Conecte-se Conosco

Destaque

Carnaíba-PE: Enquanto prefeito silencia, Gleybson defende reabertura do comércio

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Um político de promissor se conhece pela capacidade de dialogar e pela coragem de decidir, quando necessário. O jovem Gleybson Martins tem surpreendido pela sua desenvoltura na articulação sem abrir mão do discurso agregador. O vereador e presidente da Câmara de Carnaíba já se posicionou abertamente pela reabertura do comércio.

Em uma LIVE com o jornalista e blogueiro Itamar França, realizada quinta-feira (4), Gleybson Martins deixou muito claro o seu posicionamento. Preocupado com a saúde financeira do comércio do município, que vem sofrendo desde que o Banco do Brasil paralisou as suas atividades, quando bandidos destruíram o prédio da agência, em 2 de fevereiro de 2018.

Nossa reportagem entrou em contato com o vereador, que disse: “nosso posicionamento não é pelo desrespeito as normas sanitárias, não. Defendemos uma fiscalização ainda mais rigorosa, mas está claro que não podemos perecer paralisados, é necessário que um abertura gradual seja discutida pelo governo do município.

Para Gleybson, a experiência dos comércios que estão autorizados a funcionar, como farmácias e supermercados, mostra que com medidas simples e de baixo custo para o empresariado, é possível abrir as portas sem negligenciar nos cuidados.

“A assistência do Governo federal tem sido de suma importância nesse primeiro momento para socorrer ao cidadão e ao empresário, mas isso por si só não se sustenta por longo período. Precisamos religar o motor que impulsiona a nossa economia, que é o comércio. Não é hora de fazer política com a desgraça da pandemia, mas sim discutir de maneira serena e responsável e enxergar certas verdades irrefutáveis”, disse Martins.

05Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Seis em cada dez negros sofreram discriminação no último ano

Publicado

em

A pesquisa Brand Inclusion Index 2024, da empresa global de dados e análise de marketing Kantar Insights, entrevistou 1.012 brasileiros e constatou que 61% dos pretos e pardos sofreram discriminação no último ano. Os ambientes e circunstâncias mais violentos nesse sentido foram o local de trabalho (31%), locais públicos (26%) e enquanto faziam compras (24%).

Ao todo, 11% dos participantes apontaram a cor da pele como fator que motivou a discriminação. Uma parcela de 10% ainda indicou a etnia ou a raça.

A amostragem abarcou quatro grupos minoritários: mulheres, negros (pretos e pardos), pessoas com deficiências (PCDs) e comunidade LGBTQIA+. A companhia pretendia captar sua percepção sobre aspectos como diversidade, equidade e inclusão de uma marca.

Em relação às marcas, o resultado foi de que 86% dos negros (pretos e pardas) afirmaram ser importante que promovam ativamente a diversidade e a inclusão em seus próprios negócios ou de modo mais abrangente, de modo a beneficiar toda a sociedade.

A Natura, a Avon e a Nike foram reconhecidas como as que mais contribuem para a representatividade negra, retratando a população negra a partir de uma perspectiva positiva. Outro atributo ligado a essas marcas foi a preocupação em oferecer produtos para clientes não brancos.

Outro dado de destaque do levantamento é o de que apenas um em cada cinco dos entrevistados (20%) se vê representado sempre em veículos de comunicação. As parcelas que disseram se enxergar no que é disseminado algumas vezes e nunca são, respectivamente, de 69% e 6%.

Kleber Pessoa, profissional da área de desenvolvimento de jogos digitais, já foi constrangido e vítima de racismo em uma loja de artigos para animais, pertencente a uma grande rede com presença em todo o território brasileiro. Ele conta que entrou no local acompanhado de um primo, negro, como ele, e que os dois foram também seguidos por um funcionário. 

“Meu primo não percebeu, mas eu percebi”, disse.

Incomodado com a desconfiança, o recifense experimentou se deslocar pela loja, para confirmar que o funcionário estava de fato de olho nos dois, por associar pessoas negras a atos criminosos, o que configura uma postura e uma atitude de racismo. Após se despedir do primo, na estação de metrô, Pessoa retornou à loja, para se certificar de que o mal-estar com a vigilância descabida não era mera impressão e que, na realidade, tinha fundamento. Ao chegar, confrontou o funcionário, que negou a perseguição e argumentou que “estava só fazendo seu trabalho”.

