Conecte-se Conosco

Destaque

Grêmio é o campeão da Copa do Brasil 2016

Publicado

em

gremio_campeao

Tricolor de Porto Alegre se tornou o maior vencedor da competição.

O futebol tomou fôlego no Brasil pela primeira vez desde o acidente aéreo na Colômbia na terça (29) que matou 71 pessoas, entre elas 19 jogadores e 24 membros da delegação da Chapecoense.

Na partida que retomou o esporte nacional após o desastre, o Grêmio e o Atlético-MG empataram em 1 a 1, resultado que deu ao time gaúcho sua quinta taça da Copa do Brasil, superando assim o Cruzeiro e isolando-se como o maior vencedor histórico do torneio -honraria garantida pela vitória por 3 a 1 no jogo de ida, em Belo Horizonte.

A decisão foi marcada por muitas homenagens às vítimas do voo de Medellin e à Chapecoense.

Gremistas e atleticanos entoaram coros de suporte à equipe catarinense, como o já conhecido “vamos, vamos, Chape”. Uma enorme camisa da Chapecoense foi estendida como uma bandeira sobre os torcedores antes do jogo.

No gramado, os jogadores das duas equipes se abraçaram em um círculo também composto por profissionais da imprensa –20 jornalistas morreram no acidente.

Fato raríssimo, se não inédito nos estádios brasileiros, o minuto de silêncio pedido foi plenamente respeitado, e a Arena do Grêmio não teve barulho antes da decisão.No centro do campo, foram estendidas bandeiras do Brasil e da Colômbia, país-sede do Atlético Nacional, que seria adversário da Chapecoense na final da Sul-Americana. O goleiro do Atlético-MG Victor estava entre os mais emocionados, chorando bastante.

Nas transmissões, todos os jornalistas vestiram um uniforme verde em tributo ao clube de Santa Catarina.

No primeiro tempo, o Atlético-MG, treinado pela primeira vez por Diogo Giacomini após a demissão de Marcelo Oliveira, apresentou traços de organização tática que não existiam com o técnico anterior. Velozes, Robinho e Luan fizeram a bola circular na frente da área do Grêmio, frequentemente servidos por Rafael Carioca.

Exercendo marcação intensa, o time mineiro teve mais posse de bola durante quase todo o jogo.

A vantagem confortável construída no primeiro jogo da final fez com que Renato Gaúcho colocasse o Grêmio para jogar no contra-ataque. E foi assim que o time construiu a chance mais clara de gol da primeira etapa.

Douglas disputou bola no meio de campo e, entre dois marcadores, fez longo lançamento de calcanhar para Everton que, cara a cara com Vitor, bateu para o goleiro atleticano fazer a defesa.

No segundo tempo, a tônica manteve-se a mesma, com o Atlético-MG exercendo pressão com Robinho, Luan e Pratto, mas pouco exigindo do goleiro Marcelo Grohe.

Nos últimos minutos, o jogo ganhou em emoção. Aos 43 minutos, em contra-ataque, Everton cruzou e Bolaños fez o gol gremista.

Já nos acréscimos, Cazares chutou de trás do meio de campo, pegou Grohe de surpresa e deixou tudo igual com um belíssimo gol. Durante boa parte do jogo, os atletas deixaram de lado discussões mais ríspidas típicas de partidas decisivas, o que pareceu um sintoma do impacto da tragédia da última semana.

No entanto, ao final do jogo, alguns jogadores trocaram empurrões e bateram boca, em atitude contrária ao clima da noite.

“Felicidade é imensa. Só de ver a alegria do torcedor a gente fica realizado. Foi justa a conquista”, disse o meia Douglas, do Grêmio, após o apito final.

GRÊMIO

Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro (Jailson), Douglas (Miller Bolaños) e Everton (Fred); Luan. T.: Renato Gaúcho

ATLÉTICO-MG

Victor; Marcos Rocha, Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete (Cazares) e Júnior Urso (Maicosuel); Luan (Lucas Cândido), Robinho e

Lucas Pratto. T.: Diogo Giacomini (interino)

Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Gols: Miller Bolaños, aos 43, e Cazares, aos 46 min do 2º tempo

Cartões amarelos: Marcelo Grohe, Miller Bolaños (G), Erazo e Fábio Santos (A)

Renda: R$ 5.105.964,00

Público: 55.337

Destaque

Mais da metade dos proprietários de motocicleta não tem habilitação

Publicado

em

Mais da metade dos donos de motocicletas no país não tem habilitação para a categoria, é o que mostra uma pesquisa pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Segundo o estudo, divulgado ontem (9), dos 32,5 milhões de proprietários de motos, motonetas e ciclomotores registrados no Brasil, 17,5 milhões, o que equivale a 53,8% do total, não são têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida para conduzir esses veículos.

Segundo a Senatran, os resultados podem ser explicados, entre outros fatores, pelo custo acessível do veículo, pelo crescimento de negócios com veículos compartilhados, pelo aluguel de motocicletas ou motonetas, e pela dificuldade de acesso à CNH por parte da população.

O estudo também destaca a expansão das áreas urbanas, a necessidade de transporte individual em regiões com infraestrutura limitada, como fatores podem explicar o alto número de proprietários sem habilitação.

