Conecte-se Conosco

Destaque

Projeto do Deputado Kaio Maniçoba é alvo de protestos em Serra Talhada

Publicado

em

kaio3

Estudantes da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (Uast) fizeram um protesto na manhã desta quinta-feira (13) contra um Projeto de Lei criado pelo deputado federal Kaio Maniçoba. A polêmica gira em torno da emancipação da unidade acadêmica, que passaria a ter status de Universidade Federal do Sertão, com políticas de gestão e recursos próprios. No entanto, o projeto 5173/2016 sequer foi discutido com a comunidade acadêmica.

As aulas na Uast foram suspensas até o fim do dia devido o protesto. O manifesto pacífico acontece na estrada que liga Serra Talhada à Avenida Gregório Ferraz.
 
Sem diálogo com o corpo acadêmico, a ação dos políticos vem sendo encarada com grande desconfiança pela maioria de professores, diretores e alunos. Desde então, várias assembleias estão acontecendo na Unidade Acadêmica de Serra Talhada visando discutir o tema. O PL tramita na Câmara dos Deputados desde maio deste ano. Os alunos alegam que o projeto pode gerar um sucateamento da universidade. 
protesto contra kaio manicoba em serra talhada-pe (2)
Protesto começou pela manhã e seguirá até às 18h. Foto: Reprodução
A continuidade e garantia do transporte universitário gratuito, além da não aprovação da PEC 241, também são reivindicações do grupo de estudantes. A previsão é que a rodovia fique bloqueada até às 18h.

A estudante Rafaela Cruz é uma das representantes do grupo e publicou a seguinte nota de esclarecimento:

Há alguns dias, nós da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, fomos surpreendidos pela informação que está correndo um projeto de lei pela emancipação da nossa unidade com a finalidade de torná-la uma universidade autônoma. A universidade federal do sertão. Vejam, fomos surpreendidos por um projeto de lei que nos afetaria de forma tão grave sem que ao menos estivéssemos cientes da discussão. Esse projeto, redigido pelo Deputado Kaio Maniçoba, que eu particularmente nunca vi por aqui, conheço seu nome pelo fato de ter sido um dos parlamentares pernambucanos a votar a favor do impeachment. O projeto, inclusive, consta apenas com umas três páginas dizendo que Serra Talhada é grande e merece ter uma universidade e não há nenhum estudo de viabilidade, nenhum plano orçamentário, nenhuma proposta de expansão do número de cursos ou de planejamento para aumentar a produção de pesquisa extensão. É interessante que agora, meses depois dessa PL ter começado a tramitar, que tive acesso a um blog de notícias que em maio dizia que o deputado Kaio Maniçoba iria presentear Serra Talhada com um projeto de Criação da Universidade Federal do Sertão. A questão é que nossa universidade já existe! Sim, ela é uma unidade da UFRPE, ela é parte dessa universidade e já está aqui há 10 anos. Nós sabemos que um dos maiores índices de comparação entre o governo de FHC e os do PT foi o fato de que, durante o mandato de FHC nenhuma nova universidade federal fora criada, enquanto no governo de Lula e Dilma uma série de novas universidades, campi e unidades foram abertos. Agora, esse governo golpista pretende ao renomear as unidades já existentes contabilizá-las como novas universidades criadas por ele. Amigos, se fosse apenas esse problema, seria problema besta, pois a gente já está acostumado com isso. Por exemplo, em Recife a maior obra de Geraldo Júlio foi gastar dinheiro com tinta azul para pintar todas as obras que originalmente eram vermelhas e reinaugurá-las todas. A questão é que como será essa universidade, como ela se sustentará se houve um corte de 45% nos orçamentos da federais? Como é que novas universidades serão criadas se as que já existem estão escutando não após não quando solicitam verba para realização de evento, para políticas de permanência de alunos, para abertura de código de vagas para contratação de professores, para bolsas de pesquisa etc. Parece claro para mim o caminho que isso pode tomar: um acelerado sucateamento que nos levará direto para o abismo da privatização. “Olha, nós criamos novas universidades, mas elas foram incompetentes e não deram certo, precisamos vendê-las para que não fechem”. Estamos, no meio de pernambuco, uma localização geográfica que facilita um isolamento. A quem interessa esse desmembramento? A quem interessa que não sejamos mais parte de uma grande e forte universidade, mas apenas uma pequena universidade no topo de uma Serra? Estejamos atentos. Resistiremos.

