Conecte-se Conosco

Destaque

Bolsonaro e a propaganda nazista

Publicado

em

 

O dicionário futebolístico, sobretudo o nordestino, reserva a expressão “pegou na veia” para designar aquele chutaço com efeito, que muitas vezes acaba em gol. Fazendo um paralelo com a comunicação da agitada pré-campanha presidencial de 2018, quem “pegou na veia” e tem feitos “gols” foi o deputado federal Jair Bolsonaro. O presidenciável já figura em segundo lugar na corrida pelo Palácio do Planalto de acordo com as recentes pesquisas. E não para por aí, está subindo. Muito desse desempenho está amplamente relacionado à forma como se ele comunica com seu crescente eleitorado.

Não quero aqui fazer nenhum juízo de valor da figura política de Bolsonaro. Nem se ele é bom ou ruim para o Brasil. Isso caberá ao eleitor fazer, nas urnas, no ano que vem. Eu já tenho as minhas convicções. Minha análise vai se restringir ao aspecto da sua comunicação política, que – os números não mentem! – tem mostrado resultado. De caso pensando ou apenas no “instinto”, Bolsonaro bebeu na fonte hitlerista e vem utilizando técnicas da eficiente propaganda nazista a seu favor.

Tal qual o ideário do Partido Nacional dos Trabalhadores Socialistas Alemães (ou simplesmente Partido Nazista), pensado por Adolf Hitler em seu livro Mein Kampf, e operacionalizado brilhantemente pelo seu ministro da Propaganda, Joseph Goebbels, o nosso Jair Bolsonaro mira na direção dos insatisfeitos; neste caso nos descrentes com o Status Quo da classe política nacional. Ele personifica um sentimento de raiva que tende a se generalizar caso não seja freado. Sua base é um discurso patriótico, semelhante ao usado pelos nazistas para ascender ao poder na tentativa de soerguer uma Alemanha devastada e humilhada pelo Tratado de Versalhes.

Como o Führer, Bolsonaro ganha adeptos em uma velocidade alta; acertou o alvo na mosca. Ele soube como poucos escolher seu target e centrar esforços nesse segmento. Um case interessante de segmentação de marketing. Deu certo até agora. Bolsonaro virou o “Bolsomito” de milhares de brasileiros, de várias idades e classes sociais.

A princípio, parece uma propaganda simplista, baseada em exaltar sentimentos comuns à essência humana, como o amor e o ódio. Amor à pátria e ódio aos corruptos (os judeus da vez). Assim como na propaganda nazista, a comunicação de Bolsonaro tem como base a disseminação do ódio. Apela para uma emoção básica das pessoas empunhando a bandeira de um pretenso patriotismo. Nada mais nazista do ponto de vista da linguagem simbólica. Nesse rastro, ele cristalizou-se e se transformou na personificação da própria ideia que defende, soando como a solução; o único capaz de salvar o Brasil, como pregam seus seguidores.

O eco observado numa parcela da população mais à direita começa a permear no centro; ocupando um espaço vago de liderança popular que Lula já não traduz com tanta amplitude. Num piscar de olhos, o “Bolsonarismo” pode virar a maioria (nem tão silenciosa) e ascender ao poder democraticamente, assim como o Nazismo. Outra semelhança. E a comunicação mais uma vez tem papel fundamental nessa engrenagem.

Se Hitler fez do rádio seu veículo para atingir o coração das massas, Bolsonaro encontrou terreno fértil nas redes sociais. É seu megafone! Goebbels costumava treinar oradores. Eram os soldados da sua revolução da propaganda. Os oradores de Bolsonaro assimilarem a sua mensagem e já deram início à guerra do convencimento. E estão ganhando terreno.

