Conecte-se Conosco

Mundo

Manifestante perde a mão em protesto dos coletes amarelos em Paris

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

O incidente ocorreu diante do prédio da Assembleia Nacional

Um manifestante que acompanhava a manifestação do movimento coletes amarelos teve a mão arrancada por uma granada de efeito moral disparada pela polícia francesa. O incidente ocorreu diante do prédio da Assembleia Nacional, que abriga a Câmara dos Deputados da França, no centro de Paris.

 vítima recebeu os primeiros-socorros no local e foi levada para o hospital. Segundo testemunhas, o ferido foi identificado como um fotógrafo que acompanhava o protesto. Ele tentou defender-se da granada com a mão, mas o artefato explodiu ao ser tocado. A polícia francesa apenas confirmou que havia uma pessoa ferida na mão.

Segundo as autoridades francesas, o número de manifestantes do movimento coletes amarelos, que reclamam do alto custo de vida e pedem a renúncia do presidente francês, Emmanuel Macron, está na casa das centenas e foi significativamente mais baixo hoje do que nos protestos anteriores.

Os manifestantes iriam do Arco do Triunfo em direção à Torre Eiffel, mas dirigiram-se ao prédio da Assembleia Nacional para protestarem contra a lei antivandalismo aprovada em primeiro turno esta semana pelos deputados franceses. Na frente do prédio, a polícia disparou granadas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes. Foi uma dessas bombas que atingiu a vítima.

(Por Notícias ao minuto)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Mundo

Acidente de ônibus na Guatemala deixa mais de 50 mortos

Publicado

em

Um ônibus despencou de uma ponte na Cidade da Guatemala na madrugada de hoje e ficou parcialmente submerso. O acidente matou 51 pessoas e ainda deixou os sobreviventes presos dentro do veículo, informou Carlos Hernandez, porta-voz dos bombeiros.

O presidente da Guatemala, Bernardo Arevalo, declarou três dias de luto nacional e enviou o Exército e a agência de desastres do país para ajudar nos esforços. 

“Estou solidário com as famílias das vítimas que hoje acordaram com notícias desoladoras. A sua dor é a minha dor”, afirmou Arevalo.

O ônibus estava super lotado e viajava em direção a capital a partir da cidade de San Agustin Acasaguastlan, uma estrada movimentada, quando caiu cerca de 20 metros da Puente Belice, uma ponte rodoviária que atravessa uma estrada e um rio.

Hernandez acrescentou que as vítimas são 36 homens e 15 mulheres.

Foto Divulgação / Bombeiros da Guatemala

Por: Isabel Alvarez

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

Austrália propõe evacuar Ilhas Cocos, no Índico, devido à elevação do mar

Publicado

em

O governo australiano quer realocar moradores das Ilhas Cocos, no oceano Índico, devido à elevação do nível do mar. Mas a proposta não foi bem recebida pelos cerca de 600 habitantes do arquipélago.

Austrália divulgou um plano para transferir os moradores e infraestruturas essenciais, como estradas e centrais elétricas, ao longo dos próximos 10 a 50 anos. O documento, datado de janeiro de 2025, explica que essa é a opção “mais viável para proteger vidas de forma social, econômica e ambientalmente respeitosa”, mas não especifica para onde os habitantes seriam levados.

O diretor-geral do condado das Ilhas Cocos, Frank Mills, criticou a falta de estratégias para garantir que os moradores possam permanecer. Para a AFP, ele disse que pode recorrer à Justiça contra a decisão do governo australiano que, por meio de um porta-voz, informou que a proposta “ainda está em discussão” e que a população será consultada antes de qualquer medida.

Relatórios do governo australiano indicam que o nível do mar na região pode subir 18 centímetros até 2030, em comparação com os níveis de 1992. Esse fenômeno intensifica os riscos de erosão e inundações, tornando a vida no arquipélago cada vez mais difícil.

As Ilhas Cocos, também chamadas de Ilhas Keeling, são um conjunto de 27 atóis localizados a 2,9 mil quilômetros da Austrália. Com altitude máxima de cinco metros, o arquipélago enfrenta erosão costeira e avanço do mar causado pelas mudanças climáticas.

