Conecte-se Conosco

Pernambuco

Deputado estadual Luciano Duque faz balanço dos primeiros cinco meses de mandato

Publicado

em

O deputado estadual Luciano Duque completa seus primeiros cinco meses de mandato, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, provando que sua experiência no executivo, como vice e prefeito de Serra Talhada por dois mandatos, agregou muito à sua atuação no legislativo. O parlamentar tem demonstrado um perfil articulador, agregador e voltado ao diálogo. Conquistou assentos em comissões importantes da Casa, como na de Constituição, Legislação e Justiça, e a vice-presidência de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, além de outros dois colegiados e três frentes de trabalho. Também foi eleito líder do partido Solidariedade na Alepe.

Em 150 dias de trabalho, Duque deu entrada em 21 proposições, entre Propostas de Emenda à Constituição (PEC) e Projetos de Lei ordinária (PLO). Destaque para a PEC 10/2023, que autoriza a transferência voluntária de recursos aos municípios, ainda que ele esteja inadimplente, para impedir que pela ausência de alguma certidão a população fique sem aquela obra ou ação importante da gestão municipal. “Nossa maior preocupação é que uma mãe fique sem uma creche para colocar seu filho ou um posto de saúde para fazer o atendimento da sua família, por exemplo, porque uma obra foi interrompida por uma questão burocrática”, explicou. A proposta define que o momento da verificação da adimplência é o da assinatura do convênio ou do instrumento congênere. O deputado destaca, no entanto, que a fiscalização e a prestação das contas públicas dos municípios continuarão sendo inspecionadas pelos órgãos competentes e os gestores cobrados e punidos em caso de constatação de irregularidades.
A saúde pública é uma das bandeiras de trabalho do mandato do parlamentar, que tem demostrado compromisso em propor projetos que abarquem o tema. Duque é autor de quatro proposições dentro da temática, dentre elas, o PLO 474/2023 para fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol, nas unidades de saúde públicas e privadas conveniadas ao SUS em Pernambuco. “Alguns estados, assim como nossa vizinha Paraíba, têm feito uso medicinal da cannabis para ajudar pessoas que sofrem com crises de epilepsia, tratamentos quimioterápicos de câncer, dores crônicas, entre outros casos. Uma iniciativa que tem dado certo e aliviado o sofrimento de centenas de pacientes e familiares”, disse. Ainda dentro desta área de atuação, o deputado é autor do PLO 610/2023 que trata do direito à prescrição eletrônica de medicamentos, exames, laudos e atestados através de assinatura digital, usando a tecnologia a favor da população para desafogar os profissionais de saúde e facilitar a vida do paciente.
Pensando em assegurar a identidade de bebês e suas mães, Duque deu entrada na PLO 865/2023, que propõe a implantação de um sistema biométrico de identificação dos recém-nascidos nas maternidades e hospitais públicos e privados no âmbito do Estado de Pernambuco. Também sob o guarda-chuva da segurança, o deputado propôs a PLO 837/2023, que trata sobre a conduta criminosa de registrar em vídeos ou fotos, pessoas em ambientes privados para exposição vexatória do indivíduo ou ainda visando a prática de crimes sexuais, virtuais ou não. “Uma prática, infelizmente, cada vez mais comum. Onde, muitas vezes, a grande vítima é uma mulher”.

Na área ambiental, assim como fez, quando gestor de Serra Talhada, o deputado sugeriu a criação de um plano estadual de Arborização Urbana no Estado de Pernambuco através da PLO 735/2023. “A arborização feita de forma correta e responsável, priorizando a flora local, diminui a temperatura da cidade, melhora o clima, oferece sombra, promove qualidade de vida e preservação ambiental”, destacou.

O parlamentar também é autor da PLO 573/2023, que institui o programa de valorização dos artistas de Pernambuco em eventos promovidos pelo Poder Público para garantir espaços para apresentação de artistas locais na agenda cultural do estado. “Não podemos mais ver nossas festas tradicionais terem em sua programação apenas artistas de fora e que, tantas vezes, seu trabalho não valoriza nossa tradição, como vimos em festejos recentes no nosso estado. Um povo deve ter sua história e cultura preservadas”.

