Conecte-se Conosco

Mundo

Biden reforça contingente militar para resgatar americanos em Cabul

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Serão 5.000 soldados ao todo

Diante do avanço veloz do Taleban no Afeganistão, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste sábado (14) o envio de forças adicionais para ajudar na evacuação da embaixada americana em Cabul. Serão 5.000 soldados ao todo.

O Pentágono havia anunciado, durante a semana, que 3.000 homens estavam a caminho, enquanto outros 1.000 já estavam na capital afegã. A tropa adicional de 1.000 soldados pertence à 82ª divisão aerotransportada do Exército americano, uma das principais unidades de potencial militar do país.

“Com base em recomendações da nossa diplomacia e das forças militares e de inteligência, autorizei o envio das tropas para assegurar que tenhamos uma retirada segura dos EUA e de outros aliados”, disse o democrata. Ele acrescentou que o país ajudaria também na retirada de alguns afegãos que conseguiram acesso a um programa especial de visto.

Criticado pelas lideranças afegãs, especialistas em política externa e alguns militares pela decisão de prosseguir com a retirada das tropas americanas do Afeganistão, Biden voltou a defender sua posição.
“Fui o quarto presidente a comandar a presença das tropas americanas no Afeganistão. Foram dois republicanos e dois democratas. Não queria passar essa guerra para um quinto [presidente] e não irei.”

O democrata também reiterou o argumento de que os líderes afegãos precisam se unir se quiserem defender o país. “Mais um ou cinco anos de presença militar dos EUA não teriam feito diferença se os militares afegãos não pudessem ou não quisessem manter seu próprio país.”
De acordo com o departamento de Estado americano, o secretário Antony Blinken conversou neste sábado com o presidente afegão Ashraf Ghani sobre a “urgência dos esforços diplomáticos e políticos para reduzir a violência”.

Blinken já havia conversado com Ghani na quinta-feira (12). O presidente afegão, durante discurso televisionado, afirmou que tem conversado com líderes locais e internacionais e que a prioridade é remobilizar as tropas do país –que sucumbem rapidamente aos combatentes do Taleban.

O embaixador do Reino Unido em Cabul também se prepara para deixar o Afeganistão na noite deste domingo (15), segundo informações do jornal Sunday Telegraph.

No início da semana, cerca de 500 funcionários britânicos permaneciam no país; agora, restam algumas dezenas. O Reino Unido anunciou na quinta (12) o envio de 600 soldados para ajudar cidadãos britânicos e tradutores locais a deixarem o Afeganistão.

Com a baixa capacidade militar das tropas nacionais, o Taleban, grupo fundamentalista islâmico, já tomou 24 das 34 capitais provinciais do país. Os combatentes seguem rapidamente em direção à capital nacional, Cabul.

Nas redes sociais, residentes e correspondentes internacionais compartilham que já é possível ver as tropas talebans na parte oeste da capital.

Cabul é a única grande cidade que está sob controle do governo afegão no momento. Ao longo da semana, Kandahar e Herat foram conquistadas pelo Taleban. Neste sábado, o grupo também estabeleceu-se em Jalalabad e Mazar-i-Sharif.

Por Folhapress

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Mundo

Para 72% dos americanos, Biden deveria desistir de candidatura, diz pesquisa

Publicado

em

Para 72% do eleitorado, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 81, não deveria concorrer à reeleição, mostra pesquisa divulgada neste domingo (30) pela CBS News -um aumento de nove pontos percentuais em relação a fevereiro deste ano.

O levantamento, feito em uma parceria da emissora com a empresa YouGov, tem uma margem de erro de 4,2 pontos percentuais e entrevistou 1.130 pessoas entre sexta-feira (28) e sábado (29) -ou seja, após o criticado desempenho de Biden no debate contra seu provável rival nas eleições de novembro, o ex-presidente Donald Trump, 78.

A principal razão para querer a desistência de Biden é a idade, tema que se tornou tão central quanto economia e migração na eleição americana deste ano, disputada pelos dois candidatos à Presidência mais velhos da história dos EUA. Essa foi a justificativa de 86% daqueles que são contra a candidatura do democrata, à frente das decisões que ele pode tomar no gabinete, escolha de 71%.

A porcentagem daqueles que não querem a candidatura de Biden previsivelmente cai quando a pergunta é feita a democratas, mas também cresceu em relação ao começo do ano. Entre os apoiadores do partido, 46% acham que Biden não deveria concorrer, dez pontos percentuais a mais do que em fevereiro.

Cresceu também o número de pessoas para as quais o atual presidente não tem saúde mental e cognitiva para continuar no cargo -agora, elas representam 72% do eleitorado, quando eram 65% no início de junho. Embora pontue melhor nesse quesito, apenas 50% dos americanos acham que Trump tem saúde cognitiva para ser presidente.

A pesquisa captura a comoção dos americanos após o primeiro e provável único debate da campanha eleitoral deste ano, na noite de quinta-feira (27). Com voz rouca e performance vacilante e confusa em muitos momentos, Biden foi encurralado pela retórica enérgica de Trump em temas-chave para o eleitorado americano, como migração, guerras nas quais os EUA se envolveram nos últimos anos, a gestão da pandemia de coronavírus e o aborto.

As imagens eram tudo o que os republicanos queriam, já que cenas de Biden confuso, paralisado ou caindo viraram arma a seus opositores, que argumentam que o democrata não tem condições de permanecer mais quatro anos na Presidência.

Biden recebeu uma enxurrada de críticas desde então, e membros e doadores do Partido Democrata chegaram a sugerir a substituição do candidato, de acordo com a imprensa americana. Neste domingo, porém, a Casa Branca negou relatos de que ele estava se reunindo com sua família para avaliar sua candidatura e diversos líderes democratas se manifestaram publicamente para apoiar o presidente.

“Não se trata de desempenho em termos de um debate, mas de desempenho em uma Presidência”, disse a deputada democrata Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara, ao programa State of the Union, da CNN. “De um lado da tela, você tem integridade; do outro lado, você tem desonestidade.”

Na noite de sábado, Biden e sua família haviam viajado para a residência presidencial em Camp David, onde ele avaliaria o futuro de sua campanha à reeleição, de acordo com a NBC News. No entanto, o vice-secretário de imprensa adjunto da Casa Branca, Andrew Bates, postou na rede social X que a viagem havia sido planejada antes do debate.

O senador da Geórgia Raphael Warnock foi outro político que veio a público dizer que Biden não deve desistir da corrida. “Nosso trabalho é garantir que ele ultrapasse a linha de chegada em novembro. Não para o bem dele, mas para o bem do país”, afirmou no programa Meet the Press, da NBC.

O senador democrata Chris Coons, do estado natal de Biden, Delaware, citou o discurso de sexta do presidente, na Carolina do Norte, para justificar seu apoio. Naquele dia, Biden falou, em tom oposto ao observado na véspera, que sabe que não é um homem jovem. “Eu não ando tão bem, não falo tão bem, não debato tão bem quanto eu debatia, mas sei como falar a verdade. Sei diferenciar o certo do errado, sei fazer esse trabalho”, afirmou.

“Naquele palco de campanha na Carolina do Norte, eu vi um Joe Biden enérgico, engajado e capaz”, disse Coons no programa This Week, da ABC. Ele acrescentou que o presidente teve um desempenho fraco, mas Trump, por outro lado, teve um “desempenho horrível” e falou “mentira atrás de mentira atrás de mentira”.

Fonte:  FOLHAPRESS

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Extrema Direita vence 1º turno das eleições legislativas na França

Publicado

em

A extrema direita venceu neste domingo, 30 de junho, o primeiro turno de eleições legislativas cruciais na França, onde as forças de centro-direita do presidente Emmanuel Macron ficaram em terceiro lugar, atrás da esquerda, de acordo com as primeiras estimativas.

O partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN) de Marine Le Pen e seus aliados conquistaram 33% dos votos, mas terão que aguardar o segundo turno em 7 de julho para saber se alcançam a maioria absoluta na Assembleia Nacional. A aliança de Macron obteria cerca de 22% dos votos, ficando atrás da coalizão de esquerda Nova Frente Popular, que teria cerca de 28%, segundo as estimativas dos institutos de pesquisa locais.

(Foto: AFP) 

Por JC

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Filho empurra pai da varanda do 9.º andar após discussão

Suspeito de 28 anos foi detido.

Publicado

em

Uma tragédia ocorreu num apartamento em Paris, França, na noite deste domingo, quando uma discussão entre pai e filho terminou de forma fatal. Segundo o Le Parisien, há suspeitas de que o filho, de 28 anos, tenha empurrado o pai da varanda do 9.º andar do prédio.

O homem faleceu pouco depois da chegada dos paramédicos. O suspeito foi imediatamente detido ainda dentro de casa.

De acordo com as autoridades, a discussão entre pai e filho começou quando o progenitor solicitou que o filho deixasse sua residência. O suspeito, que enfrenta problemas psiquiátricos, já era conhecido da polícia por uma série de crimes.

O Ministério Público de Paris abriu um inquérito sobre o caso, que está sob responsabilidade da Polícia Judiciária.

Foto Getty

Por Notícas ao minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!