Conecte-se Conosco

Destaque

O ‘não’ que veio para o bem

Publicado

em

José Ribamar Lopes da Silva

 

Na quinta matéria da série especial em comemoração aos seis anos do PGM, a história de José Ribamar: um estudante que sonha alto.

Determinação, foco e esperança. Essas são algumas das palavras que regem a vida de José Ribamar Lopes da Silva, de 21 anos, natural de São José do Belmonte, no Sertão do Estado de Pernambuco. O jovem é um dos sete filhos de Francisco Aparecido e Josefa Lopes, vaqueiro e agricultora, respectivamente. Ao completar 18 anos saiu de casa e veio para o Recife para iniciar a vida acadêmica e procurar uma oportunidade de emprego. Na mente, um sonho desde a adolescência: entrar para universidade, cursar uma graduação e poder proporcionar uma qualidade de vida melhor para ele e sua família. Essa história pode até parecer um roteiro de novela, mas não é. É a vida real, e o jovem está trilhando o caminho na busca da realização dos seus sonhos.

Ribamar conheceu o Programa Ganhe o Mundo (PGM) em 2011, quando o PGM mal tinha saído do berço. Ele participou da primeira edição do curso de segunda língua na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Doutor Walmyr Campos Bezerra, unidade de ensino em que também cursava o ensino médio. “Fui da primeira turma, o curso ainda não tinha criado a reputação que tem hoje e muitas pessoas desistiram. Tive uma boa professora, Carla Navratilova ,que sempre me ajudou e incentivou a continuar no curso mesmo com as dificuldades iniciais”, contou. “Era um programa bem ousado para ser público, muitos pais desconfiavam da credibilidade e duração do curso. Por morar em zona rural e estudar em escola em tempo integral, muitos estudantes não conseguiam ficar para o terceiro turno”, confessou.

“Durante o curso eu me surpreendia a cada aula, eu via que meus esforços estavam dando resultados e aquilo me incentivava a permanecer. São José do Belmonte teve a sorte de receber uma professora muito empenhada e apaixonada pela profissão, o que nos incentivava a ir adiante. Ela trazia livros pessoais de estudo da segunda língua e nos mostrava a importância daquilo que estávamos recebendo no curso: conhecimento”, contou Ribamar sobre o período do curso de segunda língua do PGM.

Com o anúncio da seleção para o intercâmbio, Ribamar se animou. Tinha a intenção de viajar para fora do país. “Eu estava trabalhando numa pizzaria enquanto eu não estava na escola, o salário ajudava meus pais com as despesas em casa. A gestora da minha escola foi na pizzaria e comentou que eu não havia sido selecionado para o intercâmbio, em seguida contou quais dos meus amigos tinham passado na seleção. Eu não consegui anotar mais nenhum pedido naquela noite, fiquei arrasado. Havia depositado toda minha esperança na chance de viajar”, lamentou.  Mas essa queda não foi o suficiente para derrubar Ribamar, ele tinha em mente o objetivo final e buscou apoio na família e em amigos para superar esta perda.

Mas, o que parecia ser algo muito ruim, na verdade só fortaleceu o desejo que havia no jovem: buscar uma melhor qualidade de vida para ele e a família. Se não foi com o intercâmbio, ele teria que arranjar outros meios de conseguir alcançar esta meta. E foi exatamente assim, Ribamar se inscreveu em 13 vestibulares e foi aprovado em todos. “O meu medo era que o meu plano não desse certo, então eu me inscrevi em várias instituições de ensino com os cursos que eu gostava. De algum jeito tinha que dar certo”, brincou. Por ter sido um aluno dedicado aos estudos no curso de segunda língua e desenvoltura na conversação, Ribamar foi indicado para uma vaga de instrutor no Programa Ganhe o Mundo. Então, aos 18 anos ele veio para o Recife iniciar o curso técnico e fazer a entrevista que lhe concederia a primeira assinatura na Carteira de Trabalho. “Eu nunca tinha vindo ao Recife, não tinha família ou amigos por aqui e meus pais não podiam me ajudar com as despesas. Quando cheguei aqui fiquei hospedado na casa de estudantes do meu município, que é onde eu moro hoje. Tudo era novo para mim, eu não conhecia nada”, contou.

