Conecte-se Conosco

Brasil

Fragilidade dos laços amorosos, racismo e esteriotipos sociais por trás de linhas subliminares

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O racismo existe desde do período em que nos tornamos seres “civilizados” e vem por séculos se perpetuando ao longo dos dias atuais. Isto é visto claramente nos relacionamentos sejam de amizade ou de um casal, se você é negro, baixa estatura, renda mínima, não tem automóvel, tudo se torna mais difícil para um relacionamento quem possui esses intens acima citados.
No caso que seguinte percebemos que pessoas brancas cerca de 95% dos brancos as vezes não tem nem tanto poder aquisitivo, muitas das vezes é simples diarista, ou porque tem um automóvel mesmo em 48 parcelas com juros é bem visto por ambos os sexos.
Segue abaixo um diálogo de exemplo de racismo escondido entre linhas, vamos citar nomes fictícios para proteger a identidade desse exemplo extraido de uma rede social que um leitor nos mandou, segue abaixo:

[1/3 22:21] Josefa: ☺️ eu vou embora
[1/3 22:21] josefa: Não posso enganar vc
[1/3 22:21] , José : Vai não
[1/3 22:21] josefa: Rsrs
[1/3 22:21] José: Casa comigo
[1/:3/22:22 Sério
[1/3 22:22] José: Aceite
[1/3 22:22] josefa: Aqui ja deu pra mim
[1/3 22:23] José : Venha mora comigo na Bahia
[1/3 22:23] jose: Casa comigo
[1/3 22:25] José : josefa Casa comigo
[1/3 22:26] Josefa : Vou pra perto da mina minha família
[1/3 22:27] José : Me dar uma chance meu bem
[1/3 22:27] José : Eu vou
[1/3 22:27] José : Pra onde você for
[1/3 22:28] José : Gosto muito de você
[1/3 22:28] José : A muito tempo
[1/3 22:29] José : Passei um maior tempão para
[1/3 22:29] José : Te encontrar
[1/3 22:30] josefa: Desculpa José mais eu não to querendo me relacionar agora, ainda meus filho é pequeno eu não tenho muito tempo pra relacionamento
[1/3 22:31] José : Não josefa
[1/3 22:31] José : Não aceito não como resposta
[1/3 22:31] José : Me desculpe
[1/3 22:31] José: Gosto de você de verdade
[1/3 22:31] José : Não aceito essa descupa
[1/3 22:32] José : Cuidarei de você e de seu filho
[1/3 22:32] José : Sem medo por favor
[1/3 22:32] José : Você não sabe o quanto gosto de você
[1/3 22:33] José : O quanto tenho sonhado com você !
[1/3 22:36] José : Gosto de você pra valer
[1/3 22:36] José : Quero algo com você
[1/3 22:3 José: Do jeito que você é
[1/3 22:36] José : Com o filho que você tem
[1/3 22:37] José : Me der uma chance eu mereço
[1/3 22:38] José : Não sou a melhor pessoa do mundo, mas me respondo por mim
[1/3 22:38] José : E pelos meus atos
[1/3 22:38] José : Amo você
[1/3 22:39] José : Como falei quero você do jeito que você é
[1/3 22:40] José : Essa mulher especial e maravilhosa
[1/3 22:43] José : Sei que vc já teve muitas desilusões
[1/3 22:43] José : Eu também
[1/3 22:43] Josefa : realmente não quero niguem, sou uma pessoa que quero um tempo pra mim, resolver minha.
[7/3 13:05] José : Voltou a namorar
[7/3 13:05] José : ?
[7/3 13:06] josefa: Aqui namorando dela
[7/3 13:06] josefa: Blz
[7/3 13:06] jose.: De josefa
[7/3 13:06] José : ?
[7/3 13:06] josefa: é
[7/3 13:06] José : muito bem
[7/3 13:07] : que bom
[7/3 13:07] josefa: falou 👍
[7/3 13:09] José : José
[7/3 13:12] josefa: Aqui
[7/3 13:13] josefa: Namorado dela ela tá ocupada meu amigo
[7/3 13:13] Josefa: Dps vc fala com ela.
Após a seguinte leitura percebemos a grande disparidade existenncia onde tem um jovem negro apaixonado por uma jovem, onde a mesma alega não ter tempo para relacionamento, e dias depois aparece com o namorado, aparentemente bem socialmente o seu namorado, branco, alto com carro e um certo status quo, onde a mesma mencionou está com trauma de relacionamento e queria ficar só, um detalhe importante o leitor que nos enviou essa história tem mais recurso financeiro que o que ela está, mas como era negro não é bem visto pela sociedade com ela. Será que realmente ela queria dar um tempo pra ela ? Que trauma É esse que em poucos dias acaba ? Ao analisarmos vejamos total descontexto na fala da Josefa, onde se mostra uma pessoa pessoa que vai pela aparência social. Percebemos que o negro é mal visto pela sociedade por cerca de 95% dos brancos, mesmo ele tendo quebrado barreiras sociais e chegado ao status de ser servidor público estadual e municipal. Segundo o sociólogo Bauman eu seu livro amor líquido cita as seguintes palavras: A modernidade líquida, “um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível” em que vivemos, traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos, um amor líquido. A prioridade a relacionamentos em redes, as quais podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade – e frequentemente sem que isso envolva nenhum contato além do virtual, faz com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. Mais que uma mera e triste constatação, esse livro é um alerta, não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a nossa capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada.
Como exemplo, o autor examina a crise na atual política imigratória de diversos países da União Europeia e a forma como a sociedade tende a creditar seus medos, sempre crescentes, a estrangeiros e refugiados.
Com sua usual percepção fina e apurada, Bauman busca esclarecer, registrar e apreender de que forma o homem sem vínculos – figura central dos tempos modernos – se conecta.
Percebemos nas palavras do sociólogo Bauman uma geração fragilizada por falta de equilíbrio entre a a ética e a moral social entre a humanidade.

