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Educação

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

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Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e médio adotam regras para uso do telefone celular pelos alunos, permitindo que o aparelho seja usado apenas em determinados espaços e horários. Em 28% das instituições educacionais, o uso do dispositivo pelos estudantes é proibido, segundo aponta a pesquisa TIC Educação 2023, lançada nesta terça-feira (6) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). O levantamento foi realizado junto a 3.001 gestores de unidades de ensino, tanto urbanas como rurais.

A pesquisa mostra que o controle do uso do celular tem se intensificado. Nas instituições que atendem alunos mais novos, até os anos iniciais do ensino fundamental, a proporção de escolas que proíbem a utilização do dispositivo passou de 32% em 2020, para 43% em 2023. Naquelas que oferecem até os anos finais do ensino fundamental, a porcentagem subiu de 10% para 21%, entre as edições 2020 e 2023 do levantamento.

Apenas 8% das instituições que atendem estudantes de ensino médio proíbem o uso do telefone celular na escola, segundo levantamento feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

O estudo constatou ainda que, além de estabelecer regras em relação à utilização do telefone celular, mais escolas também passaram a limitar o uso de wi-fi pelos estudantes. Do total de instituições de ensino fundamental e médio com internet, na maioria (58%), o acesso a esse tipo de rede sem fio é restrito pelo uso de senha, sendo que em 26% das instituições, os alunos podem utilizar a tecnologia. É possível observar ainda, com base na comparação dos indicadores coletados entre as edições 2020 e 2023 da pesquisa, uma redução na proporção de escolas que liberam o Wi-Fi para os alunos – de 35% para 26% – e um aumento na porcentagem das que restringem o acesso – de 48% para 58%.

Acesso à internet

O acesso à internet nas escolas de ensino fundamental e médio no Brasil chegou a 92%. Numa comparação com os números de 2020, com as mesmas características de público, a conectividade naquele ano de pandemia era de 82% (10 pontos percentuais a menos do que os dados atuais).

O crescimento maior de acesso à internet, conforme aponta o levantamento, ocorreu nas escolas de área rural: passou de 52% (em 2020) para 81%. Porém, só 65% das unidades de ensino dessa característica disponibilizam o acesso aos alunos.

Também são mais identificáveis as transformações de conectividade nas unidades do interior do Brasil, passando de 79% para 91%. Nas capitais, a porcentagem seguiu inalterada na casa dos 98%. Outras alterações de cenários de conectividade de internet, entre 2020 e 2023, são mais notórias pelos números das escolas municipais (de 71% para 89%) e públicas (de 78% para 91%).

Equipamentos

Além da disponibilidade de acesso à internet de qualidade, é fundamental que as escolas possuam dispositivos digitais em número suficiente, possibilitando o uso desses recursos para fins pedagógicos.

Nas unidades de ensino rurais ocorreu uma evolução na disponibilização de computadores. A porcentagem cresceu de 63% (no ano de 2020) para 75%. No entanto, os gestores das escolas municipais registram a menor oferta de equipamentos para uso especificamente dos alunos em atividades de ensino. Ao todo, 42% apontaram não haver nenhum computador para os estudantes.

São também nas escolas ligadas às cidades, em geral, tanto nos espaços administrativos e pedagógicos, onde há menor disponibilização de acesso à internet. Um exemplo é que, em bibliotecas ou sala de estudos para os alunos, a conectividade só existe em 40% das escolas pesquisadas. Já em 73% das escolas estaduais e 72% das particulares esses espaços têm internet.

Nas salas

A conectividade nas salas de aula, no entanto, registrou aumento entre 2020 e 2023, tanto em escolas municipais (foi de 60% para 82%) como nas estaduais (de 63% para 80%), aproximando-se da porcentagem de escolas privadas, que, no ano passado, era de 88%.

Os desafios para as administrações municipais revelam-se também em uma queda de disponibilização, por exemplo, de laboratórios de informática com acesso à internet. Apenas 22% dessas unidades ofereciam o serviço. Há três anos, essa porcentagem era de 25%. Os melhores números com relação a esse tipo de laboratório são nas escolas estaduais, que são em 65%, maior que a das particulares em que há esse equipamento em só 42%.

Fonte:Agência Brasil

           

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Educação

Rede Estadual de Ensino de Pernambuco lança concurso literário com prêmios de até R$ 3 mil em livro

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II Concurso Literário do Programa Biblioteca é Vida, com o tema “Crônicas com Machado de Assis”, está com inscrições abertas. A participação é destinada a todas as escolas públicas estaduais de Pernambuco. O período de inscrições vai de 1º de agosto até 25 de setembro, e o regulamento completo pode ser acessado no site da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) www.educacao.pe.gov.br.

Para participar do concurso, cada escola deve realizar seu processo seletivo entre os estudantes e enviar para o certame a melhor obra da unidade de ensino. A produção pode ser uma obra audiovisual, escrita ou um desenho.

Premiação e resultado

Serão premiados os três melhores trabalhos de cada categoria, com vouchers para livrarias no valor de R$ 3 mil para o primeiro colocado; R$ 2 mil para o segundo; e R$ 1 mil para o terceiro. Os professores orientadores dos alunos premiados também receberão um voucher no valor de R$ 1 mil. Este ano, o desafio é produzir crônicas com base nas obras de Machado de Assis.

