Conecte-se Conosco

Notícias do Sertão

Candidato do Prefeito Romonilson Mariano, a Deputado Estadual, Luciano Duque é majoritário em São José do Belmonte

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O candidato a Deputado Estadual, do Atual Prefeito de São José do Belmonte, Luciano Duque (Solidariedade) foi majoritário no município, recebendo 3.948 votos (21.83%).

Luciano é ex-prefeito da cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú Pernambucano, e recebeu o apoio de Romonilson Mariano.

O segundo mais bem votado, na Terra da Pedra do Reino, foi João Paulo Costa (PCdoB) que com o apoio do vereador Erik Diniz e pré candidato ao governo municipal em 2024, obteve 2.548 votos.

Já o candidato apoiado pelo ex-prefeito por dois mandatos e atualmente deputado estadual pelo mesmo período, Rogério Leão que apoiou o seu colega na ALEPE a reeleição Gustavo Gouveia, recebeu 2.299 votos.

Á expectativa para a eleição em 2024 é de grande acirramento, haja vista que os números de votos transferidos pelos cabos eleitorais Romonilson Mariano, Erik Diniz e Rogério Leão estão convergentes.

A surpresa ficou por parte do vereador Erik Diniz que saiu muito fortalecido nesta eleição.

 

Anuncie conosco, Click na imagem acima

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

 

Notícias do Sertão

30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino, em São José do Belmonte, começa nesta sexta (24); veja programação

Celebração multicultural que acontece anualmente terá shows gratuitos, feira de artesanato e gastronomia, bacamarteiros e muito mais.

Publicado

em

A cidade de São José do Belmonte, que fica no Sertão pernambucano, distante aproximadamente 480km da capital, Recife, se prepara para receber a 30ª edição da Cavalgada à Pedra do Reino nos dias 24, 25 e 26. O evento, que foi inicialmente criado por um grupo de amigos que hoje forma a Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), teve como grande incentivador o escritor Ariano Suassuna e as nuances do movimento armorial e para este ano, espera receber um público de aproximadamente 70 mil pessoas durante os dias de festa e cerca de 2 mil cavaleiros e amazonas no dia da Cavalgada.

A Cavalgada foi inspirada na obra do escritor paraibano intitulada “O Romance d’a Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” e este ano tem o tema baseado no “Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores”, também assinado pelo escritor paraibano. Apesar da grande festa ser celebrada nos dias 24, 25 e 26, a semana cultural de atrações na cidade já começou. 

A Associação Cultural Pedra do Reino (ACPR), junto à Prefeitura do município e da Secretaria de Educação, lançou o livro “São José do Belmonte: Terra da Pedra do Reino – nossa história, nossa cultura e nossa gente”. A publicação é assinada por membros da ACPR e professores da Escola Municipal Maria José Nóbrega de Figueiredo Moura. Aconteceu na cidade também o lançamento oficial e primeira exibição do documentário “O Massacre da Pedra do Reino”, dirigido por Lucas Maurizan.

O pátio de eventos Cacau do Banco já conta com feira de artesanato e gastronomia, enquanto se prepara para receber o final de semana mais esperado pelos moradores da cidade. A programação dos shows gratuitos foi divulgada:

Sexta-feira, 24 de maio – Pátio de Eventos Cacau do Banco

– Caninana, 22h

– Waldonys, 00h

Sábado, 25 de maio – Pátio de Eventos Cacau do Banco

– Fábio Diniz, 22h

– Ramon&Randinho, 00h

Domingo, 26 de maio – Sítio Histórico da Pedra do Reino (Serra do Catolé)

– Ranieri Vaqueiro, 10h

– Rey Vaqueiro, 12h

– Vitim do Acordeon, 15h

A Cavalhada Zeca Miron, que faz parte da programação do sábado, 25, no Estádio O Carvalhão, terá início às 14h. Lá, os cavaleiros azuis e encarnados, que representam os cristãos e mouros, participam da disputa das argolinhas pela coroação da rainha.

A saída do cortejo real junto ao rei e rainha da Cavalgada para a Serra do Catolé acontece ao amanhecer do domingo, 26, ao som dos bacamartes, em frente à Matriz de São José com os cavaleiros azuis e encarnados, além dos cavaleiros e amazonas, para uma bênção especial do pároco da cidade antes de partir para a subida da Serra do Catolé.

Todos juntos, após receber a benção, seguem rumo à Serra do Catolé, onde se encontram as duas pedras e a Ilumiara Pedra do Reino – estátuas sagradas de santos como a trindade divina e os personagens imortalizados na obra de Ariano, publicada pela primeira vez no ano de 1971. O Sítio Histórico da Pedra do Reino fica distante 28km da cidade, no trajeto à cavalo, e faz fronteira com os municípios de Serra Talhada e Santa Inês, no estado da Paraíba.

