Conecte-se Conosco

Pernambuco

Mais de 340 mil pessoas em Pernambuco tiveram sintomas de covid-19 em maio, diz IBGE

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Dado representa 3,6% da população pernambucana com sintomas conjugados: perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito

Em meio ao pico da epidemia de covid-19 em maio, em Pernambuco, mais de 1,2 milhão de pessoas apresentaram algum sintoma relacionado à síndrome gripal no Estado, o que representa 13,4% da população que reside em território pernambucano. No atual cenário de pandemia, quadros de síndrome gripais levantam suspeita de infecção pelo novo coronavírus. O dado vem dos primeiros resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) por Estados, divulgada nesta quarta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento traz um recorte ainda mais específico: naquele mês, 347 mil pessoas em Pernambuco (3,6% da população) tiveram sintomas conjugados que podem estar associados à covid-19: perda de cheiro ou sabor; febre, tosse e dificuldade de respirar; febre, tosse e dor no peito.

Os números reforçam a extensão da subnotificação de casos da doença, o que não é uma realidade apenas de Pernambuco. Se levarmos em consideração apenas o dado dos sintomas conjugados (347 mil), observamos que ele é quase 11 vezes maior do que o total de confirmações oficiais de covid-19 até 31 de maio – data em que se totalizava 34.450 casos do novo coronavírus no Estado.

“Isso mostra a hipótese do universo visível e o invisível da pandemia”, frisa o epidemiologista Rafael Moreira, ao se referir às pessoas que adoecem e são diagnosticadas, como também àquelas que adoecem e, pela escassez dos testes para o novo coronavírus, não são detectadas e ficam de fora das estatísticas oficiais da epidemia.

Apesar de os sintomas levantados pela PNAD terem sido informados pelo entrevistado e não pressuporem existência de um diagnóstico médico, especialistas reconhecem que a metodologia usada nesse tipo de pesquisa é confiável, rigorosa e criteriosa. “Como não temos testagem em massa, sempre sucinta a dúvida (sobre o universo de pessoas realmente infectadas). Mas esses sintomas (de síndrome gripal), em época de pandemia, podem dar fortes indícios de casos que não foram testados e sugerem infecção pelo novo coronavírus”, acredita Rafael, que é pesquisador da Fiocruz Pernambuco e professor da Universidade Federal de Pernambuco.

Dos mais de 1 milhão de pessoas com sintomas gripais em Pernambuco apresentados pela PNAD Covid, 188 mil pessoas (14,7% da população) procuraram um atendimento médico em algum estabelecimento público ou privado de saúde. Dos 9,5 milhões de pernambucanos, 2 milhões (21,1%) possuem plano de saúde.

O percentual de pernambucanos que apresentaram algum sintoma gripal é maior do que a média do Nordeste, de 12,2%. Pernambuco, com os já citados 13,4%, é o quarto Estado da região com maiores taxas, atrás do Ceará (16,5%), Maranhão (15,1%) e Paraíba (14,2%), mas está acima de todos os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os sintomas gripais considerados nesta parte do levantamento foram febre, tosse, dor de garganta, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de cheiro ou de sabor e dor muscular.

Confira os casos de covid-19 em Pernambuco por município:

População pernambucana aproveitou o feriado de São João e o dia de sol para ir à Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife – FOTO: DAY SANTOS/JC IMAGEM

Por Jornal do Comércio

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Com João Campos e Raquel Lyra, Lula entrega habitacionais na área central de Recife

Publicado

em

Ao lado do prefeito do Recife, João Campos, e da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou, na tarde desta terça-feira (02/07), 448 unidades habitacionais dos Conjuntos Vila Brasil I e II, na capital pernambucana. Na ocasião, também serão anunciados os novos campus Recife – Centro do Instituto Federal de Pernambuco, e o novo Campus do Sertão da UFPE no município de Sertânia.

Na mesma atividade, será feito o anúncio da inclusão de duas maternidades do Novo PAC Seleções, em Ouricuri e Garanhuns, e realizada a assinatura de contrato do programa Periferia Viva: Regularização Fundiária e Melhoria Habitação (RegMel) com uma família representando as 2.674 famílias pernambucanas contempladas no programa.

Em seguida, às 17h, na Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, 505), Lula participa de cerimônia de cumprimento do acordo-base, relativo aos “prédios-caixão”, com entrega do “cheque esperança”.

Fotos: Sandy James/DP

Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Confira cidades e residenciais que serão contemplados com indenização em Pernambuco

Publicado

em

O Governo de Pernambuco e o Governo Federal assinaram um acordo que soluciona o problema dos prédios-caixão em nosso estado! 

Com isso, serão desocupados, na Região Metropolitana do Recife, 431 imóveis com alto risco de desabamento. 

Os proprietários serão indenizados com valores de até R$ 120 mil. E as pessoas que ocuparam esses imóveis, por meio de movimentos de luta por moradia, passarão a receber auxílio-moradia. 

Em nosso site, você pode conferir a lista dos 431 imóveis que serão desocupados e contemplados com indenização: www.pe.gov.br. 

A partir do acerto, a Caixa Econômica Federal, por meio do Fundo de Compensação de Variações Salariais (FCVS), vai disponibilizar R$ 1,7 bilhão para garantir as indenizações. 

A luta dos mutuários de prédios-caixão do Grande Recife é antiga, e resultou em milhares de ações judiciais individuais e coletivas para garantir algum tipo de indenização. O acordo assinado ontem põe fim a esse problema histórico, e garante a segurança da população. 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Raquel Lyra cumpre agenda ao lado de Lula em Recife

Publicado

em

Nesta terça-feira (2), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, acompanha o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em uma série de compromissos na capital pernambucana.

Às 15h30, a governadora e o presidente participam da cerimônia de entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no Residencial Vila Brasil II. O evento ocorre na Avenida Agostinho Gomes, Ponte Joaquim Cardoso, em Recife. Este momento simboliza um avanço importante na política habitacional do governo, oferecendo novas moradias para inúmeras famílias pernambucanas.

Mais tarde, às 17h30, Raquel Lyra e Lula estarão na Caixa Cultural Recife, situada na Avenida Alfredo Lisboa, 505, no Bairro do Recife. Durante esta ocasião, será feito o anúncio de acordos indenizatórios para as famílias proprietárias de moradias em prédios-caixão na Região Metropolitana do Recife. Além disso, será assinado um termo de repasse de recursos para o Complexo Industrial Portuário de Suape, um dos principais polos econômicos do estado.

Ainda no Recife, o presidente Lula anunciará a criação de novos campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) no centro do Recife e o novo Campus do Sertão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no município de Sertânia. Essas iniciativas visam expandir e melhorar a infraestrutura educacional na região, proporcionando mais oportunidades de ensino e desenvolvimento para a população.

Por Nill Junior

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!