Conecte-se Conosco

Notícias do Sertão

30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, começa nesta sexta (24); veja programação

Celebração multicultural que acontece anualmente terá shows gratuitos, feira de artesanato e gastronomia, bacamarteiros e muito mais.

Publicado

em

A cidade de São José do Belmonte, que fica no Sertão pernambucano, distante aproximadamente 480km da capital, Recife, se prepara para receber a 30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino nos dias 24, 25 e 26. O evento, que foi inicialmente criado por um grupo de amigos que hoje forma a Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), teve como grande incentivador o escritor Ariano Suassuna e as nuances do movimento armorial e para este ano, espera receber um público de aproximadamente 70 mil pessoas durante os dias de festa e cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas no dia da Cavalgada.

A Cavalgada foi inspirada na obra do escritor paraibano intitulada “O Romance d’a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” e este ano tem o tema baseado no “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”, também assinado pelo escritor paraibano. Apesar da grande festa ser celebrada nos dias 24, 25 e 26, a semana cultural de atrações na cidade já começou. 

A Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), junto à Prefeitura do município e da Secretaria de Educação, lançou o livro “São José do Belmonte: Terra da Pedra do Reino – nossa história, nossa cultura e nossa gente”. A publicação é assinada por membros da ACPR e professores da Escola Municipal Maria José Nóbrega de Figueiredo Moura. Aconteceu na cidade também o lançamento oficial e primeira exibição do documentário “O Massacre da Pedra do Reino”, dirigido por Lucas Maurizan.

O pátio de eventos Cacau do Banco já conta com feira de artesanato e gastronomia, enquanto se prepara para receber o final de semana mais esperado pelos moradores da cidade. A programação dos shows gratuitos foi divulgada:

Sexta-feira, 24 de maio – Pátio de Eventos Cacau do Banco

– Caninana, 22h

– Waldonys, 00h

Sábado, 25 de maio – Pátio de Eventos Cacau do Banco

– Fábio Diniz, 22h

– Ramon&Randinho, 00h

Domingo, 26 de maio – Sítio Histórico da Pedra do Reino (Serra do Catolé)

– Ranieri Vaqueiro, 10h

– Rey Vaqueiro, 12h

– Vitim do Acordeon, 15h

A Cavalhada Zeca Miron, que faz parte da programação do sábado, 25, no Estádio O Carvalhão, terá início às 14h. Lá, os cavaleiros azuis e encarnados, que representam os cristãos e mouros, participam da disputa das argolinhas pela coroação da rainha.

A saída do cortejo real junto ao rei e rainha da Cavalgada para a Serra do Catolé acontece ao amanhecer do domingo, 26, ao som dos bacamartes, em frente à Matriz de São José com os cavaleiros azuis e encarnados, além dos cavaleiros e amazonas, para uma bênção especial do pároco da cidade antes de partir para a subida da Serra do Catolé.

Todos juntos, após receber a benção, seguem rumo à Serra do Catolé, onde se encontram as duas pedras e a Ilumiara Pedra do Reino – estátuas sagradas de santos como a trindade divina e os personagens imortalizados na obra de Ariano, publicada pela primeira vez no ano de 1971. O Sítio Histórico da Pedra do Reino fica distante 28km da cidade, no trajeto à cavalo, e faz fronteira com os municípios de Serra Talhada e Santa Inês, no estado da Paraíba.

São José do Belmonte, que já é conhecida como a “Terra da Pedra do Reino”, se prepara para comemorar o evento que, além de movimentar a rede hoteleira, comércio, cena artística, gastronômica e musical e turismo da cidade, ainda traz a oportunidade da geração de empregos empregos temporários. 

Caio Menezes, atual presidente da Associação Cultural Pedra do Reino, conta que as expectativas para este ano são as melhores. “A Cavalgada à Pedra do Reino aqui na nossa cidade há muito deixou de ser apenas uma cavalgada. Estamos falando de um verdadeiro festival multicultural, que envolve literatura, arquitetura, gastronomia, história e muita arte popular. A nossa expectativa é que este ano, ano em que comemoramos 30 anos, seja a maior cavalgada de todos os tempos”, comenta. 

Por mais um ano, as ruas de São José do Belmonte vão se vestir nas cores azul e encarnado para comemorar um dos eventos mais importantes da cidade. A 30ª Cavalgada à Pedra do Reino promete ser um dos maiores eventos culturais do estado de Pernambuco. 

SERVIÇO

30ª Cavalgada à Pedra do Reino

São José do Belmonte, PE

24, 25 e 26 de maio

Mais informações: https://www.instagram.com/acpedradoreino/

Foto: Saminina Comunicação

Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Notícias do Sertão

Verdejante: Secretaria de Educação entrega premiação ao semifinalista do Concurso Ler Bem

Publicado

em

A Secretaria de Educação entregou nesta terça (02/07), a premiação ao semifinalista do Concurso Ler Bem!  O projeto tem como objetivo incentivar a leitura entre os alunos, promovendo o desenvolvimento cognitivo, a ampliação do vocabulário e a capacidade de interpretação de textos.