Como Hitler, Bolsonaro é fruto de um vácuo de lideranças políticas consistentes. É o principal artífice do próprio sucesso. É midiático, polêmico, e, sim, é a voz de um segmento da sociedade que pensa e age como ele. Sua comunicação captou isso e utiliza essa ideia como o núcleo central de toda a sua ação. Se essa tática vai levá-lo ao Planalto, eu não posso dizer. Mas que o “chute pegou na veia”, pegou. (Arthur Cunha, especial para o blog do Magno)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Justiça Eleitoral suspende perfil de Pablo Marçal no Instagram

Publicado

em

O perfil do Instagram do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) foi suspenso por 48 horas após decisão do juiz eleitoral Rodrigo Capez, da capital. A medida foi tomada após uma notícia-crime apresentada por Guilherme Boulos (PSOL), também candidato ao cargo, que alegou difamação em um vídeo postado por Marçal.

No vídeo, o empresário acusa Boulos de ser usuário de drogas e de ter sido internado em uma clínica em surto psicótico, afirmações que o psolista nega veementemente. Boulos também afirma que o laudo médico apresentado por Marçal seria falso. O juiz entendeu que há indícios de possíveis crimes eleitorais e determinou que o Instagram suspenda a conta do candidato do PRTB. A defesa de Marçal ainda não se pronunciou sobre a decisão.

Por Jovem Pan

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

PF prende servidores públicos por sacarem quase R$ 5 milhões

Publicado

em

A Polícia Federal (PF) prendeu três homens – dois deles, servidores públicos – enquanto saíam do banco, após sacarem R$ 4,98 milhões. A abordagem foi em uma agência no município de Castanhal, no Pará, no início da tarde desta sexta-feira (4/10).

A investigação preliminar aponta que o dinheiro seria usado para compra de votos em favor de um político que se candidata a cargo nas eleições, no Pará. A autuação em flagrante também foi pelo crime de associação criminosa. Um carro foi apreendido na ação.

A apreensão dos aparelhos celulares e a continuação do inquérito policial aberto devem esclarecer mais sobre o caso e apontar outros possíveis participantes do crime em apuração.

Foto Polícia Federal

Por Metropoles

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Calby Carvalho Lidera com 53,89% em disputa pela Prefeitura de Belém do São Francisco

Publicado

em

Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Data Results em parceria com o Blog do Silva Lima, entre os dias 28 e 29 de setembro de 2024, em 17 localidades de votação no município de Belém do São Francisco, revela um cenário de liderança do candidato Calby Carvalho pela prefeitura.

Calby Carvalho se destaca na intenção de voto espontânea, com 48,45%, enquanto o atual prefeito Gustavo Caribé aparece em segundo lugar com 40,67%. No entanto, o que chama a atenção são os votos válidos, onde Calby lidera com 53,89% contra 46,11% de Caribé.

Resultados da Pesquisa

Os resultados da pesquisa mostram um panorama de liderança de Calby Carvalho:

Espontânea:

  • Calby Carvalho: 48,45% (intenção de voto espontânea)
  • Gustavo Caribé: 40,67% (intenção de voto espontânea)
  • Indecisos ou não opinaram: 9,84%
  • Branco ou nulo: 1,04%

Estimulada:

  • Calby Carvalho: 48,71% (intenção de voto estimulada)
  • Gustavo Caribé: 40,41% (intenção de voto estimulada)
  • Indecisos ou não opinaram: 9,84%
  • Branco ou nulo: 1,04%

Ao considerar os votos válidos, Calby Carvalho lidera com 53,89%, enquanto Gustavo Caribé registra 46,11%. 

Perfil dos Entrevistados

A pesquisa foi conduzida com 374 entrevistados, sendo 196 mulheres (51,8%) e 178 homens (48,2%). Essa representatividade é fundamental para compreender as tendências e preocupações da população em relação à eleição.

O Data Results em parceria com Blog do Silva Lima, ouviu 374 entrevistados entre os dias 28 de setembro a 29 de setembro de 2024, a margem de erro é de 4,9% pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiabilidade, aquele que os números sejam iguais com os apresentados na pesquisa é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº 02346/2004.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!