Por Professor Robson Campanerut da Silva
Mestrado em antropologia pela Universidade Federal fluminense, doutando em educação pela UFC, professor de Sociologia IFCE.

Por Romi Pereira
Geógrafo e especialista em ensino de geografia.
Professor da rede municipal de Poção Pernambuco.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Brasil

Texto da reforma tributária traz lista de profissões que terão imposto menor

Publicado

em

Entregue anteontem ao Congresso, a proposta de regulamentação da reforma tributária listou os profissionais liberais que terão um abatimento de 30% em relação à alíquota “cheia” do IVA no recolhimento de impostos incidentes na prestação de seus serviços.

O benefício vale tanto para profissionais que prestarem serviço como pessoa física quanto para prestadores pessoas jurídicas. Mas, neste segundo caso, sob algumas condições. Não é permitido que o escritório ou empresa tenha como sócio outra pessoa jurídica, ou que preste serviço extra ao que está contemplado na lista. A atividade-fim deve ser realizada pelos sócios, o que atende principalmente os escritórios de advocacia – a principal classe que defendeu o benefício tributário.

A alíquota reduzida vale tanto para o novo tributo federal (CBS) quanto para os estaduais e municipais (IBS). Esses dois impostos substituem os atuais IPI, PIS e Cofins (federais), o estadual ICMS e o municipal ISS.

Fonte: ESTADAO CONTEUDO

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Cashback vai beneficiar cerca de 73 milhões de pessoas

Publicado

em

 

Cashback previsto na reforma tributária deve beneficiar 73 milhões de pessoas, o equivalente a aproximadamente um terço da população brasileira, de acordo com a estimativa do Ministério da Fazenda. O mecanismo previsto na reforma tributária permite a devolução de parte dos impostos pagos pela população de baixa renda.

De acordo com os técnicos da pasta, terão direito à devolução famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa, atualmente R$ 706, incluídas no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico). O diretor da Secretaria de Reforma Tributária da Fazenda, Rodrigo Orair, informou que, nas cobranças em conta de luz, o desconto de até 50% dos tributos pagos deverá ser embutido. Para os demais bens, como os produtos de supermercado, a forma de realizar essa devolução ainda está em estudo. Existe a possibilidade de o desconto ser aplicado na boca do caixa.