Os homens representam 80% dos proprietários de motocicletas, com a maioria dos proprietários na faixa etária de 40 a 49 anos, seguida por aqueles de 50 a 59 anos. Entre os que possuem habilitação, a maioria está na faixa etária de 30 a 39 anos.

Frota

Os dados do estudo mostram que atualmente as motocicletas representam 28% do total da frota nacional. A expectativa é de que em seis anos, mantida a tendência atual, esse percentual alcance 30% da frota.

O Maranhão aparece como o estado com maior percentual de motocicletas, com 60% do total da frota de veículos do tipo, seguido pelo Piauí (54,5%), Pará (54,5%), Acre (53,1%) e Rondônia (51,2%).

“A alta proporção aponta para uma predominância em estados do Norte e Nordeste devido a fatores econômicos, geográficos e culturais”, diz o estudo.

Em números absolutos, São Paulo vem em primeiro lugar, com 7 milhões de veículos registrados, seguido por Minas Gerais (3,5 milhões), Bahia (2 milhões), Ceará (1,9 milhão) e Paraná (1,8 milhão).

Segundo o relatório, esses números podem ser justificados pelas grandes populações de tais estados, que contam ainda com uma distribuição mais variada no que diz respeito aos meios de transporte de preferência.

Infrações

O estudo mostra ainda que após uma queda no número de infrações cometidas por motociclistas em razão da pandemia de covid-19, houve um aumento na emissão de multas.

Enquanto em 2020 esse número ficou em aproximadamente 150 mil, em 2023 atingiu mais de 1,3 milhão. Até julho de 2024, já foram emitidos mais de 638 mil autos de infração.

Mais de 80% das multas estão associadas à não utilização ou uso inadequado dos equipamentos de segurança pelos motoristas ou passageiros – como o não uso de capacete, que responde por cerca de 43% delas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso de capacete é fundamental para proteger os motociclistas e passageiros, podendo reduzir o risco de morte em 37% e de lesões graves na cabeça em cerca de 69%.

Outro dado do estudo está relacionado à participação de motocicletas em acidentes. Os dados revelam que esses veículos respondem a pelo menos 25% dos sinistros e a mais de 30% das fatalidades no trânsito.

“Esses dados reforçam a necessidade de criação e do cumprimento de políticas públicas e estratégias de mobilidade adaptadas para abordar a segurança viária, promovendo um trânsito mais seguro para todos os condutores, especialmente os de motocicletas, motonetas e ciclomotores”, afirma o estudo. 

Foto Tânia Rego/Agência Brasil

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

As inscrições de concurso público da prefeitura do Cedro, foram prorrogadas

Publicado

em

Por meio do Instituto Consulpam, a Prefeitura de Cedro-PE fez a primeira retificação no edital do concurso público que está promovendo, oferecendo 142 vagas imediatas. A alteração prorrogou o prazo de inscrições, que inicialmente seria encerrado no último sábado, 7, até 20 de setembro. Interessados podem se inscrever no site da banca organizadora.

Os demais prazos do cronograma foram mantidos, a exemplo da data das provas Objetiva e Discursiva, agendadas para 15 de dezembro, e divulgação do resultado final, prevista para 31 de março de 2025.

O concurso oferta vagas para diversos cargos, entre eles, Agente Administrativo, Assessor Jurídico, Arquivista, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Técnico em Informática, Psicólogo, Médico, Nutricionista, Farmacêutico e Enfermeiro.

Os candidatos serão avaliados por meio de Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, para todos os cargos; Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para o cargo de Assessor Jurídico; Prova Prática, de cunho eliminatório e classificatório, para Motorista; e Prova de Títulos, de caráter apenas classificatório, para os cargos de nível Superior.

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

PF de Salgueiro deflagra operação conjunta com a CGU contra esquema de corrupção em prefeitura

Publicado

em

A Polícia Federal, por meio de agentes da Delegacia de Salgueiro, e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram uma operação nesta terça-feira, 10, contra um esquema de corrupção na Prefeitura de Ipubi, no Sertão do Araripe. Denominada Operação Mãos Fechadas, a ação visa desarticular um grupo que estaria praticando crimes licitatórios e desviando recursos públicos.

De acordo com a PF, as investigações começaram a partir do recebimento de uma denúncia e identificaram indícios de direcionamento das contratações efetuadas pela prefeitura para fornecedores vinculados a um grupo familiar. As apurações abrangem o período de 2017 a 2024.

Além dos crimes licitatórios, as investigações apontaram indícios de fraudes na execução dos contratos, incluindo superfaturamento por sobrepreço. Também foram verificadas movimentações financeiras com características de lavagem de dinheiro, supostamente desviado pelo grupo.

A CGU levantou que apenas no período de 2017 a 2023 as empresas investigadas faturaram aproximadamente R$ 12 milhões em contratos com a prefeitura. No entanto, considerando que as supostas irregularidades se estenderam até 2024, esse montante pode ser maior.

Envolvendo 50 policiais federais e três auditores da CGU, a operação foi deflagrada com objetivo de cumprir 12 mandados de busca e apreensão em Ipubi e Bodocó, além de medidas como quebra de sigilo fiscal e bancário, afastamento parcial de função pública e impedimento de contratação das empresas suspeitas com a prefeitura.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!