Governador entregou prêmios a gestores de escolas em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas (Foto: TV Globo/Reprodução)
Os municípios do interior do estado tiveram grande destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe), divulgado nesta terça-feira (27). No ensino fundamental, as cidades que apresentaram os melhores desempenhos no 9º ano foram:Barra de Guabiraba, no Agreste, com média de 5,19, e Brejinho e Triunfo, no Sertão, quetiveram a mesma média, 4,9. Já no 5º ano, as notas mais altas foram obtidas pelos alunos das cidades de Jucati, no Agreste, com 7,02 de média; Jupi, no Agreste, com 6,57; e Tuparetama, no Sertão, com 6,08.
No ensino médio, as gerências regionais do interior também apresentaram os melhores resultados. Com uma nota de 7,98, a Escola de Referência Abílio de Souza Barbosa, de Orobó, na Mata Norte, ficou em primeiro e teve a maior nota geral. Segundo a diretora Luci Duarte, isso é fruto da colaboração dos pais e da comunidade. “Um sentimento muito forte que eu adoto na minha vida é a perseverança. O diferencial é o envolvimento, a participação coletiva, e eu não abro mão disso, é você inteirar todos, não deixar ninguém de fora”, explicou.
Em seguida, vêm as escolas Dario Gomes de Lima, com 7,20, em Limoeiro, e Professor Antônio Pedro Aguiar, com 6,98, também emOrobó. Já no ensino fundamental, as unidades que alcançaram as notas mais altas foram a Escola de Aplicação do Recife — a única localizada na Região Metropolitana –, com 7,96; Escola de Aplicação Professor Chaves, em Garanhuns, no Agreste, com 6,55; e Ivonita Alves Guerra, da mesma cidade, com 6,37.
Medido todos os anos, o Idepe avalia o desempenho das escolas públicas seguindo os mesmos critérios utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do governo federal. Dessa forma, a medição leva em conta a taxa de fluxo escolar, que considera o número de alunos nos anos corretos, e o nível de conhecimento dos estudantes nos ensinos fundamental e médio.
O resultado foi anunciado nesta terça-feira (27), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife. Na ocasião, o governador Paulo Câmara (PSB) entregou certificados para os gestores das instituições que obtiveram os melhores resultados.
Com base nos resultados, o poder público estadual premia os municípios, as escolas e os gestores das Gerências Regionais de Educação (GREs) que obtiveram as melhores notas nas provas. No início do mês, Pernambuco atingiu o topo do ranking nacional do ensino médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), com nota 3,9.
“O Idepe é muito importante porque ele faz uma avaliação de todas as escolas, não é apenas uma amostra, como é o Ideb, e mostrou os mesmos resultados, os avanços que nós tivemos nos últimos anos. O caminho trilhado é o caminho adequado. Temos muito o que fazer, muito o que melhorar, mas sabemos que a cada ano os resultados têm sido alcançados”, ressaltou o governador Paulo Câmara.
Já o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, afirmou que a pasta vai trabalhar para melhorar os indicadores. “Continua demonstrando que as nossas escolas estão efetivamente avançando, alcançando, inclusive, notas muito mais altas do que nos anos anteriores. Agora é se manter firme, com um conjunto grande de investimentos”, declarou.
Ensino integral
O governador Paulo Câmara informou também que a ampliação das escolas em tempo integral vai depender da situação econômica do estado. Ainda de acordo com o gestor, Pernambuco deve ganhar 30 unidades desse tipo através de parceria com o governo federal, que anunciou, na semana passada, um investimento de R$ 1,5 bilhão para ampliar a rede de ensino integral em todo o país.
“Nós já temos 300 na nossa rede. É um avanço importante, mas, tão logo a situação financeira melhore, eu tenho o projeto de aumentar mais ainda esses colégios de tempo integral. Vai depender da situação financeira, mas ela (a escola em tempo integral) mostra resultados importantes”, reiterou.
Confira a lista completa dos premiados do Idepe 2015:
Rede Municipal
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
1º Lugar:
Município de Jucati (7,22)
2º Lugar:
Município de Jupi (6,57)
3º Lugar:
Município de Tuparetama (6,08)
Anos Finais do Ensino Fundamental
1º Lugar:
Município de Barra de Guabiraba (5,19)
2º Lugar:
Município de Brejinho (4,90)
2º Lugar:
Município de Triunfo (4,90)
Rede Estadual
Anos Finais do Ensino Fundamental
1º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (7,96)
2º Lugar:
Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata (6,55)
3º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns (6,37)
4º Lugar:
Escola Tomé Francisco da Silva – Quixaba (6,25)
5º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima – Limoeiro (5,94)
Ensino Médio
1º Lugar:
EREM Abílio de Souza Barbosa – Orobó (7,98)
2º Lugar:
Escola Dario Gomes de Lima – Limoeiro (7,20)
3º Lugar:
Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar – Orobó (6,98)
4º Lugar:
Escola de Aplicação do Recife (6,92)
5º Lugar:
Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra – Garanhuns (6,22)
Gerências Regionais de Educação
1º Lugar:
Gerência Vale do Capibaribe (4,80)
2º Lugar:
Gerência Sertão do Alto Pajeú (4,51)
3º Lugar:
Gerência Sertão do Submédio São Francisco (4,43)
(Do G1 PE)