Conecte-se Conosco

São José do Belmonte

Serra Talhada sediou 1º Encontro Regional de Controladores Municipais  

Publicado

em

 

 

O município é colaborador do Projeto Gestão Cidadã da AMUPE e apresentou suas boas práticas de transparência e de controle interno municipal

 Aconteceu na cidade de Serra Talhada nesta terça-feira (04), o 1º Encontro Regional de Controladores Municipais do Sertão, no Auditório da Faculdade de Integração do Sertão – FIS. O evento foi promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, dentro do Projeto Gestão Cidadã, com apoio da FIS e da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, e contou com a participação de 117 gestores e autoridades locais que atuam com controladoria e prestação de contas em 31 municípios dos Sertões do Pajeú, São Francisco, Araripe e Central.

A programação teve início no período da manhã com a formação da mesa de abertura com as autoridades e saudação do vice-prefeito de Serra Talhada, Márcio Oliveira, que esteve representando o prefeito Luciano Duque, e na sequência o presidente da AMUPE, José Patriota, falou sobre a AMUPE e o Projeto Gestão Cidadã. Após a mesa de abertura teve início o painel com o tema “O Controle Interno como Ferramenta para Auxiliar na Qualificação Gestão Pública”, apresentado pelos palestrantes Abelardo Lessa, da Controladoria Geral da União – CGU e Caio Mulatinho, da Controladoria Geral do Estado – CGE.

À tarde a programação começou com o painel “A Visão da Controladoria Municipal Sobre o Olhar dos Controladores”, apresentado pelo Secretário de Transparência, Fiscalização e Controle de Serra Talhada, Thehunnas Peixoto, com a palestra “Como Tornar a Controladoria uma Ferramenta de Excelência na Tomada de Decisão” e pelo controlador do município de São Bento do Una, Jaziel Batista, com a palestra “Desenvolvimento da Cultura de Transparência na Administração Pública Municipal”. O painel contou também com a participação das controladoras de Tacaratu, Marcela Pionorio, e de Triunfo, Mirtis Bezerra.  Após a apresentação dos painéis foi realizada a Mesa Redonda: Socialização de Pr&aacute ;ticas do Controle Interno – Principais Desafios e Pontecialidades, moderada pelos controladores de Serra Talhada, São Bento do Uma, Triunfo e Tacaratu. O evento terminou com a apresentação de proposições para a construção de estratégias para o fortalecimento das controladorias municipais.

“Foi um momento de socialização das boas práticas de transparência e de controle interno do município de Serra Talhada, que vem atuando como colaborador do Projeto Gestão Cidadã, uma vez que fomos bem avaliados nos quesitos de transparência e controle públicos, e mais uma vez pudemos contribuir apresentando planilhas que facilitam vida dos controladores municipais, principalmente dos pequenos municípios, que não dispõem de tecnologia para realizar o cruzamento de dados e o monitoramento da gestão”, comentou o secretário de Transparência, Fiscalização e Controle de Serra Talhada, Thehunnas Peixoto.

Estiveram presentes na mesa de abertura José Patriota, Presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira; Marcio Oliveira, vice-prefeito de Serra Talhada, representando o prefeito Luciano Duque; Ricardo Ferraz, prefeito de Floresta; Djalma Souza, prefeito de Solidão; Adilson Timóteo, prefeito de Inajá; Sandra Magalhães, prefeita de Calumbi; Mário Flôr, prefeito de Betânia e Sebastião Dias, prefeito de Tabira. Além de Abelardo Lessa, da Controladoria Geral da União – CGU; Ana Nery, Coordenadora do projeto Gestão Cidadã e Túlio Edson, representando a FIS – Faculdade Integração do Sertão.

Prefeitura de Serra Talhada

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

São José do Belmonte

“Foi uma declaração infeliz”, reconheceu o Governador do Ceará, pedindo desculpas às famílias dos serra-talhadenses mortos em Milagres-CE

Publicado

em

O governador Camilo Santana pediu desculpas por ter questionado se os reféns mortos seriam mesmo reféns. “Foi uma declaração infeliz”, reconheceu.

Os 12 policiais envolvidos na ação que impediu a tentativa de assalto a banco em Milagres, na Região Sul do Ceará, foram afastados das atividades nas ruas e cumprem trabalhos administrativos. A informação foi dada nesta segunda-feira (10) pelo governador Camilo Santana, durante solenidade no Instituto do Câncer do Ceará.

“Quero reiterar e dizer que determinei e será rigorosamente feito, já afastamos inclusive os policiais da rua, que passam a fazer trabalhos administrativos até que sejam apurados todos os fatos ocorridos, repito, lamentavelmente, na última sexta-feira. Foram 12 policiais que estavam nessa ação. Montei uma equipe com mais de 40 homens e a própria CGD, que é independente dos órgãos de segurança, que está apurando, investigando, para que a gente possa dar respostas concretas aos familiares e a sociedade”, disse o governador, que divulgou que as armas de policiais e suspeitos foram encaminhadas para a perícia. (Por Tribuna do Ceará)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

São José do Belmonte

Veja as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º BPM, deste domingo, 9 de Dezembro de 2018

Publicado

em

Acompanhe as ocorrências policiais ocorridas na área do 14º Batalhão de Policia Militar (sede Serra Talhada) durantes as 24 horas deste domingo, 9 de Dezembro de 2018.

(PORTE DE ENTORPECENTES/ALICIAMENTO) (TCO)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : 090025DEZ2018;

Local               : Concha Acústica;

Envolvido       : A A S, 20 anos, solteiro;

Endereço         : Borborema, Serra Talhada – PE;

Envolvido      : K K S B, 16 anos;

Endereço        : Baixa Renda;

  1. N°           : 2190/2018 (M-10176247)

Resumo           : Durante rondas e abordagens Policiais Militares da equipe ROCAM do 14º BPM encontraram com o envolvido 01 uma “poronga” de maconha dentro do tênis, juntamente com o suspeito encontrava-se a envolvida 02, que se tratava de uma menor de idade, que informou aos policiais que havia ingerido bebida alcoólica. Diante dos fatos os envolvidos foram encaminhados a DPC para as medidas cabíveis. 

(PORTE ILEGAL DE ENTORPECENTE)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : 090900DEZ2018;

Local               : Via Pública;

Imputado         : J M N T, 16 anos;

Endereço         : Mutirão, Serra Talhada – PE;

  1. N°           : 2191/2018(M -10178086)

Resumo           : Ao realizar rondas com abordagens pelo bairro Policiais Militares da equipe GATI visualizaram o imputado em atitude suspeita, ao aborda-lo foi encontrado no interior de sua cueca uma porção de maconha pronta para consumo, a qual ele assumiu ser de sua propriedade e informou ainda ter comprado pela quantia de R$ 5,00. Em seguida o imputado foi encaminhado a DPC para serem adotadas as medidas cabíveis.

(DIREÇÃO PERIGOSA/PERIGO DE DANO)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : 091100DEZ2018;

Local               : Via Pública;

Imputado         : M A D, 26 anos, solteiro;

Endereço         : Bom Jesus, Serra Talhada – PE;

  1. N°           : 2192/2018 (M-10177817);

Resumo           : Policiais Militares da Guarnição Trânsito 14º BPM realizam rondas quando se deparou com o imputado empinando sua moto, de imediato os policiais fizeram o acompanhamento do suspeito até interceptá-lo e realizar a busca pessoal. O imputado foi conduzido a DPC e sua motocicleta ao pátio do DETRAN para as que fossem adotadas as medidas cabíveis.

(FURTO EM RESIDÊNCIA)

Município       : Serra Talhada – PE;

Data/hora        : 091600DEZ2018

Local               : Rua S, Bom Jesus, Serra Talhada – PE;

Imputada         : L T P, 36 anos;

Endereço        : Bom Jesus, Serra Talhada – PE;

Vítima             : Q B C, 91 anos;

Endereço        : Bom Jesus, Serra Talhada – PE;

  1. N°           : 2193/2018 (M-10177646)

Resumo           : Policiais Militares da Guarnição Tática de Trânsito foram solicitados pela Central de Operações para averiguar uma ocorrência de furto. Chegando ao local a vitima informou que, por volta de meio dia, a imputada adentrou em sua residência, e que logo após a sua saída percebeu o sumiço de um dinheiro de sua bolsa que estava guardada no quarto (aproximadamente R$ 180,00). A vitima ainda informou que a imputada já trabalhou em sua residência. A imputada nega as acusações e informou que não é a primeira vez que é acusada de furto pela vitima. Diante do fato as partes foram conduzidas a DPC local para a adoção das medidas cabíveis. 

