Destaque
Estudantes da Unicap transferem ocupação da reitoria para outro prédio
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2018/08/estudantes-ocupando-unicap.jpg)
![Estudantes realizaram assembleia geral na reitoria da Unicap e decretaram a ocupação do prédio (Foto: Reprodução/Whatsapp) Estudantes realizaram assembleia geral na reitoria da Unicap e decretaram a ocupação do prédio (Foto: Reprodução/Whatsapp)](http://s2.glbimg.com/Assfb6_844zpsvB3T-wbrTDRois=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/11/11/img-20161111-wa0047.jpg)
Estudantes realizaram assembleia geral na reitoria da Unicap e decretaram a ocupação do prédio (Foto: Reprodução/Whatsapp)
Estudantes que ocupavam a reitoria na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) desde o dia 11 de novembro deixaram o prédio na manhã desta segunda (21) e realocaram a ocupação para o Bloco C. A mobilização dos alunos é contrária à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe um teto para os gastos públicos da União, aprovada na Câmara dos Deputados como PEC 241 e que seguiu para o Senado como PEC 55.
A saída dos alunos do prédio administrativo foi determinada durante reunião de negociação no domingo (20). Durante o encontro, a universidade se comprometeu a atender a algumas das reivindicações do grupo e, em troca, os estudantes decidiram mudar a ocupação de local.
“Garantimos a reativação da Bolsa Monitoria para 2017, para garantir o pagamento de alguns dos monitores das disciplinas dos cursos da universidade, e, com isso, a gente se comprometeu em realocar nossa ocupação para o Bloco C. Vamos continuar a ocupação normalmente, tranquilamente, com programações diárias”, afirma um dos estudantes do movimento, que preferiu não ser identificado.
Ainda de acordo com o aluno, a falta de diálogo entre o movimento e a universidade, criticada por meio de nota na última semana, foi sanada após a reunião. “A partir de agora, vamos negociar pela totalidade da remuneração dos monitores”, explicou.
Por meio de nota, a Unicap também havia criticado a falta de diálogo com o movimento, mas a instituição também informou ao G1 que o problema foi resolvido após o encontro que resultou na continuidade do movimento em outro ponto do campus.
Nesta segunda (21), a instituição divulgou uma nova nota oficial, se comprometendo a não adotar sanções administrativas ou judiciais aos estudantes que restabeleceram a ocupação no Bloco C do campus.
Outras universidades
Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a desocupação mais recente ocorreu na Faculdade de Direito do Recife. O prédio foi deixado pelos estudantes na última sexta-feira (18), um dia após o acordo firmado com a Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a direção da FDR em um encontro que contou com representantes da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério Público Federal (MPF).
![Estudantes que ocupavam a Faculdade de Direito do Recife (FDR) deixam o prédio na tarde desta sexta-feira (18) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press) Estudantes que ocupavam a Faculdade de Direito do Recife (FDR) deixam o prédio na tarde desta sexta-feira (18) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)](http://s2.glbimg.com/N3keC6NceP02u5zgsNP1inyqgds=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/11/18/mco_2784.jpg)
Estudantes que ocupavam a Faculdade de Direito do Recife (FDR) deixam o prédio na tarde desta sexta-feira (18) (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Outros prédios da universidade, no entanto, continuam ocupados pelos estudantes. No campus Recife, os Centros de Artes e Comunicação (CAC), de Biociências (CB), de Educação (CE), de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o Departamento de Enfermagem, o Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate) e o Núcleo de Educação Física e Desportos (NEFD) permanecem fechados pelos estudantes. Ainda há ocupações nos campi de Caruaru e Vitória de Santo Antão, totalizando nove prédios ocupados.
Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), as ocupações permanecem no Centro de Ensino de Graduação Obra-Escola (Cegoe), nos dois prédios do Centro de Estudos da Agricultura (Ceagri 1 e 2), nos departamentos de Química, Matemática e Educação e nos prédios Professor Tarcísio Eurico Travassos e Manoel Amaro. Os campi de Garanhuns e Serra Talhada, no interior, também estão ocupados pelos alunos da instituição.
![Alunos estão acampando no prédio da UPE, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press) Alunos estão acampando no prédio da UPE, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)](http://s2.glbimg.com/kFHE_BL9sPPVk9TkG1dnduTSeSo=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/10/25/whatsapp_image_2016-10-25_at_8.31.02_am.jpeg)
Alunos estão acampando no prédio da UPE, no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
A Universidade de Pernambuco (UPE), por sua vez, tem dez prédios ocupados até esta segunda (21). No campus Recife, as ocupações foram montadas na Escola Superior de Educação Física (Esef), no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG). Nos campi de Garanhuns e Petrolina, há dois e três prédios ocupados, respectivamente. Os campi de Nazaré da Mata e Palmares também seguem ocupados.
No Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), os campi de Olinda e de Barreiros também permanecem ocupados nesta segunda (21).
Ensino médio
Na tarde da quinta (17), estudantes ocuparam a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Porto Digital, no Centro do Recife. Na noite da quarta (16), outros estudantes ocuparam o Ginásio Pernambucano da Rua da Aurora, no centro do Recife.
Também há registro do movimento contrário à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos da União na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Cândido Duarte e Martins Pereira, no Recife; na Antonio Padilha, em Petrolina, Sertão; e na Conde Pereira Carneiro, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife.
A PEC do teto dos gastos da União, como ficou conhecida, foi aprovada na Câmara dos Deputados como PEC 241 e seguiu para o Senado como PEC 55.
