Conecte-se Conosco

Pernambuco

Partidos encaixam peças no xadrez político faltando pouco menos de um ano para eleições no Recife

Publicado

em

As próximas eleições municipais já tem data marcada há algum tempo. O primeiro turno está previsto para acontecer no dia 6 de outubro de 2024.
Embora pareça pouco tempo, na política prevalece a ideia de que um mês muda muito e um ano muda tudo.
O PSB do atual prefeito do Recife, João Campos, já aposta alto no futuro político do gestor e começa a articular com outros partidos em bastidor para a reeleição, que já é dada como “certa” para alguns interlocutores.
A alta aprovação e boa equipe de marketing contribuíram para a criação de um “animal político” e desbancá-lo deve ser um grande desafio para a oposição.
Os articuladores antagonistas a João Campos esperam, já que um passo em falso pode custar caríssimo nas urnas.
Ainda assim, já é possível traçar um pequeno panorama de como estão os principais partidos, que devem participar de alguma maneira do embate.
 
PDT e a vice
Embora o partido tenha a atual vice-prefeita Isabella de Roldão e alguma participação em cargos da gestão, a parceria deve ser continuada de outra maneira. O ponto é que o PDT se apequenou nas eleições de 2022, em todos os cenários.
A máquina política do PT de Lula e a renovação da aliança com o atual prefeito corroboram o interesse em ficar com a vice-prefeitura da capital.
Restam ao PDT duas saídas: continuar na base do governo e se contentar com outros cargos do primeiro e segundo escalão ou aliar-se a algum nome forte da oposição. Até o momento prevalece a primeira opção.
Federação
Especula-se que federação PT/PV/PCdoB tem o plano de utilizar 2024 como termômetro para 2026. O conjunto de partidos tem a seu favor o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vão articular ao máximo para eleger vereadores e prefeitos em peso.
No Recife, a conjuntura com João Campos favorece uma vice-candidatura petista. Alguns interlocutores do partido interpretam o gesto como necessário para ganhar politicamente em 2026.
Uma ala do Partido dos Trabalhadores, no entanto, ainda enxerga potencial em uma candidatura majoritária. Tudo deve ser decidido com muito debate (como sempre é), entre os filiados. PV e PCdoB devem seguir a cartilha petista, escolhendo um cabeça de chapa de cada partido para pleitear a vereança na capital pernambucana.
PSDB/Cidadania
A federação que abriga a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) não deve abrir mão de encabeçar a oposição. É natural que a rivalidade política entre os Executivos Estadual e Municipal gere dissidências.
Nesse sentido, se especula que a própria Priscila Krause ou o secretário estadual do Turismo e Lazer, Daniel Coelho (Cidadania), sejam lançados à disputa.
O trio está alinhado desde a pré-campanha e Daniel e Priscila são dois nomes com força na Região Metropolitana, com histórico de boa votação e aprovação em pleitos anteriores. Há ainda a possibilidade de costura com o PSD de Gilberto Kassab para uma migração partidária do futuro candidato, estratégia plausível para bater de frente com o atual prefeito, já que a legenda tem à disposição mais recursos e tempo de TV do que os federados PSDB e Cidadania.
O PP também deve abrir diversas frentes com a governadora Raquel Lyra em diversos municípios pernambucanos.
No Recife, não deve ser diferente. Seja com uma candidatura de suporte ao atual governo ou com um nome forte, o caminho natural é a aliança entre os grupos políticos da governadora e de Eduardo da Fonte.
União Brasil
Mesmo com o recente “acerto de contas” entre o grupo de Fernando Bezerra Coelho e o prefeito João Campos, que culminou na nomeação de Antonio Coelho para a Secretaria do Turismo, uma parte do partido defende que essa costura é “exclusiva dos Coelhos e nada tem a ver com o diretório municipal”. A aliança deve ter algum peso na decisão final, mas o partido ainda não tem posição concreta para a próxima disputa na capital.
MDB
Outro partido que vive um impasse, o MDB faz parte da tradicional Frente Popular há muitos anos, mas o recente desempenho e ciclo de reformulação interna faz uma parte dos diretórios estadual e municipal sonharem com uma candidatura própria, que deve ser discutida (ou não) no começo do próximo ano.
PL 
O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro já dá como certa a candidatura do ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto. A “aposta” ainda terá que ser testada, já que Gilson é um nome com mais popularidade no Agreste. Ainda assim, a candidatura servirá para “reacender” o discurso polarizado de Lula X Bolsonaro a nível municipal.
PSol/Rede
Outra federação que encontra dificuldades em achar um caminho das pedras, enquanto de um lado diversos nomes como Dani Portela (PSol), Ivan Moraes (PSol) e João Arnaldo (PSol) disputam o nome para a disputa majoritária internamente, do outro, a Rede sequer decidiu se dará o aval, ou se também pretende entrar na briga por um nome de dentro do partido.
Túlio Gadelha, por exemplo, já manifestou interesse publicamente na prefeitura como um nome de apoio à governadora, o que é um contrassenso dentro da federação.
Fonte: DP

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Br-232: DNIT-PE vai propor ao Governo Federal duplicação até Salgueiro

Publicado

em

De acordo com informações do site Movimento Econômico, a Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Pernambuco, tem o interesse de propor ao Ministério dos Transportes a duplicação da BR-232 até Salgueiro, município localizado no Sertão do Estado.

Atualmente, entre as cidades do Recife e Jaboatão dos Guararapes, a BR-232 está com três faixas, além de ter 135 quilômetros duplicados até São Caetano, no Agreste.

O objetivo da duplicação da rodovia até Salgueiro a garantir 497 quilômetros de pista dupla e potencializar o desenvolvimento econômico no interior de Pernambuco.

Segundo o DNIT, a ligação seria importante porque, em Salgueiro, a BR-232 tem um entroncamento com a BR-116, a maior rodovia do país, que vai de Fortaleza, no Ceará, a Jaguarão, no Rio Grande do Sul.

“Enquanto DNIT, temos a sensibilidade de propor em Brasília um lote até Salgueiro, dada a importância do entroncamento com a BR-116 lá”, declarou Bruno Bittencourt, superintendente do DNIT-PE, em audiência pública na Alepe, sobre projetos estruturantes para a economia de Pernambuco.

Em setembro de 2023, a chefe do Executivo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), comunicou que seria direcionado um montante de R$ 4,98 milhões para a elaboração dos projetos básico e executivo visando à duplicação de 102,2 quilômetros entre São Caetano, no Agreste, e Arcoverde, no Sertão.

Segundo informações do DNIT, o Governo Estadual também está participando da contratação de estudos para uma segunda porção de estrada, abrangendo 159 quilômetros, entre Arcoverde e Serra Talhada, no Sertão.

Após a conclusão desses estudos, a realização da obra contará com recursos provenientes do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Entretanto, para viabilizar a ligação entre Serra Talhada e Salgueiro, será necessário buscar fontes de financiamento.

Por Portal da Prefeitura

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Discussão por dinheiro termina em morte em Serra Talhada

Publicado

em

Neste início de tarde deste sábado (27), um homem foi alvejado por disparos de arma de fogo na Rua Antônio de Melo Lima, no bairro Alto da Conceição em Serra Talhada.

Informações apuradas pelo Repórter Policial Ligeirinho, a vítima identificada por Antônio Carlos da Silva, 46 anos, conhecido por Carlinhos, natural de Serra Talhada.

Ainda foi informado, de que ele veio fazer uma cobrança de R$ 20,00 na casa de Antônio, não recebeu o dinheiro e o autor do crime efetuou os disparos, logo em seguida a facadas na região do pescoço e peitoral.

Após o crime fugiu em um veiculo de cor preta. Segundo populares, foram ouvidos cerca de quatro disparos. O sentimento é de revolta na comunidade.

A vítima usava tornozeleira eletrônica. A Polícia Militar e Civil já estão no local do crime.O corpo será encaminhado ao Instituto Medicina Legal de Caruaru, no Agreste.

Por Blog do ligeirinho

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Eduardo da Fonte está trabalhando para que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste passe a atender pacientes do SUS

Publicado

em

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) recebeu, no seu gabinete em Brasília, o diretor técnico do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), Dr. Luiz Henrique Soares, para discutir a habilitação da instituição para o Sistema Único de Saúde (SUS), o que possibilitará que o ICIA atenda crianças com câncer advindas do SUS.

Além disso, também foi mencionado o apoio, através de emendas, para a construção de um laboratório, uma agência de transfusão de sangue, a aquisição de equipamentos para dosagem sérica de metotrexato e a implementação de um centro de imagem. Segundo o ofício entregue ao parlamentar, “Essas estruturas e recursos serão essenciais para garantir o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o acompanhamento adequado para os pacientes atendidos pelo ICIA”.

É de fundamental importância que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste possa abrir suas portas para atender crianças com câncer de todo o estado de Pernambuco através do SUS, o que irá ampliar e fortalecer a atuação do instituto no nosso estado .”, ressaltou Eduardo da Fonte.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!