A região faz parte de um grupo de territórios insulares de baixa altitude que já discutem alternativas diante da crise climática. Em 2024, a Austrália assinou um tratado com Tuvalu, microestado do Pacífico, garantindo aos seus habitantes o direito de viver no país caso a elevação do mar submerja o arquipélago.

HISTÓRIA DAS ILHAS COCOS

As Ilhas Cocos foram colonizadas pelo Império Britânico em 1857. O arquipélago permaneceu sob domínio do Reino Unido até 1955, quando a soberania foi transferida para a Austrália.

Em 1984, os moradores das Ilhas Cocos votaram a favor da integração com a Austrália. A decisão garantiu cidadania australiana completa à comunidade.

A maioria da população descende de trabalhadores malaios levados ao arquipélago no século XIX para atuar nas plantações de coco. Atualmente, o território sustenta sua economia com a comercialização de coco e copra, únicos produtos locais.

Foto Global Imagens

Por Folhapress

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Mundo

‘Amo Trump tanto quanto um hétero pode amar outro homem’, afirma Musk

Publicado

em

 O bilionário dono do X, Elon Musk, publicou em seu perfil na rede social que “ama Trump tanto quanto um homem hétero pode amar outro homem”, nesta sexta-feira (7).

A publicação é intercalada a uma série de outras em que Musk escreve elogios e mensagens em que sugere cumprir ordens do presidente americano, Donald Trump, enquanto compartilha posts do próprio presidente com críticas à Usaid, a agência americana para o desenvolvimento internacional, e contra canudos de papel.

“Sim, senhor presidente” e “o melhor presidente de todos os tempos” são alguns dos termos usados por Musk ao republicar mensagens do presidente. Ele também tem repostado memes sobre o “bromance” entre os dois (termo em inglês que mistura as palavras “romance” e “mano”).

O bilionário deixa clara sua admiração por Trump ao menos desde que começou a se envolver diretamente na campanha do republicano para voltar à Casa Branca.

O ponto de inflexão nesse apoio se tornou público logo após a tentativa de assassinato cometida contra Trump durante comício na Pensilvânia, em julho do ano passado -ocorrido um dia depois de vir à tona que Musk havia se tornado doador de comitê pró-Trump.

“Você tem que admirar que Trump, depois de receber um tiro, com sangue descendo pela sua face -poderia haver um segundo atirador, nunca se sabe-, estava socando o ar e gritando ‘lutem, lutem, lutem’. Ele é corajoso. É uma coragem instintiva, não é calculada”, disse Musk em entrevista.

Desde então, o bilionário apenas aumentou sua participação na campanha e os louvores ao republicano, que se tornou seu aliado a ponto de envolvê-lo no governo. Musk lidera o Doge, sigla em inglês para Departamento de Eficiência Governamental, que apesar do nome não é de fato um departamento, mas um órgão mais próximo de um conselho.

Nesta sexta, durante entrevista coletiva com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, Trump anunciou os próximos passos de Musk à frente do Doge, em indicação de expansão dos poderes do aliado.

“Ele revisará a Educação bem rápido e também vai olhar para os militares também”, afirmou o republicano, indicando que o Departamento de Educação e o Pentágono são os próximos órgãos do governo federal em que o grupo de Musk atuará.

O papel de Musk e do órgão, no entanto, tem sido motivo de grande confusão dentro e fora do governo federal.

De acordo com o jornal The Washington Post, eleitores têm inundado as linhas telefônicas no Capitólio nesta semana, muitos deles fazendo perguntas sobre Musk e sua cruzada contra algumas agências, como a Usaid.

Parlamentares disseram que os sistemas telefônicos ficaram sobrecarregados, inclusive ao ponto de impedir que eleitores conseguissem deixar uma mensagem, algo incomum.

A senadora republicana Lisa Murkowski afirmou que os telefones do Senado estavam recebendo 1.600 chamadas por minuto, em comparação com as habituais 40 chamadas por minuto. Muitas das chamadas que ela tem recebido são de pessoas preocupadas com funcionários do Doge e o amplo acesso a sistemas do governo e informações sensíveis que eles estariam recebendo.

Foto Getty

Por Folhapress

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending