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Educação

63% dos professores reclamam de falta de disciplina e interesse dos alunos

Os dados são da pesquisa Perfil e Desafio dos Professores da Educação Básica no Brasil, realizada pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior) entre 18 e 31 de março deste ano com uma amostra de 444 docentes de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país. Para responder às questões, o professor precisava estar trabalhando com educação básica entre 2019 e 2023.

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A falta de disciplina e interesse dos alunos é, para 63% dos professores brasileiros, um dos principais desafios da educação básica. Além disso, 59% dos docentes reclamam da falta de envolvimento das famílias dos estudantes no seu processo de aprendizagem.

Os dados são da pesquisa Perfil e Desafio dos Professores da Educação Básica no Brasil, realizada pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior) entre 18 e 31 de março deste ano com uma amostra de 444 docentes de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país. Para responder às questões, o professor precisava estar trabalhando com educação básica entre 2019 e 2023.

A indisciplina e o desinteresse dos alunos ficaram em segundo lugar entre os principais desafios citados pelos docentes, só perdendo para a falta de valorização da carreira, apontada por quase 75%. Os entrevistados, que puderam apontar múltiplas respostas para a questão dos desafios, reclamaram ainda da falta de apoio da sociedade (61,3%), da baixa remuneração (58,3%), da falta de infraestrutura na escola (57,7%) e da falta de apoio psicológico (39%).

PRINCIPAIS DESAFIOS APONTADOS POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL*
Em %
Falta de valorização e estímulo da carreira – 74,8
Falta de disciplina e interesse dos alunos – 62,8
Falta de apoio e reconhecimento da sociedade – 61,3
Falta de envolvimento e participação das famílias dos alunos – 59,0
Baixa remuneração – 58,3
Falta de infraestrutura, tecnologia e recursos na escola – 57,7
Falta de apoio psicológico – 39,0
Falta de apoio e reconhecimento da gestão escolar – 34,7
Falta de formação continuada e atualização profissional – 22,3
Violência e medo – 18,9
Outro – 4,5

* Os professores podiam dar múltiplas respostas à questão “Quais os principais desafios enfrentados no seu trabalho como docente?”

Fonte: Pesquisa Perfil e Desafio dos Professores da Educação Básica no Brasil, do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior)Os dados também elucidam o peso da violência no dia a dia das escolas brasileiras. Quase 19% dos professores disseram que a violência e o medo estão entre os principais desafios do trabalho. E, ainda mais assustador, mais da metade (52,3%) afirmaram que já sofreram algum tipo de violência durante o trabalho.

A agressão verbal está no topo do ranking das violências sofridas (46,2%), mas a intimidação, o assédio moral e a agressão física também foram mencionados. E a agressão, de acordo com os docentes, parte justamente dos alunos. Entre os responsáveis pela violência sofrida, 44%,3 são estudantes.

A VIOLÊNCIA SOFRIDA PELOS PROFESSORES NAS ESCOLAS
Tipo de violência, em %
Agressão verbal – 46,2
Intimidação – 23,1
Assédio moral – 17,1
Agressão física – 2,6
Bullying – 0,9
Outra – 6,4
Prefiro não responder – 3,8
52,3% disseram já ter sofrido violência na atividade como professor
Fonte: Pesquisa Perfil e Desafio dos Professores da Educação Básica no Brasil, do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior)QUEM FOI RESPONSÁVEL PELA VIOLÊNCIA SOFRIDA PELO PROFESSOR
Em %
Alunos – 44,3
Alunos e responsáveis – 23
Funcionários da escola – 16,1
Responsáveis pelos alunos – 8,7
População em geral – 1,3
Outro – 3,5
Prefiro não responder – 3
Fonte: Pesquisa Perfil e Desafio dos Professores da Educação Básica no Brasil, do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras do Ensino Superior)Esses não são problemas exatamente novos na educação brasileira, mas, sim, há uma mudança no comportamento dos alunos nos anos mais recentes, um período marcado pelo prolongado fechamento das escolas do país durante a pandemia e pelos prejuízos do uso excessivo de telas, em especial o celular, à saúde mental e ao aprendizado.

