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Educação

Estudantes que prestarem os dois dias do Enem irão ganhar parcela extra do Pé-de-Meira

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O ministro da Educação, Camilo Santana, associou o aumento no número de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) à execução do programa Pé-de-Meia, que estimula a permanência estudantil por meio de uma poupança paga pelo governo e que pode ser acessada no fim do terceiro ano do ensino médio.

Em coletiva de imprensa ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro reforçou que alunos que fizerem o Enem neste e no próximo domingo, 10, vão receber uma parcela a mais do programa.

“Eu não tenho dúvidas, presidente, de que vários Estados hoje dobraram o número de alunos no Enem porque o senhor decidiu criar uma da maiores políticas de incentivo ao aluno na permanência no ensino médio e na realização do Enem”, afirmou. Ele e Lula visitaram pela manhã o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília, onde foi montada a sala de situação para monitoramento da prova.

Os estudantes fizeram neste domingo a primeira prova do Enem, que teve questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. O exame continua no domingo seguinte, 10, com Matemática e Ciências da Natureza.

O ministro da Educação afirmou que houve aumento no número de inscritos em todas as faixas etárias e que a maioria dos participantes são mulheres e jovens – a edição deste ano tem 4,3 milhões de inscritos confirmados, ante 3,934 milhões no ano passado. Do total de candidatos em 2024, 1,617 milhão está concluindo o ensino médio. A maioria (60,59%) dos inscritos é mulher e se reconhece na cor parda (1.860.766), seguida da branca (1.788.622) e preta (533.861).

(Imagens: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Por JC

           

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Educação

Redação Enem 2024: ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’

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O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nas redes sociais que o tema deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é: ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. Na publicação, muitos usuários elogiaram a escolha do tema, destacando que a discussão é fundamental nos dias de hoje.

No ano passado, o Congresso aprovou uma proposta que torna o Dia da Consciência Negra um feriado nacional. A data agora é oficialmente denominada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, sendo celebrada neste formato pela primeira vez neste ano de 2024.

“Esse processo de valorização também passa por ampliar a visibilidade das lideranças negras, apoiar o empreendedorismo afro-brasileiro e incentivar produções culturais e acadêmicas que enriqueçam o entendimento sobre a importância da África e sua diáspora para o Brasil”, afirmou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ao comentar a escolha do tema da redação do Enem neste ano.

A ministrando destacou que a pasta tem trabalhado junto com o  Ministério da Educação (MEC) para “pensar caminhos de implementação da Lei 10.639/03”.

O que é exigido na redação?

O texto da redação (de até 30 linhas) precisa ser dissertativo-argumentativo. Ou seja, as ideias precisam estar embasadas por explicações fundamentadas e argumentações sobre o assunto. Os participantes também contam com textos motivadores para desenvolverem os seus conceitos.

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências e a nota pode chegar a mil pontos. Por outro lado, há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Nos textos de apoio da prova de redação deste ano, os candidatos tiveram acesso a diversas referências relevantes. Entre elas, a definição do termo “herança”, uma discussão sobre a história afro-brasileira nas escolas, o samba-enredo da Mangueira de 2019, que fez uma revisão da História do Brasil, exaltando lideranças populares negligenciadas pela narrativa oficial, e uma imagem de alunos admirando o grafite de Zumbi dos Palmares na Pedra do Sal, também no Rio de Janeiro.

Avaliação do tema

Na avaliação da professora de redação Thaiane Albuquerque, da Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, o tema escolhido para o Enem é crucial, pois aborda um assunto que precisa de mais visibilidade. “Ainda enfrentamos o racismo estrutural, que, embora algumas pessoas tentem minimizar, é uma realidade no Brasil. Acredito que esse tema apresenta elementos que os estudantes podem compreender facilmente, facilitando a discussão”, explicou a professora à coluna Enem e Educação.

Questionada se esse tema pode permitir que os elementos fiquem muito abertos, levando os candidatos a desviarem da questão central, a professora destacou a importância de uma abordagem cuidadosa. Ela enfatizou que, embora o tema ofereça diversas possibilidades de interpretação, é fundamental que os estudantes mantenham o foco na proposta.

“Quando falamos do termo ‘desafio’, já estamos considerando as dificuldades para a valorização da herança africana. Isso nos leva a refletir sobre o racismo estrutural de maneira ampla, mas também a abordar questões mais específicas, como cultura, história e religiosidade. Acredito que é fundamental que os estudantes desenvolvam uma conscientização cultural a respeito desses aspectos”, afirmou Thaiane Albuquerque.

União Nacional dos Estudantes (UNE) também considerou positiva o tema ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. “A cultura africana é um pilar essencial na formação do Brasil, presente em nossas raízes, identidades e na diversidade que nos define. O tema do Enem deste ano, nos leva a refletir sobre a importância de uma educação que celebre e integre essa herança”, declarou a entidade, em uma publicação nas redes sociais.

A professora de Linguagens Flávia Suassuna, do Colégio Saber Viver, também destacou a importância do termo “desafio”, pois ele permite que os candidatos analisem os problemas e proponham soluções. “Quando o tema é, por exemplo, ‘caminhos para a diminuição do racismo no Brasil’, ele direciona o aluno a pensar principalmente em soluções. Já o uso da palavra ‘desafio’ cria uma estrutura que ajuda a manter o foco no tema abordado”, afirmou.

A professora do Colégio Saber Viver elogiou o tema, ressaltando que há muito a ser discutido sobre a movimentação histórica da população negra no Brasil. Ela enfatizou a importância de estarmos atentos aos novos contextos e às diferentes formas de abordar essa temática.

“É um tema atual que se insere nas nossas buscas pela inclusão da população negra, e na luta contra o preconceito racial. Tudo isso está ligado à necessidade de reconhecermos a cultura africana, que enriqueceu significativamente a nossa cultura”, afirmou Flávia Suassuna.

Primeiro dia de provas

Neste domingo (3), o Enem 2024 está sendo realizado em 1.753 municípios brasileiros. De acordo com dados do Inep, há cerca de 10 mil locais de prova e aproximadamente 140 mil salas disponíveis para os participantes.

Os participantes têm cinco horas e 30 minutos para resolver questões nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os portões foram fechados pontualmente às 13h, e as provas começaram às 13h30. Mais cedo, uma equipe de reportagem da TV Jornal esteve na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos maiores locais de prova do estado, situada no bairro da Boa Vista, na região central do Recife. Ao todo, Pernambuco conta com mais de 237 mil inscritos para o exame.

O estudante Caio Ferreira, de 18 anos, está realizando o Enem pela primeira vez e chegou ao local de prova por volta das 11h10, buscando evitar aglomerações e possíveis atrasos devido ao trânsito.

“Consegui dormir tranquilo porque sei que fiz minha parte para fazer a prova com calma. Agora, que venha o que Deus quiser”, comentou Caio, que estava acompanhado de sua mãe, Flávia Cristiane, uma comerciária.

“Foram três anos acompanhando-o, e finalmente chegou o dia. Ele se preparou bem, e agora só quero que ele esteja tranquilo. Não faço muitas cobranças, pois isso pode atrapalhar. Ele sabe que estou com ele, não importa o que aconteça”, afirmou Flávia, admitindo que fica com o coração aflito durante a prova.

Fonte: JC

           

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Educação

Primeiro dia de provas do Enem é neste domingo; veja horários e o que levar

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Neste domingo (3) será realizado o primeiro dia de provas do Enem 2024, para o qual se inscreveram mais de 4,3 milhões de estudantes em todo o país.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada no ensino superior por meio da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser usado para ter acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos). Suas notas também são usadas nos processos seletivos de instituições públicas e privadas Brasil afora e em algumas de Portugal.

Por sua importância, todos os participantes precisam se atentar às exigências e aos horários para que consigam realizar as provas sem problemas e se concentrem apenas nas questões.

NESTE PRIMEIRO DIA SERÃO APLICADAS:
45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias prova de redação Na redação, o candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. A proposta sempre é uma situação-problema. O estudante precisa ler os textos de apoio e identificar qual é o problema apontado pelo Inep, que organiza a prova, antes de escrever o texto sugerindo uma solução para resolver o problema ou para minimizá-lo. Qual será o tema deste ano?Confira as apostas de professores aqui.
Veja, abaixo, outras informações para o primeiro dia de prova.

QUAL É O HORÁRIO DA PROVA?
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início da prova às 13h30 e término às 19h (horários de Brasília).

QUAL É O TEMPO DE PROVA?
Neste primeiro domingo, a prova será das 13h30 às 19h (20h para participantes com tempo adicional e 21h para aqueles que farão a videoprova em libras).
Serão corrigidas somente as redações transcritas para a folha de redação e as respostas efetivamente marcadas no cartão-resposta, sem emendas ou rasuras.

QUAL DOCUMENTO PRECISO LEVAR?
Nos dias de provas serão aceitos documentos de identificação originais e com foto.
São documentos impressos válidos:
– Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
– Documentos digitais com foto (e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG e CIN Digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br. Capturas de telas não serão aceitas.

O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA?
– Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente;
– Documento de identificação válido (físico ou digital);
– Cartão de confirmação de inscrição;
– Declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame);
– Alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates, barrinhas de cereais etc. Para beber, água é mais recomendada.

O QUE NÃO PODE LEVAR NO DIA DA PROVA?
Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:
– Declaração de comparecimento impressa;
– Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
– Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos;
– Livros, manuais, impressos e anotações;
– Protetor auricular; Relógio de qualquer tipo;
– Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar;
– Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico;
– Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens;
– Bebidas alcoólicas;
– Drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco;
– Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

O CALENDÁRIO DO ENEM 2024
Dias de provas: 3 e 10.nov
Solicitação de reaplicação: de 11.nov a 15.nov às 23h59
Divulgação do gabarito: 20.nov
Reaplicação das provas: 10 e 11.dez
Divulgação do resultado final: 13.jan.2025

Foto Getty

Por Folhapress

           

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Educação

Mulheres dominam redações com nota mil no Enem

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As mulheres ampliaram a participação entre os candidatos que obtiveram nota máxima na redação do Enem. Nas últimas três edições da prova, elas foram responsáveis por mais de 3 em cada 4 textos que receberam nota mil.

Segundo os dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão responsável pelo Enem, na última edição 60 pessoas conseguiram atingir a maior nota possível na redação, sendo que 46 delas foram escritas por mulheres (76,7% do total).

Em 2022 e 2021, elas foram responsáveis por 81,3% e 86,4%, respectivamente, do total de notas mil na redação.

A representação das mulheres entre as notas máximas nos últimos três anos fica bem acima da média histórica do Enem. Desde 2009, quando o exame passou a ter o formato atual e ser usado para a seleção de candidatos para as universidades, 12.151 pessoas atingiram a maior nota na redação, sendo 7.839 -escritas por mulheres -média de 64,5%.

Elas também dominam outras faixas de alta proficiência. No ano passado, por exemplo, 204.837 mulheres tiraram nota entre 900-999 pontos -quase 2,5 vezes o número de homens (83.765) que conseguiram alcançar essa faixa de pontuação.

Os homens, no entanto, conseguem com mais frequência as maiores notas na prova de matemática e suas tecnologias. No ano passado, 3.979 candidatos homens alcançaram entre 900-1.000 pontos nessa área do conhecimento -o triplo de mulheres (1.334) que tiveram essa pontuação.

Para professores, a diferença de desempenho entre mulheres e homens é verificada desde o início da educação básica e se amplia nos últimos anos de ensino. Outras avaliações, como o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), do governo federal, e o Pisa, prova internacional, mostram que as meninas apresentam resultados melhores em português desde o início da vida escolar.

“Esses resultados nos indicam uma tendência, ainda que irracional, de incentivar as meninas desde cedo para determinadas áreas de conhecimento e para o desenvolvimento de certas habilidades que condizem mais com o que socialmente é esperado das mulheres”, diz Flávia Xavier, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares da UFMG.

Ou seja, as meninas seriam mais incentivadas a atividades ligadas às ciências humanas, por ser uma área relacionada à comunicação e ao cuidado com o outro. Já os meninos, mais estimulados para a matemática, área mais associada ao uso da razão, da métrica.

“A escola reproduz as relações sociais e a cultura predominante na sociedade em que está inserida e, com isso, acaba reforçando certas expectativas de gênero. Isso explica a diferença de desempenho de homens e mulheres nas áreas avaliadas pelo Enem.”

Os dados do Inep revelam ainda outros tipos de desigualdades educacionais. Entre as notas máximas obtidas no ano passado, 39 foram de candidatos autodeclarados brancos, 13 de pardos, dois de amarelos e apenas um de quem se declarou preto. Nenhuma foi obtida por indígenas.

Daniela Garcia, professora de redação do Aprova Total, diz que o interesse e participação das meninas nas aulas de redação é perceptivelmente maior do que a dos meninos.

“As aulas de redação envolvem muitos debates sobre os assuntos que podem aparecer nas provas e é recorrente que as mulheres se sintam mais confortáveis e participem mais desses debates. É visível como elas se engajam mais do que eles”, diz Garcia.

A professora, no entanto, destaca que as principais recomendações para conseguir uma boa nota na redação do Enem vão na contramão do que os estereótipos de gênero associam como “habilidades mais masculinas”.

“Como os critérios de avaliação da redação são muito objetivos e específicos, é preciso ter uma certa frieza ao escrever o texto para conseguir contemplar todos os elementos exigidos. Isso foge do estereótipo de que os homens conseguem ser mais frios e objetivos que as mulheres”, destaca a professora.

A redação costuma ser determinante para discriminar os candidatos que conseguem uma vaga na universidade, já que representa 20% da nota final. É a única área, por exemplo, em que é possível chegar à nota mil, o que resulta em um peso relevante na média final do candidato.

Luana Pizzolato, 20, foi uma das que tiraram nota máxima na redação do Enem. Ela conta que desde pequena sempre gostou muito de ler e teve facilidade com a escrita.

“Desde muito cedo, eu tenho o costume de ler e escrever. Também sempre tive muita facilidade nas aulas de gramática, mas não esperava que fosse conseguir uma nota mil na redação. Fiquei muito surpresa e feliz com o resultado”, contou a jovem, que fez cursinho no Poliedro e agora cursa medicina.

A redação é corrigida a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.

Esta última competência é uma inovação do Enem e não costuma ser cobrada em outros vestibulares. É nela que os alunos das redes estaduais têm as piores notas na comparação com quem estudou em escolas particulares, segundo a pesquisa.

VEJA QUAIS FORAM OS ÚLTIMOS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM

– 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
– 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
– 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
– 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
– 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
– 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
– 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil;
– 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil;
– 2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira;

Foto Shutterstock
Por Folhapress

           

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