(PORTE DE ARMA BRANCA)

Município       : Serra Talhada-PE;

Data/hora        : 091700DEZ2018;

Local               : Via Pública;

Imputado         : A A F L, 40 anos, autônomo;

Endereço         : Caxixola, Serra Talhada-PE;

  1. N°           : 2194/2018(M-10177986)

Resumo           : Ao realizar rondas com abordagens Policiais Militares da equipe GATI observaram atitude suspeita e ao realizar a busca pessoal no individuo foi encontrada em sua cintura (02) duas facas “de mesa” e (01) uma faca peixeira, porém aos ser indagado sobre as facas ele informou que andava com elas porque era ex-presidiário era pra se proteger das desavenças que possui na cidade. O imputado já respondeu por furto e assalto e no momento encontra-se no semiaberto até o ano de 2019. O imputado foi conduzido a DPC para as medidas cabíveis.

(MENOR CONDUZINDO VEÍCULO)

Município       : Triunfo-PE;

Data/hora        : 091730DEZ2018;

Local               : Via Pública;

Imputado         : F E S J, 16 anos, solteiro;

Endereço         : Zona rural, Triunfo-PE;

  1. N°           : 2196/2018 (M-10178111)

Resumo           : Durante rondas, Policiais Militares da Guarnição Tática de Triunfo depararam-se com o imputado conduzindo uma motocicleta quando deram voz de parada e realizaram a abordagem padrão, quando foi constatado que se tratava de um menor que foi  conduzido até a DPC para que fossem adotadas as devidas providências. (Com Informações do 14º BPB)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

São José do Belmonte

Serra Talhada chora na despedida de família morta no Ceará durante tentativa de assalto

Publicado

em

O clima de comoção e tristeza tomou todos os serra-talhadenses que acompanharam a despedida das vítimas do assalto a banco na cidade de Milagres-CE, nesta sexta-feira (7). Familiares, amigos, empresários, estudantes e a população em geral prestaram sua última homenagem ao empresário João Batista Magalhães, de 49 anos, e seu filho Vinícius Magalhães, de 14 anos.

Todo o comércio da Rua Enock Inácio de Oliveira baixou as portas em respeito e recebeu o cortejo com uma salva de palmas. Em frente à Magalhães Informática, empresa de propriedade da família Magalhães, o cortejo parou para um minuto de orações e homenagens.

Em seguida, o percurso seguiu para o bairro Bom Jesus e também parou na residência da família para mais um momento de despedidas. A esposa e mãe das vítimas, além de familiares mais próximos estavam abalados pela trágica perca. Integrantes do grupo Encontro de Casais com Cristo (ECC), o qual João era membro, guiaram as orações.

AMIGOS DE VINÍCIUS

Os colegas de turma e professores de Vinícius Magalhães também foram prestar solidariedade e dizer o último adeus ao adolescente. Trajando o uniforme do Colégio de Aplicação, os estudantes também demonstraram tristeza e partida prematura do garoto.

As demais vítimas do assalto que vinham de São Paulo e passavam por Milagres a caminho de Serra Talhada, Cícero Tenório dos Santos, de 60 anos; sua esposa Claudinei Campos de Souza, de 42, e o filho do casal, Gustavo Tenório dos Santos, 13; foram sepultados no distrito do Carmo, em São José do Belmonte.

REPERCUSSÃO NACIONAL

A tragédia de Milagres-CE foi matéria de capa de diversos jornais do Brasil. Equipes de reportagem de todo o país estiveram na cobertura do velório e cortejo fúnebre dos serra-talhadenses. (Por Farol de notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda

Trending