(Do G1 PE)
Destaque
Irregularidades no pagamento do Garantia Safra em Verdejante geram questionamentos na Câmara Municipal
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/edilanio2.jpg)
Vereadores de Verdejante estão investigando irregularidades nos pagamentos do programa Garantia Safra, após descobrirem nomes de pessoas que não residem mais no município há anos, mas que continuam sendo beneficiadas.
O presidente da Câmara Municipal, Edilânio Carvalho, junto ao primeiro secretário, Zé Carlos, e ao segundo secretário, Dorival Gondim, além dos vereadores Felipe do Angico Torto e Heitor Urias, se reuniram com o secretário de Agricultura, Romulo Bringel, e o coordenador do Garantia Safra da cidade para esclarecer a situação.
A demanda surgiu da própria população, que notou a presença de nomes de pessoas desatualizadas no cadastro do programa, entre elas familiares do coordenador do Seguro Safra. Os vereadores questionaram a situação e cobraram explicações. O Garantia Safra é destinado à agricultura familiar da zona rural e visa garantir uma compensação aos agricultores que enfrentam perdas na safra. No entanto, a suspeita é que pessoas que não fazem parte do quadro agrícola da cidade tenham sido indevidamente incluídas.
O secretário Romulo, durante a reunião, explicou que as fichas dos agricultores são preenchidas pelos presidentes das associações locais e entregues ao coordenador do programa. Segundo ele, a responsabilidade de lançar os dados no sistema é dos sindicatos e do IPA (Instituto de Proteção à Agricultura), órgãos competentes para o processo.
No entanto, o coordenador do Seguro Safra é também presidente de uma das associações e, conforme alegado, tem acesso aos dados de sua própria família, incluindo a filha e a nora, que já não residem mais em Verdejante. Essa conexão levantou ainda mais suspeitas sobre a veracidade dos beneficiários cadastrados.
Os vereadores, insatisfeitos com a resposta do secretário, exigem uma ação mais rigorosa para esclarecer as falhas e corrigir os erros no sistema, a fim de garantir que apenas os agricultores locais, que de fato necessitam do benefício, sejam contemplados. O caso continua sendo investigado.
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Primeira sessão da Câmara de Vereadores é marcada por bênção religiosa e presença do prefeito Fabinho
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/f54d3dad-7bf1-45cf-b73b-d87b7c997f86.jpg)
Na manhã desta quarta-feira (05), a sessão inaugural do ano da Câmara de Vereadores de Salgueiro contou com a presença do Padre Edilson José Rodrigues, da Catedral de Santo Antônio, do Pastor e vice-presidente da Associação de Pastores Evangélicos de Salgueiro (Aspesal), Cláudio Fernandes, e do prefeito Fabinho Lisandro (PRD).
A convite do presidente da Câmara, Léo Parente, os líderes religiosos compareceram ao evento para abençoar os novos vereadores e a Casa Epitácio Alencar, enquanto o prefeito aproveitou a oportunidade para reafirmar seu compromisso em governar para todos. Os convidados fizeram uso da tribuna para trazer reflexões profundas sobre o papel da política e a responsabilidade dos vereadores eleitos.
Em sua fala, o Edilson ressaltou que política é uma arte e um exercício de representação, enfatizando para que os vereadores não decepcionem o povo e trabalhem pelo progresso de Salgueiro. Além disso, frisou que eles foram eleitos para cuidar do povo e criar políticas públicas, em vez de defender ideologias. Sua mensagem foi concluída com uma bênção especial, desejando um futuro promissor para o município.
O Pastor Cláudio trouxe uma reflexão inspiradora baseada no capítulo 41 do livro de Isaías. Ele sublinhou a responsabilidade dos vereadores em representar a população, destacando que toda a sociedade pode contribuir para o crescimento da cidade. O vice-presidente da Aspesal finalizou sua fala com um pedido para que os vereadores, ao elaborarem leis, lembrem-se de que “há um Deus sobre Salgueiro” e que Ele está presente em todos os lugares.
Após as bênçãos dos religiosos, o prefeito Fabinho Lisandro subiu à tribuna para reafirmar que Salgueiro é uma terra de grande potencial e que seu compromisso é governar para todos, independentemente de posições ideológicas. Ele fez um apelo aos vereadores para que coloquem os interesses de Salgueiro acima de ideologias, declarando que as portas de seu gabinete estão sempre abertas para o diálogo e a cooperação.
Em suma, a primeira sessão da Câmara de Vereadores de Salgueiro em 2025 foi marcada por discursos que evidenciaram o comprometimento com o progresso do município e o bem-estar dos salgueirenses. O evento foi um importante momento de renovação espiritual e um lembrete da responsabilidade social dos governantes, reforçando a necessidade de união e colaboração para o desenvolvimento da cidade.
Por Victória Gondim – AssCom CMS
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-06-at-07.53.28.jpeg)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Polícia prende homem por furto a estabelecimento comercial em Salgueiro
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Policia-Militar.jpg)
A Polícia Militar do 8° BPM prendeu nessa quarta-feira, 5, um homem acusado de furtar um estabelecimento comercial na Rua Alberto Soares, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Salgueiro.
Os policiais faziam patrulhamento ostensivo quando foram solicitados pela vítima, a qual denunciou que o indivíduo entrou em seu comércio e subtraiu três camisas de ciclismo.
O efetivo fez buscas e encontrou o acusado com o material furtado. Ele foi levado à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.
Por Alvinho Patriota
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-DOIS-JANEIRO-24.gif)
![](https://blogdosilvalima.com.br/wp-content/uploads/2024/01/PARCEIROS-UM-JANEIRO-24.gif)
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos