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Saúde

O seu filho usa o celular antes de dormir? Conheça todos os riscos

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Os dispositivos móveis são como uma extensão do corpo humano das crianças. De manhã à noite, vivem ‘agarradas’ aos gadgets, desligando-se quase por completo do mundo real. Mas sabe que consequências isso pode trazer?.

Nos dias que correm, são raras as crianças que não têm um smartphone, um tablet, um console, um relógio inteligente. Ainda antes de conseguirem pronunciar corretamente a primeira frase, eis que o ‘dedinho’ faz já scroll nas mais variadas aplicações instaladas e nos inúmeros vídeos de desenhos animados que o YouTube disponibiliza. As crianças parecem já nascerem ensinadas a mexer em novas tecnologias, mas isso tem consequências bem mais graves do que a maioria dos pais pensa.

Apesar do uso de dispositivos móveis ser uma constante ao longo do dia, é à noite que o impacto parece ser mais nocivo na saúde das crianças. O alerta é dado pela Universidade King’s College, em Londres.

Após ter analisado mais de 152 mil crianças e jovens entre os seis e os 19 anos e oriundas de vários países, os cientistas britânicos concluíram que o uso de gadgets à noite não só prejudica a qualidade do sono, como pode mesmo servir de trampolim para patologias como a obesidade e a depressão infantil. O processamento da memória fica limitado e o risco de mau comportamento e incapacidade de manter a atenção é também uma realidade.

Na prática, destaca a BBC, o estudo notou ainda que o ‘simples’ uso de um celular todas as noites antes de dormir é suficiente para enfraquecer o sistema imunológico e para deixar as crianças e os jovens à mercê de um crescimento atrofiado.

A longo prazo, o uso diário deste tipo de equipamentos à noite é ainda capaz de interferir com os bons níveis hormonais, sendo que baixa consideravelmente a produção de três das mais fundamentais: melatonina (que prepara o corpo para o sono), leptina (que promove a sensação de saciedade) e GH (hormônio libertado durante o sono e que estimula o bom crescimento). Por seu turno, se os níveis destes hormônios caem, a produção de cortisol (hormônio do estresse) sobre consideravelmente, comprometendo não só a estabilidade emocional, como deixando também a criança e o jovem à mercê de estados de ansiedade e nervosismo. Além disso, os elevados níveis de cortisol estão ainda associados a um aumento dos marcadores inflamatórios, podendo dar origem a uma infinidade de doenças.

Um dos grandes culpados para o efeito negativo que os dispositivos móveis têm na saúde das crianças e jovens (e dos adultos também, sejamos honestos) é a tela e a luz que este emite. Dizem os investigadores do King’s College que a luz e os estímulos por ela emitidos deixam o cérebro em estado de alerta quando, na verdade, deveria estar ‘calmo’ e preparado para dormir.

Mas não só: a intensidade da luz – a ‘luz azul’ – é capaz de interferir com o relógio circadiano(desregulando os hormônios e o bom funcionamento do organismo) e dificulta a capacidade de adormecer facilmente.

Como não poderia deixar de ser, o tipo de conteúdo que a criança e o jovem assiste antes de dormir pode também afetar a boa qualidade do sono, estando mais do que provado de que as redes sociais estimulam a ansiedade e os sentimentos depressivos, até mesmo nos adultos.

 

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Saúde

Mudanças simples melhoram a visão do idoso dentro de casa

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Trocar o copo transparente por um copo colorido, escolher uma toalha que contraste com os pratos brancos, usar uma pasta de dente colorida… algumas pequenas mudanças na casa podem melhorar a vida do idoso.

O idoso quer manter a independência, sentir-se útil e ainda capaz de fazer as atividades simples do dia a dia. Por isso, é muito importante para ele conseguir tomar banho sozinho, colocar a pasta de dente na escova, pegar o próprio remédio, escolher a roupa.

O consultor do Bem Estar Jorge Félix, especialista em questões de envelhecimento, visitou a telespectadora Maria do Carmo, de 60 anos, que está perdendo a visão. Com a ajuda da terapeuta ocupacional Ana Paula Nylander, eles deram dicas para a casa.

Maria do Carmo era diarista e está afastada do trabalho por causa de problemas na coluna. Mas o que mais incomoda é a vista: ela tem degeneração macular e enxerga tudo embaçado. Isso faz com que ela quebre frequentemente as louças. A falta de independência incomoda a diarista. “Eu queria sair sozinha, queria fazer minhas coisas sem pedir ajuda”.

“A solução pode ser usar os contrastes, cores diferentes para enxergar melhor. A parede branca, por exemplo, é da mesma cor da barra. Então, coloque uma fitinha de sinalização colorida para contrastar. Fita antiderrapante para sinalizar o degrau também é importante”, alerta a terapeuta ocupacional.

O contraste ajuda a dar destaque ao objeto.

Na descarga, micro-ondas e TV, a terapeuta colocou botões coloridos. Nos potes de comidas: letras grandes, para não confundir os temperos, o sal com açúcar. Faça a mesma coisa no banheiro – etiqueta nos frascos de shampoo e condicionador.

Anote as dicas:

  1. No piso claro do banheiro ou da cozinha, coloque um tapete antiderrapante colorido
  2. Não deixe os remédios na caixinha transparente. Escolha uma caixinha que contraste com a cor do comprimido
  3. Se os pratos são brancos, escolha uma toalha que contraste
  4. Prefira copos coloridos. Os idosos têm dificuldade em enxergar louças transparentes
  5. Escolha uma pasta de dente colorida para contrastar nas cerdas da escova
  6. Se o sabonete for branco, coloque numa saboneteira colorida e vice-versa

Degeneração macular

A visão do idoso sofre alterações fisiológicas e naturais do envelhecimento. Uma das doenças é a degeneração macular. “Ela é degenerativa e progressiva e acomete a área central da retina. O principal fator de risco é o aumento da idade”, explica a oftalmologista Marcela Cypel.

A degeneração não cega, mas atrapalha muito a visão, principalmente na hora da leitura, de fazer um tricô e de digitar no celular.

Veja as causas:

  • Envelhecimento (pode aparecer a partir dos 50 anos, mas é mais comum após os 80 anos)
  • Herança genética
  • Hábitos de vida (fumar piora a oxigenação do corpo e também dos olhos)
Por G1.

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‘Após perder 13 bebês, uma técnica pioneira me trouxe minha filha’

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Coluna travada: Saiba o que fazer

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Especialista dá dicas para lidar com este problema e como evitá-lo

Estudos apontam que oito em cada 10 pessoas tem ou irão ter dores nas costas. O perigo, segundo o ortopedista, especialista em cirurgia de coluna, Dr. Luiz Claudio Lacerda, é quando as dores se tornam incapacitantes, com quadros recorrentes e intensos, que podem levar ao chamado “travamento de coluna”. Isso ocorre quando a dor lombar de início súbito, podendo ou não estar associada a dores nas pernas, causa desconforto e até mesmo imobilização por algum tempo.

“A coluna travada nada mais é do que um mecanismo de defesa do corpo para estabilizar a região que está machucada, impedindo que a lesão se agrave. É como um sinal de alerta de que algo está errado e não pode ser ignorado”, explica o ortopedista. De acordo com Lacerda, a principal causa para o problema é mecânico postural ou um quadro degenerativo. E mesmo alguém que tenha coluna alinhada, pode sofrer um travamento repentino e intenso, caso permaneça muito tempo na mesma posição ou pegue peso de forma errada, por exemplo.

Segundo o especialista, a limitação de movimentação e a dor intensa na coluna podem durar de três a cinco dias e para aliviar os sintomas recomenda-se repouso relativo, pois ficar deitado também e ruim para coluna, compressas mornas no local e uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos por um médico. Em casos onde há uma lesão mais séria ou um histórico médico de problemas estruturais na coluna, pode ser recomendada uma investigação mais detalhada do quadro atual.

“Se você expõe a região da coluna a um estresse muito grande, cedo ou tarde ela dará indícios de que não está suportando a sobrecarga”. Por isso, para Luiz Claudio, ainda mais importante que as dicas para cuidar da coluna após uma crise de dores lombares e travamento é saber como evitar que eles aconteçam novamente.

“O melhor remédio é sempre ficar atento à postura, seja durante o trabalho, ao deitar na cama, sentar no sofá ou praticar atividades físicas. Além disso, praticar esportes diariamente com a orientação de um profissional, caminhar sempre que possível e aderir a práticas como o pilates, podem ser medidas muito úteis para manter sua coluna sempre saudável e livre de dores e espasmos”, reforça o ortopedista.

Ao sentir a coluna travar, é importante repousar por alguns minutos e em seguida buscar ajuda médica de um ortopedista especialista em coluna para receber um diagnóstico mais preciso e saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso.

Por Notícias ao Minuto

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