Conecte-se Conosco

Esporte

Julgamento do STF que pode libertar Robinho é adiado por Gilmar Mendes

Publicado

em

O julgamento de dois pedidos de habeas corpus (HC) do ex-jogador Robinho, preso no Centro Penitenciário de Tremembé pelo estupro de uma mulher na Itália, foi interrompido nesta sexta-feira, após Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), pedir vista para ter mais tempo de analisar o recurso. A suspensão ocorreu logo nos primeiros minutos da sessão, realizada virtualmente. O ex-atleta nega as acusações e sua defesa argumenta que a homologação da sentença fere a Constituição.

A previsão inicial era de que os ministros decidissem até 20 de setembro pela revogação ou manutenção da resolução tomada em março pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que permitiu o cumprimento no Brasil da pena de nove anos de reclusão aplicada a Robinho pela Justiça italiana. Com o pedido de vista, o julgamento fica adiado por até 90 dias.

Antes da suspensão desta sexta-feira, o ministro Luiz Fux, relator do caso, votou a favor de manter o cumprimento da condenação. Em seu voto, Fux defende que a homologação da sentença estrangeira está de acordo com a Constituição e leis brasileiras, assim como com os acordos de cooperação internacional do País. Também destaca que Robinho foi “devidamente assistido por advogado de sua confiança” durante o processo de condenação.

“Considerados os fundamentos expostos ao longo deste voto, não se vislumbra violação, pelo Superior Tribunal de Justiça, de normas constitucionais, legais ou de tratados internacionais, a caracterizar coação ilegal ou violência contra a liberdade de locomoção do paciente, tampouco violação das regras de competência jurisdicional”, afirmou.

Aos 40 anos, o ex-jogador da seleção brasileira está preso desde o dia 21 de março em Tremembé. Após a prisão, a defesa entrou com dois pedidos de habeas corpus (HC). O primeiro foi negado após a análise de Fux. Os advogados do atleta entraram com um novo recurso, pedindo ao STF para não reconhecer a competência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para determinar a prisão do jogador. A decisão da corte ocorreu em 20 de março, com o atleta sendo preso no dia seguinte.

Paulo Gonet, procurador-geral da República, posteriormente enviou dois pareceres ao STF se manifestando contrário à soltura de Robinho e defendendo que a sentença italiana seja aplicada no País. Ele sustenta que o início do cumprimento da pena na prisão não está condicionado a um pedido do Ministério Público ou de outra parte interessada.

Não há possibilidade de recurso no STF quanto à questão do habeas corpus. A exceção seria se ao menos quatro ministros votassem pela concessão do HC, o que possibilitaria um novo julgamento no próprio STF sobre o tema. Um aceno positivo à Robinho significaria soltura imediata do jogador.

Encabeçada pelo advogado José Eduardo Alckmin, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a defesa de Robinho pretende recorrer no STJ quanto ao mérito do caso. Os advogados do jogador entendem que a prisão antes do trânsito em julgado da homologação de sentença fere a Constituição Federal. A Corte Especial (do STJ) formou maioria ao acompanhar o voto do relator, o ministro Francisco Falcão, que argumentou não ser necessário aguardar o trâmite em julgado por se tratar de uma sentença estrangeira.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Esporte

Santa Cruz mira pré-temporada com elenco de até 32 atletas e Itamar Schülle

Publicado

em

A pré-temporada do Santa Cruz, marcada para começar em novembro deste ano, deve começar a todo vapor. A ideia é que, na apresentação, o clube já possa contar com 15 atletas, entre os remanescentes que ainda têm contrato com o clube para o próximo ano, além de novos nomes para o elenco Tricolor.

O Santa Cruz conta com vários atletas emprestados a outros clubes, como é o caso de Henrique Lordelo e Matheus Melo, que estão no Náutico. Esses seguirão trabalhando no Timbu, no CT Wilson Campos, enquanto ainda têm contrato em vigor. Os jogadores devem retornar à Cobra Coral em boas condições para o início da pré-temporada, marcada para começar em novembro.

Itamar de volta

O Santa Cruz também vai voltar a contar com o técnico Itamar Schulle, que não vai ter seu vínculo renovado com o Retrô e irá cumprir o pré-contrato assinado junto ao clube do Arruda. O retorno do treinador foi acertado após conversas envolvendo o presidente Tricolor, Bruno Rodrigues, junto ao presidente da Fênix, Laércio Guerra.