#nãoaPL5173
#XôMedonça
#ForaTemer

Fonte: Blog do Elvis/NE10

Destaque

Verdejante promove Primeiro Encontro Regional de Bacamarteiros

Publicado

em

Neste sábado (24), a Prefeitura de Verdejante, através da Diretoria de Cultura, promoveu o Primeiro Encontro Regional de Bacamarteiros do município. O evento contou com a presença de grupos de Bacamarteiros de diversas cidades, incluindo São João (PE), Palmares (PE), Abreu e Lima (PE), São José do Belmonte (PE), Salgueiro (PE), Triunfo (PE), Serra Talhada (PE), Santa Cruz da Baixa Verde (PE), Caruaru (PE), Princesa Isabel (PB) e Capelas (SE).

Durante o encontro, o Prefeito Haroldo Tavares entregou certificados e medalhas aos participantes. A iniciativa representa um importante momento de valorização da cultura regional, promovendo a integração entre os grupos de Bacamarteiros e fortalecendo os laços culturais na região.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeito Dr. Marcones Sá assina Ordem de Serviço para requalificação da UPA 24h Eduardo Campos em Salgueiro

Publicado

em

O prefeito de Salgueiro, Dr. Marcones Sá, deu um passo significativo em direção à melhoria da saúde na cidade ao assinar a ordem de serviço para a requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h – Eduardo Campos.

A cerimônia, realizada nesta sexta-feira (23), contou com a presença de importantes colaboradores que estão desempenhando um papel fundamental neste projeto. O Deputado Federal Pedro Campos, o Deputado Estadual Jarbas Filho e o Senador Fernando Dueire foram destacados pelo prefeito como peças-chave na garantia dos recursos necessários para concretizar esse investimento crucial em saúde pública.

A requalificação da UPA 24h Eduardo Campos é um passo significativo para aprimorar os serviços de saúde em Salgueiro. O prefeito expressou seu entusiasmo, afirmando que essa iniciativa será transformadora e proporcionará um suporte ainda maior à população.

Com previsão de conclusão em 45 dias, a obra promete trazer melhorias substanciais na infraestrutura e nos serviços da UPA. O prefeito Dr. Marcones Sá enfatizou o compromisso da administração municipal em priorizar a saúde e bem-estar dos cidadãos salgueirenses.

A requalificação da UPA 24h Eduardo Campos é mais do que uma obra física; é um investimento no cuidado e na qualidade de vida da comunidade. A administração municipal está empenhada em proporcionar serviços de saúde de excelência, e esta iniciativa reflete esse comprometimento.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Juíza confirma liminar que impediu Prefeitura de Salgueiro de fazer paralisação e condena município a pagar despesas processuais

Publicado

em

A juíza Ticiana Rafael Xenofonte Peixoto de Oliveira emitiu nesta sexta-feira, 23, a sentença sobre a Ação Popular impetrada pelo advogado Rafael Ramos em agosto de 2023, que impediu a Prefeitura de Salgueiro de fazer uma paralisação de 24 horas, sob a alegação de queda nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Ticiana confirmou a liminar, destacando que a paralisação era ilegal e arbitrária, porque não existe ferramenta jurídica que autorize a paralisação da máquina pública.

“Não existe ferramenta jurídica que autorize a paralisação da máquina pública, ainda mais com base em motivação absolutamente desprovida de fundamento constitucional. A autonomia é valor voltado à defesa do ente federativo frente à atuação de outras entidades políticas, não ao ataque ao cidadão que necessita dos serviços públicos em pleno funcionamento. Não se exercita a autonomia longe das estritas linhas do princípio da legalidade, ainda mais considerada a acepção voltada à atividade administrativa”, destacou a juíza.

“Ante o exposto, julgo procedente o pedido com fito de anular o Decreto n° 151, de 29 de agosto de 2023, por meio do qual determinava o fechamento de todas as repartições públicas da administração direta e indireta do Poder Executivo municipal, no dia 30 de agosto de 2023, em adesão à denominada ‘Greve dos Prefeitos’, razão pela qual confirmo a liminar outrora proferida, assim como promovo a extinção do processo em resolução do mérito. Condeno o Município de Salgueiro nas custas e demais despesas processuais, bem como aos honorários advocatícios de R$ 1.500”, sentenciou a magistrada.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!