Conecte-se Conosco

Destaque

Funaro e Cunha: 700 encontros; Temer sabia de tudo

Publicado

em

 

Funaro relata mais de 700 encontros com Cunha e diz que Temer sabia de esquema.

Em depoimento à Justiça Federal nesta sexta (27), o corretor de valores Lúcio Funaro afirmou que, em quase 15 anos de relação com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de 2002 a 2016, manteve encontros semanais com o ex-deputado, em um total de mais de 700, conforme seu cálculo.

Funaro disse que entregava dinheiro vivo nas mãos de Cunha e Henrique Alves (PMDB-RN) e que o presidente Michel Temer sabia do esquema de corrupção que vigorou na Caixa Econômica Federal.

O depoimento foi concedido ao juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, onde Funaro, Cunha e Alves são réus em uma ação penal sobre um esquema de desvios do fundo de investimentos do FGTS (FI-FGTS), administrado pela Caixa.

O processo derivou da Operação Sépsis. Segundo a denúncia, empresas pagavam propina em troca de liberação de recursos do FI-FGTS.

“Entreguei [dinheiro] nas mãos dele [Henrique Alves] em um hotel em São Paulo, emprestei avião meu para funcionário dele levar dinheiro”, disse Funaro, que assinou acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República.

“Foi pago propina do Porto Maravilha [projeto no Rio envolvendo Odebrecht, OAS e Carioca Engenharia], BRVias, Aquapolo, Haztec e Eldorado [do grupo J&F, que controla a JBS]”, afirmou.

“Noventa e cinco por cento do que eu paguei foi dinheiro vivo. Eu mesmo entreguei na mão dele [Cunha] quando eram quantias menores.”

Questionado pelo juiz, Funaro disse que, além de Alves e Cunha, os políticos que sabiam do esquema eram Temer, o ministro Moreira Franco –que já foi vice-presidente da Caixa– e o ex-ministro Geddel Vieira Lima. Os três têm negado conhecimento.

“[Cunha] Repassava [a propina] para pessoas que ele escolhia. Às vezes para o partido também. [No caso do Porto Maravilha] Eu tenho certeza de que ele repassou dinheiro para o Henrique Alves”, disse o operador.

Funaro e Cunha sentaram-se frente a frente na audiência. De terno e gravata, o ex-presidente da Câmara, atualmente preso na Papuda, levou à Justiça uma mala com documentos e anotava com calma detalhes do depoimento de Funaro.

Cunha manifestou disposição de conceder entrevista aos jornalistas, de quem disse “sentir saudades”, mas foi orientado pelo juiz a só falar após prestar depoimento, previsto para o próximo dia 6. “No meu interrogatório eu vou fazer o que precisa e mostrar as mentiras que estão sendo faladas”, limitou-se a dizer ao final da audiência.

CHORO E ELOGIOS

Funaro, que está preso na Papuda desde julho do ano passado, chorou ao falar de sua família. “Passou a fase de querer poder. Faz um ano e meio que minha filha está vindo aqui nas audiências. Eu não quero mais passar por isso. Faz um ano e meio que não vejo meu pai, não tenho coragem de chamar ele para me visitar”, disse.

A mulher do operador, Raquel, que também assistia ao depoimento, chorou junto com ele. Pela manhã, a bebê do casal acompanhou a audiência judicial.

No início de sua oitiva, que durou quase três horas, Funaro teceu elogios a Cunha. “O Eduardo sempre foi um cara muito correto. Se o Joesley [Batista, da JBS] quisesse fazer uma operação e falasse diretamente com ele, ele diria: ‘Olha, você vai ter que falar com o Lúcio'”.

“Eu almoçava constantemente com ele, ele me dava conselho, ele dizia ‘Você é sem pavio, tem que ter pavio’. Sempre respeitei muito a opinião dele. Se ele falasse alguma coisa para mim eu ia respeitar”, disse.

De manhã, foram ouvidos outros dois réus, Fábio Cleto e Alexandre Margotto, ambos delatores. Cleto foi vice-presidente de Fundos e Loterias da Caixa de 2011 a 2015, período investigado, e disse que cumpria ordens de Cunha ao votar pela liberação ou não de recursos no banco.

