Comparação entre a luminosidade do Mazda CX-3 e do Honda HR-V (Foto: Divulgação/IIHS)
A grande maioria dos SUVs compactos, entre eles Honda HR-V e Jeep Renegade, foi reprovada em um teste de faróis feito pelo Instituto de Seguros para a Segurança na Estrada (IIHS), nos Estados Unidos.
A organização independente, financiada por seguradoras, avaliou o nível de luminosidade e de ofuscamento na direção contrária de 21 modelos de utilitários, com 47 combinações diferentes de conjunto óptico, dependendo da versão.
Apenas 4 modelos foram considerados “aceitáveis”. O melhor deles foi a versão mais completa do Mazda CX-3. Além dele, Ford Escape, Honda CR-V e o novo Hyundai Tucson também passaram “raspando”.
De acordo com o IIHS, o pior desempenho foi do Honda HR-V, cuja luminosidade das lâmpadas halógenas foi considerada inadequada na reta e nas curvas, seja com o farol alto ou baixo.
Audi Q3, Jeep Renegade, Kia Sportage e Subaru Forester receberam a mesma avaliação ruim do HR-V: “fraco”.
Honda HR-V e Jeep Renegade: veja qual SUV se sai melhor (Foto: Fábio Tito e Marcelo Brandt / G1)
O instituto afirmou que o preço alto e a tecnologia moderna não são garantias de um bom desempenho no quesito iluminação. Mesmo carros com LED e sistemas adaptativos, que mudam a direção do farol nas curvas, tiveram nível ruim de luminosidade.
A única tecnologia que contou pontos positivos foi o assistente de farol alto, que percebe a presença de carros no sentido oposto, alternando entre o farol alto e baixo automaticamente.
Segundo o IIHS, os consumidores também devem ficar atentos ao conjunto de faróis de cada versão. O novo Hyundai Tucson, por exemplo, teve nota “aceitável” apenas na versão “Limited”, enquanto as demais foram consideradas “fracas”.
No teste de ofuscamento, 17 versões foram classificadas como “inaceitáveis”. “Os faróis dos SUVs têm uma posição mais alta do que os carros normais, então eles deveriam ter o facho apontando mais para baixo. No entanto, alguns deles estão apontados mais para cima do que muitos carros que testamos até agora”, afirmou Matthew Brumbelow, engenheiro da IIHS.
Veja as notas dos 21 modelos avaliados pela IIHS:
Aceitável
Ford Escape, Honda CR-V, Hyundai Tucson e Mazda CX-3
Marginal
BMW X1, Mazda CX-5, Mitsubishi Outlander, ToyotaRAV4 e Volkswagen Tiguan
Fraco
Audi Q3, Buick Encore, Chevrolet Trax, Fiat 500X, Honda HR-V, Jeep Patriot, Jeep Renegade, Jeep Wrangler, Kia Sportage, Mitsubishi Outlander Sport (ASX no Brasil), Nissan Rogue, Subaru Forester.
Novo Hyundai Tucson foi considerado aceitável apenas na versão topo de linha (Foto: Morgan Segal/Hyundai Motor America via AP)
(Do G1 SP)