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Educação

SETEQ abre cursos de qualificação em Itaquitinga, Floresta, Ibimirim e Salgueiro

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Capacitações são especificamente para pessoas autodeclaradas negras e pardas

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco vai abrir novas inscrições para cursos de capacitação presencial em mais quatro cidades do Estado: Itaquitinga, Floresta, Ibimirim e Salgueiro. O treinamento é exclusivo para pessoas autodeclaradas negras ou pardas. Entre as áreas das especializações oferecidas nos municípios, de forma gratuita, estão vendas de alta performance e ferramentas de mídias sociais; cabelo e maquiagem afro e culinária básica. As aulas se iniciam na segunda-feira (26), com 25 alunos por turma e duração de 75 horas no total. Essas oportunidades fazem parte do programa Fortalece a Igualdade II, idealizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

O objetivo da iniciativa é valorizar as vidas negras, diminuir o racismo e aumentar o número de indivíduos que fazem parte desse público dentro do mercado de trabalho e da prática empreendedora. Através do Fortalece a Igualdade 2, a SETEQ procura auxiliar na emancipação e na independência financeira, realizando ações para qualificar profissionais em todo o Estado. No total, 21 municípios serão contemplados pelo projeto. Em Abreu e Lima, os alunos já foram certificados.

Segundo a coordenadora de Qualificação, Rafaela Toscano, o Fortalece a Igualdade visa a diminuição da desigualdade social e do racismo, sendo uma parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado e a SETEQ, que planejou o programa. “O foco é dar acesso ao mercado de trabalho, ao empreendedorismo e ao combate a violência a partir do empoderamento das pessoas negras. O objetivo da Seteq é realizar ações de qualificação profissional em Pernambuco”,disse Rafaela. “Quando você se capacita, tem mais oportunidades de independência financeira e de obter sua própria renda. A capacitação do Fortalece resgata a autoestima e desenvolve o espírito empreendedor desse público”, acrescentou o secretário Alberes Lopes.

Veja a seguir os municípios, locais, áreas e horários dos cursos:

ITAQUITINGA
Curso: Vendas de alta performance e ferramentas de mídias sociais
Aulas presenciais: 26/04 a 31/05
Horário: 9h às 12h
Local: Escola Manoel Gonçalves de Moraes, na Rua José Paulinho Tavares, SN, Loteamento Gutiuba II – Itaquitinga/PE.
Inscrição: http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

FLORESTA
Curso: Maquiagem e cabelos afro
Aulas presenciais: 26/04 a 31/05
Horário: 17h às 20h
Local: Escola Diocesano de Floresta, na Av Audomar Ferraz,120, Centro – Floresta-PE
Inscrição: http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

IBIMIRIM
Curso: Culinária Básica
Aulas presenciais: 26/04 a 31/05
Horário: 8h às 11h
Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na Rua Presidente Castelo Branco, 388, Centro – Ibimirim – PE
Inscrição: http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

SALGUEIRO
Curso: Vendas de alta performance e ferramentas de mídias sociais
Aulas presenciais: 26/04 a 31/05
Horário: 14h às 17h
Local: Associação das Mulheres de Salgueiro – Rua Cel.Vital Barros, 50, Bairro Augusto Alencar Sampaio – Salgueiro – PE
Inscrição: http://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/

 

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Educação

Escolas do RS estão dispensadas de cumprir o mínimo de dias letivos

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Ministério da Educação (MEC) publicou, nessa terça-feira (14) a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que define diretrizes orientadoras aos sistemas de ensino, às instituições e às redes escolares do Rio Grande do Sul para a retomada segura das aulas na educação básica e na educação superior, em razão do estado de calamidade pública causado pelos eventos climáticos na região.

Para o ensino fundamental, médio e educação superior, as instituições ficam dispensadas de cumprir mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual?. Já na educação infantil, a dispensa é para o cumprimento do mínimo de dias de trabalho educacional e do cumprimento da carga horária mínima anual.

A integralização da carga horária mínima do ano letivo poderá ser efetivada no ano seguinte, inclusive por meio da adoção de um currículo ininterrupto de duas séries ou anos escolares contínuos. Também fica autorizada a utilização de espaços alternativos para o cumprimento de atividades letivas em todos os níveis e etapas educacionais.

RECOMENDAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O CNE recomendou um esforço dos gestores educacionais para que sejam criados ou reforçados plataformas públicas de ensino remoto e espaços alternativos para o cumprimento das atividades letivas.

As diretrizes valem durante o período afetado pelo estado de calamidade pública no território.??