Dentre todos os cursos em que foi aprovado, o jovem optou por um curso técnico de Saúde Bucal, ministrado na Escola Técnica Academia de Profissões do Recife. Conseguiu concluir o curso enquanto ministrava aulas de inglês, pelo PGM, numa escola em Igarassu, Região Metropolitana do Recife. Em seguida, iniciou a graduação em Odontologia na Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe), e aos 19 participou de um concurso realizado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no qual foi aprovado. Ao ter que escolher um emprego, optou pelo exercício da profissão na qual foi formado. Quando questionado se ele conseguiu alcançar o que desejava, responde: “Já consegui muito do que eu queria. Estou concluindo minha graduação, consegui um emprego estável, mas quero seguir minha carreira acadêmica. Pretendo dar aula numa universidade e ainda alimento o sonho de estudar fora do país, num mestrado ou doutorado”, comentou o jovem.

“O PGM me ensinou a não desistir. Se eu quero algo com muita intensidade, devo persistir e fazer de tudo para que o sonho seja realizado. Se algo muito desejado não acontece, é porque a vida nos reserva algo muito maior do que aquilo que planejamos”, conta Ribamar sobre o que aprendeu com experiência de ter sido reprovado na seleção do intercâmbio do PGM. “Fui reprovado naquela seleção para ser aprovado em outras no futuro. A resposta negativa do intercâmbio me abriu as portas para pensar em outras possibilidades”, encerrou. (Da Secretaria de Educação de PE)

 

 

 

 

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

 

Destaque

Vereadora Professora Williane do PT, denuncia falta de aulas nas escolas municipais e descaso na Educação de Ouricuri

Publicado

em

A vereadora do PT, Professora Williane, levantou sérias denúncias sobre a situação precária da Educação no município de Ouricuri. Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, a parlamentar mostrou ter recebido diversas mensagens, incluindo via WhatsApp, relatando a falta de aulas em algumas escolas da região. O motivo apontado pelos denunciantes foi a falta de pagamento aos contratados da Educação desde o ano de 2023.

Além disso, a vereadora destacou que algumas gratificações para servidores municipais estavam sendo pagas em valores altos, enquanto os contratados da Educação sofriam com atrasos salariais e a falta de condições para exercer suas funções adequadamente.

Um ponto de destaque na denúncia da vereadora foi o repasse do Fundeb de 2024 ao município, que totalizou R$ 39.502.844,06. A vereadora Professora Williane ressaltou o descaso da gestão municipal com a situação, enfatizando que recursos significativos estão sendo destinados à Educação, mas não estão sendo aplicados de forma adequada para garantir o pleno funcionamento das escolas e o pagamento dos profissionais.

Em sua fala, a vereadora encerrou dizendo que continuará agindo como desde o início de seu mandato, fiscalizando e cobrando medidas efetivas para resolver os problemas enfrentados pela população de Ouricuri, especialmente na área da Educação.

Foto divulgação

Por Blog do Edy

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Loja Maçõnica Legionários da Fraternidade n° 35: 49 anos de Fundação

Publicado

em

Hoje(27), encerram-se os eventos alusivos ao aniversário da Loja Maçônica Legionários da Fraternidade n° 35, incrustada nesta cidade de Salgueiro/PE.

Foi uma semana intensa e maravilhosa, iniciada com a realização do 1° Banquete Ritualístico Maçônico, um marco histórico para todos os Obreiros e que haverá de se repetir, tamanha foi a sua aceitação no seio da Oficina.

Em seguida, na quinta e sexta-feiras, foi feito um périplo pelas 3 emissoras de rádio locais, a saber: Salgueiro FM, Executiva FM e Rádio Vida FM, cujo valioso espaço de comunicação foi oportunamente utilizado por um grupo de abnegados e sapientes irmãos (capitaneados por Damião Dias, Antônio Ferreira e Geovane Cipriano), para contar um pouco da rica história da quase cinquentenária Loja Maçônica Legionários da Fraternidade nº 35, inclusive, reverenciando nominalmente os seus precursores e fundadores, mostrando para a sociedade e para nós mesmos que nenhuma história jamais será bem contada se a sua narrativa não fizer jus àqueles que foram os protagonistas dos fatos históricos.