São José do Belmonte, que já é conhecida como a “Terra da Pedra do Reino”, se prepara para comemorar o evento que, além de movimentar a rede hoteleira, comércio, cena artística, gastronômica e musical e turismo da cidade, ainda traz a oportunidade da geração de empregos empregos temporários. 

Caio Menezes, atual presidente da Associação Cultural Pedra do Reino, conta que as expectativas para este ano são as melhores. “A Cavalgada à Pedra do Reino aqui na nossa cidade há muito deixou de ser apenas uma cavalgada. Estamos falando de um verdadeiro festival multicultural, que envolve literatura, arquitetura, gastronomia, história e muita arte popular. A nossa expectativa é que este ano, ano em que comemoramos 30 anos, seja a maior cavalgada de todos os tempos”, comenta. 

Por mais um ano, as ruas de São José do Belmonte vão se vestir nas cores azul e encarnado para comemorar um dos eventos mais importantes da cidade. A 30ª Cavalgada à Pedra do Reino promete ser um dos maiores eventos culturais do estado de Pernambuco. 

SERVIÇO

30ª Cavalgada à Pedra do Reino

São José do Belmonte, PE

24, 25 e 26 de maio

Mais informações: https://www.instagram.com/acpedradoreino/

Foto: Saminina Comunicação

Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Notícias do Sertão

Operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro cumpre mandados em Salgueiro e outras cidades do Sertão

Publicado

em

Nessa quinta-feira, 23, a Polícia Civil deflagrou uma operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no Estado de Pernambuco, com ramificações na Bahia, Pará, Roraima e Amazonas. Os policiais cumpriram oito mandados de prisão e 25 de busca e apreensão.

Em Pernambuco a operação “Escoamento” cumpriu mandados nas cidades de Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Ibimirim, Belém do São Francisco, Floresta e Petrolândia. A ação foi coordenada pela Diretoria Integrada do Interior II (DINTER II).

Todos os mandados foram expedidos pela Comarca de Serra Talhada, com base em investigações iniciadas em fevereiro de 2021.

Fonte: Blog Alvinho Patriota

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Notícias do Sertão

Luciano Duque lança pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada e implode relação com Marília Arraes

Publicado

em

Com a cara e a coragem, o deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) oficializa hoje sua pré-candidatura a prefeito de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Sem o aval da vice-presidente nacional do partido e líder principal da legenda no Estado, Marília Arraes, a iniciativa não tem valor jurídico e deve implodir a relação com a ex-deputada federal e ex-candidata ao Governo de Pernambuco.

O vínculo entre os dois anda estremecido desde o resultado da eleição de 2022, quando Marília Arraes saiu derrotada e Duque acabou se aproximando da governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB). A aliada de antes teria ficado irritadíssima e se distanciado.

Ex-prefeito da Capital do Xaxado por duas vezes (em 2012 e reeleito em 2016), o deputado quer mostrar a força que tem. Na eleição de 2022, para o primeiro mandato legislativo, obteve 61.411 votos, a maioria em Serra. É líder da bancada na Assembleia Legislativa e benquisto pelos pares. Lembra que a legenda  não tem candidato em Serra e, como filiado ao partido, tem o direito de disputar.

Quem acompanha sua trajetória avalia que a jogada é de mestre. Não espera autorização de Marília Arraes, e antecipa-se ao anúncio, previsto para 1º de junho, de apoio da ex-deputada à reeleição da prefeita Márcia Conrado (PT), ex-secretária de Saúde, sua cria política e com quem está rompido.

Coloca-se como “traído duplamente” na história e fica livre até para apresentar um outro nome, já que provavelmente não terá a legenda. Nos bastidores, comenta-se que uma opção é lançar Miguel Duque, seu filho e presidente do Podemos Jovem.

Hoje Luciano Duque pretende reunir os dois vereadores que lhe são fiéis – Ronaldo de Deja e Vandinho da Saúde – e a maioria dos 60 pré-candidatos a vereador. Será no auditório do Posto do Vale do Ipsep, na Academia das Cidades, em Serra Talhada, às 10h.

Sonho da casa própria
O Governo de Pernambuco doou cinco terrenos para construção de 594 moradias no Recife, em Olinda e Paulista. Ontem, a governadora Raquel Lyra (PSDB) visitou a ocupação Presente de Deus, em Água Fria, Zona Norte da capital. A comunidade será uma das contempladas com 64 residências e o público não recebe o Bolsa Família.

Desoneração
O senador Fernando Dueire (MDB) se reuniu com o relator do projeto de desoneração da folha dos municípios, senador Jaques Wagner (PT). Tem trabalhado pela manutenção do benefício para cidades com até 156 mil habitantes e conquistou o reconhecimento dos prefeitos.

Undime
Secretários de Educação de 150 dos 184 municípios pernambucanos se reúnem segunda e terça para discutir desafios da gestão. O evento, promovido pelo Fórum Extraordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PE), começa às 8h, no  Beach Class, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Fonte: Fala PE

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!