Primeira Lei publicada

Por falar em cultura, Duque que é filho de Serra Talhada, também conhecida como “Terra do Xaxado” teve sua primeira Lei publicada nestes primeiros cinco meses de mandato. A PLO 286/2023 institui 7 de julho o Dia Estadual do Xaxado. “O ritmo caraterístico da minha terra e Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco não podia ficar de fora do calendário oficial de datas comemorativas de Pernambuco. Escolhemos esta data por ser o dia em que nasceu Lampião”, explicou.

Relatorias

Como integrante de quatro Comissões de trabalho, o deputado está envolvido com mais de 350 relatorias de projetos. Um que já foi aprovado pela Casa, foi a Proposta de Emenda à Constituição Desarquivada nº 23/2022, que desburocratiza a transferência de recursos das emendas parlamentares individuais aos municípios. De acordo com matéria, fica previsto um reajuste dos atuais 0,5% para 1,2% sobre a receita corrente líquida realizada no exercício anterior ao do encaminhamento do Projeto de Lei Orçamentária Anual. Esse acréscimo será escalonado ano a ano, até 2026.

Duque propôs substitutivo no texto original, alterando alguns pontos da PEC e acrescentando outras disposições. O relator entendeu que 50% das emendas devem ser destinadas para a área da saúde – estavam previstas 30%. Foi incorporado à proposta, o modelo de transferências especiais aos municípios. Por meio de tal modalidade, os recursos destinados pelos deputados são transferidos diretamente às prefeituras, sendo que ao menos 70% do valor deve ser aplicado em despesas de capital. “Tal modelo já é usado pelo Governo Federal e facilita o repasse, sem tirar o controle dos órgãos de fiscalização, tais como Tribunal de Contas e Ministério Público do Estado”, disse o relator.

Homenagem ao mestre Assisão

O parlamentar lembra com carinho que no meio de todo esse trabalho legislativo, ainda realizou homenagem aos 60 anos de carreira do grande mestre forrozeiro e seu conterrâneo Assisão. “Parece que esse reconhecimento abriu as portas para a nossa majestade do forró. Assisão foi destaque na programação de grandes polos no São João de Pernambuco. Fiquei emocionado de ver jovens, adultos e idosos cantando com o amigo no São João do Recife, no Sítio da Trindade”.

Sobre os 150 dias de mandato

“Foram dias intensos e, apesar dos meus anos de experiência na política, o legislativo é muito diferente do executivo. Aqui, na Casa, a decisão depende de um consenso. Sou eu e mais 48 colegas, o diálogo deve sempre estar aberto para que possamos tomar as melhores decisões pelo povo pernambucano”, conta.

Duque destaca sua posição de independência nessa primeira metade do ano, e reforça que está trabalhando não apenas para aqueles que o elegeram, mas para todos os mais de 9 milhões de pernambucanos. “Seguimos firmes para cobrar e defender os interesses de Pernambuco. Tivemos reuniões com o governo estadual para discutir pautas importantes, como a situação precária das nossas estradas, incluindo as PEs 430, no trecho que cruza a cidade de São José do Belmonte; 320, no trecho da interseção com a BR 232, nas imediações do Posto da Polícia Rodoviária Federal, localizada no município de Serra Talhada; 425, que liga o município de Mirandiba a BR-232; e 378, que liga o município de Santa Cruz da Baixa a cidade de Manaíra na Paraíba”, destacou. “Também cobramos melhorias da nossa rede pública de saúde, e uma resolução para a Reserva Tatu Bola que está prejudicando milhares de famílias em Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, entre outros assuntos”, acrescentou.

Para finalizar, o ex-prefeito de Serra Talhada lembra da promessa que fez durante a campanha. “Como deixei claro, por diversas vezes, nas minhas andanças com a Caravana Pernambuco Mais Forte do Sertão ao Cais, não sou um deputado de gabinete, e nestes 150 dias já visitei mais de 30 cidades”.

A Assembleia Legislativa de Pernambuco está em recesso dos trabalhos legislativos durante todo o mês de julho, mas o deputado disse que não vai parar. “Vou aproveitar para visitar as bases que não consegui durante o primeiro semestre e prestar conta do nosso trabalho para o povo”.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Detran-PE cria campanha para mulher vítima de violência pedir ajuda em blitz

Publicado

em

Pernambuco fechou o primeiro quadrimestre de 2024 com aumento nos casos de feminicídio. Foram 24 crimes registrados, sendo dois a mais do que no mesmo período do ano passado. Em meio ao crescimento de vidas perdidas, o Detran-PE lançou, nesta terça-feira (7), uma campanha para que as mulheres em situação de risco peçam ajuda durante abordagens em blitz de trânsito.

gesto criado para a campanha “Detran-PE na Rota de Proteção: diga não à violência contra a mulher” consiste em a mulher espalmar a mão direita aberta sobre o peito esquerdo mais ou menos na altura do coração.