Segundo o MEC, o objetivo da flexibilização de regras é?criar condições para que as redes de ensino estadual e municipais e as instituições de educação superior sediadas no Rio Grande do Sul reorganizem os calendários escolares, em um cenário gradual de volta à normalidade institucional e à possibilidade de continuidade do período letivo, a partir da utilização de novas tecnologias digitais de informação e comunicação.??

Até essa terça-feira, 1.044 escolas de 248 municípios foram afetadas e mais de 362 mil estudantes estão impactados. Desse total de escolas, 538 estão danificadas. Outras 83 escolas estão servindo de abrigo.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

Senado pode aprovar prorrogação do Plano Nacional de Educação até 2028

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O Plano Nacional de Educação (PNE) poderá ter sua vigência prorrogada para até 31 de dezembro de 2028. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) Nº 5665/2023, que seria analisado pela Comissão de Educação do Senado, nesta terça-feira (14), mas por causa do pedido de vistas do senador Cid Gomes (PSB-CE), a apreciação teve que ser adiada.

A autora do PL, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) argumenta que a maioria das 20 metas estabelecidas no PNE (Lei 13.005, de 2014), cujo período decenal vence em junho deste ano, não foram alcançadas ao longo dos últimos anos.

Entre os pontos mais críticos estão os que dizem respeito à garantia de oportunidade de vagas em creches, na educação profissional técnica de nível médio, à melhoria do índice de desenvolvimento dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, crucial para a redução do analfabetismo funcional.

“Dessa forma, há muitas metas do atual PNE cuja oportunidade de realização ainda se mostra relevante, a ponto de, inevitavelmente, imaginar-se que constarão do futuro planejamento do País para a área. Com
efeito, a prorrogação desse plano permitirá que mantenhamos algum foco na direção anteriormente traçada, com o mínimo de fundamentação e sustentação fática. Isso é crucial para a definição de prioridades e a otimização do investimento em educação, até que tenhamos redefinido esses rumos e objetivos para um próximo decênio, de limiar ainda incerto”, afirmou a parlamentar.

O projeto é relatado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), que já apresentou voto favorável à prorrogação do atual PNE.

NOVO PLANO NACIONAL

Em março, o Ministério da Educação (MEC) recebeu do Fórum Nacional de Educação (FNE) o documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, para servir como base do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

Algumas propostas já estavam no antigo PNE e foram novamente pontuadas nesse novo documento, como a universalização da pré-escola a partir dos 4 anos; a ampliação, em três vezes, das matrículas da educação profissionalizante no ensino médio; a adoção dos padrões de qualidade para a educação a distância (EaD) no ensino superior; e o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.

O ministro da Educação, Camilo Santana, tem defendido que o novo PNE possa ser aprovado pelo Congresso Nacional até junho, no entanto, a pasta ainda não encaminhou o novo projeto para apreciação dos parlamentares. Inclusive, um dos motivos para o pedido de prorrogação da vigência teria sido a demora na entrega da nova proposta, o que impossibilitaria uma discussão ampla e aprofundada sobre as novas metas.

Na justificativa da matéria, a senadora Professora Dorinha Seabra rememora o período de discussão e aprovação dos últimos dois planos. “O PNE 2001-2011, originário do Projeto de Lei nº 4.155, de1998, apresentado à Câmara dos Deputados em março daquele ano, acumulou, pelo menos, três anos de análise no Congresso Nacional, pois só veio a se transformar em lei em 9 de janeiro de 2001”, destaca senadora.

Em outro trecho, Dorinha cita que o atual PNE “embora não tenha tido uma discussão permanente e intensa durante sua tramitação no Parlamento, também enfrentou uma tramitação morosa, perfazendo cerca de três anos e meio”.

Fonte: JC

           

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Educação

Codevasf publica edital de concurso público com 61 vagas de nível superior e formação de cadastro reserva

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Por meio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Produção de Eventos (Cebraspe), a Codevasf publicou hoje o edital de concurso público com 61 vagas de nível superior e formação de cadastro reserva. Quem quiser se candidatar pode se inscrever entre os dias 20 de maio e 10 de junho.

Previstas para o dia 4 de agosto, as provas serão aplicadas em Petrolina-PE, Brasília-DF, Aracaju-SE, Belém do Pará, Bom Jesus da Lapa-BA, Goiânia-GO, Macapá-AL, Montes Claros-MG, Palmas-TO, Teresina-PI e São Luís do Maranhão.

A empresa pública vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) selecionará profissionais para as seguintes áreas: Administração; Economia, Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura; Engenharia de Pesca e Aquicultura; Estatística; Geologia; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; e Tecnologia da Informação. O salário inicial é de R$ 9.065,95.

Mais informações no edital (acesse aqui)

Por Alvinho Patriota

           

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