Conecte-se Conosco

Esporte

A derrocada do futebol pernambucano no cenário nacional

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Entre os mais clássicos jargões populares, costuma-se dizer que o futebol é uma ‘caixinha de surpresas’. Mas nem tudo é imprevisível no esporte mais difundido no país. É o caso da derrocada do futebol pernambucano no cenário nacional, que alerta para a urgente necessidade de recuperação do bom desempenho dos clubes locais, da capital ao interior.

Em 2019, após sete anos de representatividade na elite, Pernambuco não terá um clube na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro, onde o Nordeste segue com a maior representatividade na Era nos pontos corridos, com quatro equipes. Pior ainda, além do rebaixamento do Sport para a Série B após duas temporadas escapando no fim, Náutico e Santa Cruz não conseguiram o acesso e disputarão novamente a Série C, sob o mesmo formato arriscado de decisão no mata-mata.

Até o Salgueiro caiu para a Série D, de onde os pernambucanos sequer passaram da primeira fase nas duas últimas edições e não sobe uma equipe desde 2013, com o próprio Carcará.

A situação se torna mais alarmante quando os números são lançados no quadro regional de acessos e rebaixamentos. Nos últimos cinco anos, os nordestinos subiram 18 vezes de divisão e caíram outras 21. Os pernambucanos continuam com um único acesso (5,5%), e cinco quedas (24%), que representam cerca de um quarto do total da região.

Como reflexo disso, o Ranking Nacional de Clubes da CBF já passa a dar os primeiros sinais das consequências que Pernambuco pode sofrer com perda de vagas nacionais e regionais. Na atualização para o quadro de 2019, publicada na semana passada, o Sport largou o posto de líder do Nordeste para o Bahia após duas temporadas no topo, e ainda pode perder a vice-liderança para o Vitória no próximo quadro. O Santa Cruz também caiu, do quarto para o quinto lugar, ultrapassado pelo Ceará.

No entanto, o pior quadro é do Náutico, que largou na primeira edição, em 2013, como quinto melhor ranqueado do Nordeste e foi o terceiro em 2014. Hoje figura apenas na oitava colocação, atrás até de Fortaleza e CRB.

Levando em consideração que a pontuação da CBF faz referência ao desempenho nos últimos cinco anos, onde os mais recentes ganham maior peso na média ponderada, a projeção para o quadro de 2020 (que será lançado após o fim do próximo calendário de competições), é de uma queda ainda mais substancial dos clubes de Pernambuco pelos últimos resultados.

Naturalmente, com os acessos de Fortaleza e CSA, além da permanência de Bahia e Ceará na Série A, os clubes pernambucanos devem perder ainda mais representatividade regional e até mesmo deixar de vez o posto de protagonista na região que alcançou ao longo da década, tendo como auge a temporada de 2016, com duas equipes na Série A – Sport e Santa.

E caso não haja uma reação, com acessos no Brasileirão e boas campanhas na Copa do Nordeste, o quadro de 2021 pode ser ainda mais desastroso para Pernambuco, com a perda de vagas na Série D e na Copa do Nordeste.

FEDERAÇÃO EM RISCO

O alerta não fica restrito aos clubes. A FPF também está sob ameaça de perder a representatividade de ser a federação melhor posicionada do Nordeste. No Ranking de Federações da CBF, o estado até mantém o 7° lugar geral, mas vê a vantagem despencar de 3.913 pontos para 1.024 em relação à Bahia, 8ª colocada.

“O Ranking é o retrato da gestão. Não reflete um ano, mas é apanhado de cinco anos. Nos últimos dez anos, Pernambuco atingiu o máximo que uma federação do Norte e Nordeste havia alcançado. Foi extraordinário, mas nos últimos anos fomos mal”, ponderou o presidente da FPF, Evandro Carvalho.

De fato, o posto de Pernambuco ainda é privilegiado no ranking, o que lhe concede direito a contar com três vagas no Brasileiro da Série D, outras três para a Copa do Brasil e uma para a Copa do Nordeste, onde o ranking de clubes define as demais.

Mas esse cenário corre risco a longo prazo. Comparando os quadros de 2018 e 2019, Ceará e Alagoas reduziram as desvantagens de 12 mil para 8 mil pontos e 13 mil para 10 mil pontos, respectivamente. Com a diferença de divisão dos clubes, o quadro de 2020 fará essa distância cair ainda mais. E em 2021, caso não haja reação de Pernambuco, o lugar de destaque estará seriamente ameaçado.

“Evidentemente, nem tudo dura para sempre. Esse ano mostrou uma situação surpreendente, que foi Alagoas na Série A e Ceará com dois clubes. Como nós tínhamos uma gordura acumulada, mesmo assim, Pernambuco consegue ficar à frente”, colocou Evandro, que vislumbra a recuperação do futebol estadual.

“Os clubes estão se reestruturando. No Náutico, uma guinada extraordinária, o Santa Cruz está se reinventando e o Sport, clube que mais permaneceu como melhor ranqueado do Norte e Nordeste, esse ano teve uma queda, mas tem tudo para voltar a subir de novo”, apontou.

No que compete à federação, o presidente acredita que a medida necessária é captar investimentos e focar na formação de atletas. “O que a FPF tem que fazer é continuar buscando recursos, investindo na formação com competições para os jogadores da base. Criar o que já foi feito, com competição Sub-20, a exemplo da Copa do Nordeste da categoria. Trabalho não só da FPF, mas das outras federações e da CBF também.”