Cada agente de trânsito está ciente para identificar tal movimento e, dentro dos parâmetros legais, atuar acionando apoio para garantir a segurança da mulher. “É uma causa especial, que mostra a preocupação na proteção da mulher, que mesmo ocupando cada vez mais espaço na sociedade, ainda enfrenta situações de risco”, declarou o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano.

O Detran-PE pretende, além de instruir os agentes, replicar o código por meio das redes sociais, divulgar utilizando demais meios de comunicação, e deixar livre para compartilhamento por todos que tenham interesse em se engajar no combate à violência contra a mulher.

MAIS MULHERES DENUNCIAM AGRESSORES

Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam que mais mulheres vítimas de violência estão procurando a polícia para denunciar os agressores. Entre janeiro e abril deste ano, 18.254 queixas foram somadas.

Houve aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2023, quando 16.891 boletins de ocorrência foram registrados nas delegacias.

  • A polícia recomenda que as mulheres procurem ajuda no primeiro sinal de violência.

    SERVIÇOS ÚTEIS

    Vítimas de violência podem acionar a Polícia Militar pelo número 190. As mulheres também podem entrar em contato com a Ouvidoria da Secretaria Estadual da Mulher: 0800.281.8187.

    Veja lista das delegacias da Mulher abertas 24h:

    Recife (1° DEAM)

    Praça do Campo Santo, s/n, Santo Amaro

    Tel. (81) 3184.3352

    Jaboatão dos Guararapes (2° DEAM)

    Estrada da Batalha, s/n, Prazeres

    Tel. (81) 3184-3445

    Cabo de Santo Agostinho (14º DEAM)

    Rodovia BR 101, s/n, Pontezinha

    Tel. (81) 3184-3414

    Petrolina (3° DEAM)

    Rua Castro Alves, 57, Centro

    Tel. (87) 3866-6625

    Caruaru (4° DEAM)

    Av. Portugal, n° 155, Universitário

    (81) 3719-9106

    Paulista (5° DEAM)

    Rua do Cajueiro, s/n, Praça Frederico Lundgren, Centro

    (81) 3184-7072

    Olinda

    Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, 2405, Casa Caiada

    Fonte: JC

     

               

    Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

    Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta quinta-feira, 09 de Maio de 2024

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Vítimas de violência doméstica em Pernambuco podem denunciar casos em nova central; confira

Pernambuco fechou o ano de 2023 com mais de 47 mil casos de violência doméstica.

Publicado

em

Mulheres vítimas de violência doméstica que utilizam a Unidade Portátil de Rastreamento (UPR) podem denunciar novos casos de agressão através do número 0800.643.5508. A iniciativa de criar uma central exclusiva para este público é da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP).
A linha telefônica é operada pelo Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CEMEP) e o atendimento é realizado 24 horas, todos os dias da semana.
A Unidade Portátil de Rastreamento funciona como um alerta de proximidade do agressor, como mecanismos para prevenir, coibir e punir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Diferente da tornozeleira eletrônica, ela não fica presa ao corpo e pode ser levado em uma bolsa, por exemplo.
Violência doméstica em Pernambuco
Somente nos três primeiros meses de 2024, Pernambuco registrou 13 mil ocorrências, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Com isso, o estado registrou uma média de 150 casos de violência por dia.
Março foi o mês que mais teve ocorrências de violência doméstica e familiar, totalizando 4.869 denúncias. Com isso, o terceiro mês de 2024 teve um aumento de 14,7% se comparado com fevereiro, que registrou 4.243 crimes desse tipo.
Outro balanço divulgado pela SDS revelou que Pernambuco teve 47.125 denúncias de violência doméstica e contra mulher entre os meses de janeiro e novembro de 2023. No ano passado, Recife liderou o ranking com 9.062 registros. Depois, aparecem Jaboatão dos Guararapes (3.393) e Olinda (2.943).
Foto: Agência Brasil/Arquivo
Por Adelmo Lucena

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!