[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]
O bom desempenho de Fabinho desde a sua entrada na equipe titular na partida contra Ponte Preta cresceu não só o futebol do Sport, mas também o nível de atuações de seus companheiros de meio de campo, como são os casos de Bruno Matias e Giovanni, que foram dois dos destaques rubro-negro no empate contra o Grêmio na 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Ambos os atletas vêm de duas boas partidas três boas partidas consecutivas pelo Leão e são responsáveis pelo crescimento e sequência do nível apresentado pelo meio de campo rubro-negro, que passou por uma mudança de sistema com a entrada de Fabinho na cabeça de área.
O volante rubro-negro, que possui característica diferentes do lesionado William Oliveira, deu maior qualidade na saída de bola da equipe rubro-negra e o meio de campo passou a ser mais preenchido com o encaixe dado pelo técnico Gilmar Dal Pozzo, que detalhou um pouco mais sobre as funções dos jogadores dentro de campo.
“O Giovanni tinha uma característica em outras equipes que ele jogava muito longe e distante do gol. A partir do momento em que mudei o sistema passando o Fabinho para maior ao lado do Bruno (Matias), consequentemente tivemos mais jogo apoiado, mais posse de bola e qualidade de jogo. Por isso o Bruno também evoluiu, porque ao lado dele tinha o Fabinho que deu essa condição de passe, de jogo apoiado e essas últimas duas partidas foram as melhores de Giovanni”, disse o treinador.
“Ele melhorou bastante controlando bem o jogo, produzindo bastante, mas que ainda falta no terço final. A nossa defesa é muito consistente. A gente conseguiu avançar um pouco mais nesse desempenho que tá relacionado aos jogadores que citei e eu repito, assim como os jogadores também estão incomodados, falta a definição, porque estão aparecendo oportunidades e hoje também apareceu. Com essa convicção que temos no dia a dia com o trabalho, as coisas vão acontecer. E quando acontecer, a gente vai ter uma sequência boa de duas/três vitórias na competição”, encerrou.
Anteriormente, o Sport fazia uma saída de bola com três jogadores (Thyere, Sabino e William Oliveira, que recuava para a defesa) e Bruno Matias jogava ao lado de Giovanni, que ficava distante do centroavante. Agora, o encaixe está feito com os zagueiros iniciando as jogadas, com Fabinho e Bruno Matias realizando a transição ofensiva, com Giovanni atuando mais perto da área e sendo o responsável pela distribuição no campo de ataque.
O crescimento de todos os atletas poderiam ser ainda mais valorizados se peças do ataque fossem mais efetivas. Os principais questionamentos da torcida são em cima do ponta direita e do centroavante, que não estão conseguindo apresentar um bom desempenho independente da escolha de Dal Pozzo, que vem realizando diversas mudanças nesses setores nos últimos jogos.
(Foto: Anderson Stevens/Sport)
Por Diário de Pernambuco
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.