Conecte-se Conosco

Destaque

Salgueiro: Câmara de Vereadores realiza audiência pública em defesa das crianças especiais

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou na noite da ultima quarta-feira (29), no plenário da instituição, Audiência Pública em Defesa das Crianças Especiais. O evento de autoria do presidente da Casa, o vereador George Arraes (Cidadania 23), contou com a participação dos vereadores; Eliane Alves, Antônio Pires, Bruno Marreca, Augusto Matias, Pedro de Compadre, Flávio Barros, Professor Hercílio, Erivaldo Pereira e Zé Carlos. Além de Marcilia Ayala (Diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde), Jairo de Souza Verissimo (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Paula Filgueira (Coordenadora do Nasf), Francisco Guilherme Sampaio (Coordenador da Policlínica), Inês Cláudia Leite (Coordenadora do Caps) e João Luiz Monteiro (representando o jurídico do município), além das mães e familiares das crianças especiais. O presidente George Arraes foi quem abriu o evento. “O que nos levou a realizar essa audiência pública, foi o clamor das mães, que nos procuraram pra reivindicar melhorias na qualidade de vida dos seus filhos. Quero deixar bem claro, que essa audiência, não visa prejudicar o governo municipal nem estadual. O que queremos é solucionar o problema, para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças. As mães que nos procuraram, relataram diversos problemas, como, a falta de algumas medicações, tanto no âmbito municipal como no âmbito estadual, a falta de alguns profissionais da área da saúde. O intuito dessa audiência foi de dar voz as mães e familiares dessas crianças especiais”, disse George Arraes.

Para Cláudia, mãe de uma criança autista e uma das ativistas na luta pelos direitos dos autistas locais, destacou as dificuldades que vem passando para garantir dos direitos do seu filho. “Não estamos aqui para criticar partido A ou B, porque não temos partido, o nosso partido, são os nossos filhos. Viemos hoje aqui, com a esperança de sair com alguma resposta. No início do ano, tivemos muitas dificuldades com a inclusão, o problema de Salgueiro é a inclusão. Vieram até me sugerir para mudar o meu filho de horário de escola, por falta de transporte. As aulas começaram tem quase seis meses, e, só tem oito dias que o transporte escolar esta passando na minha casa, para pegar o meu filho, isso porque, não saiu da Secretaria de Educação”, destacou.

“Estou aqui, para levantar a minha bandeira, a minha bandeira é ser mãe de uma criança autista. A minha filha é autista e as dificuldades são muito grandes. Algumas crianças têm as terapias, a minha não tem. A única coisa que a minha filha tem, é a psicóloga. Há cinco anos ela foi diagnosticada como autista, só que as dificuldades na fila de espera é muito grande. A informação que eu tenho é que só tem três psicólogos, um Terapeuta Ocupacional e 1 fonoaudiólogo para atender o município com mais de 60 mil habitantes. A inclusão nas escolas é outra dificuldade terrível, tem que ter um laudo, uma professora auxiliar e, o município fica se prendendo para não dispor dessa auxiliar porque gera custos. Queria que os vereadores criassem alguma Lei para que as escolas não dificultassem tanto para as nossas crianças chegassem a escola”, ressaltou Claudiane.

A Diretora de Regulação da Secretaria de Saúde apresentou alguns esclarecimentos. “Trouxe alguns números da fila de espera em quanto regulação, para psicólogas temos uma fila de espera de 528 pacientes, não é de 2017 para cá é de 2013. Temos uma fila de espera de Terapeuta Ocupacional de 147 pacientes de 2013 para cá. Temos uma fila de espera de fonoaudióloga de 128 pacientes de 2015 para cá. Sabemos que hoje está ocorrendo triagem, porque não temos vagas, mas os pacientes não estão deixando de ser assistidos. Porque passam por uma triagem, uma vez passada por essa triagem, quando um paciente que já está sendo atendido recebe alta, é chamado aquele que está na vez. As psicólogas atendem quatro vezes por semana e, cada uma delas atendem cerca de 14 a 17 pacientes por semana, a T.O atende três vezes na semana e cada dia da semana atende 15 pacientes, a fonoaudióloga, também atende três vezes na semana entorno de 17 a 18 pacientes por semana. A fila de espera de fonoaudiólogo de 2017 está com 36 pacientes, 2018 com 50 pacientes e 2019 com 42 pacientes que totalizam 128 pacientes na fila de espera. Esta semana foram abertas cinco vagas na Terapia Ocupacional e já conseguimos marcar. São coisas que vem acontecendo de 2013 para cá, que foi deixada e temos que atender por igual todos eles”, disse.

