Conecte-se Conosco

Destaque

Alunos e professores da AESET cobram verbas do Proupe ao Governo do Estado

Publicado

em

004

Professores e alunos da Autarquia de Educacional de Serra Talhada (AESET), simultaneamente com as autarquias municipais do Estado de Pernambuco realizaram, na noite desta quinta-feira (31), a Mobilização Estadual dos Bolsistas do Proupe, somando forças para cobrar do Governo do Estado o retorno do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe). As bolsas não foram renovadas este ano e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) cobra a requalificação do programa para reduzir os custos.

O Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), foi criado pelo então Governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Tem por objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais para alunos do Ensino Superior, em Autarquias Municipais sem fins lucrativos. A coordenação do Programa é da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

No início do mês gestores de 11 autarquias estiveram no Recife para discutir o problema e definir ações para regularização do pagamento. A Presidente da Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET), Eliane Cordeiro, esteve presente no encontro, que foi articulado pela Associação das Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco (Assiespe), onde ficou acordado que durante a audiência pública na Assembleia Legislativa (Alepe) sobre o Proupe, na última quarta-feira (23) – seria protocolada uma carta-ofício solicitando um encontro com o governador Paulo Câmara, e que hoje, dia 31 de março, seria realizada a Mobilização Estadual dos Bolsistas do Proupe, organizada por cada autarquia no turno da noite, sem o cancelamento das aulas.

proupe2

A Professora Rita, falou com a reportagem do Portal NE e disse: “em setembro do ano passado estivemos na sede do Governo, juntamente com outras Autarquias, negociamos com o Secretário de Educação do Estado, mostramos as dificuldades das Autarquias, tentando sensibilizá-lo de as mesmas não conseguem sobreviver sem a verba do Proupe. Tudo ficou acordado e o Secretário nos assegurou o repasse da verba, onde seria pago uma parcela até dia 20 de setembro/2015 e outra em outubro/2015, para que em janeiro/2016 as Autarquias começassem suas atividades sem atraso algum, porém ele não cumpriu com a sua palavra”.

O Coordenador de História, Professor Doutor, Ferreira Júnior, disse que: “a Autarquia está passando aperto simplesmente porque o atual Governador do Estado está se negando a pagar as parcelas do Proupe, herança de Eduardo Campos; obstaculizando as despesas e responsabilidades das Autarquias”. E completou dizendo: “o governador não acaba o programa, porém não repassa a verba, a qual está atrasa há quatro meses!”

Em conversa com o Portal NN a Presidente da AESET, Professora Eliane Cordeiro, falou que: “a mobilização de hoje será de apenas 40 minutos, obedecendo a um calendário de paralisações e acontece, simultaneamente, em todas Autarquias de Pernambuco”.  Disse ainda que: “dia 18 deste mês, haverá uma audiência pública, no gabinete da deputada Teresa Leitão, onde será redigido um documento para ser entregue ao Governador Paulo Câmara, na esperança que ele cumpra a lei”.

(Do Portal Nayn Neto)

Destaque

Pedido do Congresso dos EUA ao X é enviado a Moraes

Publicado

em

A defesa da rede social X no Brasil enviou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), neste final de semana, um ofício com o pedido feito pelo Congresso dos Estados Unidos para ter acesso aos e-mails com ordens judiciais emitidas por ele direcionadas à X Corp, responsável pela gestão da plataforma. Os documentos foram incluídos nos autos do inquérito das milíciais digitais, no qual o empresário Elon Musk passou a ser investigado por ordem de Moraes.

O Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara de Deputados do parlamento norte-americano pediu que a X Corp envie “todas as ordens” que foram emitidas por Moraes “referentes ou relacionadas à moderação, exclusão, suspensão, restrição ou redução da circulação de conteúdo; a remoção ou bloqueio de contas; o desenvolvimento, execução ou aplicação das políticas de moderação de conteúdo da X Corp”, diz trecho do documento obtido pela Gazeta do Povo nesta segunda (15).

Ainda segundo o ofício, o Comitê pede informações também sobre o “tratamento pela X Corp. da exatidão ou veracidade de conteúdo; ou a atribuição de conteúdo à fonte ou ao participante de uma operação de influência estrangeira maligna ou patrocinada pelo Estado”.

Na última quinta (11), o bilionário Elon Musk postou em sua conta pessoal no X que recebeu o pedido da Câmara do país sobre as medidas judiciais da Justiça brasileira contra a empresa, que ele afirma que “violaram a lei” do país.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Por Gazeta do Povo

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Câmara de Vereadores de Salgueiro conclui Comissão Especial de Inquérito sobre o Funpressal essa semana

Publicado

em

Depois de uma série de escutas para investigar atrasos nos repasses de órgãos da prefeitura ao Fundo de Previdência dos Servidores de Salgueiro (Funpressal), a Câmara de Vereadores se prepara para apresentar o relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) instituída para tratar do problema.

O colegiado composto pelos vereadores Professor Agaeudes (presidente), Léo Parente (relator), Flavinho Barros (membro), Bruno Marreca (membro) e Mariano (membro) está pronto para elaborar e divulgar as revelações do processo investigativo.

A CEI revelou altos débitos das secretarias de Saúde e Educação, que os tesoureiros que os tesoureiros das respectivas pastas prometeram quitar. O grupo de trabalho legislativo espera que haja mais transparência no futuro.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Verdejante define três pré-candidatos à prefeitura: disputa eleitoral ganha forma

Publicado

em

O cenário político em Verdejante está ganhando forma à medida que três pré-candidatos se destacam para concorrer à prefeitura. A recente declaração de Xicao Tavares como pré-candidato a prefeito, junto com seu vice Rosilvado, trouxe uma nova dinâmica à corrida eleitoral. No entanto, o ex-prefeito Francisco Tavares, mais conhecido como “Carrapicho”, utilizou as redes sociais na última semana para afirmar sua candidatura, posicionando-se como opositor ao grupo do atual prefeito Haroldo Tavares.

Na última sexta-feira, foi a vez do ex-vice-prefeito de Haroldo, Wilson “Pizzas”, também anunciar através das redes sociais sua pré-candidatura à prefeitura. Ele declarou que fará oposição ao grupo de Haroldo, consolidando assim uma disputa acirrada pela liderança da cidade.

Tanto Wilson quanto Carrapicho prometeram anunciar seus vices e pré-candidatos a vereador nos próximos dias, intensificando ainda mais a expectativa e a movimentação política na região. Com três nomes de peso na disputa, a eleição em Verdejante promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos.

Por Sertão Central

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!