Conecte-se Conosco

Educação

Começam hoje inscrições para o Sisu

Publicado

em

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação, começa a receber hoje (6) inscrições para o primeiro semestre de 2021. Até sexta-feira (9) serão exigidos para essa seleção, exclusivamente, a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020.
Para se inscrever no Sisu, o interessado não pode ter zerado a redação do Enem 2020. Já o peso de cada prova para o curso de escolha varia e deve ser consultado no edital da instituição superior de interesse ou no site do Sisu. As notas individuais do Enem 2020, que foram divulgadas na semana passada, estão disponíveis para consulta na Página do Participante ou aplicativo do Enem.
Os interessados em participar do Sisu devem manifestar interesse em até duas opções de curso/instituição e especificar a ordem de preferência. Eles poderão optar pelas vagas de ampla concorrência ou aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas, as cotas. Pelas regras, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.
Pela página do Sisu será possível checar a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. Os dados serão atualizados periodicamente conforme o processamento das inscrições. Durante esse período, o estudante pode alterar as suas opções e até cancelar a inscrição. A classificação no Sisu será feita com base na última alteração feita e confirmada no sistema.
O resultado para a única chamada do Sisu será divulgado em 13 de abril. Em caso de notas idênticas, a partir dos critérios de classificação, o desempate será feito no momento da matrícula e selecionado o candidato que comprovar a menor renda familiar. O processo de matrícula será de 14 a 19 de abril, em dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino.
Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse por meio da página do Sisu na internet, no período de 13 a 19 de abril, em apenas um dos cursos para o qual optou. Quem já foi selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado a matrícula na instituição. As regras para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular serão definidas em edital próprio de cada instituição de ensino participante.
Histórico
O Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a um curso de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado, e os candidatos com melhor classificação são selecionados de acordo com suas notas no Enem. O estudante também não pode ter zerado a redação.
Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para financiamento de cursos de ensino superior.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973

Educação

Movimento Pró-Criança abre inscrições para curso gratuito de contador de histórias

Publicado

em

O Movimento Pró-Criança abre, nesta segunda-feira (12), o período de inscrições para o curso gratuito de formação de contadores de histórias. Ao todo, são 30 vagas disponibilizadas pelo projeto Conto aqui, conto acolá. A iniciativa da ONG conta com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Para participar é preciso ter entre 18 e 25 anos de idade e entrar em contato com o setor psicossocial da Unidade Coelhos do Pró-Criança, que fica na Boa Vista, área central do Recife. Pelo telefone (81) 3412.8952 ou pelo WhatsApp (81) 98802.9574, o interessado deve informar os dados pessoais para preenchimento da ficha de inscrição.

De acordo com a instituição, o projeto tem o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da sensibilidade, percepção e criatividade de crianças e adolescentes. A proposta, portanto, é formar agentes promotores da literatura capazes de atuar em escolas, creches, hospitais e demais espaços educativos ou terapêuticos.

Para outras informações, os interessados podem ligar para o número 0800.031.8989 ou acessar www.movimentoprocrianca.org.br.

Curso presencial
As aulas da segunda turma do projeto estão previstas para começar no próximo dia 26 de abril, de maneira presencial na Unidade Coelhos do Pró-Criança. Os encontros ocorrerão quatro vezes por semana, das 13h30 às 16h30, ao longo de quatro meses. Em um dos ambientes, o educador ministrará a aula que será transmitida simultaneamente para os estudantes que estiverem na outra classe.

Outros cursos

O Pró-Criança também está com oportunidades de cursos para crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 17 anos. Para se candidatar, os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição do beneficiário pelo WhatsApp (81) 98802.9574.
Por:Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Prazo de inscrições para o Sisu termina nesta Sexta-feira

Publicado

em

As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 terminam, às 23h59, desta sexta-feira (9). Para a inscrição, não há qualquer cobrança de taxa. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.
De acordo com o Ministério da Educação, o primeiro processo seletivo de 2021 ultrapassou a marca de 2 milhões de inscrições, nessa quinta-feira. Até as 18h de ontem  (98) foram registradas 2,031 milhões de inscrições. Já o total de estudantes inscritos estava em 1,057 milhão. Cada inscrito pode fazer inscrição em até dois cursos de sua escolha, por isso o dado de inscrição pode ser até o dobro do de inscritos.
Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no último dia 29, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.
Inscrição
Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br), da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020. Por isso, o candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços. Quem precisar recuperar esses dados já deve providenciá-los.
As mais de 209 mil vagas ofertadas, a maioria delas em universidades e institutos federais, estão disponíveis para consulta desde o dia 5 de março, na página do Sisu, na aba “vagas”.
Cronograma
Inscrições: de 6 a 9 de abril;
Resultado da chamada única: 13 de abril;
Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;
Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.
Por:Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Após 2 meses sem receber salários, funcionários terceirizados do IF Sertão-PE são demitidos

Publicado

em

Funcionários da empresa KMS (terceirizada do IF Sertão-PE), em Petrolina, foram demitidos sem receber os salários atrasados, aviso prévio, seguro desemprego e outros diretos trabalhistas. Cerca de 16 funcionários estão passando por dificuldades financeiras há algum tempo, esperando um posicionamento de ambos os órgãos, que empurram a responsabilidade um para o outro.

“Estamos passando fome, muita gente tem pensão para pagar, mora de aluguel, outros já tiveram a energia cortada, alguns estão correndo risco de serem presos por atraso de pensão, todos estão passando muita necessidade e simplesmente ninguém liga para nos ajudar, estamos pedindo socorro”, declarou um dos funcionários.

O Blog de Carlos Britto diz ter entrado em contato com o IF Sertão meses atrás, o qual afirmou que o pagamento dos valores para a empresa terceirizada teria sido pago rigorosamente em dia e cabia à empresa KMS cumprir com o repasse no tempo exato para os contratados. Já a empresa KMS não respondeu o contato.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending