Conecte-se Conosco

Política

AGU pede a prisão em flagrante de Anderson Torres; 400 são detidos

Torres é ex-ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e um dos seus principais aliados.

Publicado

em

 

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que decrete a prisão em flagrante do ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres, em razão de suposta “omissão” na invasão de bolsonaristas à Corte, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto neste domingo. Torres é ex-ministro da Justiça do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e um dos seus principais aliados.

A AGU também requereu a prisão de “todos os envolvidos em atos criminosos decorrentes da invasão de prédios públicos federais em território nacional”. Até a publicação desta matéria, 400 pessoas tinham sido presas, disse o governo do DF.

Torres havia sido nomeado para o cargo pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), no dia 2. Ontem, após as invasões e depredações dos prédios públicos, o secretário – que está em Orlando, nos Estados Unidos, mesma cidade onde Bolsonaro passa uma temporada desde o final de 2022 – foi exonerado por Ibaneis, também um aliado do ex-presidente. Antes da demissão, em uma postagem no Twitter, Torres classificou as ações dos extremistas em Brasília como “cenas lamentáveis”.

Ao Supremo, a AGU apontou que os atos de vandalismo registrados em Brasília “importam prejuízo manifesto ao erário e ao patrimônio público” e causam “embaraço e perturbação da ordem pública e do livre exercício dos Poderes da República, com a manifesta passividade e indício de colaboração ilegal de agentes públicos”.

OMISSÃO

Destacada para conter a desordem promovida por bolsonaristas em Brasília, a Polícia Militar do DF deixou que os extremistas se locomovessem em restrição, mesmo depois de já terem iniciado as invasões e o quebra-quebra.

Parte dos policiais abandonou as barreiras e foi comprar água de coco em frente à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, como flagrou a reportagem do Estadão.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) publicou vídeo que mostrava policiais filmando a invasão do Congresso e conversavam amistosamente com os extremistas. “Os golpistas, com ou sem farda, têm que ser responsabilizados e presos!”, escreveu o parlamentar.

Mais tarde, depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter decretado intervenção, Ibaneis, em vídeo, pediu desculpas ao petista e aos chefes da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). “Todos sabem da minha origem democrática”, disse o aliado de Bolsonaro. Ele disse que a ação dos radicais é “inaceitável” e que irá “até o fim” para puni-los.

Do jornal O Estado de S. Paulo.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Política

João Campos diz não ao PT em encontro com Lula

Publicado

em

O prefeito João Campos (PSB) esteve em Brasília e aproveitou a oportunidade para se reunir com o presidente Lula (PT). Os dois partiram de uma reunião ao lado do ministro de Relações Institucionais Alexandre Padilha. Na conversa, segundo informa a coluna do Estadão, João Campos disse a Lula que não dará a vaga de vice ao PT.

O partido em Pernambuco já tinha indicado dois nomes: Mozart Sales e Carlos Veras.

Durante a conversa também ficou acertado que o PT participará da campanha de João Campos mesmo a vaga de vice ficando com outra legenda.

A reunião é uma indicação clara de que João Campos está mesmo disposto a disputar o Governo de Pernambuco em 2026.

Confira a matéria:

“Pré-candidato à reeleição, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), indicou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que não escolherá um nome do PT para sua vice, de acordo com fontes do PSB nacional. O partido de Lula negociava espaço na chapa de olho em uma eventual renúncia do prefeito, se reeleito, para disputar o governo estadual em 2026, mas a articulação naufragou.

Por Blog do Silvinho

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Política

Senado aprova reajustes salariais e reestruturação de servidores

Publicado

em

O plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (29), reajustes salariais para servidores de categorias da segurança pública – Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal – além de servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); das áreas de Tecnologia da Informação; de analistas de política social; e de servidores da Secretaria Nacional de Defesa Civil. O texto agora segue para sanção presidencial.

“[O projeto] constitui o resultado de um trabalho que vem sido empreendido pelo governo desde o início de sua gestão, no aperfeiçoamento constante da estrutura de pessoal da administração pública federal”, disse o senador Jaques Wagner (PT/BA), relator do texto.

O líder do governo no Senado disse que a matéria leva em consideração dois pontos fundamentais.

“A valorização e o oferecimento de condições dignas de trabalho aos servidores públicos e a observância rigorosa dos limites financeiros e orçamentários, em respeito aos contribuintes e aos cidadãos”, disse Wagner.

De autoria do governo federal, inicialmente o projeto não previa o reajuste para os servidores da segurança pública federal, incluído durante a tramitação na Câmara dos Deputados.

A medida também cria a carreira de Polícia Penal Federal e de especialista em indigenismo, de técnico em indigenismo e de tecnologia da informação, criando ainda o Plano Especial de Cargos da Funai. Além disso, a medida altera as regras de diversas carreiras, como de Desenvolvimento de Políticas Sociais, da ANM, da Polícia Federal, Rodoviária Federal, entre outras.

A proposta prevê a criação de gratificações, progressão no reajuste salarial até 2026 e transforma a remuneração em subsídios, em que o salário é pago em uma parcela única, vedado acréscimo de adicionais, prêmios e outros valores à parte.

Reajustes

Os subsídios dos cargos de delegado de Polícia Federal e de perito criminal federal, que atualmente vão até o teto de R$ 33.721,23, chegarão a R$ 41.350,00, a partir de 1º de maio de 2026. Esse valor será pago a quem alcançar o final da carreira na categoria “especial”, a mais alta.

Continue lendo

Política

União Brasil formaliza apoio a João Campos

Publicado

em

O partido União Brasil formalizou, nesta quarta-feira (29), apoio ao prefeito do Recife, João Campos (PSB). Durante reunião realizada em Brasília, a direção nacional do partido anunciou o alinhamento à reeleição do gestor.

“Estou muito feliz de poder contar com o apoio do União Brasil, através da sua direção nacional. É um reforço extremamente importante para a caminhada que estamos trilhando com muita dedicação e compromisso com os recifenses”, destacou João Campos.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!