4 indicações ao Oscar 2016
MELHOR FILME, MELHOR DIRETOR ( Lenny Abrahamson), MELHOR ATRIZ (Brie Larson), MELHOR ROTEIRO ADAPTADO (Emma Donoghue).
O filme é baseado no best-seller de Emma Donoghue, indicada ao Oscar por roteirizar sua própria história. Trata-se de um dos contos mais sensíveis e de difícil interpretação, as performances duas revelações desse ano tiram de letra essa parte, Brie Larson, indicada e favorita ao Oscar vem arrebatando todos os prêmios em sua categoria. Sua personagem, uma mulher sequestrada e mantida em cárcere privado com seu filho num pequeno quarto, onde ela cria o menino de cinco anos, outra excelente performance dessa segunda revelação de apenas 9 anos de idade que arrancou elogios da crítica mundial.
O quarto torna-se para esse menino o seu mundo e a direção de Lenny Abrahamson, muito sagaz e extremamente ligada aos detalhes de um conto que mexe com as emoções como poucos contemporâneos conseguem fazer e extrair de suas plateias. A oportunidade de sair de seu cativeiro transforma por completo a vida desse menino e nos dá o vislumbre de como a vida e a visão que se tem dela podem nos surpreender sobremaneira. Ponto positivo para Joan Allen que faz a avó do menino completando a carga dramática desse longa feito com tanto esmero, dedicação e paixão acima de tudo.
Brie Larson consegue levar o seu expectador as lágrimas devido à sua irretocável e sublime performance, da mulher como muitas que são sequestradas, violentadas e mantidas em cárcere privado por anos. Um papel que exige acima de tudo muita concentração e foco naquilo que se está fazendo.
Jacob Tremblay, o novo prodígio do cinema como tantos outros que surgiram cito aqui: Macaulay Culkin, o astro mirim de Esqueceram de Mim, Haley Joel Osmont, aos 11 anos foi indicado ao Oscar de Ator coadjuvante por seu inesquecível papel no suspense O Sexto Sentido. Tremblay com nove anos consegue em muitos momentos durante o filme levar consigo todo peso e responsabilidade de ser um protagonista e de encarar um papel dramático como poucos de sua idade e inexperiência conseguem exprimir e ele o faz extraordinariamente bem.
Recomendo sem qualquer restrição. Minha aposta é na vitória da Sra. Larson e o Roteiro também tem tudo pra levar o maior prêmio do cinema mundial, não deixem de conferir.
Nota 10.
Por Antonio Felipe
Colunista de Cinema do Blog do Silva Lima