Conecte-se Conosco

Destaque

Um ano após surto, mães de bebês com microcefalia pedem melhorias

Publicado

em

  Diagnosticado com microcefalia, bebê Guilherme Soares Amorim, de 2 meses, tem a cabeça medida por sua mãe, Germana Soares, em sua casa em Ipojuca, em Pernambuco  (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

Diagnosticado com microcefalia, bebê Guilherme Soares Amorim, de 2 meses, tem a cabeça medida por sua mãe, Germana Soares, em sua casa em Ipojuca, em Pernambuco (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

Um ano após as primeiras notificações de casos de microcefalia em Pernambuco – anteriores ao surto que viria a seguir -, mães de bebês portadores da malformação se unem ainda mais em busca de melhorias na saúde para os filhos. Nesta semana, a União de Mães de Anjos (UMA) começou a coletar as reivindicações de famílias de todo o estado para levar ao Governo de Pernambuco.

De acordo com Germana Soares, presidente da UMA, a lista de problemas enfrentados pelas mães é extensa, envolvendo uma rotina de remédios, vacinas, consultas médicas e benefícios. “Já levamos ao governo questionamentos mais urgentes, como a melhoria do atendimento no interior, que é precário, as vagas nos hospitais, que são insuficientes, remédios que não são fornecidos e vacinas especiais”, explica Germana, que é mãe de Guilherme, diagnosticado com a malformação.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado no último dia 2 de agosto, Pernambuco já soma 376 bebês cuja malformação congênita foi confirmada. São 376 famílias cujas realidades foram completamente alteradas com a chegada das crianças. Desde 1º de agosto de 2015, foram mais de 2 mil casos de microcefalia notificados no estado.

 Nesta semana, o grupo de mães já se reuniu com o secretário de saúde do estado, Iran Costa, e com o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Para o ministério, a UMA levou considerações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Esclarecemos a realidade das mães – 98% das que trabalhavam tiveram que sair do emprego, deixando de ter uma vida estabilizada. Agora elas têm direito a um benefício que não é suficiente pra uma mãe que precisa comprar vários remédios, medicamentos de R$ 300”, pontua Germana Soares.

Já para a Secretaria de Saúde, a pauta foi a melhoria na assistência para as crianças. De acordo com a SES, a ideia é manter o contato com as famílias, para ouvir as mães e entender suas demandas.

A rede solidária de mães é estruturada para auxiliar famílias em todo o estado, com núcleos no Recife, em Ipojuca, Caruaru, Belo Jardim, Salgueiro e Arcoverde. Até o fim do ano, a UMA pretende chegar também no Sertão. “Somos mães convivendo dia a dia com as dificuldades, sem muita estrutura, mas com muita boa vontade. O grupo é grande, e nossa intenção não é bater de frente com o governo, e sim nos aliarmos para seguirmos lutando pela qualidade de serviços de saúde para nossos filhos”, declara Germana.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que o governador Paulo Câmara se reuniu três vezes com representantes de grupos de apoio às crianças com microcefalia e definiu a abertura um canal de diálogo permanente com essas famílias. A SES disse também que todos os pontos discutidos estão sendo analisados e debatidos, inclusive, com técnicos de outras pastas.

“Somos mães convivendo dia a dia com as dificuldades, sem muita estrutura, mas com muita boa vontade”
Germana Lopes, presidente da União de Mães de Anjos

Ainda de acordo com a SES, o poder público vem ampliando a rede de atendimento às mães de bebês com microcefalia. No ano passado, eram duas instituições de saúde. Hoje, segundo o governo, são 24 e, até o fim de agosto, mais dois municípios vão contar com serviços voltados para esse público. A secretaria também negou que houvesse falta de vacina.

Já o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário esclareceu que o ministro Osmar Terra participou de uma reunião com a UMA e o governador Paulo Câmara no dia 27 de julho. Quanto ao valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o ministério afirmou que ele é estabelecido pela Constituição e que, por isso, não seria possível alterá-lo.

(Do G1 PE)

Destaque

Cedro: familiares pedem esclarecimentos sobre assassinato de Arlindo Balbino de Lima

Publicado

em

Um homicídio aconteceu na madrugada do dia 05 de maio de 2024 no Sítio Feijão, zona rural do município do Cedro, a capital do Milho do Estado de Pernambuco.

Arlindo Balbino de Lima, foi assassinado brutalmente em frente a sua residência. De acordo com testemunhas que presenciaram o acontecido, a vítima chegou de moto e no local, onde havia 5 pessoas, houve um briga e o suspeito saiu do local, chegando logo depois, quando ocorreu as vias de fatos com o Sr. Arlindo. Familiares viram quando o suspeito o arremessou e já caiu agonizando. Ainda de acordo com os presentes, não se sabe a motivação nem da confusão e nem do homicídio.

A vitima foi levada as pressas para Unidade de Saúde José Urias Novaes, no centro do Cedro, onde foi constatado que a vítima já estava sem vida, ao dar entrada na Unidade.

Familiares da vítimas não tem conhecimento de como estão as investigações e pedem que as autoridades tomem providências e que lhes deem informações, pois segundo eles, o suspeito da morte e envolvido na confusão, anda normalmente na cidade.

O caso está sendo investigado pela delegacia de polícia civil da Cidade do Cedro, no sertão de Pernambuco.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Pré-candidatos farão roda de conversas no Distrito de Umãs

Publicado

em

Está marcado para esta terça-feira(28), uma Roda de Conversas com os pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores residentes no Distrito de Umãs, zona rural de Salgueiro.

Presenças confirmas dos:

Pré-candidato a vereador João Filho Sá Gonçalves

Pré-candidato à Prefeito Fabinho Lisandro.

O local será na Chácara do amigo Tico dos Reboques, e está previsto o início para às 19:00h.

De acordo com informações que chegaram a redação do Blog do Silva Lima, estão confirmadas, as presenças do Pré-candidato a Vice-Prefeito Emmanuel Sampaio e do atual vice-prefeito Edilton Carvalho.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Mulher é brutalmente agredida pelo ex-companheiro em Mirandiba: Caso é registrado na delegacia local

Publicado

em

Na noite de sábado (25/05), Maria Luciana da Conceição Silva foi vítima de uma brutal agressão por parte de seu ex-companheiro, Diogo José Carvalho Silva. O incidente ocorreu na Rua Jacinto de Carvalho Campos, no bairro Cohab, em Mirandiba, no Sertão de Pernambuco.

Segundo relatos da vítima, as agressões começaram depois que seu ex-companheiro lhe ofereceu uma carona. Durante o trajeto, ao olhar para outro rapaz, iniciaram-se os ataques, que se desenrolaram em plena via pública.

Diante da gravidade das agressões, Maria Luciana solicitou uma medida protetiva, e o caso foi registrado na delegacia local para as devidas providências legais.

Por Sertão Central

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!