O professor Arnaldo, que também é musico e realiza um trabalho de musicoterapia na cidade do Cedro, colocou-se a disposição para realizar este trabalho no município de Salgueiro para estas crianças. “Muitos profissionais querem se doar e não tem espaço. Temos um Centro de Música com vários instrumentos parados, onde poderia ser trabalhado com essas crianças”, ressaltou. George Arraes colocou a disposição do professor Arnaldo, o espaço da Câmara para desenvolver esse trabalho com as crianças especiais.

O presidente George Arraes, encerrou a audiência afirmando que todos os vereadores irão continuar cobrando a quem é de direito para garantir os direitos dessas crianças.

Classificados

Descrição: São 5,5×20 metros de área construída na melhor localização da Cidade, situado na Av. Primo Lopes, 81 – Centro de São José do Belmonte, antigo prédio usado pela Honda – Aliança Moto.

Excelente oportunidade para você que está precisando de um local para um comércio.

Agende sua visita e veja de perto tudo o que esse prédio tem e pode lhe oferecer. Essa é uma grande oportunidade.

Ligue agora mesmo (85) 9 99804788 e faça um bom negócio.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Médico que se voluntariou para ajudar vítimas de temporal é achado morto em abrigo no RS

Publicado

em

Um médico que se voluntariou para ajudar as vítimas dos temporais no Rio Grande do Sul foi encontrado morto em um abrigo em São Leopoldo nesta seguda-feira, 13. O cardiologista Leandro Medice, de 41 anos, era natural de Vila Velha (ES) e estava há um dia na cidade gaúcha, onde atuava em missão humanitária.

A suspeita é de que Leandro tenha falecido após sofrer um infarto, publicou o jornal Correio do Povo. O Terra questionou a Prefeitura de São Leopoldo sobre o caso e tenta contato com familiares do médico.

Nas redes sociais, o médico compartilhou um vídeo antes de embarcar para o Rio Grande do Sul e afirmou que se tratava de sua primeira missão humanitária: “O Sul está precisando da gente, então saímos um pouco da nossa rotina, do conforto do consultório”, afirmou.

“A gente está indo para lá para ajudar nossos irmãos que estão precisando. Eu vou tentar passar para vocês a real situação que está acontecendo lá, até mesmo para a gente conseguir juntar mais forças para ajudar”, disse Leandro antes de ir ao Rio Grande do Sul em um jato particular, com outros três médicos.

Nos comentários do vídeo, amigos e seguidores lamentaram a morte de Leandro. “Você partiu fazendo o bem! Deus conforte o coração de todos que te amavam”, escreveu um seguidor.

Medice se formou primeiro em Fisioterapia, depois cursou Medicina e se especializou em Cardiologia, carreira em que atuou como médico intensivista. Também teve atuação no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Atualmente, Leandro se dedicava à estética e transplante capilar.

Fonte: Terra

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Pré-candidato a prefeito de Verdejante Francisco Tavares (Carrapicho), define o seu vice na chapa majoritária

Publicado

em

De acordo com o pré-candidato a vice, será uma mulher e o lançamento do nome será divulgado ao vivo em uma entrevista no Programa Ponto a Ponto, na rádio Salgueiro FM, na próxima quinta-feira, 16 de maio.

O Programa Ponto a Ponto vai ao ar a partir das 17h será transmitido pelas redes sociais do Blog do Silva Lima no Instagram, Facebook e YouTube.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Sobe para 147 o número de mortos em tragédia no RS

As mortes ocorrem em 44 cidades, conforme a Defesa Civil, e há 806 feridos.

Publicado

em

As fortes chuvas do Rio Grande do Sul causaram ao menos 147 mortes, de acordo com boletim divulgado às 9h desta segunda-feira (13). O número pode aumentar nos próximos dias, já que ainda há 127 desaparecidos, segundo a Defesa Civil gaúcha.

As mortes ocorrem em 44 cidades, conforme a Defesa Civil, e há 806 feridos.

Em razão das enchentes, que afetaram mais de 2 milhões de pessoas no estado, a população têm buscado refúgio na casa de parentes ou amigos em outros estados, como Santa Catarina.

Segundo a Defesa Civil estadual, o número de desaparecidos vem caindo ao longo dos dias -a população tem sido orientada a procurar a Polícia Civil para informar sobre a localização de familiares.

O boletim desta segunda-feira atualiza para 79.540 o total de desabrigados e 538.241 desalojados.

Dos 497 municípios gaúchos, 447 foram afetados pela tragédia.

Também são ao menos 303 mil pontos sem energia (o número é maior, porém a RGE Sul não informou a quantidade de pontos na manhã desta sexta) e 208 mil imóveis continuam sem água no estado.

As aulas foram suspensas nas 2.338 escolas da rede estadual e mais de 338 mil alunos foram impactados. Neste domingo, são 1.028 escolas afetadas, 528 danificadas e 84 servindo de abrigo.

A tragédia tem sido comparada ao furacão Katrina, que em 2005 destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Lousiana (EUA), atingiu outros quatro estados norte-americanos e causou mais de mil mortes.

Profissionais de saúde apontam semelhanças entre as duas tragédias, como falta de prevenção de desastres naturais e inexistência de uma coordenação centralizada de decisões. Colapso nos hospitais, dificuldade de equipes de saúde chegarem aos locais de trabalho e desabastecimento de medicamentos e outros insumos são outras semelhanças apontadas.

SITUAÇÃO NO RS APÓS AS CHUVAS

  • 147 mortes;
  • 127 desaparecidos;
  • 806 feridos;
  • 79.540 desabrigados (quem teve a casa destruída e precisa de abrigo do poder público);
  • 538.241 desalojados (quem teve que deixar sua casa, temporária ou definitivamente, e não precisa necessariamente de um abrigo público -pode ter ido para casa de parentes, por exemplo);
  • 2.115.703 pessoas afetadas no estado.

O nível da água do lago Guaíba, que inundou a capital Porto Alegre, estava em 4,7 metros na medição do cais Mauá nesta segunda, conforme informações da Ceic (Centro Integrado de Coordenação de Serviços). No sábado (4), ele havia chegado a 5,30 metros, conforme o Ceic.

O lago é considerado inundado quando atinge 3 metros de altura. Há um alerta que é emitido quando o nível da água está em 2,5 metros.

Por isso, mesmo com a diminuição no volume de água do Guaíba, ruas e avenidas da capital gaúcha continuavam alagadas nesta quinta.

Ao mesmo tempo, o governo gaúcho alertou na segunda-feira para o risco de enchentes nos municípios localizados às margens da Lagoa dos Patos. A água que bloqueia ruas da região metropolitana desce pela lagoa em direção ao mar, o que pode acontecer rapidamente ou de forma mais lenta, dependendo da direção do vento.

A volta da chuva e de ventos fortes à região de Porto Alegre nesta quarta-feira (8) fez a prefeitura paralisar o resgate das vítimas das enchentes históricas. A previsão, segundo o Inmet, é que a temperatura caia no Rio Grande do Sul nesta semana.

SAIBA A DIFERENÇA DOS TERMOS

Afetado: Qualquer pessoa que tenha sido atingida ou prejudicada por um desastre, como feridos, desalojados, desabrigados e pessoas que perderam sua fonte de renda

Desalojado: Pessoa que foi obrigada a abandonar temporária ou definitivamente sua habitação, em função de evacuações preventivas, destruição ou avaria grave, decorrentes do desastre, e que, não necessariamente, carece de abrigo provido pelo sistema

Desabrigado: Desalojado ou pessoa cuja habitação foi afetada por dano ou ameaça de dano e que necessita de abrigo provido pelo Estado

Foto Getty

Fonte: Glossário de Defesa Civil.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!