Conecte-se Conosco

Destaque

Melhores índices de educação em PE são de municípios do interior

Publicado

em

Governador entregou prêmios a gestores de escolas em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas (Foto: TV Globo/Reprodução)

Governador entregou prêmios a gestores de escolas em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas (Foto: TV Globo/Reprodução)

Os municípios do interior do estado tiveram grande destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), divulgado nesta terça-feira (27). No ensino fundamental, as cidades que apresentaram os melhores desempenhos no 9º ano foram:Barra de Guabiraba, no Agreste, com média de 5,19, e Brejinho e Triunfo, no Sertão, quetiveram a mesma média, 4,9. Já no 5º ano, as notas mais altas foram obtidas pelos alunos das cidades de Jucati, no Agreste, com 7,02 de média; Jupi, no Agreste, com 6,57; e Tuparetama, no Sertão, com 6,08.

No ensino médio, as gerências regionais do interior também apresentaram os melhores resultados. Com uma nota de 7,98, a Escola de Referência Abílio de Souza Barbosa, de Orobó, na Mata Norte, ficou em primeiro e teve a maior nota geral. Segundo a diretora Luci Duarte, isso é fruto da colaboração dos pais e da comunidade. “Um sentimento muito forte que eu adoto na minha vida é a perseverança. O diferencial é o envolvimento, a participação coletiva, e eu não abro mão disso, é você inteirar todos, não deixar ninguém de fora”, explicou.

Em seguida, vêm as escolas Dario Gomes de Lima, com 7,20, em Limoeiro, e Professor Antônio Pedro Aguiar, com 6,98, também emOrobó. Já no ensino fundamental, as unidades que alcançaram as notas mais altas foram a Escola de Aplicação do Recife — a única localizada na Região Metropolitana –, com 7,96; Escola de Aplicação Professor Chaves, em Garanhuns, no Agreste, com 6,55; e Ivonita Alves Guerra, da mesma cidade, com 6,37.

Medido todos os anos, o Idepe avalia o desempenho das escolas públicas seguindo os mesmos critérios utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do governo federal. Dessa forma, a medição leva em conta a taxa de fluxo escolar, que considera o número de alunos nos anos corretos, e o nível de conhecimento dos estudantes nos ensinos fundamental e médio.

O resultado foi anunciado nesta terça-feira (27), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. Na ocasião, o governador Paulo Câmara (PSB) entregou certificados para os gestores das instituições que obtiveram os melhores resultados.

Com base nos resultados, o poder público estadual premia os municípios, as escolas e os gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs) que obtiveram as melhores notas nas provas. No início do mês, Pernambuco atingiu o topo do ranking nacional do ensino médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), com nota 3,9.

“O Idepe é muito importante porque ele faz uma avaliação de todas as escolas, não é apenas uma amostra, como é o Ideb, e mostrou os mesmos resultados, os avanços que nós tivemos nos últimos anos. O caminho trilhado é o caminho adequado. Temos muito o que fazer, muito o que melhorar, mas sabemos que a cada ano os resultados têm sido alcançados”, ressaltou o governador Paulo Câmara.

Já o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, afirmou que a pasta vai trabalhar para melhorar os indicadores. “Continua demonstrando que as nossas escolas estão efetivamente avançando, alcançando, inclusive, notas muito mais altas do que nos anos anteriores. Agora é se manter firme, com um conjunto grande de investimentos”, declarou.

Ensino integral
O governador Paulo Câmara informou também que a ampliação das escolas em tempo integral vai depender da situação econômica do estado. Ainda de acordo com o gestor, Pernambuco deve ganhar 30 unidades desse tipo através de parceria com o governo federal, que anunciou, na semana passada, um investimento de R$ 1,5 bilhão para ampliar a rede de ensino integral em todo o país.

“Nós já temos 300 na nossa rede. É um avanço importante, mas, tão logo a situação financeira melhore, eu tenho o projeto de aumentar mais ainda esses colégios de tempo integral. Vai depender da situação financeira, mas ela (a escola em tempo integral) mostra resultados importantes”, reiterou.

Confira a lista completa dos premiados do Idepe 2015:

Rede Municipal

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

1º Lugar:
Município de Jucati (7,22)

2º Lugar:
Município de Jupi (6,57)

3º Lugar:
Município de Tuparetama (6,08)

Anos Finais do Ensino Fundamental

1º Lugar:
Município de Barra de Guabiraba (5,19)

2º Lugar:
Município de Brejinho (4,90)

2º Lugar:
Município de Triunfo (4,90)

Rede Estadual

Anos Finais do Ensino Fundamental

1º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (7,96)

2º Lugar:
Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata (6,55)

3º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns (6,37)

4º Lugar:
Escola Tomé Francisco da Silva – Quixaba (6,25)

5º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima – Limoeiro (5,94)