“É um assunto que tínhamos tratado anteriormente com o presidente Laércio (Guerra), que ele iria fazer o trabalho no Retrô, que foi muito bem feito, conseguiu o objetivo principal, que era o acesso à Série C. E, a partir daí, a volta do professor Itamar ao Santa Cruz”, explicou Bruno Rodrigues em entrevista à Rádio Jornal.

Diferente do técnico, o Santa Cruz não irá contar com o retorno do executivo Francisco Salles, que também pertencia à Cobra Coral, mas foi junto com Itamar ao Retrô. Salles acabou optando por permanecer no clube de Camaragibe, já que não tinha nenhum pré-contrato assinado com o Tricolor.

Com isso, a diretoria se movimenta para assinar com um novo profissional para o cargo. A ideia é que esta semana, o Santa Cruz já tenha o nome certo em mãos para anunciar.

“Temos aí três nomes que estamos conversando e espero, até o final dessa semana, passar para a nossa torcida quem será o executivo que comandará o futebol”, completou o mandatário Coral.

Novidades no elenco

O Santa Cruz também pretende promover alguns atletas das categorias de base e trazer pelo menos 15 contratações do mercado. Segundo apuração do repórter Antônio Gabriel, da Rádio Jornal, o clube mira estar com um plantel de 30 a 32 jogadores antes da virada do ano.

A ideia é estar com uma folha salarial girando em torno de, no máximo, R$ 400 mil para este início de temporada. Um investimento maior pode ser feito na medida com novos aportes financeiros vierem para o clube.

Quem tem contrato com o Santa Cruz?

Goleiros:

  • Rokenedy – meio de 2025 (emprestado ao Jaguar/PE)
  • Thiago Henrique – fim de 2026 (sem clube)

Zagueiros:

  • Ruan Robert – fim de 2025 (emprestado a Cabense/PE)
  • Ítalo Melo – fim de 2025 (emprestado ao CRAC/GO)

Volantes:

  • Lucas Siqueira – fim de 2025 (emprestado ao Botafogo/PB)
  • Carlos Henrique – fim de 2025 (emprestado a Cabense/PE)
  • Henrique Lordelo – fim de 2024 (emprestado ao Náutico)
  • Lucas Bessa – meio de 2025 (tratando lesão)

Meias:

  • Felipe Cardoso – meio de 2025 (emprestado ao Metropolitano/SC)
  • Matheus Melo – fim de 2026 (emprestado ao Náutico)

Atacante:

  • Gilvan – meio de 2025 (emprestado ao URT/MG)

Fonte: Blog do Torcedor

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Sport sai atrás, mas empata com CRB em jogo atrasado pela Série B

Publicado

em

Apesar de ter tido mais posse de bola, o Sport ficou no empate por 1×1 com o CRB, nesta quarta-feira (11), no estádio Rei Pelé, em Maceió. Agora, o clube alagoano somou o 12º jogo seguido sem vitória. O duelo foi válido pela atrasada 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Os gols da partida foram marcados por Mike, ex-jogador do Leão, e Wellington Silva. Um tento em cada tempo, respectivamente. Mesmo sem ter obtido o triunfo, o time rubro-negro subiu na classificação.

Com o resultado, o Sport é o 6º colocado e possui 39 pontos. Assim, ficou a três pontos do G-4. O Vila Nova ocupa a 4ª posição com 42 pontos.

Vale lembrar que o Leão disputou o segundo jogo sob o comando do técnico português Pepa. Na estreia, venceu fora de casa o Avaí.

Próximo jogo do Sport

O próximo jogo do Sport acontece no domingo (15). O Leão enfrenta o CRB, de novo, às 18h30 (de Brasília), só que na Arena de Pernambuco. A partida é válido pela 26ª rodada da Segundona. Para esse duelo, o técnico Pepa não vai contar com o zagueiro Chico, que recebeu o terceiro cartão amarelo.

Lei do Ex

A equipe leonina não conseguiu suportar a tradicional pressão inicial do adversário, que estreou sob o comando do técnico Bruno Pivetti, ex-Náutico, após a demissão de Daniel Paulista. Aos 13 minutos, Mike aproveitou a sobra na pequena área e o erro de marcação para estufar a rede depois de cruzamento rasteiro pela ponta esquerda.

Em seguida, o Leão não conseguiu reagir. Mesmo cercando a defesa do Galo da Pajuçara, errou bastante no último passe e conclusão das jogadas.

Reação

Depois do intervalo, o Sport não foi um primor de organização no ataque. Por outro lado, não faltou ímpeto e vontade por parte dos jogadores para buscar o empate. Com cerca de 70% de posse de bola em todo o jogo, o Leão pressionou o Galo da Pajuçara.