Margotto era amigo de Cleto e Funaro e afirmou que foi convidado a participar dos negócios do operador, mas que não recebeu sua parte das propinas. Folha de S.Paulo – Reynaldo Turollo JR e Camila Mattoso

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

Justiça Eleitoral suspende perfil de Pablo Marçal no Instagram

Publicado

em

O perfil do Instagram do candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) foi suspenso por 48 horas após decisão do juiz eleitoral Rodrigo Capez, da capital. A medida foi tomada após uma notícia-crime apresentada por Guilherme Boulos (PSOL), também candidato ao cargo, que alegou difamação em um vídeo postado por Marçal.

No vídeo, o empresário acusa Boulos de ser usuário de drogas e de ter sido internado em uma clínica em surto psicótico, afirmações que o psolista nega veementemente. Boulos também afirma que o laudo médico apresentado por Marçal seria falso. O juiz entendeu que há indícios de possíveis crimes eleitorais e determinou que o Instagram suspenda a conta do candidato do PRTB. A defesa de Marçal ainda não se pronunciou sobre a decisão.

Por Jovem Pan

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

PF prende servidores públicos por sacarem quase R$ 5 milhões

Publicado

em

A Polícia Federal (PF) prendeu três homens – dois deles, servidores públicos – enquanto saíam do banco, após sacarem R$ 4,98 milhões. A abordagem foi em uma agência no município de Castanhal, no Pará, no início da tarde desta sexta-feira (4/10).

A investigação preliminar aponta que o dinheiro seria usado para compra de votos em favor de um político que se candidata a cargo nas eleições, no Pará. A autuação em flagrante também foi pelo crime de associação criminosa. Um carro foi apreendido na ação.

A apreensão dos aparelhos celulares e a continuação do inquérito policial aberto devem esclarecer mais sobre o caso e apontar outros possíveis participantes do crime em apuração.

Foto Polícia Federal

Por Metropoles

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Calby Carvalho Lidera com 53,89% em disputa pela Prefeitura de Belém do São Francisco

Publicado

em

Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Data Results em parceria com o Blog do Silva Lima, entre os dias 28 e 29 de setembro de 2024, em 17 localidades de votação no município de Belém do São Francisco, revela um cenário de liderança do candidato Calby Carvalho pela prefeitura.

Calby Carvalho se destaca na intenção de voto espontânea, com 48,45%, enquanto o atual prefeito Gustavo Caribé aparece em segundo lugar com 40,67%. No entanto, o que chama a atenção são os votos válidos, onde Calby lidera com 53,89% contra 46,11% de Caribé.

Resultados da Pesquisa

Os resultados da pesquisa mostram um panorama de liderança de Calby Carvalho:

Espontânea:

  • Calby Carvalho: 48,45% (intenção de voto espontânea)
  • Gustavo Caribé: 40,67% (intenção de voto espontânea)
  • Indecisos ou não opinaram: 9,84%
  • Branco ou nulo: 1,04%

Estimulada:

  • Calby Carvalho: 48,71% (intenção de voto estimulada)
  • Gustavo Caribé: 40,41% (intenção de voto estimulada)
  • Indecisos ou não opinaram: 9,84%
  • Branco ou nulo: 1,04%

Ao considerar os votos válidos, Calby Carvalho lidera com 53,89%, enquanto Gustavo Caribé registra 46,11%. 

Perfil dos Entrevistados

A pesquisa foi conduzida com 374 entrevistados, sendo 196 mulheres (51,8%) e 178 homens (48,2%). Essa representatividade é fundamental para compreender as tendências e preocupações da população em relação à eleição.

O Data Results em parceria com Blog do Silva Lima, ouviu 374 entrevistados entre os dias 28 de setembro a 29 de setembro de 2024, a margem de erro é de 4,9% pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiabilidade, aquele que os números sejam iguais com os apresentados na pesquisa é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob o nº 02346/2004.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!