Conecte-se Conosco

Pernambuco

Professora trans têm título de cidadã negado pela Câmara Municipal do Recife e caso gera ”guerra” entre vereadores

Publicado

em

Ivan Moaraes (Psol) protocolou, nesta quarta (13), pedido de cassação de Michele Collins (PP) por causa desse fato. Docente disse que isso é uma “afronta” aos direitos da população trans e travestis.

A rejeição de título de cidadã recifense para uma professora trans desencadeou uma “guerra” entre partidos na Câmara Municipal do Recife (CMR).
Nesta quarta (13), o vereador Ivan Moraes (PSOL) protocolou um pedido na Comissão de Ética da Casa José Mariano para cassar o mandato da vereadora Michele Collins (PP).
O parlamentar alegou que a colega cometeu “crime de transfobia” após um discurso no plenário da Câmara contra  a concessão do título de cidadã recifense para a professora Dayanna Louise.
A votação ocorreu na segunda-feira (11). A propossição precisaria ser aprovada com 24 votos favoráveis.
No entanto,  o placar apontou 20 votos favoráveis e cinco contrários, o que culminou na rejeição do título.
Ivan Moraes protocolou formalmente o pedido de cassação da vereadora na Comissão de Ética por questionar  a atitude da colega, que é da bancada evangélica.
Ivan Moraes protocolou pedido de cassação de colega (Foto: Arquivo)
Ivan Moraes protocolou pedido de cassação de colega (Foto: Arquivo)
O vereador do PSOL afirmou que Collins se posicionou contra a concessão do título e foi além. Declarou que a vereadora chamou a professora trans pelo nome masculino, durante discurso na tribuna da cãmara, e não pelo nome social, como determinam várias leis em vigor.
“A vereadora incorreu no crime de transfobia. Ela cometeu uma ilegalidade e eu não tenho nenhuma opção além de remetê-la à Comissão de Ética, para que esse colegiado  possa dizer que esse tipo de atitude não será permitido nessa casa”, afirmou o vereador do PSOL.
O que disse Michele
Mivhelle Collins foi contra título (Foto: Arquivo)
Michelle Collins foi contra título (Foto: Arquivo)

Em discurso no plenário da câmara, a vereadora disse: “O vereador Ivan Moraes está propondo para que um homem, porque é do sexo masculino [..] masculino. Mas esse homem se sente mulher, é um homem trans. Uma pessoa LGBT. E ele (Ivan) quer que essa pessoa que é um homem, do sexo masculino, receba o título de cidadã recifense. O cidadão é qualquer pessoa, né? Mas, cidadã é só para mulheres”, falou Michele Collins.

Por meio de nota, a vereadora Michele Collins afirmou que “Gostaria de esclarecer que em nenhum momento ofendi, desrespeitei ou não valorizei o currículo da pessoa que estava no projeto”.
A parlamentar acrescentou que “apenas e tão somente, a minha discussão era regimental. Desde que entrei na Câmara do Recife a minha conduta é pautada pelo regimento. Todo vereador deve se pautar por ele”, disse.
Ainda segundo a parlamentar, foi apresentada uma sugestão para que houvesse uma mudança no regimento.
 “Inclusive, pedi que o projeto em questão fosse votado em outro momento e que a votação acontecesse após a correção do regimento. Se faz necessária uma atualização nesse artigo, já que a mudança acontece a todo instante”, afirmou.
Na nota, a vereadora do PP declarou que n]ap “colocou questões de crença religiosa, de formação político partidária, de oposição, de governo”.
“Apenas eu estava me atendo a uma interpretação da legalidade estrita do regimento interno. A minha discussão foi meramente com relação à técnica legislativa daquela proposição”.
Por fim, ela disse: “reafirmo aqui que o meu agir foi pelo excesso de preciosidade com o regimento da Casa. Até o momento, não fui notificada pela Comissão de Ética. Mas, no momento em que  receber, estarei pronta para fazer todos os esclarecimentos necessários”.
O que diz a professora Dayanna Louise
Em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco, a professora Dayanna Louise afirmou que a rejeição do título de cidadã à ela é uma representação de afronta contra os direitos da população trans e travestis.
“A rejeição do meu título de cidadã do Recife representa uma afronta aos direitos da população trans e travesti por parte dos setores fundamentalistas que visam obter capital político através da propagação de discursos falaciosos”, ressaltou ela.
Ainda segundo Dayanna, ao negar o pedido, os parlamentares não garantem dignidade e direitos à comunidade trans e travestis.
“Ao negar meu direito de ser reconhecida enquanto cidadã do Recife, tais representações políticas torna público seu projeto de cidade e nele não há qualquer garantia de  dignidade voltada a corpos trans e travestis”, enfatizou.
Ela acredita que o pedido de cassação contra a vereadora Michele Collins é uma posição de que a comunidade trans não aceitará a rejeição do título de cidadã para ela.
“Acredito que o pedido de cassação demarca uma posição de que não aceitaremos sermos desrespeitadas nos espaços públicos e isso inclui a casa legislativa que, a priori, representa a casa do povo. Especialmente nesse momento em que  transfobia é considerada crime no Brasil”, acrescentou a professora.
Procurada pelo Diario, a assessoria da Câmara de vereadores do Recife afirmou que não vai se proniucniar sobre o caso.
A Câmara de Vereadores já concedeu título à mulher trans
Em 2022, a Câmara Municipal do Recife concedeu título de cidadã recifense à ativista Chopelly Santos, por proposição da então vereadora Cida Pedrosa (PCdoB).
Durante solenidade na Casa José Mariano, Chopelly fez referências de afeto e respeito para Cida Pedrosa e Hélio Guabiraba, mas também fez questão de citar nominalmente, um a um, todas as vereadoras e vereadores que votaram favoráveis à entrega do Título de Cidadã Recifense.
“Este titulo não é só meu. Espero que ele inspire muitas meninas a acreditar que é possível ser travesti, trans, e ocupar espaços na sociedade recifense. Recife é uma cidade que está pronta para acolher a população trans; o estado de Pernambuco é o que tem mais mecanismo de apoio ao público LGBT. E isso é resultado de uma luta de várias que vieram antes de mim. De várias que estão neste momento comigo.  E quando eu não estiver mais aqui, outras seguirão esta luta”, destacou Chopelly.  (Do DP)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Pernambuco

