Conecte-se Conosco

Destaque

Salgueiro: Câmara de Vereadores realiza audiência pública em defesa das crianças especiais

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

A Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou na noite da ultima quarta-feira (29), no plenário da instituição, Audiência Pública em Defesa das Crianças Especiais. O evento de autoria do presidente da Casa, o vereador George Arraes (Cidadania 23), contou com a participação dos vereadores; Eliane Alves, Antônio Pires, Bruno Marreca, Augusto Matias, Pedro de Compadre, Flávio Barros, Professor Hercílio, Erivaldo Pereira e Zé Carlos. Além de Marcilia Ayala (Diretora de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde), Jairo de Souza Verissimo (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Paula Filgueira (Coordenadora do Nasf), Francisco Guilherme Sampaio (Coordenador da Policlínica), Inês Cláudia Leite (Coordenadora do Caps) e João Luiz Monteiro (representando o jurídico do município), além das mães e familiares das crianças especiais. O presidente George Arraes foi quem abriu o evento. “O que nos levou a realizar essa audiência pública, foi o clamor das mães, que nos procuraram pra reivindicar melhorias na qualidade de vida dos seus filhos. Quero deixar bem claro, que essa audiência, não visa prejudicar o governo municipal nem estadual. O que queremos é solucionar o problema, para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças. As mães que nos procuraram, relataram diversos problemas, como, a falta de algumas medicações, tanto no âmbito municipal como no âmbito estadual, a falta de alguns profissionais da área da saúde. O intuito dessa audiência foi de dar voz as mães e familiares dessas crianças especiais”, disse George Arraes.

Para Cláudia, mãe de uma criança autista e uma das ativistas na luta pelos direitos dos autistas locais, destacou as dificuldades que vem passando para garantir dos direitos do seu filho. “Não estamos aqui para criticar partido A ou B, porque não temos partido, o nosso partido, são os nossos filhos. Viemos hoje aqui, com a esperança de sair com alguma resposta. No início do ano, tivemos muitas dificuldades com a inclusão, o problema de Salgueiro é a inclusão. Vieram até me sugerir para mudar o meu filho de horário de escola, por falta de transporte. As aulas começaram tem quase seis meses, e, só tem oito dias que o transporte escolar esta passando na minha casa, para pegar o meu filho, isso porque, não saiu da Secretaria de Educação”, destacou.

“Estou aqui, para levantar a minha bandeira, a minha bandeira é ser mãe de uma criança autista. A minha filha é autista e as dificuldades são muito grandes. Algumas crianças têm as terapias, a minha não tem. A única coisa que a minha filha tem, é a psicóloga. Há cinco anos ela foi diagnosticada como autista, só que as dificuldades na fila de espera é muito grande. A informação que eu tenho é que só tem três psicólogos, um Terapeuta Ocupacional e 1 fonoaudiólogo para atender o município com mais de 60 mil habitantes. A inclusão nas escolas é outra dificuldade terrível, tem que ter um laudo, uma professora auxiliar e, o município fica se prendendo para não dispor dessa auxiliar porque gera custos. Queria que os vereadores criassem alguma Lei para que as escolas não dificultassem tanto para as nossas crianças chegassem a escola”, ressaltou Claudiane.

A Diretora de Regulação da Secretaria de Saúde apresentou alguns esclarecimentos. “Trouxe alguns números da fila de espera em quanto regulação, para psicólogas temos uma fila de espera de 528 pacientes, não é de 2017 para cá é de 2013. Temos uma fila de espera de Terapeuta Ocupacional de 147 pacientes de 2013 para cá. Temos uma fila de espera de fonoaudióloga de 128 pacientes de 2015 para cá. Sabemos que hoje está ocorrendo triagem, porque não temos vagas, mas os pacientes não estão deixando de ser assistidos. Porque passam por uma triagem, uma vez passada por essa triagem, quando um paciente que já está sendo atendido recebe alta, é chamado aquele que está na vez. As psicólogas atendem quatro vezes por semana e, cada uma delas atendem cerca de 14 a 17 pacientes por semana, a T.O atende três vezes na semana e cada dia da semana atende 15 pacientes, a fonoaudióloga, também atende três vezes na semana entorno de 17 a 18 pacientes por semana. A fila de espera de fonoaudiólogo de 2017 está com 36 pacientes, 2018 com 50 pacientes e 2019 com 42 pacientes que totalizam 128 pacientes na fila de espera. Esta semana foram abertas cinco vagas na Terapia Ocupacional e já conseguimos marcar. São coisas que vem acontecendo de 2013 para cá, que foi deixada e temos que atender por igual todos eles”, disse.

O professor Arnaldo, que também é musico e realiza um trabalho de musicoterapia na cidade do Cedro, colocou-se a disposição para realizar este trabalho no município de Salgueiro para estas crianças. “Muitos profissionais querem se doar e não tem espaço. Temos um Centro de Música com vários instrumentos parados, onde poderia ser trabalhado com essas crianças”, ressaltou. George Arraes colocou a disposição do professor Arnaldo, o espaço da Câmara para desenvolver esse trabalho com as crianças especiais.