O resultado com os vencedores será divulgado no dia 9 de outubro. A cerimônia de certificação e entrega dos prêmios ocorrerá no dia 31 de outubro, na Livraria Jaqueira, localizada no Recife Antigo. Durante o evento, os ganhadores receberão orientações sobre o uso do voucher.

Em 2023, o programa Biblioteca é Vida realizou seu primeiro concurso literário com a temática “Conta que eu te conto com Machado de Assis”. “Foi surpreendente. Estamos com a meta de criar um repositório para inserir as obras de arte desses estudantes. As produções foram belíssimas, demonstrando riqueza técnica não só na produção escrita, mas também em vídeos e desenhos. A demanda foi altíssima e o número de trabalhos inscritos foi impressionante”, comemorou a coordenadora do programa.

Biblioteca é Vida

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Educação

Campus Ouricuri do IFSertãoPE abre processo seletivo para preenchimento de 17 vagas no curso de Licenciatura em Química

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Nessa segunda-feira, 12, o Campus Ouricuri do IFSertãoPE divulgou o Edital n° 10/2024, referente a processo seletivo para o preenchimento de 17 vagas complementares no curso de Licenciatura em Química. A turma é do turno da noite, com previsão de início das aulas no dia 14 de outubro.

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 23 de agosto por meio deste formulário eletrônico. É preciso informar nome completo, nome da mãe, e-mail, sexo, estado civil, gênero, entre outras informações. A lista completa de documentos exigidos está disponível no edital.

Por Alvinho Patriota

           

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Educação

Raquel anuncia abertura de 900 vagas de intercâmbio no Programa Ganhe o Mundo

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O Programa Ganhe o Mundo (PGM) está com inscrições abertas para 900 vagas de intercâmbio internacional para estudantes do ensino médio da rede estadual. O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra e o cronograma completo foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (12).

Do total de vagas disponibilizadas, 400 são destinadas ao Canadá e 300 aos Estados Unidos, enquanto 200 estão reservadas para o Chile. As inscrições podem ser realizadas no site www.avallia.org.br até as 23h59min do dia 19 de agosto. O candidato deverá preencher com atenção os dados solicitados, assim como a escolha do idioma e o país de destino desejado.

“Garantir que os nossos jovens desenvolvam as suas potencialidades é uma das principais metas do time do Governo de Pernambuco, e o Programa Ganhe Mundo retorna com força total justamente para que esse objetivo seja alcançado. Quando possibilitamos que os estudantes da rede estadual tenham acesso a um intercâmbio, abrimos portas para que eles aperfeiçoem um segundo idioma, conheçam novas culturas e tenham uma visão de mundo muito mais ampla. Quando os filhos desse chão voam, todos os pernambucanos voam junto com eles”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira consiste em uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, no idioma escolhido pelo estudante no ato da inscrição (inglês ou espanhol), que será aplicada no dia 15 de setembro. Para aprovação, o candidato precisa alcançar nota mínima de seis. A segunda etapa será a análise dos requisitos previstos no edital: frequência mínima de 85% no primeiro ano do ensino médio; média sete em português e matemática; idade máxima de 16 anos, 11 meses e 29 dias no ato de inscrição e idade mínima de 14 anos completos até a data do embarque.

“Nossa expectativa ao retomar o PGM é que os estudantes da Rede Estadual usufruam desta oportunidade de aperfeiçoar um segundo idioma e de vivenciar uma rica troca cultural, ampliando seu repertório e conhecimento do mundo”, enfatizou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider.

O resultado final da seleção será divulgado em outubro. Cada um dos 184 municípios do Estado terá, ao menos, um estudante convocado. As vagas remanescentes serão distribuídas entre os candidatos aprovados, considerando-se a classificação final. A classificação do estudante assegura apenas a expectativa de direito ao intercâmbio. A concretização da viagem ficará condicionada à emissão de passaporte válido e à obtenção de vistos consulares.

O PGM proporciona aos estudantes uma experiência enriquecedora no exterior, promovendo o desenvolvimento acadêmico e cultural dos participantes. Os selecionados vão cursar o correspondente a um semestre letivo (média de 18 semanas, de acordo com o país de destino), em escola de nível médio de um dos países, com data de embarque prevista para até março de 2025.

PREPARAÇÃO

Ao longo do primeiro semestre letivo, a SEE promoveu aulas preparatórias de inglês e espanhol para 20.080 estudantes inscritos, em 226 polos espalhados pelas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado. Desses polos, 12 foram localizados em territórios indígenas. Além disso, foram criadas sete salas virtuais de inglês e três de espanhol para acesso dos estudantes a videoaulas.

PROGRAMA GANHE O MUNDO

O Ganhe Mundo foi criado em 2011, com o objetivo de ofertar cursos de idiomas a alunos da rede estadual de ensino e proporcionar viagens ao exterior para aperfeiçoamento do aprendizado.

O primeiro embarque do intercâmbio aconteceu em julho de 2012. Desde o início, o programa já mandou mais de oito mil alunos do ensino médio da rede estadual para estudarem seis meses fora do Brasil. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Espanha e Argentina foram alguns dos destinos, mas nada disso voltou a ser realidade desde o fim da última gestão do governo do Estado. O programa estava suspenso devido até então devido à necessidade de adequações nos termos dos contratos, que foram questionados pelo Tribunal de Contas do Estado, só podendo agora ser retomado.

Fonte: JC

           

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