Conecte-se Conosco

Destaque

Pernambuco tem 80 cidades entre as piores gestões do Brasil, entre elas Mirandiba

Publicado

em

Os municípios brasileiros entraram o ano eleitoral com as contas no vermelho. A maioria (87%) fechou 2015 com as contas em situação ruim ou crítica, o pior cenário dos últimos dez anos, resultado principalmente de má gestão. Pernambuco, por exemplo, possui uma relação de 40 gestores municipais muito ruins para cada bom prefeito. São 80 cidades entre as 500 piores do Brasil e apenas duas entre as 500 melhores gestões no tratamento de contas públicas do ano passado. Ipojuca foi a cidade que melhor fez o dever de casa em um ano bastante adverso para a economia. Cupira apresentou os piores indicadores do estado. No geral, quase 90% das prefeituras de Pernambuco dependem de repasses federais ou estaduais e não fizeram qualquer esforço para aumentar as receitas próprias.
Os dados são do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), que utiliza números apresentados pelos próprios municípios ao Tesouro Nacional para medir os indicadores de Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida. William Figueiredo, economista da equipe técnica da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e responsável pelo estudo, destaca que Pernambuco reúne mais cidades à espera de transferências. “Os municípios com maior fatia têm grande parte das receitas comprometidas com folha de pagamento de servidores, suas dívidas com fornecedores são maiores que o caixa existente para honrá-las e o resultado é que não sobra nada para investimentos, outro indicador que avalia diretamente a eficiência do gestor à frente do município. A mensagem é: elejam bons gestores, principalmente os que respeitem a lei.” Segundo ele, 740 municípios brasileiros ultrapassaram o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal para gasto com pessoal, que é de 60% da receita corrente líquida.

“São 94 cidades pernambucanas (52,5%) registrando gastos acima do teto em 2015, configurando um clara situação de ilegalidade. Vale ressaltar que apesar de ter ficado em segundo lugar no estado, o Recife piorou consideravelmente nesse indicador. Se fez cortes de servidores, não o fez de forma suficiente. Isso foi determinante para a cidade ter a maior queda do índice geral do estudo.”

A secretária de Finanças de Ipojuca, Fabiana Silveira, deu a receita da liderança no ranking no estado. “O planejamento do ano passado foi colocado em prática desde o começo do período. Cortamos cargos de salários mais altos para reduzir o gasto com pessoal, mantendo abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Para se ter ideia, todos os cargos de secretário-executivo foram cortados, exceto nas secretarias de saúde, educação e infraestrutura”, explica. Em relação à receita própria, todos os tributos dependentes exclusivamente da gestão tiveram aumento comparado a 2014, como IPTU (+10%), ITBI (+60%), além de taxas de iluminação e de limpeza pública. A única queda foi do ISS, por conta da desaceleração de Suape”, apontou.

A atuação do fisco tomou uma decisão acertada, que valeu a nota máxima no quesito Liquidez. “A gente fez uma programação e como vimos o que teríamos de arrecadação, não houve reajuste com fornecedores, optamos por não renovar contratos que não tinham caráter de essencialidade e fechamos com “restos a pagar” menor que em 2014 e 2013”, afirma Fabiana.

Índice Firjan

Pernambuco (Gestão Fiscal – 2015)

Melhores performances no tratamento de contas públicas
1.Ipojuca
2. Recife
3. Cachoeirinha
4. Triunfo
5. Quixaba
6. Igarassu
7. Salgueiro
8. Olinda
9. Vertentes
10. Tupanatinga

Piores performances no tratamento de contas públicas
170. Aliança
171. Palmeirina
172. Mirandiba
173. Chã de Alegria
174. Toritama
175. Camutanga
176. Maraial
177. Vicência
178. Quipapá
179. Cupira


(Do Indice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF)

Destaque

Secretária estadual de Saúde visita o Hospital Regional de Salgueiro

Publicado

em

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, fez uma visita ao Hospital Regional de Salgueiro nessa quinta-feira, 30, com objetivo de conferir de perto a situação da unidade e verificar as necessidades de Salgueiro e região na área da saúde.

Ela chegou à unidade no turno da tarde, participando num primeiro momento de reunião com o diretor do hospital, Alain Carvalho, a Direção-Clínica e representantes da VII Gerência Regional de Saúde (VII GERES). Foram discutidos diversos assuntos, como exames, cirurgias, regulação, gestão do trabalho e investimentos.

Depois, a secretária conheceu os setores do HRIS, visualizando in loco como se encontra a infraestrutura do hospital, que precisa de uma reforma. Acompanhada de Alain, percorreu os setores da Clínica Cirúrgica, Emergência Geral, Emergência Obstétrica, UCI, UTI NEO/PED e UTI Geral.

Ao término, Zilda comentou sua percepção sobre o hospital. “O Inácio de Sá tem uma equipe comprometida, e todos os relatórios apresentados mostram o quanto a gestão tem avançado para melhorar a assistência prestada à população”, disse.

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

2ª edição do Tom do Nosso Quintal consolida evento no calendário cultural de Salgueiro

Publicado

em

Concluída nessa quinta-feira, 30, a 2ª edição do Tom do Nosso Quintal mostrou que o evento veio para ficar, consolidando-se no calendário cultural de Salgueiro. A festividade começou segunda-feira, 27, oferecendo ao público salgueirense e da região uma diversidade de atrações culturais de cada um dos municípios do Sertão Central. As apresentações aconteceram no pátio do Museu do Couro, onde artesãos e artesãs também expuseram seus produtores para venda.

Durante os quatro dias do evento subiram ao palco o Coral Aboios de Serrita, enaltecendo a cultura do vaqueiro; o grupo Zumbi Dança Afro e Percussão, de Mirandiba, que encantou a plateia com a riqueza de músicas contando a história de mulheres e homens negros escravizados; a banda de pífanos Alvorada de Santa Rita, alertando para a necessidade de fomento aos pifeiros e artesãos, cada vez mais em declínio; e a Cia de Dança na Pisada do Sertão (Terra Nova), com uma verdadeira aula espetáculo, misturando caboclinho, coco, maracatu, ciranda e afro.

Em cada noite, a programação foi encerrada por um sanfoneiro. O público dançou muito forró pé de serra, xote, baião e mazuca ao som de Edgar do Cedro, Valmir Maracanã (São José do Belmonte), Antônio da Mutuca (Salgueiro) e Luís de Verdejante. O repertório contemplou muitos sucessos, desde os hits mais atuais até os clássicos do forró das antigas e Luiz Gonzaga. Destaque para Antônio da Mutuca, que tem chamado atenção dos críticos e estudiosos da sanfona com o seu instrumento de oito baixos. Esse tipo de sanfona é uma raridade, porque não é mais fabricado.

Nivaneide Costa, produtora cultural do projeto, já tem perspectiva de realizar a próxima edição. “Foi gratificante poder realizar essa 2ª edição do Tom do Nosso Quintal. Pude ver que as cerca de 150 pessoas por noite que estiveram presentes apreciaram as manifestações, a cultura popular que é nossa e que pertence à nossa identidade. Elas tiveram a oportunidade de conhecer o que as oito cidades do Sertão Central têm pra mostrar, cada uma com sua particularidade. Tenho certeza que, no próximo ano, a gente vai proporcionar tudo isso novamente”, comentou.

O 2° Tom do Nosso Quintal foi realizado de 27 a 30 de novembro, com organização da produtora Costa Criações Culturais e coordenação de Gustavo Matias. Teve patrocínio do Governo de Pernambuco, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura/Fundarpe).

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Audiência pública discute a necessidade de atualização e modernização do Plano Diretor de Salgueiro

Publicado

em

Com objetivo de atualizar a modernizar o Plano Diretor do município, bem como discutir a Lei de Liberdade Econômica, a Câmara de Vereadores de Salgueiro realizou nesta quinta-feira, 30, uma importante audiência pública. A discussão foi conduzida pelo vereador Léo Parente, o proponente, destacando que a legislação obriga a realização de audiência antes da revisão de Plano Diretor.

Participaram do debate os vereadores Baldin dos Anjos, Bruno Marreca, André de Zé Esmeraldo, Mariano Barros, Emmanuel Sampaio, Flávio Barros, Henrique Leal Sampaio e Professor Agaeudes. Contribuíram com a discussão, os secretários Michael Kenneth (Desenvolvimento Urbano e Obras) e Erivaldo Pereira (Planejamento e Meio Ambiente); o empresário Eduardo Rocha; o engenheiro civil Edésio Neto; e Edson Barbosa, representando os corretores de imóveis.

Na ocasião, o advogado Alan Carvalho apresentou a proposta da casa legislativa para revisão do Plano Diretor. Ele explicou que a câmara elaborou um estudo, com apoio de uma arquiteta, destacando a necessidade de atualização da lei que disciplina o ordenamento do solo. Também falou sobre a Lei de Liberdade Econômica, que estabelece normas sobre direitos urbanísticos, facilitando a atividade econômica.

Em seguida a fala foi facultada aos demais participantes, que abordaram assuntos pertinentes ao escopo da audiência, como licenças ambientais, construção de loteamentos, o ordenamento urbano, problemas com concessionárias de água e energia elétrica, infraestrutura urbana, entre outros temas.

O evento foi concluído com a definição de uma nova audiência pública, agendada para fevereiro, com expectativa de um maior número de participante. Antes, a câmara receberá uma maquete da revisão do Plano Diretor, em dezembro, e vai instituir uma Comissão Parlamentar para discutir a revisão do plano, que deve fomentar o desenvolvimento econômico do município.

Por Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!