Até que aos 21 minutos chegou no empate. A defesa do CRB afastou mal o cruzamento e Wellington Silva aproveitou a sobra para soltar o pé da entrada da grande área. A bola desviou na defesa e “matou” o goleiro Matheus Albino.

Nos acréscimos, o arqueiro do CRB ainda fez um milagre para evitar a vitória do Sport. Titi Ortíz cobrou falta no ângulo em um chutaço e o goleiro apareceu para realizar grande defesa. Placar final: 1×1.

Notas do Escrete de Ouro

Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor divulga as notas da equipe rubro-negro na partida. Quem realizou a avaliação foi o comentarista Ralph de Carvalho.

  • Caíque França: 7 (Não teve culpa no gol).
  • Igor Cariús: 6 (Regular).
  • Wellington Silva: 8 (Fez o gol).
  • Chico: 5 (Razoável).
  • Rafael Thyere: 5 (Seguro).
  • Felipinho: 7 (Foi muito bem).
  • Felipe: 5 (Regular).
  • Julián Fernández: Sem nota (Pouco tempo).
  • Fabricio Domínguez: 6 (Regular).
  • Lucas Lima: 7 (Maestro do Sport).
  • Titi Ortiz: 8 (Buscou bastante o jogo).
  • Chrystian Barletta: 6 (Regular).
  • Pedro Vilhena: Sem nota (Pouco tempo).
  • Gustavo Coutinho: 5 (Foi bem marcado).
  • Zé Roberto: 6 (Regular).
  • Pepa: 7 (Boa leitura).

Ficha do jogo

CRB

Matheus Albino; Hereda, Luis Segóvia, Saimon e Willian Formiga (Ryan); Falcão (Rômulo), João Pedro (Marco Antônio) e Gegê; Mike (Kleiton), Léo Pereira (Facundo Labandeira) e Anselmo Ramon.

Técnico: Bruno Pivetti.

Sport

Caíque França; Igor Cariús (Wellington Silva), Chico, Rafael Thyere e Felipinho; Felipe (Julián Fernández), Fabricio Domínguez e Lucas Lima; Titi Ortiz, Chrystian Barletta (Pedro Vilhena) e Gustavo Coutinho (Zé Roberto).

Técnico: Pepa.

  • Local: Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL.
  • Árbitro: Yuri Elino Ferreira (RJ).
  • Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Thayse Marques Fonseca (ambos do RJ).

Fonte: Blog do Torcedor

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Mbappé recusa oferta da Liga Francesa por mediação de disputa por dívida de R$ 342 mi com o PSG

Publicado

em

Mbappé não quer saber de intermediários na negociação da dívida que o Paris Saint-Germain tem com ele. O atacante, atualmente no Real Madrid, alegou à Liga Francesa de Futebol que ainda tem a receber 55 milhões de euros (cerca de R$ 342 milhões), por salários e bônus, mas rejeitou nesta quarta-feira uma oferta de mediação da comissão jurídica da entidade.

Dirigentes do clube francês e representantes do astro se reuniram em Paris depois que Mbappé sugeriu o envolvimento da comissão. Na verdade, o jogador queria apenas que o órgão tomasse conhecimento do não pagamento de três meses de salário e do último terço de um bônus de fidelidade.

“A eventualidade de uma mediação foi mencionada esta manhã”, revelou os representantes de Mbappé em comunicado. “Essa possibilidade foi rejeitada durante a reunião pelo representante do jogador. Seria inútil uma mediação para registrar uma falta de pagamento que seria constatada a partir de uma simples análise do contracheque do jogador.”

A audiência durou duas horas e o PSG deixou o encontro satisfeito e alegando não dever dinheiro para Mbappé. O argumento é que o jogador se afastou dos gramados antes da temporada 2023/24 após decisão de não prolongar seu contrato com o clube e que isso seria uma renúncia aos possíveis bônus e salários cobrados.

“(Mbappé já tinha assumido) compromissos públicos e privados claros e repetidos que devem ser respeitados, proporcionando benefícios sem precedentes pelo clube ao longo de sete anos fantásticos em Paris”, justificou o clube sobre uma possível manifestação do jogador, desmentida por seus representantes.

“Para fugir à sua obrigação de pagamento, o clube procura demonstrar a existência de um acordo secreto que o justifique. Mas o clube não consegue demonstrar a existência de tal acordo”, disseram os representantes de Mbappé.

Clube francês e jogador brigam desde o momento em que o camisa 7 optou por aceitar a proposta dos merengues alegando que o PSG não cumpriu as promessas de trazer reforços de peso. O PSG alega que Mbappé aceitou a proposta milionária e depois voltar atrás.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!