Conecte-se Conosco

Notícias do Sertão

Promotor faz provocação a prefeitos para adoção de medidas preventivas mais rígidas em razão do aumento de casos de Covid-19 e da gripe H3N2 na região

Publicado

em

O 1º Promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira, Dr. Lúcio Luiz de Almeida, chama atenção para o cenário atual da pandemia do mundo até chegar na região do Pajeú, havendo recorde recente de casos por dia, provocou os prefeitos e secretários de Saúde da 3ª Circunscrição a aprofundar o debate e adotar, em bloco, medidas mais rígidas de prevenção. Defende medidas, por Decreto Municipal, especialmente em relação a eventos festivos com shows de bandas, programados para esse mês de janeiro em toda a região. O Promotor afirmou que essa discussão já está colocada entre os promotores do Pajeú porque não tem o mesmo resultado só em Afogados baixar essas medidas proibindo esses eventos, ficando liberado nos outros municípios ou sem a fiscalização adequada do Decreto Estadual.

De plano, faz o registro de que a primeira estratégia é ampliar a vacinação (1ª, 2ª e 3ª dose) e a segunda, cobrar o comprovante da vacina para acesso a espaços fechados públicos e privados. Mas ainda são importantes medidas para quebrar a cadeia de transmissão como o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Sustenta o representante do MP que os Infectologistas tem colocado o risco de alta contaminação pela variante Ômicron, associada com a gripe H3N2 provocar grande impacto no sistema de saúde, podendo chegar a situação de colapso pela alta demanda e grande quantidade de profissionais também infectados.

Argumentou que presenciamos, por quatro dias seguidos, mais de 2,5 milhões de casos de Covid-19 por dia, fechando a semana passada com mais de 15 milhões de novos casos, recorde desde o início da pandemia. Nesta semana, já foi batido outro recorde com mais de 3,6 milhões de casos, no mundo, em um dia. E, no Brasil, tivemos só nesta quinta-feira (13), 97,2 mil casos.

Dr. Lúcio Luiz ressaltou a importância dessas medidas serem tomadas agora para não chegar ao ponto de medidas mais duras serem tomadas depois, como o fechamento do comércio, onde ficaria muito difícil para empreendedores e trabalhadores aguentar mais essa pancada.

Por outro lado, chamou atenção para outro tipo de “fechamento” que pode ocorrer com a alta contaminação, não por ordem do Governo, mas pela grande quantidade de pessoas de uma mesma empresa que pode pegar, “vão ter sintomas leves, não vão para UTI, mas vão ter de ficar isolados em quarentena, inviabilizando algumas atividades ou serviços por uns dias”, destacou. Por exemplo, no Ceará já tem mais de 30 agências bancárias fechadas com suspeita ou confirmação de Covid, só em Belo Horizonte tem cerca de 50 e, em São Paulo, pelo menos 150 agências fecharam. Em Florianópolis, houve atraso do serviço de coleta de lixo porque muitos agentes de limpeza pegaram Covid ao mesmo tempo. As companhias aéreas suspenderam milhares de voos em todo o mundo, porque integrantes da tripulação pegaram Covid. E, nos EUA e na Europa, já vemos mercados e lojas com prateleiras vazias, gerando desabastecimento, porque em algum momento da cadeia produtiva pessoas pegaram Covid, arrematou o Promotor.

Aqui na região do Pajeú, o Promotor salientou os números do dia 13/01, quando foram 208 casos em 24 horas, onde Serra Talhada teve 50 e São José do Egito, 83 novos casos. Ressalta que, apesar desses números, está programada grande festa com “Aldair Playboy e os Vilões”, para esse próximo sábado (15) em São José do Egito e questiona: como será cumprido o novo protocolo do Estado, que exige comprovante de vacinação e teste negativo com 24 ou 48 horas, se estão faltando testes?

Assim, Dr. Lúcio afirma que veio colocar essas provocações também para a imprensa e para a opinião pública, buscando promover esse debate e adoção pelos prefeitos, de medidas em toda a região, enquanto é tempo, invocando o ditado popular: “grita-se por São Bento, antes da cobra morder”, finalizou.

Por:PE notícias

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. J. Cícero Alves

    16 de janeiro de 2022 às 23:30

    O ilustre promotor de justiça referido na matéria está coberta de razão.

    Não é hora de relaxar. Apesar dos avanços da imunização no estado e da redução dos índices de óbitos e casos confirmados em relação ao que se viu em 2020 e nos primeiros meses de 2022, o fato é que a batalha contra a Covid-19 ainda não está vencida.

    Nessa perspectiva, a preocupação do Parquet Estadual está em perfeita harmonia com os apelos recentes da Organização Mundial da Saúde a governos do mundo inteiro.

    Segundo a OMS, o mundo continua vulnerável ao coronavírus, verificando-se uma nova alta nos óbitos e casos de Covid-19 com o surgimento e a rápida disseminação da Ômicron, sobretudo na Europa e EUA, devendo os governos manter os protocolos sanitários de prevenção e proteção contra covid, a fim de proteger a população desse mal que atinge o mundo inteiro e que, segundo a própria OMS, está longe de ser erradicado.

    Daí a importância de se evitar o “liberou geral” como têm feito algumas prefeituras do país, sobretudo no que tange ao carnaval 2022.

    Em qualquer situação da vida, é melhor prevenir do que remediar.

    Lembre-se, por oportuno, que ao longo dos séculos a humanidade venceu muitos grandes desafios. É de se crer que vencerá essa pandemia também.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Sertão

Márcia Conrado inaugura memorial em homenagem às vítimas da Covid-19 em Serra Talhada

Publicado

em

A Prefeitura de Serra Talhada inaugurou nesta quarta-feira (10), através das secretarias de Meio Ambiente e Obras e Infraestrutura, o Memorial em Homenagem às Vítimas da Covid-19.

Localizado ao lado do Museu do Cangaço, o memorial possui 1.400 m² de área verde, com 67 árvores nativas do Brasil (ipê amarelo, ipê branco, ipê roxo, ipê rosa, paineira rosa e oiti), canteiros de flores, espelho d’água, palmeiras, bicicletários, pergolado, bancos e totem digital com a biografia das 203 vítimas da doença no município.

A solenidade de inauguração do memorial contou com a presença dos familiares dos serra-talhadenses homenageados, além do padre Josenildo Nunes e do pastor Elder Torquato, que levaram uma mensagem de fé para os presentes. A prefeita do município, Márcia Conrado, destacou a emoção de poder entregar às famílias um espaço dedicado à memória dos seus entes queridos.

“A pandemia foi um momento muito difícil para todos nós, onde muitas famílias perderam seus entes queridos e não tiveram sequer a chance de se despedirem no momento final. São 203 serra-talhadenses que nos deixaram e que para sempre serão lembrados, por isso pensamos neste memorial, um espaço onde as famílias poderão se encontrar e relembrar que o amor permanece e que as pessoas que se foram jamais serão esquecidas”, disse a prefeita.

O secretário de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues, explica que além de homenagear as vítimas da Covid-19, o memorial será mais uma área verde na cidade. “O memorial é uma área verde, criada para proporcionar sombra e beleza, com dezenas de árvores nativas que florescerão por cores, atendendo todas as exigências da nossa Lei 1.732/2019 do Plano Municipal de Arborização Urbana. E para tornar o ambiente ainda mais especial, instalamos um equipamento com tecnologia de ponta sob o pergolado, um totem digital onde é possível consultar a foto e biografia de todas as vítimas da doença, através de um sistema criado pelo NTI. Além disso, revitalizamos o muro do Museu do Cangaço, que recebeu um grafite com um layout que representa muito bem a mensagem que gostaríamos de transmitir às pessoas.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Notícias do Sertão

Cabrobó: Ladrões tentam furtar residência e quase são pegos por populares

Publicado

em

Na noite desta quarta-feira (10/08) mais uma investida criminosa aconteceu em Cabrobó, mais precisamente no Bairro Temperatura. Dois homens não identificados tentaram invandir uma residência quando populares presenciaram a cena e comunicaram ao irmão da proprietária do imóvel.

A casa está desocupada, e eles se passaram por pessoas que tinham alugado o imóvel, tendo a ousadia de pedir uma escada emprestada à vizinhos para tentarem invadir a casa de minha irmã, derrubando fios de eletricidade.” – disse o homem.

Ele completa dizendo que tentaram capturar os homens mas não conseguiram. “A gente até tentou pegar os criminosos até a chegada da Polícia, mas eles fugiram, um em direção ao Bairro Bozano e o outro em direção ao Bairro Vila das Flores. Correram tanto que perderam os chinelos.

Do Blog do Didi Galvão

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Notícias do Sertão

Salgueiro: Saiba onde praticar Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal no município

Publicado

em

Iniciar em um novo esporte pode parecer desafiador. A escolha da modalidade, encontrar bons professores, e um local apropriado podem não parecer tarefas fáceis. Uma dessas escolhas, pode ser o Jiu-Jitsu, arte marcial que tem como principal fundamento a autodefesa. Os benefícios que o esporte traz são: melhora na saúde física e mental,  entender a importância do outro ser humano, compreender mais a fundo sobre o que é ser resiliente, estar inserido num grupo e na sociedade, entre outros.

No município de Salgueiro, no Sertão Central do Estado de Pernambuco, as aulas do BJJ (Brazilian Jiu-Jitsu) tem um novo professor: Jorge Melo, Faixa Preta na modalidade, possui 05 anos de experiência, atuando em grande parte deles em Recife.

As aulas do BJJ são realizadas na R. Est. José Antônio de Azevedo e Silva, Centro de Salgueiro, às terças e quintas,  20:00 horas. As alunas e alunos interessados, irão encontrar mais informações no Instagram do Professor: https://www.instagram.com/prof.jorgemelo/.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda

Trending

Como podemos ajudar!!