Heitor Augusto dos Santos Lisboa, de 9 anos, da Escola Joaquim Tavares de Sá, foi premiado com um tablet.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Notícias do Sertão

Morre Herbert Júnior, locutor da Rádio Araripina FM

Publicado

em

Morreu na tarde desta terça-feira (02/07), em Araripina, no sertão de Pernambuco, Herbert Júnior, conhecido por “Bebe”, locutor da rádio Araripina FM 87,9.

Herbert Júnior Gonçalves tinha 49 anos, era casado com Mirian Tavares, proprietária da lanchonete “Dona Manu”, no bairro Alto da Boa Vista. Herbert apresentava o programa musical “Manhã da 87” na rádio Araripina FM 87,9.

De acordo com as informações apuradas por nossa redação, Bebe fez o seu programa hoje pela manhã e, em seguida, passou mal. Ele foi levado até a UPA de Araripina, onde, após algumas paradas cardíacas, não resistiu e foi a óbito.

De acordo com as informações, o corpo será velado na AFAGU.

Por Araripina em Foco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Notícias do Sertão

Serra Talhada: Disputa esquenta e oposição tenta impedir que Márcia faça gesto

Publicado

em

A disputa eleitoral começa a esquentar em Serra Talhada, com a tendência de judicialização. O Diário da Justiça Eleitoral desta terça-feira (2) circula com o resultado de uma representação da Comissão Provisória do Podemos contra a prefeita Márcia Conrado. 

Segundo o Podemos, no dia 13 de maio a prefeita teria burlado a lei eleitoral, fazendo propaganda antecipada durante um ato público do governo, dentro de uma escola, inclusive, fazendo o ‘M’ símbolo da campanha, dentro de um equipamento público.

“No dia 13 de maio de 2024, em pleno horário de funcionamento escolar, de uma segunda- feira, em meio ao período pré-eleitoral, a prefeita do município de Serra Talhada, ora representada, que é notória candidata à reeleição, utilizou suas redes sociais para divulgar ato que claramente  configura conduta vedada pela legislação eleitoral. Durante a entrega de materiais e uniformes escolares às crianças das escolas municipais, um evento público e oficial, dentro de uma escola municipal, a prefeita aproveitou a ocasião para ser fotografada e filmada ao lado das crianças ostentando seu símbolo político, amplamente reconhecido como o “M” na palma da mão”, diz um dos trechos da representação.

Na visão do Poemos, o ‘M” de Márcia, talvez inspirado no ‘L’ do presidente Lula, tornou-se um gesto pessoal e eleitoral da petista. Foi pedido uma a retirada das redes sociais de todas as imagens e links do episódio, além de outras inaugurações. A oposição também entendeu que houve o uso da máquina pública prol Márcia Conrado.

REAÇÃO

Já os governistas reagiram e ofereceram vários argumentos de defesa, para análise e posição da Justiça Eleitoral. Um dos argumentos destacados rebate a tese da suposta antecipação de campanha.

“A representada estava cumprindo seu dever como gestora pública ao fornecer materiais essenciais para os alunos da
rede municipal. Ou seja, não houve nenhum pedido explícito de votos durante o evento, conforme exigido pela jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral para configurar propaganda antecipada. O simples fato de a prefeita estar presente e ser fotografada não caracteriza automaticamente um ato de campanha. Logo, o evento não desequilibrou a igualdade de condições entre os candidatos, pois não houve distribuição de benefícios pessoais ou vantagens exclusivas aos eleitores. A entrega de uniformes e materiais escolares é uma prática comum e recorrente nas administrações públicas, não configurando uso indevido da máquina pública”, diz um dos trechos, rebatendo, ainda, a questão da mão espalmada.

“O uso do suposto símbolo “M”, consistente na suposta exibição da palma da mão aberta, deve ser contextualizado como uma marca pessoal da prefeita, amplamente utilizada em diversos contextos não eleitorais, e não como um recurso de propaganda antecipada”.

DECISÃO

Por fim, o Ministério Público Eleitoral (MPE) opinou pela improcedência do pedido;

“Na situação em apreço, não ficou comprovada a violação da legislação eleitoral que proíbe a propaganda extemporânea. Isto porque, como mencionado anteriormente nos autos, não se pode confundir propaganda eleitoral extemporânea com propaganda institucional. Vídeos, fotografias, depoimentos que ressaltam a realização de obras e projetos realizados e em andamento pela Prefeitura com ou sem enaltecimento da gestão pública e sem pedido explícito de votos caracteriza propaganda institucional e não é vedada”, diz um dos trechos da decisão assinada pelo Juiz Eleitoral Diógenes Portela Saboia Soares Torres.

Por Farol de Notícias

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!