“Fiquei com muita raiva, com isso na cabeça, e remoendo por muito tempo. Podia ter brigado, feito uma confusão, mas precisava de provas e eu não tinha como provar”, lamenta.

Em pesquisa rápida pela internet, é possível encontrar inúmeros casos semelhantes. Em outubro de 2021, a Polícia Civil concluiu um inquérito que apurava a suspeita de abordagem racista em uma loja de uma marca de vestuário, em Fortaleza, que teria sido praticada por um gerente. Finalizado, o inquérito afirmou que a empresa possuía um “código de conduta” para classificar pessoas “fora do padrão dos clientes da loja”, que seria anunciado como um alerta para os funcionários, para que eles passassem a vigiá-las.

Em outro episódio recente de grande repercussão, uma mulher negra se revoltou com a diferença de tratamento em uma loja, gerada pela insinuação silenciosa de que teria cometido furtos. Em protesto e como forma de dar visibilidade à sua denúncia, voltou ao local, seminua, gritando, com sarcasmo, que, de lingerie, não teria como levar algum item escondido e que, portanto, os funcionários não teriam razão para suspeitar dela.

Foto Shutterstock

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Serra Talhada é o município de PE com mais pontos de risco para exploração sexual de crianças e adolescentes, aponta cartilha da PRF

Publicado

em

Serra Talhada é o município pernambucano com mais pontos de risco para a prática de exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais que cortam Pernambuco. Isso é o que aponta cartilha do Projeto Mapear, referente ao biênio 2023-2024, que reúne as principais informações do trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas brasileiras.

Realizado em conjunto com a Childhood Brasil, organização social sem fins lucrativos, o projeto mapeou pontos de risco em todo o Brasil. Em Pernambuco foram constatados 812 pontos, sendo 70 em Serra Talhada. Gravatá aparece em 2° lugar, com 52 pontos, e Petrolândia ocupa a 3ª posição, com 43. No Sertão, as BRs 232 e 316 concentram a maior quantidade de trechos com potencial para a ocorrência de exploração sexual infantojuvenil.

Segundo a PRF, os locais de maior vulnerabilidade em Pernambuco são postos de combustíveis (316), bares (139), pontos de alimentação (122) e estabelecimentos de hospedagem (84). Além de Serra Talhada, Gravatá e Petrolândia, também ocupam as primeiras colocações no ranking de pontos mapeados, os municípios de Garanhuns (35) e Bezerros (34).

Desde 2003 a PRF faz mapeamento nas estradas federais, no intuito de identificar e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Amupe reúne prefeitos eleitos em Seminário de Novos Gestores

Publicado

em

Nos dias 11 e 12 de novembro de 2024, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizará o Seminário Novos Gestores, no Hotel Canarius de Gravatá. O evento tem como objetivo orientar os prefeitos eleitos sobre os principais desafios da administração pública municipal, preparando-os para uma gestão eficiente e sustentável.

A programação inclui palestras, painéis e workshops com foco em temas como finanças municipais, responsabilidade fiscal e parcerias estratégicas. Além disso, o seminário vai contar com a participação da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e representantes do governo federal, além de parceiros como o Sebrae.

Durante o evento, a Amupe vai possibilitar a interação dos prefeitos e secretários com especialistas e expositores, que trarão a oportunidade aos gestores conhecerem soluções tecnológicas para as cidades, com o propósito de promover o desenvolvimento integrado dos municípios pernambucanos, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população.

“Nosso compromisso é oferecer aos novos gestores as ferramentas necessárias para que iniciem seus mandatos com uma visão clara e estratégias bem definidas. Queremos que cada prefeito e prefeita esteja preparado para enfrentar os desafios da administração pública. E a Amupe é um ponto de apoio para garantir que os municípios de Pernambuco possam avançar juntos, com sustentabilidade e integração”, destacou Marcelo Gouveia, presidente da Amupe e prefeito de Paudalho.

Fonte: Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!