Conecte-se Conosco

Pernambuco

Parlamentares pernambucanos reagem à eleição de Javier Milei na Argentina

Publicado

em

eleição de Javier Milei como novo presidente da Argentina gerou reações de diversos parlamentares pernambucanos. Membros da Assembleia Legislativa, do Senado e da Câmara dos Deputados se manifestaram em apoio ou oposição ao libertário.

Enquanto a ala direitista comemorou a eleição de Milei, os políticos de esquerda se limitaram à parabenizar o processo eleitoral argentino, ainda que uma ou outra manifestação tenha registrado ataques ao ultradireitista.

Com 97% das urnas apuradas, Milei contabilizou 55,77% dos votos no segundo turno realizado ontem, contra 44,23% do peronista Sérgio Massa. O candidato do governo reconheceu a derrota na noite do último domingo.

Ainda ontem, o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro também se manifestaram, de formas diferentes, sobre a conquista de Milei.

Reações de políticos pernambucanos

O deputado federal Coronel Meira (PL) publicou uma ilustração com o rosto de Milei nas redes sociais e afirmou que a eleição do argentino “é apenas o começo”, completando que “a Direita está mais forte do que nunca”.

O deputado estadual Coronel Feitosa (PL) afirmou que “a vitória da Argentina também é nossa”.

“É a vitória contra uma esquerda que afundou a Argentina em uma inflação nunca antes vista, que elevou desemprego, tirou dos jovens a perspectiva de um futuro. Que sirva de lição para nosso Brasil”, comentou o parlamentar.

Joel da Harpa, também do PL, escreveu que a eleição de Javier Milei é “um sopro de esperança na América Latina.

Por outro lado, o senador Humberto Costa (PT) escreveu que a vontade do povo argentino prevaleceu, mas não citou o nome de Javier Milei, repetindo o gesto do presidente Lula em sua manifestação.

“Hoje, os argentinos escolheram o seu novo presidente. Desejo êxito a este país irmão, onde estou como observador das eleições pelo ParlaSul, e espero que siga avançando em justiça social e no fortalecimento das suas instituições, das nossas relações biltareais, do Mercosul e da integração continental”, publicou o senador pernambucano.

A deputada estadual Dani Portela (PSOL), classificou a escolha por Milei como “um duro golpe na democracia do país e do mundo”.

A também deputada estadual Rosa Amorim (PT) disse que “o fascismo venceu na Argentina”.

“Depois dos anos de desgoverno Bolsonaro, o Brasil olha para as eleições da Argentina com a dor de quem olha para os últimos anos de negligência, pobreza e fome que contrastam com a retomada da democracia e um governo que cuida do nosso povo, que é o que vivemos hoje com o governo Lula. Vemos na Argentina a nosso passado ainda tão recente e, por isso, lamentamos tanto”, escreveu.

Fonte: JC

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Criminosos furtam dezenas de armas de fogo, incluindo metralhadora, no interior de Pernambuco

Publicado

em

A polícia procura pistas para identificar os criminosos que furtaram dezenas armas de fogo e 500 munições de uma loja localizada no município de Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O arrombamento ao estabelecimento aconteceu na madrugada do domingo (3).

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos entraram pela parte de trás da loja vizinha, quebrando a parte lateral da parede e se dirigindo até o setor onde as armas estavam guardadas.

“Eles estudaram muito bem como iam fazer, porque eles arrombaram a parede do cofre, arrancaram as portas do cofre, arrancaram tudo para poder entrar. (…) Só queriam as armas e foram certeiros nas armas. Foi muita coisa que levaram”, afirmou o proprietário da loja, Júnior Camponês, em entrevista à TV Jornal.

Os fios dos alarmes e das câmeras de segurança foram cortados para evitar chamar a atenção dos vizinhos. Funcionários e o proprietário da loja só perceberam o furto na manhã da segunda-feira (4).

“Na parte de trás da loja, foram encontradas duas espingardas de pressão 5.5 CBC E 30 munições 9mm. Mais a frente, já nas proximidades do rio, foram encontradas duas pistolas 9mm, dentro de suas respectivas caixas, com dois carregadores cada”, informou a Polícia Militar.

ARMAS LEVADAS PELOS CRIMINOSOS

Camponês disse que o prejuízo é avaliado em cerca de R$ 500 mil. De acordo com o levantamento feito por ele, foram levados da loja:

1 metralhadora CCT .40;

25 pistolas 9 mm;

1 pistola 635;

13 pistolas .40;

3 revólveres .38;

3 revólveres 357;

3 espingardas 12;

6 espingardas de 1 cano 22;

Uma perícia do Instituto de Criminalística foi realizada no local. O inquérito está sob a coordenação da Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos, no Recife.

“As investigações foram iniciadas e continuam até o total esclarecimento do caso”, disse a assessoria da Polícia Civil.