O presidente George Arraes, encerrou a audiência afirmando que todos os vereadores irão continuar cobrando a quem é de direito para garantir os direitos dessas crianças.

Classificados

Descrição: São 5,5×20 metros de área construída na melhor localização da Cidade, situado na Av. Primo Lopes, 81 – Centro de São José do Belmonte, antigo prédio usado pela Honda – Aliança Moto.

Excelente oportunidade para você que está precisando de um local para um comércio.

Agende sua visita e veja de perto tudo o que esse prédio tem e pode lhe oferecer. Essa é uma grande oportunidade.

Ligue agora mesmo (85) 9 99804788 e faça um bom negócio.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Eleições 2024: eleitores têm até 8 de maio para regularizar o título, transferir e votar

Publicado

em

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio. Nesse período, os cidadãos conseguem pedir transferência de domicílio, atualizar os dados cadastrais e os jovens com idade entre 16 e 18 anos podem tirar o título de eleitor. Após essa data, o cadastro eleitoral será encerrado para a organização das eleições municipais deste ano.

Em 6 de outubro, mais de 153 milhões de eleitores estarão aptos para exercer seu direito de voto, utilizando urnas eletrônicas, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores pelos próximos quatro anos.

Eleitores podem verificar sua situação acessando o Portal do TSE ou na unidade da Justiça Eleitoral mais próxima. Se estiver “Regular”, significa que sua inscrição eleitoral está apta para o exercício do voto. Se estiver “Cancelada”, seu título de eleitor estará indisponível para o exercício do voto.

Como regularizar o título eleitoral

Sabrina de Paula Braga, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), informa que os eleitores que não têm biometria devem ir até o cartório eleitoral mais próximo para colher as impressões digitais. O cadastro biométrico é gratuito.

“Algumas pessoas fizeram um título de eleitor durante a pandemia, e nesse período, não foi colhida biometria dessas pessoas. Então em alguns estados, onde há o cadastramento biométrico obrigatório, essas pessoas que não comparecerem novamente ao cartório eleitoral para então colher os dados biométricos terão seus títulos cancelados e não vão poder votar nas próximas eleições”, explica Braga.

Os eleitores com biometria cadastrada podem solicitar a regularização do título cancelado em uma unidade da Justiça Eleitoral ou pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE.

Por Didi Galvão com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no STF

Publicado

em

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir o sarrafo” de quem pode propor ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, inclusive contra decisões do parlamento. “Temos parlamentares que têm coragem de enfrentar esse tema”, assegurou.

As falas de Lira são de discurso feito na manhã desse sábado (27/04). A mudança nas ADI exigiria aprovação de emenda constitucional, com aprovação de três quintos dos votos dos deputados (308) e dos senadores (49), em dois turnos em cada casa parlamentar.

As ações diretas de inconstitucionalidade estão previstas na Constituição Federal (artigos 102 e 103).

Conforme a norma, podem pedir ADI o presidente da República; a Mesa do Senado Federal; a Mesa da Câmara dos Deputados; mesas de assembleias legislativas ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal; governadores de estado ou do Distrito Federal; o procurador-geral da República; o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; partidos políticos com representação no Congresso Nacional; e confederações sindicais ou entidades de classe de âmbito nacional.

“O que é que adianta um projeto com 400 votos no plenário da Câmara e um parlamentar entra com a ADI e um ministro [do STF] dá uma liminar?”, indagou o presidente da Câmara, se referindo à suspensão de decisões tomadas no Congresso. Segundo ele, o STF recebe essas demandas “todos os dias de todos os setores” e as “discussões [jurídicas] nunca findam.”

O presidente da Câmara prometeu até o final do seu mandato, em janeiro de 2025, discutir nova legislação sobre desmatamento ilegal e exploração de minério ilegal no país. “Nós sabemos que existe e fechamos os olhos para não tratar de uma legislação. E quem paga a conta lá fora é o produtor rural indevidamente.” As informações são da Agência Brasil.

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Governo de Pernambuco realiza entrega de 24 vans para operações das Gerências Regionais de Saúde, incluindo Parnamirim

Publicado

em

Através do Programa CuidaPE, o Governo do Estado realizou a entrega de 24 (vinte e quatro) Vans para compor as operações das Gerências Regionais de Saúde.

Foram 12 Gerências Regionais contempladas, sendo a 9ª Geres que atende Parnamirim, uma das selecionadas e recebendo 02 (dois) veículos que darão suporte aos usuários da rede estadual de saúde que precisam se deslocar para fazerem exames, consultas e cirurgias eletivas.

Esta ação irá assegurar mais cidadania e dignidade aos pacientes e visa reduzir as filas na rede estadual de saúde.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!