Estes foram os baluartes, os idealizadores e fundadores desta Loja Maçônica: Cícero Pereira dos Santos, Renato Avelar Bergamini, José Tavares de Sá (“Sazinho”), Abdoral Pereira da Silva, José Teixeira Coelho, Erick Alves Ribeiro e Silva, Manoel Tobias da Cruz (“Professor Manoel Tobias”), Rosário Leopoldo, Isnard Soares Bezerra, Pedro Granja, José da Cunha Barros, Valdomiro Alves da Silva, Severino Pereira Gomes, Milton Moreira Romão, Valdomiro Alves da Silva e o protopatriarca Severino Alves Atayde.

Também na sexta a noite, no Salão de Eventos da Loja, fomos literalmente brindados com 2 palestras abençoadas, brilhantemente conduzidas por um Doutrinador Kardecista (Professor Ubirajara, do Centro Espírita) e por um Pastor Evangélico (Joldemir Oliveira, da Igreja Presbiteriana Renovada), os quais, cada um a seu tempo e modo, expuseram importantes ensinamentos extraídos das Escrituras Sagradas, reforçando em todos nós a crença perene e inabalável no Princípio Criador, no Deus Supremo, no Grande Arquiteto do Universo, que nos protege, nos guia e a todos ilumina diuturnamente. Merece especial registro outro presente que nos foi dado no exato dia da fundação da Loja Maçônica (26/04): A participação do Coral do Centro Espírita, que a todos encantou pela performance, sintonia e a escolha de um repertório belíssimo de canções e louvores.

Hoje, sábado (27/04), com os trajes que nos caracterizam maçonicamente (calça, paletó, gravata e sapatos pretos e camisa branca), findaremos a Semana de Comemorações no nosso Clube das Acácias, localizado no centro de Salgueiro/PE, em ato de congraçamento e regozijo da Família Maçônica, que ali estará reunida em reverência e gratidão pelo transcurso dos 49 anos de história da A.’.R.’.G.’.B.’.L.’.S.’. LEGIONÁRIOS DA FRATERNIDADE Nº 35, “Loja-Mãe” e “Loja-Avó” de tantas outras espraiadas pelo interior de Pernambuco. À oportunidade, alguns abnegados membros serão agraciados pelas suas explendorosas vidas Maçônicas e pelos relevantes e extensos serviços prestados à Loja e à Maçonaria regional e estadual, medida necessária e inadiável, porque, sem o justo reconhecimento a história nunca será verdadeiramente contada.

Alegremo-nos, pois, pelo aniversário da nossa Loja Maçônica; uma Casa Simbólica e Filosófica; uma Oficina de Construtores; de Pedreiros devotados à Arte-Real; lugar de estudos e de labores que não almeja outra coisa, senão, transformar a pedra bruta em pedra cúbica; levantar templos à virtudes e, por fim, cavar masmorras aos vícios, tudo fazendo com um único e desinteressado propósito: fazer feliz a humanidade!

Como bem sintetizou o saudoso irmão Luiz Gonzaga: “Aquela casa direita, que é tão justa e perfeita, onde eu me sinto tão bem…”

VIDA LONGA A LEGIONÁRIOS DA FRATERNIDADE!!!

Por GILSON ALVES,
Ven.’. M.’. da A.’.R.’.G.’.B.’.L.’.S.’. LEGIONÁRIOS DA FRATERNIDADE Nº 35.

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Governo do Município divulga Calendário de Pagamento da 3ª Parcela do Precatório do FUNDEF em Cabrobó

Publicado

em

O Governo do Município de Cabrobó divulga o calendário de pagamento da 3ª parcela do precatório do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) para todos os beneficiários, ainda vinculados ao município, aposentados e sem vínculo com a prefeitura.

BENEFICIÁRIOS / PRAZO PARA PAGAMENTO
Beneficiários atualmente vinculados a Prefeitura de Cabrobó – 26/04/2024;
Beneficiários Inativos (aposentados) – 01/05 até 08/05/2024;
Beneficiários sem vínculo com a Prefeitura de Cabrobó – 09/05 até 15/05/2024

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Governo Municipal com a transparência e a valorização dos profissionais da educação, garantindo o cumprimento dos direitos estabelecidos por lei.

Agradecemos a atenção de todos os envolvidos e reiteramos nosso compromisso em promover uma gestão responsável e inclusiva em benefício de toda a comunidade cabroboense.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Cabrobó

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!