Quase a totalidade dos professores (95%) notou mudanças de comportamento dos alunos nos últimos anos. E elas não foram positivas, como se pode depreender. Entre as mudanças recentes que os docentes apontam, além do uso excessivo de celulares estão também alterações comportamentais que podem estar relacionadas a isso, como desmotivação, ansiedade, hiperatividade, apatia, introspecção e agressividade.

Em uma das respostas ressaltadas pela pesquisa, um docente diz que, nos últimos anos, observou nos estudantes dependência tecnológica, dificuldade com a escrita formal e, em suas palavras, dificuldade de concentração em qualquer coisa que ultrapasse o tempo de um vídeo do TikTok. Outro professor falou que os alunos estão viciados em tecnologia e cada mais desinteressados em aprender. Outro entrevistado pela pesquisa reclamou que a turma está mais distraída por causa do celular, desmotivada, indisciplinada. Os alunos só querem usar o celular, lamentou um professor.

Não à toa, é altíssimo o número dos professores que já pensaram em desistir da carreira: quase 80%, na média. Em um cenário já de falta de professores no Brasil, esse é um dado gravíssimo. “Temos que cada vez mais apoiar a carreira do docente”, disse Lúcia Teixeira, doutora em psicologia da educação e presidente do Semesp. “A baixa remuneração não é o maior desafio, mas é um grande problema”, afirmou. “Além disso, o professor precisa ser capacitado para atuar em um novo modelo de educação, em que os alunos ocupam o centro da aprendizagem, em um processo colaborativo.”

A pesquisa com o perfil e os desafios dos professores foi apresentada pelo Semesp simultaneamente ao Mapa do Ensino Superior, que apontou uma diminuição de 35% nas matrículas presenciais em cursos de licenciatura no Brasil nos últimos dez anos.

O estudo, com dados do Censo do Ensino Superior de 2022, mostrou que as matrículas em licenciatura a distância mais do que duplicaram nesse período. Neste ano, 64,4% dos que concluíram a graduação para ser professor na educação básica se formaram em EAD.

E ficou evidente que os professores que fizeram EAD estão menos satisfeitos com a sua formação do que aqueles do presencial. De acordo com a pesquisa, apenas 15% dos que estudaram a distância consideram a formação ótima, ante 34,8% do presencial. Já o número dos que consideram a formação péssima é cinco vezes maior dentre os formados em EAD. São 5%, ante 0,9% dos que estudaram presencialmente.

Foto  Shutterstock

Por Folhapress

           

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Educação

Arcoverde se prepara para o primeiro vestibular de medicina na ESA

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A TV LW e o Portal do Sertão FM divulgaram uma notícia de grande importância para Arcoverde e toda a região do Sertão do Moxotó: a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (ESA) está próxima de abrir o primeiro vestibular para o curso de medicina da instituição. O anúncio oficial deve acontecer nos próximos dias, com previsão para o processo seletivo ainda em dezembro de 2024.

Em entrevista, o presidente da autarquia, Professor Alexandre Lira, destacou o empenho da gestão do prefeito Wellington Maciel em viabilizar o curso. “Estamos fazendo um grande esforço com a equipe interdisciplinar e uma comissão especial para atender a essa demanda. Ainda esta semana, vamos nos reunir com o prefeito para definir alguns passos importantes, e há uma grande possibilidade de realizarmos o vestibular ainda em dezembro deste ano”, explicou Alexandre.

A expectativa é de que a primeira turma de medicina da ESA comece em 2025, marcando um avanço significativo para o setor educacional de Arcoverde e ampliando as oportunidades de formação na área de saúde para a população da região.

Além do planejamento interno, uma consultoria especializada, que já atende importantes faculdades de medicina do Brasil, esteve recentemente na cidade para mapear a estrutura e os equipamentos necessários para o curso.

“A consultoria já identificou que temos profissionais capacitados em nossa instituição para compor o corpo docente do primeiro período do curso de medicina, o que nos deixa ainda mais preparados para iniciar as atividades”, afirmou Alexandre.