EM PERNAMBUCO, ARMA DE FOGO É USADA EM 80% DAS MORTES

O furto de dezenas de armas de fogo em Gravatá trouxe uma preocupação ainda maior para a polícia por causa do risco de aumento dos crimes – principalmente das mortes violentas intencionais.

Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que as armas de fogo foram usadas em 81% dos 2.719 assassinatos entre janeiro e setembro deste ano.

Somente nos dez primeiros meses de 2023, a polícia já conseguiu apreender 5.045 armas de fogo em Pernambuco.

Fonte:JC

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

 

Continue lendo

Pernambuco

Veja as vagas de emprego para esta terça-feira, 05 de Dezembro de 2023

Publicado

em

As agências do Trabalho de Pernambuco divulgam, diariamente, quadros das vagas com oportunidades de trabalho em unidades espalhadas pelo estado, na Região Metropolitana do Recife (RMR), Agreste e Sertão.

Para se candidatar, é necessário agendar previamente o atendimento através do site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), onde também há os endereços e telefones de todas as agências.

Confira o quadro de vagas completo clicando aqui

Agende atendimento através do  site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Pernambuco lança Estratégia Estadual de Hidrogênio Verde

Publicado

em

Documento lançado pela governadora Raquel Lyra direto de Dubai contém eixos e diretrizes de ação para implementação do H2V no estado e busca acelerar transição energética para alcançar neutralidade em carbono.

O hidrogênio verde é uma das fontes de energia de baixo carbono que, no mundo todo, vem ganhando protagonismo por ser um excelente substituto aos combustíveis fósseis. E como Pernambuco tem estado na vanguarda de projetos de transição energética para alcançar a neutralidade em carbono, a governadora Raquel Lyra lança, durante a COP 28, em Dubai, a Estratégia Estadual de Hidrogênio Verde. Nesse pacote de ações, ele anuncia um investimento de R$ 20 milhões do Estado na planta experimental de produção de H2V instalada no Porto de Suape.

Esse investimento integra o portfólio de ações  da gestão estadual, que buscam maior fortalecimento ao meio ambiente, assim como o Projeto de Lei já em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), que visa fundamentar as diretrizes da Política Estadual sobre o Hidrogênio Verde.

“As mudanças climáticas são visíveis em todo mundo, e nesse sentido, as políticas públicas são fundamentais para a diminuição dos seus efeitos. O Hidrogênio Verde, considerado o combustível do futuro, se tornou o foco dos debates. Pernambuco não pode ficar para trás, diante do potencial do nosso Estado, que conta com um importante ativo que é o Porto de Suape. Por isso, esse investimento é estruturador para a sustentabilidade. Além disso, a proposta de mudanças encaminhada para a Alepe também é para que Pernambuco siga olhando para o futuro através da produção de energia limpa”, enfatizou a governadora Raquel Lyra.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, “Pernambuco será o centro de inovação, produção e aplicação do hidrogênio verde para promover a descarbonização, o fortalecimento da economia e a redução das desigualdades sociais”, explica a gestora, que esteve à frente na elaboração do documento da Estratégia Estadual, junto com Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico do estado.

O documento com a Estratégia lista os eixos e diretrizes de ação para implementação do H2V no estado, com base nos objetivos da Política Estadual de Hidrogênio Verde e nas potencialidades de Pernambuco.

Os valores que guiam a Estratégia de H2V do estado são o desenvolvimento sustentável e a justiça social, climática e econômica. Também traz, como eixos de ação, uma nova industrialização e competitividade; promoção de justiça social, ambiental e econômica; qualificação profissional e empreendedorismo; compromisso com a ciência, tecnologia e inovação, e planejamento; e expansão da infraestrutura.

Para isso, o documento apresenta um roadmap com ações de curto, médio e longo prazos, como fomento em Ciência e Tecnologia, consolidação da infraestrutura do hub de H2V de Suape e a diversificação do perfil da indústria do estado.

O Projeto de Lei proposto pela governadora altera a Lei nº 17.976, de 12 de dezembro de 2022, que criou a Política Estadual sobre o Hidrogênio Verde, mas demanda uma série de atualizações para se tornar mais efetiva. O projeto determina a criação de um Plano Estadual para a Economia do Hidrogênio Verde, que vai consolidar as ações e metas necessárias para a implementação da política estadual. Entre as iniciativas a serem promovidas pelo plano, estão a celebração de convênios com instituições públicas e privadas para financiar projetos de desenvolvimento tecnológico e a qualificação profissional e empreendedora na área.

PLANTA H2V

Os R$ 20 milhões anunciados por Raquel Lyra durante a COP 28 já têm destino certo para materializar a planta de H2V em Suape. Confira o detalhamento macro dos investimentos:

Eletrolisador 1 MW – R$ 15 milhões

Transporte até Suape – R$ 250 mil

Instalações e Infraestrutura – R$ 1 milhão

Conexões e Entregas ao Off Taker (estimado) – R$ 1,25 milhão

Estudos Técnicos, Projetos, instalações e O&M Eletrolisador – R$2,5 milhões

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!