E projeta a realização de seminário com especialistas para fomentar a base da melhor forma. “Em janeiro faremos um evento exclusivo para a base, assim como o seminário do futebol pernambucano que organizamos. O futuro da gente é esse, aprimorar e profissionalizar. Precisamos retomar o nosso lugar”, conclui Evandro. (Por Jornal do Commercio)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Esporte

Ex-Barcelona rasga elogios a Neymar e coloca brasileiro acima de Messi: ‘Meu jogador favorito’

O croata, que atualmente joga pelo Al-Shabab, da Arábia Saudita, vestiu a camisa do Barcelona no mesmo período em que o brasileiro e o argentino.

Publicado

em

O meio-campista Ivan Rakitic não poupou elogios a Neymar e colocou o atacante acima até mesmo de Messi. O croata, que atualmente joga pelo Al-Shabab, da Arábia Saudita, vestiu a camisa do Barcelona no mesmo período em que o brasileiro e o argentino.

Rakitic falava sobre a passagem pelo clube espanhol quando foi perguntado sobre o atacante brasileiro. “Sou o maior fã do Neymar. Neymar estará sempre no meu time (dos sonhos). Eu amo aquele cara”, disse o atleta em entrevista ao podcast Micspod.

Logo depois, a conversa evoluiu, e o croata foi questionado por um dos apresentadores se preferia Neymar a Messi. Rakitic, então, destacou que considera o argentino o melhor jogador da história do futebol, mas foi firme na escolha. “Ele (Neymar) é meu jogador favorito.”

Rakitic foi um dos companheiros de equipe de Neymar no Barcelona entre 2014 e 2017, período em que o trio MSN (composto pelo brasileiro, Messi e Suárez) se destacou no futebol mundial. Depois do time catalão, o meia se transferiu para o Sevilla e, agora, veste a camisa do Al-Shabab. Com isso, o croata e Neymar, que atua pelo Al-Hilal, são rivais na Arábia.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Vila e desfalques são primeiros desafios do Sport como mandante

Publicado

em

Sport recebe o Vila Nova, nesta sexta-feira (26), às 19h (de Brasília), na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O duelo é válido pela 2ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na estreia, ambos os times venceram os respectivos confrontos.

Enquanto o Leão bateu fora de casa o Amazonas pelo placar de 3×2, o Tigre vencer em casa o Guarani por 2×0. Dessa maneira, as duas equipes entram em campo querendo a vitória para começar a competição com uma sequência positiva.

Vale lembrar que o clube pernambucano ainda está vivo na temporada em outras duas competições. São eles: a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Enquanto o time goiano, ainda disputa a Copa Verde.

Sport x Vila Nova

  • Partida: Sport x Vila Nova.
  • Local: Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
  • Horário: 19h (de Brasília).
  • Onde assistir ao vivo: Premiere (pay-per-view).

Árbitro de Sport x Vila Nova

O árbitro paranaense Kleber Ariel Gonçalves da Silva apita a partida. Os assistentes dele serão Victor Hugo Imazu dos Santos e Andrey Luiz de Freitas, ambos também do Paraná. No VAR, o carioca Rodrigo Carvalhães de Miranda.

O técnico Mariano Soso ganhou alguns retornos, mas segue com outros desfalques no Sport para a partida contra o Vila Nova. Se por um lado ganhou os retornos de Rafael Thyere e Fábio Mateus, por outro não contou com Barletta, que se queixou de dores musculares.

Em contrapartida, deve contar com a volta de Lucas Lima. Porém, o meia deve ficar no banco de reservas e ser acionado durante a partida. Isso visando uma maior preservação do atleta e não perder ele por um longo período. Alan Ruiz segue desfalcado.

provável escalação do Sport é com Caíque França, Pedro Lima, Rafael Thyere, Luciano Castán, Felipinho, Felipe, Fábio Mateus, Pedro Vilhena (Tití Ortiz), Fabrício Domínguez, Romarinho e Gustavo Coutinho.

Vila Nova chega com a mesma escalação

O técnico Márcio Fernandes não deve alterar a formação que estreou na Série B. Assim, a provável escalação do Vila Nova é com Dênis Júnior, João Vitor, Ruan Santos, Anderson Conceição, Eric, Ralf, Cristiano, Geovane, Luciano Naninho, Alesson e Júnior Todinho.

provável escalação do Vila Nova é com Dênis Júnior, João Victor (Elias), Ruan Santos, Anderson Conceição, Eric, Cristiano, Ralf, Geovane, Luciano Naninho, Alesson e Júnior Todinho.

Fonte: JC

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Ancelotti promove surpresa de última hora nos convocados do Real Madrid

Bellingham recupera de gastroenterite e rende Rodrygo.

Publicado

em

O Real Madrid divulgou, por meio de comunicado emitido em suas plataformas oficiais na manhã desta sexta-feira, uma mudança de última hora na lista de convocados para o confronto contra a Real Sociedad, em San Sebastián.

Jude Bellingham, que havia perdido o treinamento do dia anterior devido a uma gastroenterite, se recuperou a tempo e foi convocado para a partida de abertura da 33ª rodada da La Liga, substituindo Rodrygo Goes, diagnosticado com síndrome gripal, como anunciado por Carlo Ancelotti em coletiva de imprensa.

O jogador inglês se torna, assim, um “reforço de peso” para a equipe merengue, tendo marcado 21 gols e fornecido dez assistências em 36 aparições nesta temporada.

Vale lembrar que o Real Madrid chega a este confronto liderando isoladamente a primeira divisão do futebol espanhol, com 81 pontos, 11 a mais que o segundo colocado, o Barcelona, faltando apenas seis rodadas para o final da competição.
Foto Getty

Por Notícias ao Minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!