Conecte-se Conosco

Destaque

Enem será considerado na avaliação do ensino superior

Publicado

em

enem03

A mudança faz parte de uma série de alterações nos critérios de avaliação do ensino superior.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará a contar na avaliação de cursos e de instituições de ensino superior. O desempenho servirá como marco zero da avaliação do estudante, que será feita também no final do curso. A mudança faz parte de uma série de alterações nos critérios de avaliação do ensino superior que estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em coletiva no Ministério da Educação (MEC), a autarquia anunciou que criará o chamado Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que será calculado com base na comparação dos resultados dos estudantes no Enem, quando ingressam nos cursos, e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado no último ano da graduação.

Medir a aprendizagem

A intenção é medir o que o estudante aprendeu na instituição de ensino. Atualmente, a avaliação é feita apenas com o Enade, no final do curso. Com o Enem, será possível, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, saber como o estudante ingressou na universidade e depois medir o quanto aprendeu.

“Às vezes, a instituição pegou um aluno em um padrão melhor que outra e o que agregou de conhecimento é muito pouco diante daquilo que outra instituição, que pegou aluno com nível muito mais baixo, elevou no final. Estamos avaliando o quanto o estudante cresceu naquele curso, o quanto ele aprendeu”, diz.

Ao contrário do Enade, necessário para que o estudante receba o diploma, o Enem não é um exame obrigatório. O MEC acredita, no entanto, que este não será um problema, uma vez que a maior parte dos estudantes que ingressa no ensino superior atualmente faz o exame, mesmo que não o utilize como forma de ingresso.

O Inep pretende também revisar o Enade. Hoje as notas são calculadas por comparação com o desempenho de outros cursos. A autarquia quer criar níveis de proficiência para medir o desempenho dos alunos. “Atualmente, mesmo que a instituição tenha um resultado muito positivo, o desempenho pode ser totalmente relativizado se outra instituição teve desempenho superior a ela. Mesmo que faça um esforço para melhorar, se outras melhorarem mais, ela pode até cair no ranking“, explica o presidente do Inep, Luiz Roberto Curi. A classificação em níveis, que ainda serão definidos, segundo ele, resolveria a questão.

Avaliação do ensino superior

Hoje o ensino superior é avaliado de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade, feito pelos estudantes, tem o maior peso nas avaliações e corresponde a 70% do chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC), que por sua vez é usado no cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC). Para cada um dos índices há um conceito mínimo, se o curso ou a instituição não atinge, sofre sanções e pode até deixar de funcionar.

O Inep pretende substitui o atual CPC pelo Índice de Desempenho dos Cursos, que levará em consideração as mudanças no Enade. O índice vai considerar ainda as taxas de conclusão, permanência e desistência dos estudantes, além do desenvolvimento dos professores. Serão consideradas as titulações dos docentes, o regime de trabalho e a permanência deles nos cursos de graduação.

Já o IGC será substituído pelo Índice de Desempenho Institucional, que vai considerar, entre outros indicadores, as atividades de extensão desenvolvidas pelas instituições de ensino.

A composição dos indicadores e os pesos de cada uma das avaliações ainda serão definidos pelo Inep. Caso aprovado, a reformulação poderá começar a valer ainda este ano no Enade. O grupo de trabalho que discute a avaliação da educação superior inclui além do Inep, secretariais do MEC, representantes de instituições públicas e privadas, Conselho Nacional de Educação, entre outras entidades.

Com informações da Agência Brasil.

Destaque

Policiais Militares trocam tiros com bandidos após assalto em Belmonte

Publicado

em

Um caminhão carregado com leite, tomado de assalto nas imediações do distrito de Bom Nome, em São José do Belmonte, foi recuperado por policiais militares do 8° BPM por volta das 22h21 dessa sexta-feira, 8, em uma estrada carroçável nas proximidades do trevo de Verdejante, no Sertão. A polícia foi ao local depois de ser informada que o caminhão tinha entrado em uma estrada de difícil acesso, levantando suspeitas de roubo de carga.

