Conecte-se Conosco

Destaque

Infecção urinária é comum entre as mulheres; veja como evitar

Publicado

em

naom_57e279260cc29

A maneira mais comum de a bactéria infectar o trato urinário é através da migração das que se encontram no intestino.

A Infecção do Trato Urinário (ITU), ou simplesmente infecção urinária, é um quadro de infecção causado por bactérias que acomete grande parte das mulheres ao menos uma vez na vida. Esta infecção pode afetar qualquer órgão do sistema urinário: rins, uretra, bexiga e ureteres.

De acordo com o site Consulta do Bem, a maneira mais comum de a bactéria infectar o trato urinário é através da migração das que se encontram no intestino. Apesar de a maior parte das bactérias que se encontram no sistema digestivo serem benéficas à saúde, quando elas mudam de localização podem causar infecções. Essa migração pode acontecer através de diversas maneiras, como o sexo sem proteção, falta de higiene pessoal, sexo anal e vaginal sem intervalos, entre outros.

As mulheres são mais acometidas pela infecção urinária por causa da proximidade entre a vagina e o ânus. Com acesso à uretra, a bactéria se aloja na bexiga e começa a se multiplicar. O sistema imunológico trata de expelir a invasora na maior parte das vezes, mas em outros casos, a bactéria continua se multiplicando, alcançando inclusive os rins.

Os sintomas mais comuns da infecção urinária, que poderão acontecer isoladamente ou combinados entre si, são: ardência, queimação ou dor ao urinar; vontade constante e urgente de urinar, mas ao ir ao banheiro não sai urina nenhuma; sangue na urina ou no sêmen; corrimento vaginal ou secreção do pênis; coceira, sensibilidade ou inchaço; dor durante o sexo ou ejaculação; dor abdominal; dor pélvica; febre e calafrios; sensação de peso na bexiga; dor lombar; náuseas e vômitos; cansaço e fadiga ou desorientação.

11 dicas para prevenir a UTI Como é uma infecção extremamente dolorosa, vale a pena tomar alguns cuidados para evitar que a bactéria se apodere do sistema urinário e desencadeie a infecção. Confira 11 dicas:

1. Beba muita água ao longo do dia, para ajudar a eliminar as bactérias da região

2. Evite segurar a urina, para não ajudar na proliferação de bactérias

3. Lave as partes íntimas antes da relação sexual, para que as bactérias não sejam transportadas durante o sexo

4. Use camisinha

5. Evite sexo anal procedido de sexo vaginal, para não transportar as bactérias

6. Urine sempre após cada relação sexual, para “lavar” a uretra

7. Evite usar produtos para lavar a região íntima, como sabonetes ou perfumes, pois eles eliminam bactérias benéficas que podem combater as invasoras

8. Não use antibióticos indiscriminadamente e sem acompanhamento médico

E para as mulheres:

9. Limpe-se sempre da frente para trás, para evitar transportar as bactérias do ânus para a vagina

10. Troque o absorvente com frequência, pois ele facilita a proliferação das bactérias

11. Use calcinhas de algodão e não muito apertadas e evite os tecidos sintéticos, pois o suor e a umidade facilitam as infecções

Leia também: Veja principais erros e acertos ao fazer a higiene íntima feminina

Destaque

Azul suspende operações em 14 cidades do país; Confira a lista

Publicado

em

A Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão de suas operações em 14 cidades devido ao que classificou como uma reavaliação constante de suas operações e necessidades de mercado. Do total, quatro operações com destinos para cidades do Ceará foram suspensas no dia 13 deste mês, e as demais ocorrerão no decorrer do próximo mês de março e inclui destinos de todas as regiões do País. Confira abaixo a lista de cidades com voos suspensos.

Em 13 de fevereiro

– Crateús (CE)

– São Benedito (CE)

– Sobral (CE)

– Iguatú (CE)

No dia 10 de março

– Campos (RJ)

– Correia Pinto (SC)

– Jaguaruna (SC)

– Mossoró (RN)

– São Raimundo Nonato (PI)

– Parnaíba (PI)

– Rio Verde (GO)

– Barreirinha (MA)

– Três Lagoas (MS)

No dia 31 de março

– Ponta Grossa (PR)

Além dessas suspensões, a Azul ajustará a operação nas cidades de Cabo Frio (RJ) e Caldas Novas (GO). Elas não serão suspensas de forma definitiva, porém, seus voos serão sazonais, atuando apenas nos meses de alta temporada, a partir do dia 31 de março.

Qual o motivo da suspensão?

Segundo a Azul, as mudanças ocorreram “devido a uma série de fatores como o aumento de custos operacionais causados pela crise global na cadeia de suprimentos, a alta do dólar e disponibilidade de frota”.

A empresa informou que os clientes impactados serão comunicados com antecedência e todos receberão a devida assistência, conforme prevê as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fusão com a Gol

No início de janeiro, o Grupo Abra, controlador majoritário da Gol e da Avianca, anunciou um memorando de entendimento para avaliar a fusão dessas companhias com a Azul, abrangendo operações nacionais, regionais e internacionais.

A concretização dessa fusão depende da saída da Gol de seu processo de recuperação judicial. A Gol, fundada por Nenê Constantino, não participará diretamente na gestão da nova empresa, que será liderada pela Abra. A futura empresa, caso a fusão ocorra, será gerida por um conselho composto por três membros da Abra, três da Azul e três independentes.

Foto Getty

Por Estadão

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Rumble e Trump Media entram com nova ação na Justiça dos EUA contra Moraes

Publicado

em

A plataforma de vídeos Rumble e a empresa Trump Media & Technology entraram, no sábado, com uma nova ação na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro do Suprempo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.

As empresas questionam a decisão de Moraes que, na sexta-feira, mandou bloquear o Rumble no Brasil, impôs multa diária de R$ 50 mil e determinou a indicação de um representante da plataforma no país.

No documento, Rumble e Trump Media pedem a concessão de medida cautelar para não serem obrigados cumprir as determinações de Moraes. A ação pede uma medida de cumprimento imediato.

Na quinta-feira, a plataforma e a empresa de Trump já havia apresentado à Justiça dos Estados Unidos uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes.

Por G1

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Circuito do Banco Vermelho: Uma luta coletiva contra o Feminicídio

Publicado

em

No dia 21 de fevereiro, o Parque Pedra do Reino, em São José do Belmonte, foi palco do Circuito do Banco Vermelho, um evento que reuniu vozes comprometidas na luta contra o feminicídio.

A vereadora e presidente da Câmara Municipal, Fabiana da Saúde, participou ativamente do encontro, que se propôs a discutir a grave problemática da violência de gênero.

Comemorando a importância da conscientização, o evento propiciou um espaço para que participantes compartilhassem experiências, reflexões e estratégias para o combate ao feminicídio. “Estamos aqui para unir forças e protegermos as vidas das mulheres”, destacou Fabiana da Saúde, enfatizando a necessidade de um engajamento coletivo e contínuo na luta por mudanças efetivas na sociedade.

O Circuito do Banco Vermelho não apenas promoveu debates, mas também reforçou o compromisso de todos os presentes em erradicar essa violência que ceifa vidas e destrói famílias.

A vereadora pediu a colaboração da comunidade, ressaltando que a responsabilidade é de todos.

O evento se concluiu com um sentimento de esperança e determinação, reafirmando que, juntos, é possível transformar a luta contra o feminicídio em uma prioridade de todos os cidadãos.

A mobilização em São José do Belmonte marca um passo significativo rumo à proteção das mulheres e à promoção de uma cultura de respeito e igualdade.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending