Conecte-se Conosco

Destaque

Prefeitura e Incra entregam benefícios a agricultores de 19 assentamentos em Serra Talhada

Publicado

em

A Prefeitura de Serra Talhada e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) realizaram a entrega de 215 Contratos de Concessão de Uso (CCU) e 78 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) a beneficiários (as) dos assentamentos rurais do município de Serra Talhada. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores.

As DAP’S foram entregues aos assentamentos Boa Vista (2), São Lourenço (8), Mandacaru (9), Paulista (13), Barra do Exu (17), e Virgulino Ferreira (29). E os CCU’S entregues aos assentamentos Boa Vista (1), Carnaúba do Ajudante (1), Catolé (1), Mandacaru (2), Barra do Exu (2), Paulista (4), Lajinha (5), Adão Preto (5), Bela Vista (6), Três Irmãos (7), Gilvan Santos (9), Serra Branca (10), Paraíso (11), Cachoeira (12), Poço do Serrote (15), Timburana (19), Ivan Souto (30) e Virgulino Ferreira (75).

Presente na solenidade, a prefeita Márcia Conrado comemorou a conquista dos agricultores. “Vim de Bernardo Vieira, conheço de perto os desafios que os agricultores precisam superar no seu dia a dia. Por isso, estamos nos esforçando para garantir cada vez mais qualidade de vida às famílias do campo, inclusive às famílias assentadas, que dependem desses documentos para poderem acessar diversos programas sociais. Agradeço ao INCRA pela parceria, ao sindicato rural pelo apoio e à toda equipe técnica da Secretaria de Agricultura, que juntos trabalharam para viabilizar a concessão dos documentos aos agricultores”, afirmou.

Os documentos foram emitidos pelo Incra-PE em parceria com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos da Prefeitura de Serra Talhada, em função do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o poder municipal e a autarquia federal. “É uma conquista muito grande para o município, fruto da persistência dos agricultores, que agora com a documentação em mãos poderão ir em busca de mais recursos e créditos rurais para trabalhar e aumentar a produção, melhorando a renda e a qualidade de vida das famílias”, explicou o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Márcio Oliveira.

O superintendente do Incra, Thiago Ângelus, explicou que o evento é fruto da parceria exitosa com o município. “A entrega destes documentos hoje, beneficiando essas famílias, é a demonstração de que o Incra vem dando continuidade às suas ações, principalmente, devido a boa parceria com as prefeituras através dos ACTs, que tem nos ajudado a levar mais serviços aos nossos assentados de forma mais célere. Então hoje é mais um dia de comemoração, um número expressivo de CCUs e DAPs entregues, é um trabalho que está só no começo, ainda temos muito mais por fazer por Serra Talhada”, comemorou.

O CCU é um instrumento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural e assegura ao beneficiário o acesso à terra, créditos e  programas do Governo Federal. A DAP por sua vez é a comprovação de enquadramento do agricultor como pequeno produtor, e é indispensável para o acesso a políticas públicas como Pronaf, Programa de Aquisição de Alimentos, Merenda Escolar e Habitação Rural.

Por:PE notícias

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Salgueiro: Câmara de vereadores emite nota de pesar sobre falecimento do médico, ex-vereador e ex-vice-prefeito Dr. José Barbosa Franklin

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Salgueiro recebe com muita tristeza e manifesta o seu pesar pelo falecimento, neste sábado (23), do médico, ex-vereador e ex-vice-prefeito Dr. José Barbosa Franklin. Que prestou relevantes serviços ao nosso Município.

Neste momento de luto, os vereadores de Salgueiro, através do presidente professor Agaeudes Sampaio e servidores desta Casa, manifestam a mais profunda consternação e solidariedade à família e amigos.

O Parlamento Municipal de Salgueiro decreta luto oficial de três dias. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Destaque

Serra Talhada não registrou casos de Covid nesta sexta (22)

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada não registrou nenhum caso positivo de Covid-19 no boletim epidemiológico desta sexta-feira (22/10).

O município soma 10.278 casos confirmados, 10.072 pacientes recuperados, 36 exames aguardando resultados, 54.071 casos descartados, 16 pacientes em isolamento domiciliar e 05 pacientes em tratamento hospitalar, somando 21 casos ativos, além de 185 óbitos.

Em relação à ocupação hospitalar, o Hospital Eduardo Campos está com 09% de ocupação dos leitos de UTI, com 07 pacientes internados, sendo 03 serra-talhadenses. Não há pacientes na enfermaria da unidade.

O HOSPAM está com 30% de ocupação dos leitos de UTI, com 03 pacientes internados, sendo 02 serra-talhadenses. Não há pacientes na enfermaria da unidade.

Não há pacientes nos Leitos de Retaguarda do Hospital São José.

Portanto, temos 05 serra-talhadenses internados na rede pública de Serra Talhada, todos em leitos de UTI.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Ônibus com candidatos do concurso da Funsaúde tomba em Tianguá e deixa, pelo menos, quatro mortos e 34 feridos

Publicado

em

Pelo menos quatro pessoas morreram e 38 ficaram feridas após o tombamento de um ônibus no KM 301 da BR-222, em Tianguá, na Serra da Ibiapaba, na madrugada desta sexta-feira (22). O veículo já havia sido autuado no último mês de setembro, em Sobral, no Norte do Ceará, por “trafegar em mau estado de conservação” e precisou ser escoltado para conserto. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Informações iniciais apontaram 38 vítimas, sendo quatro mortos e 34 feridos. No início desta tarde, as prefeituras dos municípios informaram ao Diário do Nordeste que o número total subiu para 42, incluindo os quatro óbitos.

Segundo informações do órgão, as vítimas saíram do Maranhão com destino a Fortaleza, onde fariam o concurso público da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde) neste fim de semana.

Ao todo, 34 pacientes foram atendidos no próprio município, e outros quatro foram levados para Sobral.

Duas delas tiveram o óbito confirmado ainda no local e outras duas chegaram a ser encaminhadas a uma unidade de saúde, mas também não resistiram aos ferimentos.

Relatórios preliminares da PRF indicaram que o motorista do ônibus teria fugido do local. No entanto, o órgão enviou novo comunicado para corrigir a informação.

“Ele pode estar entre as vítimas que foram socorridas e levadas ao hospital, não tendo fugido, mas retirado-se do local sem o conhecimento da PRF”, disse em nota.

NÚMERO DE VÍTIMAS SOBE PARA 42

Os primeiros atendimentos  às vítimas foram feitos por profissionais de saúde que estavam em outro ônibus e passavam pelo trecho do acidente.

Segundo a Prefeitura, 20 passageiros deram entrada no Hospital e Maternidade Madalena Nunes, em Tianguá. Outros 14 são atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do município. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do grupo e identificação.

Quatro vítimas foram enviadas para a Santa Casa de Misericórdia, em Sobral. Segundo a instituição, não há risco de óbitos nos casos atendidos. Dois pacientes sofreram fraturas e o resto aguarda para realizar exames de imagens.

A PRF alertou em nota que o acidente provocou o bloqueio total da pista e o fluxo de veículos está sendo por equipes do órgão.

SOBREVIVENTES

Segundo a psicóloga Tatiele Cristine Silva Lobão, uma das passageiras, o ônibus saiu do Maranhão por volta de 15h dessa quinta-feira (21). Com ferimentos no braço e no pé, ela relatou que não lembra exatamente como o acidente ocorreu.

“Eu não lembro de muita coisa. Era de madrugada e estava todo mundo dormindo. A gente só viu quando o ônibus começou a balançar e caiu”.

A fisioterapeuta Paula Samanta Moreira de Matos, detalhou que sentiu “cheiro de queimado” antes do tombamento do veículo.

“Eu estava dormindo e acordei sentindo cheiro de queimado. Quando falei que estava fedendo a queimado, automaticamente o ônibus já virou. O nosso medo era de cair dentro da serra, eu estava desesperada”, conta a profissional que tem escoriações no braço e no pé.

Ainda conforme Paula, havia candidatos dos municípios de Barra do Corda, Presidente Dutra e Caxias, no Maranhão, estado de origem do ônibus, além de Teresina, no Piauí.

‘PROFUNDO PESAR’

Via redes sociais, o governador Camilo Santana lamentou o acidente e prestou solidariedade aos concurseiros. O chefe do Executivo estadual ressaltou que está “prestando todo o atendimento necessário às vítimas. Meus sentimentos de profundo pesar”, concluiu.

(Fonte Diário do Nordeste)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending