Conecte-se Conosco

Pernambuco

Prefeitos se renúem na AMUPE e querem esticar mandatos

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Prefeitos de várias partes do Estado e 21 parlamentares pernambucanos, entre deputados federais e senadores, participaram, nesta segunda-feira (25), de uma assembleia extraordinária promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) para tratar de temas de interesse dos gestores municipais relacionados à pandemia da covid-19. Na ocasião, os prefeitos pediram apoio aos congressistas para o adiamento das eleições municipais deste ano – marcadas para 4 de outubro –, com prorrogação de mandatos até 2022, solicitação que dividiu opiniões no encontro.

José Patriota (PSB), presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, explicou que, pela primeira vez, os prefeitos de Pernambuco tiveram a oportunidade de debater o pleito de 2020 com parlamentares dentro do contexto da crise criada pelo novo coronavírus. Segundo o socialista, na visão do movimento municipalista o País não teria condições sanitárias de realizar um evento tão grande quanto uma eleição em meio a uma pandemia.

“Na conjuntura atual, a maior parte dos prefeitos pernambucanos acha que a melhor opção seria adiar as eleições deste ano para 2022, unificando os pleitos. A apreensão dos gestores é muito grande. O povo sinaliza, nas pesquisas, que não quer eleições esse ano, pois não quer se contaminar. Além disso, não há segurança sanitária de que será possível fazer isso esse ano. Se der pra fazer, ótimo, o calendário tem que ser cumprido. Mas o problema não é só a data da eleição, são as etapas que a antecede”, pontuou Patriota.

Outro ponto levantado por José Patriota para defender a suspensão do pleito foi a economia gerada pelo gesto. Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi informou que um levantamento produzido pela entidade aponta que “com o adiamento das eleições, os cofres públicos teriam uma economia de cerca de R$ 6,5 bilhões, que poderiam ser investidos para ajudar o País a se reerguer no pós-pandemia”.

Para o coordenador da bancada de Pernambuco na Câmara, Augusto Coutinho (SD), há praticamente um consenso no Congresso Nacional de que será necessário postergar a realização das eleições deste ano, mas o parlamentar diz ser muito difícil convencer 308 deputados federais – quórum necessário para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição – a prorrogar em dois anos os mandatos de prefeitos e vereadores. “Esse não é o sentimento que eu tenho visto entre os líderes na Câmara (a prorrogação de mandatos). Eles acham que as eleições devem ser adiadas para 15 de novembro ou 6 de dezembro, mas aprovar a ideia dos prefeitos é muito pouco provável. O que se comenta é que isso poderia abrir um precedente muito perigoso, é mudar as regras do jogo enquanto ele está acontecendo”, declarou Coutinho.

Em entrevista na última semana, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), sinalizou para o adiamento do pleito e disse que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) deve criar uma comissão mista para discutir o tema. O deputado, porém, não indicou que os gestores municipais permaneceriam por mais tempo nos cargos. “A maioria dos parlamentares entende que podemos ter o adiamento, mas não devemos ter a prorrogação de nenhum mandato”, cravou Maia, à época.

Devido às movimentações no Congresso, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), que também participou da assembleia da Amupe, disse que “só teremos definições sobre esse pleito (o adiamento das eleições) a partir do dia 30 de junho, quando a comissão de deputados e senadores começar a deliberar as decisões”.

“Esse não é o sentimento que eu tenho visto entre os líderes na Câmara. É mudar as regras do jogo enquanto ele está acontecendo”, disse o coordenador da bancada de PE, deputado Augusto Coutinho (SD)

“Só teremos definições sobre esse pleito (o adiamento das eleições) a partir do dia 30 de junho”, adiantou o líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB). (PENotícias)

 

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Recife: Candidata à prefeita Dani Portela, é contra armar a Guarda Municipal

Publicado

em

Durante uma sabatina na Rádio Folha, realizada na manhã desta sexta-feira, 23 de agosto, a deputada estadual e candidata à Prefeitura do Recife, Dani Portela (PSOL), falou sobre a necessidade de reestruturar as carreiras da Guarda Municipal.

Segundo a postulante, a reestruturação incluiria reajustes salariais e melhores condições de trabalho.

Dani Portela criticou a precariedade atual da categoria, destacando que a segurança pública não pode depender apenas do armamento dos guardas, mas sim de uma estrutura adequada que ofereça suporte e dignidade aos trabalhadores.

“Precisamos fortalecer a Guarda Municipal fazendo a categoria ter uma carreira mais sólida, com melhores condições de trabalho e remunerações. Arma não resolve por si só o problema da segurança pública quando se tem uma Guarda precarizada. Foi preciso destinar emendas legislativas para fazer contêiner para os guardas irem ao banheiro e comer”, explicou.