De acordo com a proposta, o valor do cashback será calculado sobre o consumo das famílias, formalizado por meio da emissão de documentos fiscais. Entre os bens e serviços que contarão com o mecanismo estão a energia elétrica, água e esgoto, com proposta de devolução de até 50% dos tributos. No caso do gás de cozinha, o retorno pode chegar a 100%, e sobre os demais produtos o retorno será de 20%. Os únicos produtos que não contarão com o cashback são aqueles sujeitos ao Imposto Seletivo.

Para Daniel Duque, gerente da inteligência técnica do Centro de Liderança Pública (CLP), o mecanismo de cashback introduzido é outro exemplo de inovação bemsucedida, com potencial de incentivar a formalização da economia e a redução dos mercados paralelos. “Ao devolver uma parte dos tributos diretamente às famílias de baixa renda, o governo não apenas alivia o ônus fiscal sobre esses consumidores, mas também estimula a emissão de documentos fiscais, contribuindo para uma base tributária mais ampla e justa”, avaliou.

Imposto do pecado

Seis categorias de produtos contarão com a incidência do Imposto Seletivo (IS), também conhecido como “imposto do pecado”. Ficarão mais caros os itens considerados prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. As alíquotas correspondentes ainda não foram definidas e serão divulgadas posteriormente, em outra lei. No caso de veículos, embarcações e aviões, a incidência do imposto não vale para os automóveis e comerciais leves considerados sustentáveis, que terão alíquota zero.

O secretário extraordinário da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, informou que o IS para carros terá uma sistemática semelhante ao que o governo construiu no programa Mover, com o IPI Verde. “Há alíquota básica do Imposto Seletivo e uma série de redutores alinhados ao Mover”, explicou Appy, destacando que a definição das alíquotas do imposto seletivo ficará para uma lei ordinária e não estará no projeto de lei complementar enviado ao Congresso na última quarta-feira.

O Executivo estuda um novo regime automotivo, com horizonte até 2028, com destaque para o IPI verde. A ideia do projeto é tributar também o fabricante de bebidas açucaradas, como refrigerantes, na primeira venda, e o importador na importação. A Fazenda argumentou que o setor econômico tem uma estrutura concentrada nos fabricantes e fragmentada nas fases de distribuição e varejo. Outra justificativa para a incidência dessa categoria é que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 83 países integrantes já tributam, principalmente, refrigerantes.

Em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) disse não acreditar que deixar os refrigerantes mais caros “tenha eficácia contra obesidade e doenças crônicas, que se combatem com informação e educação nutricional”. “Seguiremos acompanhando os debates no Congresso Nacional e defendendo que todos os alimentos cheguem mais baratos para a população brasileira”, destacou. A taxação extra sobre esses produtos entrará em vigor em 2027.

Alguns serviços também terão alíquota aumentada, como jogos de azar e apostas, que serão submetidos a alíquotas mais altas devido aos riscos de vício e aos custos sociais associados, bem como ao potencial de geração de receita tributária. Também ficarão mais caros serviços financeiros e de telecomunicações. Autonomia dos estados A tão falada neutralidade tributária pode ficar só no papel, isso porque o texto prevê que União, estados e municípios terão autonomia na fixação de sua alíquota-padrão, algo que vem sendo criticado pelos especialistas.

Na prática, se depois de um tempo de implementação o governo quiser aumentar ou reduzir a carga tributária, é possível fazer isso por meio de um projeto no Congresso. Nos estados, a alteração poderá ser feita pelos deputados estaduais e, nos municípios, pelos vereadores. A alíquota média de 26,5% do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), prevista na regulamentação da reforma tributária, será dividida entre alíquotas de 8,8% para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de incidência federal, e de 17,7% para o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de estados e municípios.

Fonte: Correio Braziliense. 

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Brasil

Incêndio em pousada de Porto Alegre deixa 9 mortos

O estabelecimento fica localizado na Avenida Farrapos, entre as ruas Garibaldi e Doutor Barros Cassal.

Publicado

em

Um incêndio na madrugada desta sexta-feira, 26, que atingiu uma pousada no centro de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, deixou ao menos nove pessoas mortas. O estabelecimento fica localizado na Avenida Farrapos, entre as ruas Garibaldi e Doutor Barros Cassal.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, outras sete pessoas que foram resgatadas com vida foram encaminhadas para atendimento hospitalar.

Não há informações sobre o estado de saúde delas. As causas do incêndio serão investigadas.

Foto iStock

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!