faculdades do ranking são públicas e a Universidade Federal de Pernambuco é uma delas. O ingresso nessas instituições acontece através do vestibular tradicional, como é o caso da Fuvest na USP, com a nota do Enem ou através dos programas do Governo como o Sisu, que possibilita o acesso às vagas de instituições públicas do ensino superior, e Fies – programa de financiamento estudantil. 

Quem pretende estudar em uma faculdade particular, também pode tentar o Prouni, projeto que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas. Para conseguir uma vaga através das iniciativas governamentais é necessário preencher uma série de requisitos, relacionados a escolaridade e renda familiar. 

Como são bastante concorridas e nem todos os estudantes se enquadram nessas exigências, uma alternativa para ter desconto na mensalidade de Engenharia Civil é aderir a uma bolsa de estudo de programas como o Educa Mais Brasil, focado na inclusão educacional. A inscrição é gratuita e realizada no site (https://www.educamaisbrasil.com.br/folhape) Encontre a sua bolsa de estudo de Engenharia Civil e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso. 

A lista a seguir foi criada com base no Ranking Universitário Folha (RUF) que, anualmente, analisa as melhores faculdades e cursos do país. Para isso, o RUF utiliza os indicadores de Pesquisa, Mercado, Ensino, Internacionalização e Inovação. Com base no ranking, conheça o ranking de melhores faculdades públicas Engenharia Civil:

1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
7. Universidade de Brasília (UNB)
8. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
9. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
10. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

(Por Folha PE)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Cartão de inscrição do vestibular do IFPE ainda não foi acessado por 25% dos candidatos

Publicado

em

Um em cada quatro candidatos do vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), marcado para o próximo domingo (16), ainda não acessou o cartão de inscrição, segundo a comissão organizadora do concurso. Significa que cerca de 6 mil estudantes (uma média de 25%), de um universo de 25 mil inscritos, ainda não sabem o local em que farão as provas. A apresentação do documento é obrigatória.

Além do cartão, o candidato deverá mostrar um documento oficial de identificação com foto e em bom estado de conservação. Os testes, de acordo com o manual do vestibular, devem ser respondidos com caneta esferográfica preta.

Clique aqui para acessar o cartão.

Para os cursos técnicos, as provas terão três horas de duração, das 9h às 12h. Os concorrentes dos cursos superiores terão avaliação das 9h às 13h, ou seja, com quatro horas de duração.

Matemática, português e conhecimentos gerais serão as três provas para os candidatos dos cursos técnicos, cada uma com 10 questões.

A seleção para os cursos superiores terá uma redação e mais 50 questões objetivas, sendo 10 quesitos de português, 10 de matemática e 5 de cada uma das seguintes disciplinas: língua estrangeira, física, química, biologia, história e geografia.

O vestibular oferece 4.538 vagas, distribuídas entre 65 cursos técnicos e superiores em 16 unidades acadêmicas (Abreu e Lima, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão).

Entre os técnicos integrado,o mais disputado é segurança do trabalho, no turno da manhã, no Recife, com 38,30 candidatos por vaga.

Na modalidade técnico subsequente, o curso mais concorrido é o enfermagem de Belo Jardim, com 17,37 candidatos por vaga.

Análise e desenvolvimento de sistemas, oferecido no Recife, é o preferido dos cursos superiores. Cada vaga será disputada por 18,89 estudantes. (Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

IF Sertão-PE de Serra Talhada abre inscrições para curso de Edificações na modalidade PROEJA nessa terça-feira

Publicado

em

As inscrições para o curso de Edificações na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE serão abertas nessa terça-feira, 11. A informação consta no Edital n° 17/2018, referente ao processo seletivo para ingresso no primeiro semestre de 2019. Os cadastros podem ser feitos via internet, neste link.

O campus oferece 35 vagas no período noturno. A modalidade exige que o candidato não possua Ensino Médio completo e deseje concluí-lo juntamente com uma formação técnica, no caso, Edificações.

Os candidatos serão avaliados pelo histórico escolar dos anos finais do Ensino Fundamental, usando como critério a média geral nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Pode participar somente quem concluiu o Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A idade mínima requisitada é 18 anos. (Do Blog Alvinho Patriota)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

 

Continue lendo
Propaganda

Trending