A candidata do PSOL se posicionou contra o armamento da Guarda Municipal, uma proposta que tem ganhado força entre outros candidatos, principalmente com o atual prefeito João Campos (PSB).

Dani Portela argumenta que a solução para a segurança passa por investimentos em infraestrutura urbana, como a melhoria da iluminação pública e a garantia de segurança nos transportes coletivos.

“Armar é um discurso fácil. Precisamos falar sobre segurança urbana além da ostensiva e repressiva, que é o investimento em uma cidade mais segura para todos. Precisamos de investimento em iluminação pública, segurança nos nossos transportes”, finalizou. (Via Portal de prefeitura)

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Governo anuncia entrega do novo Hospital da Mulher do Agreste até o final do ano

Publicado

em

O Governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira (23), que uma vistoria no novo Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru, foi acompanhada pela governadora Raquel Lyra (PSDB). 
Segundo o governo, a unidade de saúde será a primeira maternidade de alto risco da região. 
De acordo com a gestão estadual, as obras estão em fase de conclusão para entrega à população até o final deste ano. 
A gestão afirmou que faltam apenas intervenções de equipagem e colocação de mobiliário. A unidade de saúde está dividida em oito blocos e terá capacidade de realizar 700 partos por mês. 
A obra estrutural já foi concluída e o hospital será entregue até o final deste ano.
A governadora visitou as instalações de 13 mil metros quadrados e registrou que a unidade irá melhorar a qualidade de vida da população. 
“O Hospital da Mulher do Agreste representa um ganho para toda a região. Toda a parte de infraestrutura já está pronta e grande parte dos equipamentos já chegou. As mães que têm seus filhos precisam viajar para outras cidades quando precisam de suporte da UTI neonatal e, no fim do ano, quando esse espaço for inaugurado, a população do Agreste será cuidada mais perto da sua casa. Essa será a primeira maternidade a ser inaugurada das cinco que serão entregues pelo Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida da população, sobretudo das mulheres pernambucanas”, ressaltou a chefe do Executivo Estadual. 
Serviço
Conforme o governo, o serviço de saúde irá integrar a rede estadual com atendimento especializado e contará com 190 leitos. 
Ainda serão disponibilizados setores como Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) Neonatal e Canguru, Terapia Intensiva Neonatal e Adulto, Centro de Parto Normal e Banco de Leite Humano. 
“Já no setor de ambulatório, a unidade irá ofertar consultas em 19 especialidades médicas e não-médicas, além de um serviço especializado para o atendimento às pessoas vítimas de violência”, destacou o governo, por meio de nota.  
Ainda conforme a gestão, a unidade de Caruaru faz parte dos cinco serviços anunciados pelo governo, com foco na assistência materno-infantil, que ainda contemplará as cidades de Garanhuns, no Agreste Meridional, Ouricuri e Serra Talhada, no Sertão, e Igarassu, na Região Metropolitana.
“Mais de 30 municípios na região serão beneficiados com essa unidade, aumentando muito a capacidade que já existe hoje. Duplicando a capacidade cirúrgica, oferecendo para a região necessidades antigas, como UTI materna, UTI neonatal e diversas especialidades na área de saúde da mulher”, afirmou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Obras
Segundo o governo, para a conclusão das obras, iniciadas há mais de 10 anos e sem conclusão, foram investidos, pela gestão atual, R$ 67 milhões a partir de 2023. 
“Também foi necessário realizar a revisão de questões estruturais e assistenciais previstas no começo. Com essas revisões, foi possível dar maior celeridade para o projeto, que possui entrega prevista para ainda este ano”, ressaltou a gestão em nota. 
O hospital faz parte das iniciativas de descentralização do acesso aos serviços de saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco.
Foto: Miva Filho/DP
Por: Wilson Maranhão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

PE: Pagamento do Fundef que previsto para 23 de agosto será realizado no dia 30 de agosto

Publicado

em

De acordo com o calendário do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), informamos que o pagamento inicialmente previsto para o dia 23 de agosto foi adiado para o dia 30, devido às questões administrativas e operacionais.

Durante este período, para informações sobre precatórios do Fundef, solicitamos que os beneficiários utilizem os seguintes canais alternativos de atendimento, disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h:

 WhatsApp: (81) 98877-1584

E-mail: fundefprecatorio@adm.educacao.pe.gov.br

Caso queira atendimento presencial, é só comparecer à sede da SEE, na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea, Recife.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!