Com a chegada do curso de medicina, a ESA passará a oferecer 14 cursos de graduação, reforçando seu compromisso com a educação de qualidade. A ESA agradeceu a todos pelo apoio e destacou sua missão de promover o crescimento educacional no Sertão do Moxotó.

“Estamos de portas abertas, buscando sempre o crescimento. Vem ser ESA!”, concluiu Alexandre, reforçando o convite para que a comunidade acompanhe essa importante novidade.

Por Nill Junior

           

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Educação

Verdejante conquista o SELO UNICEF e reafirma compromisso com o futuro das crianças e adolescentes

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Verdejante, no Sertão Central de Pernambuco, celebra uma importante conquista: a cidade recebeu o SELO UNICEF, edição 2021/2024, um reconhecimento que destaca os municípios brasileiros que se comprometem e avançam nas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Dos 140 municípios pernambucanos que aderiram ao programa, apenas 81 foram agraciados com esse selo, e Verdejante orgulhosamente está entre os contemplados.

O SELO UNICEF é concedido após um rigoroso processo de avaliação e implementação de ações efetivas nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social, sempre com o objetivo de garantir o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes. A conquista reflete não apenas o empenho da gestão municipal, mas também o trabalho conjunto de diversas entidades e a colaboração ativa da comunidade local.

A atual gestão municipal de Verdejante tem demonstrado, ao longo dos últimos anos, um compromisso claro com o bem-estar da população jovem da cidade. A prefeita e a equipe gestora destacam que essa vitória não é apenas um selo de reconhecimento, mas um reflexo do esforço contínuo em melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, oferecendo a elas condições mais dignas para crescer e se desenvolver.

“Essa conquista é fruto de um trabalho coletivo e de um empenho que vem desde o início do nosso mandato. Acreditamos que garantir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes é garantir o futuro de nossa cidade. Vamos continuar trabalhando para avançar ainda mais”, afirmou a prefeita de Verdejante.

Além de programas nas áreas de saúde e educação, o SELO UNICEF também valoriza iniciativas de proteção à infância, como o combate ao trabalho infantil e a promoção da participação ativa das crianças e adolescentes nas decisões que afetam seu cotidiano. Em Verdejante, a gestão tem investido em capacitações, infraestrutura e políticas públicas que priorizam os direitos das novas gerações.

A conquista do SELO UNICEF é um marco importante para Verdejante, pois coloca o município em destaque no cenário estadual e nacional como uma cidade que se dedica à construção de um futuro mais justo e igualitário para seus jovens. Para os moradores, especialmente para as famílias com crianças e adolescentes, a conquista é um sinal claro de que a cidade está no caminho certo, rumo a uma melhoria contínua nas condições de vida e na qualidade dos serviços oferecidos.

Com o selo, Verdejante se junta a um seleto grupo de municípios que, com esforço e dedicação, buscam proporcionar aos seus jovens as melhores oportunidades para o seu desenvolvimento pleno e para a construção de uma sociedade mais equitativa.

A gestão municipal de Verdejante reafirma seu compromisso de seguir em frente, trabalhando para garantir a cada criança e adolescente um futuro mais promissor e um município mais forte e próspero para todos.

 

 

           

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Educação

Programa Ganhe o Mundo 2024 divulga resultado final

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A lista final com os nomes dos candidatos aprovados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) já está disponível no site www.avalia.org.br. Ao todo, 918 estudantes da Rede Estadual foram selecionados para intercâmbios no Canadá, Estados Unidos e Chile. Além da homologação do resultado definitivo, também é possível conferir a classificação dos candidatos aprovados.

Na primeira chamada de embarque, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), contemplou 900 estudantes com 400 bolsas de estudos para o Canadá, 300 para os Estados Unidos e 200 para o Chile. Já na segunda chamada, 18 candidatos foram contemplados com vagas adicionais, sendo 10 para o Canadá, três para os Estados Unidos e cinco para o Chile.

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