Após os PMs localizarem o caminhão roubado, os assaltantes chegaram em um carro, sem perceber que a polícia estava na área, e começaram a se comunicar através de assovios. Quando ouviram as vozes dos PMs, eles reagiram e trocaram tiros com a guarnição. Um dos elementos acabou baleado e foi levado para o Hospital Regional de Salgueiro.

Ato contínuo, os policiais se deslocaram às proximidades do distrito de Grossos, onde estava o caminhoneiro vítima do assalto. Ele relatou que tinha sido assaltado por volta das 13h30, ficando sob o poder dos bandidos.

Levado ao hospital, reconheceu o homem internado como um dos assaltantes. Em seguida foi com os policiais ao caminhão, onde foi encontrado um dispositivo eletrônico usado pelos criminosos durante o assalto.

De acordo com a vítima, a quadrilha conseguiu roubar um palete de leite com aproximadamente 96 caixas do produto e cerca de R$ 1.100 que estavam em sua carteira e mochila. Além disso, pegaram todos seus documentos pessoais. Ainda bastante assustado, o caminhoneiro foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para o registro da ocorrência.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

“É do PT sim, e está incorporado ao nosso time”, diz Raquel Lyra sobre novo diretor do ProRural

Publicado

em

A nomeação de Maurício de Josué como novo diretor do ProRural, nesta sexta-feira (8), gerou especulações de que se trata da entrada do PT na gestão da governadora Raquel Lyra. Ele foi candidato a prefeito de Águas Belas e contou com apoio da tucana, mas saiu derrotado nas urnas. Também é ligado politicamente ao presidente estadual do PT, deputado Doriel Barros, e ao federal Carlos Veras. À imprensa, Raquel enalteceu os apoios que vem recebendo da bancada petista na Assembleia Legislativa, porém disse que convidou Mauricio por ser um quadro qualificado.

“A gente traz um quadro qualificado para ocupar um espaço relevante, que fomenta a agricultura familiar e garante que possamos trabalhar mais com o ambiente rural, fazendo regularização fundiária, garantindo o trabalho que a gente tem feito para permitir que o nosso povo viva feliz onde vive, no Sertão, no Agreste e Zona da Mata. A gente traz com muita alegria a nomeação de Mauricio para compor a nossa gestão. Já mostrou a sua capacidade de trabalho e é muito bom poder contar com um quadro que é do PT, sim, e está incorporado ao nosso time para nos ajudar a fazer nossas ações chegarem de forma mais eficiente”, falou a governadora.

Em relação ao PT, Raquel Lyra disse que sempre trabalha em união com os partidos e “o Partido dos Trabalhadores, embora esteja na oposição, tem sido um parceiro do nosso Governo na votação de matérias importantes, no apoio que nos temos dado no que diz respeito a todas as prefeituras de Pernambuco, às suas lideranças”, enfatizou.

Ela confirmou que se reuniu com a bancada petista, nesta semana, mas garantiu que não tratou da indicação de Mauricio de Josué para o ProRural. “Não foi a primeira reunião. Temos nos reunido sempre, não só com deputados do PT, mas com todos os outros deputados, sempre com diálogo no que diz respeito às demandas prioritárias do PT. Mas também a questão que foi solicitada muito fortemente para a liberação de emendas, de projetos que precisam ser encaminhados. Também temas como agricultura familiar, CNH Rural, que afetam as bandeiras levantadas pelo Partido dos Trabalhadores”, assinalou Raquel.

Por Blog do Elielson

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

STF forma maioria para manter pena de Collor por corrupção passiva

Publicado

em

Com seis votos a dois, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para manter em quatro anos e quatro meses a pena de corrupção passiva do ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello em um esquema envolvendo a BR Distribuidora.

STF retomou o julgamento do recurso contra a condenação em 1º de novembro com o voto do ministro Gilmar Mendes. Ele seguiu a tese de Dias Toffoli de que a pena de corrupção passiva do ex-senador deveria corresponder à média fixada pelos ministros na primeira decisão. Isso a reduziria em quatro meses.

Prevaleceu, no entanto, o voto do relator Alexandre de Moraes que rejeitou o pedido de Collor. Os ministros Edson Fachin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux decidiram no mesmo sentido.

Confira as informações completas no Blog do Noblat, no Metrópoles

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!