Ensino Médio

1º Lugar:
EREM Abílio de Souza Barbosa – Orobó (7,98)

2º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima – Limoeiro (7,20)

3º Lugar:
Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar – Orobó (6,98)

4º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (6,92)

5º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns (6,22)

Gerências Regionais de Educação

1º Lugar:
Gerência Vale do Capibaribe (4,80)

2º Lugar:
Gerência Sertão do Alto Pajeú (4,51)

3º Lugar:
Gerência Sertão do Submédio São Francisco (4,43)

(Do G1 PE)

Destaque

Prefeito Dr. Marcones Sá assina Ordem de Serviço para requalificação da UPA 24h Eduardo Campos em Salgueiro

Publicado

em

O prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá, deu um passo significativo em direção à melhoria da saúde na cidade ao assinar a ordem de serviço para a requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h – Eduardo Campos.

A cerimônia, realizada nesta sexta-feira (23), contou com a presença de importantes colaboradores que estão desempenhando um papel fundamental neste projeto. O Deputado Federal Pedro Campos, o Deputado Estadual Jarbas Filho e o Senador Fernando Dueire foram destacados pelo prefeito como peças-chave na garantia dos recursos necessários para concretizar esse investimento crucial em saúde pública.

A requalificação da UPA 24h Eduardo Campos é um passo significativo para aprimorar os serviços de saúde em Salgueiro. O prefeito expressou seu entusiasmo, afirmando que essa iniciativa será transformadora e proporcionará um suporte ainda maior à população.

Com previsão de conclusão em 45 dias, a obra promete trazer melhorias substanciais na infraestrutura e nos serviços da UPA. O prefeito Dr. Marcones Sá enfatizou o compromisso da administração municipal em priorizar a saúde e bem-estar dos cidadãos salgueirenses.

A requalificação da UPA 24h Eduardo Campos é mais do que uma obra física; é um investimento no cuidado e na qualidade de vida da comunidade. A administração municipal está empenhada em proporcionar serviços de saúde de excelência, e esta iniciativa reflete esse comprometimento.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Juíza confirma liminar que impediu Prefeitura de Salgueiro de fazer paralisação e condena município a pagar despesas processuais

Publicado

em

A juíza Ticiana Rafael Xenofonte Peixoto de Oliveira emitiu nesta sexta-feira, 23, a sentença sobre a Ação Popular impetrada pelo advogado Rafael Ramos em agosto de 2023, que impediu a Prefeitura de Salgueiro de fazer uma paralisação de 24 horas, sob a alegação de queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Ticiana confirmou a liminar, destacando que a paralisação era ilegal e arbitrária, porque não existe ferramenta jurídica que autorize a paralisação da máquina pública.

“Não existe ferramenta jurídica que autorize a paralisação da máquina pública, ainda mais com base em motivação absolutamente desprovida de fundamento constitucional. A autonomia é valor voltado à defesa do ente federativo frente à atuação de outras entidades políticas, não ao ataque ao cidadão que necessita dos serviços públicos em pleno funcionamento. Não se exercita a autonomia longe das estritas linhas do princípio da legalidade, ainda mais considerada a acepção voltada à atividade administrativa”, destacou a juíza.

“Ante o exposto, julgo procedente o pedido com fito de anular o Decreto n° 151, de 29 de agosto de 2023, por meio do qual determinava o fechamento de todas as repartições públicas da administração direta e indireta do Poder Executivo municipal, no dia 30 de agosto de 2023, em adesão à denominada ‘Greve dos Prefeitos’, razão pela qual confirmo a liminar outrora proferida, assim como promovo a extinção do processo em resolução do mérito. Condeno o Município de Salgueiro nas custas e demais despesas processuais, bem como aos honorários advocatícios de R$ 1.500”, sentenciou a magistrada.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

35,21% dos domicílios ocupados de Salgueiro ainda não estão conectados à rede de esgoto, revela novo recorte do Censo 2022

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira, 23, um novo recorte do Censo 2022, com dados sobre esgotamento sanitário e coleta de lixo. As informações revelam que Salgueiro ainda tem 35,21% dos domicílios não conectados à rede de esgoto, ou seja, que os resíduos líquidos dessas casas estão sendo descartados de forma incorreta no meio ambiente, acarretando riscos para a saúde pública.

De acordo com o Censo 2022, Salgueiro tinha 26.889 domicílios na época da pesquisa, dos quais, 20.397 estavam ocupados. Destes, 13.215 tinham conexão à rede de esgoto e 7.182 não usufruíam do serviço. Os dados mostram que 35,74% da população salgueirense vivia excluída de um correto tratamento do esgoto.

A coleta de lixo é bem mais abrangente, chegando a 87,9% dos domicílios ocupados, o que corresponde a 17.929 casas, que totalizam 54.457 pessoas.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!