Discussão por dinheiro termina em morte em Serra Talhada

Publicado

em

Neste início de tarde deste sábado (27), um homem foi alvejado por disparos de arma de fogo na Rua Antônio de Melo Lima, no bairro Alto da Conceição em Serra Talhada.

Informações apuradas pelo Repórter Policial Ligeirinho, a vítima identificada por Antônio Carlos da Silva, 46 anos, conhecido por Carlinhos, natural de Serra Talhada.

Ainda foi informado, de que ele veio fazer uma cobrança de R$ 20,00 na casa de Antônio, não recebeu o dinheiro e o autor do crime efetuou os disparos, logo em seguida a facadas na região do pescoço e peitoral.

Após o crime fugiu em um veiculo de cor preta. Segundo populares, foram ouvidos cerca de quatro disparos. O sentimento é de revolta na comunidade.

A vítima usava tornozeleira eletrônica. A Polícia Militar e Civil já estão no local do crime.O corpo será encaminhado ao Instituto Medicina Legal de Caruaru, no Agreste.

Por Blog do ligeirinho

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Eduardo da Fonte está trabalhando para que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste passe a atender pacientes do SUS

Publicado

em

O deputado federal Eduardo da Fonte (PP/PE) recebeu, no seu gabinete em Brasília, o diretor técnico do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA), Dr. Luiz Henrique Soares, para discutir a habilitação da instituição para o Sistema Único de Saúde (SUS), o que possibilitará que o ICIA atenda crianças com câncer advindas do SUS.

Além disso, também foi mencionado o apoio, através de emendas, para a construção de um laboratório, uma agência de transfusão de sangue, a aquisição de equipamentos para dosagem sérica de metotrexato e a implementação de um centro de imagem. Segundo o ofício entregue ao parlamentar, “Essas estruturas e recursos serão essenciais para garantir o diagnóstico precoce, o tratamento eficaz e o acompanhamento adequado para os pacientes atendidos pelo ICIA”.

É de fundamental importância que o Instituto do Câncer Infantil do Agreste possa abrir suas portas para atender crianças com câncer de todo o estado de Pernambuco através do SUS, o que irá ampliar e fortalecer a atuação do instituto no nosso estado .”, ressaltou Eduardo da Fonte.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Pernambuco

Reajustes de policiais aposentados e outros grupos de servidores são aprovados

Publicado

em

A Assembleia Legislativa realizou uma reunião plenária extraordinária na tarde desta quarta (24). A realização de duas reuniões no mesmo dia possibilitou que os projetos pautados fossem aprovados em primeiro e segundo turno.

Entre as propostas que já podem ser submetidas à sanção do Poder Executivo estão dois projetos enviados pela governadora Raquel Lyra. Os projetos reajustam valores pagos para policiais militares inativos e civis aposentados que são designados para reforçar os quadros das corporações.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 1673/2024 aumenta a retribuição financeira de agentes e escrivães de Polícia Civil aposentados destacados para tarefas administrativas. O valor passa de R$ 1.800 para R$ 2.506. A matéria também reduz o quantitativo de vagas disponíveis para essa designação, de 800 para 700.

Já o Projeto de Lei  (PL) nº 1672/2024 trata do aproveitamento de inativos militares em tarefas de segurança e administrativas. Para as 1633 vagas de guarda patrimonial, o valor a ser pago passa de R$ 1.250 para R$ 1.450.

O texto aprovado ainda cria 300 vagas de guarda de Organização Militar Estadual, com retribuição de 1.700 reais, e outras 300 vagas de auxiliar administrativo, com retribuição de 1.600 reais. Com isso, as atuais 3.434 vagas disponíveis para militares inativos designados passarão para 4.034 no total.

Reajustes do funcionalismo

Também foram aprovados em dois turnos reajustes para servidores de Tribunal de Contas,  Ministério Público, Tribunal de Justiça  e Assembleia Legislativa.

Por Ponto de Vista

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!