Conecte-se Conosco

Notícias do Sertão

Promotor faz provocação a prefeitos para adoção de medidas preventivas mais rígidas em razão do aumento de casos de Covid-19 e da gripe H3N2 na região

Publicado

em

O 1º Promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira, Dr. Lúcio Luiz de Almeida, chama atenção para o cenário atual da pandemia do mundo até chegar na região do Pajeú, havendo recorde recente de casos por dia, provocou os prefeitos e secretários de Saúde da 3ª Circunscrição a aprofundar o debate e adotar, em bloco, medidas mais rígidas de prevenção. Defende medidas, por Decreto Municipal, especialmente em relação a eventos festivos com shows de bandas, programados para esse mês de janeiro em toda a região. O Promotor afirmou que essa discussão já está colocada entre os promotores do Pajeú porque não tem o mesmo resultado só em Afogados baixar essas medidas proibindo esses eventos, ficando liberado nos outros municípios ou sem a fiscalização adequada do Decreto Estadual.

De plano, faz o registro de que a primeira estratégia é ampliar a vacinação (1ª, 2ª e 3ª dose) e a segunda, cobrar o comprovante da vacina para acesso a espaços fechados públicos e privados. Mas ainda são importantes medidas para quebrar a cadeia de transmissão como o uso da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social.

Sustenta o representante do MP que os Infectologistas tem colocado o risco de alta contaminação pela variante Ômicron, associada com a gripe H3N2 provocar grande impacto no sistema de saúde, podendo chegar a situação de colapso pela alta demanda e grande quantidade de profissionais também infectados.

Argumentou que presenciamos, por quatro dias seguidos, mais de 2,5 milhões de casos de Covid-19 por dia, fechando a semana passada com mais de 15 milhões de novos casos, recorde desde o início da pandemia. Nesta semana, já foi batido outro recorde com mais de 3,6 milhões de casos, no mundo, em um dia. E, no Brasil, tivemos só nesta quinta-feira (13), 97,2 mil casos.

Dr. Lúcio Luiz ressaltou a importância dessas medidas serem tomadas agora para não chegar ao ponto de medidas mais duras serem tomadas depois, como o fechamento do comércio, onde ficaria muito difícil para empreendedores e trabalhadores aguentar mais essa pancada.

Por outro lado, chamou atenção para outro tipo de “fechamento” que pode ocorrer com a alta contaminação, não por ordem do Governo, mas pela grande quantidade de pessoas de uma mesma empresa que pode pegar, “vão ter sintomas leves, não vão para UTI, mas vão ter de ficar isolados em quarentena, inviabilizando algumas atividades ou serviços por uns dias”, destacou. Por exemplo, no Ceará já tem mais de 30 agências bancárias fechadas com suspeita ou confirmação de Covid, só em Belo Horizonte tem cerca de 50 e, em São Paulo, pelo menos 150 agências fecharam. Em Florianópolis, houve atraso do serviço de coleta de lixo porque muitos agentes de limpeza pegaram Covid ao mesmo tempo. As companhias aéreas suspenderam milhares de voos em todo o mundo, porque integrantes da tripulação pegaram Covid. E, nos EUA e na Europa, já vemos mercados e lojas com prateleiras vazias, gerando desabastecimento, porque em algum momento da cadeia produtiva pessoas pegaram Covid, arrematou o Promotor.

Aqui na região do Pajeú, o Promotor salientou os números do dia 13/01, quando foram 208 casos em 24 horas, onde Serra Talhada teve 50 e São José do Egito, 83 novos casos. Ressalta que, apesar desses números, está programada grande festa com “Aldair Playboy e os Vilões”, para esse próximo sábado (15) em São José do Egito e questiona: como será cumprido o novo protocolo do Estado, que exige comprovante de vacinação e teste negativo com 24 ou 48 horas, se estão faltando testes?

Assim, Dr. Lúcio afirma que veio colocar essas provocações também para a imprensa e para a opinião pública, buscando promover esse debate e adoção pelos prefeitos, de medidas em toda a região, enquanto é tempo, invocando o ditado popular: “grita-se por São Bento, antes da cobra morder”, finalizou.

Por:PE notícias

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
1 Comentário

1 Comentário

  1. J. Cícero Alves

    16 de janeiro de 2022 às 23:30

    O ilustre promotor de justiça referido na matéria está coberta de razão.

    Não é hora de relaxar. Apesar dos avanços da imunização no estado e da redução dos índices de óbitos e casos confirmados em relação ao que se viu em 2020 e nos primeiros meses de 2022, o fato é que a batalha contra a Covid-19 ainda não está vencida.

    Nessa perspectiva, a preocupação do Parquet Estadual está em perfeita harmonia com os apelos recentes da Organização Mundial da Saúde a governos do mundo inteiro.

    Segundo a OMS, o mundo continua vulnerável ao coronavírus, verificando-se uma nova alta nos óbitos e casos de Covid-19 com o surgimento e a rápida disseminação da Ômicron, sobretudo na Europa e EUA, devendo os governos manter os protocolos sanitários de prevenção e proteção contra covid, a fim de proteger a população desse mal que atinge o mundo inteiro e que, segundo a própria OMS, está longe de ser erradicado.

    Daí a importância de se evitar o “liberou geral” como têm feito algumas prefeituras do país, sobretudo no que tange ao carnaval 2022.

    Em qualquer situação da vida, é melhor prevenir do que remediar.

    Lembre-se, por oportuno, que ao longo dos séculos a humanidade venceu muitos grandes desafios. É de se crer que vencerá essa pandemia também.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do Sertão

Verdejante registra 46 casos positivos de Covid

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde registrou nesta sexta-feira (21/01), 179 testes rápidos de swab, sendo 46 positivos e 133 negativos e 30 altas médicas.

Atualmente 32 pessoas permanecem em investigação, e 255 pessoas sendo monitoradas pelas equipes de saúde do município. ⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Mesmo com o avanço da vacinação, alertamos a necessidade de manter os cuidados para evitar a covid-19. Usar máscaras, álcool em gel e evitar aglomeração, ainda são essenciais.

 UBS I – CENTRO
 62 – ISOLAMENTO

 UBS II – GROSSOS
 67 – ISOLAMENTO

 UBS III – LAGOA
 14 – ISOLAMENTO

 UBS IV – PADRE JOSÉ MARIA
 72 – ISOLAMENTO

Taxa de ocupação: 0

255 PESSOAS MONITORADAS

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973

Continue lendo

Notícias do Sertão

Los Patos adia festa com João Gomes devido ao aumento de casos da Covid-19 em Salgueiro

Publicado

em

Consciente de que a saúde pública deve estar em primeiro lugar, a Los Patos Produções decidiu adiar a festa com João Gomes e outras duas atrações que estava prevista para acontecer em Salgueiro na próxima quinta-feira, 27. A empresa de entretenimento publicou um comunicado nesta sexta-feira, 21, informando que vai aguardar novo decreto do Governo de Pernambuco, que deve ser publicado no dia 31 de janeiro, para definir uma futura data do evento.

“A nossa vontade era está fazendo aquela publicidade dos ingressos esgotados, daquele jeitinho que a gente gosta. Torcemos muito para que fosse uma leve tendência ao aumento do número de casos, mas os números nos mostram o contrário. A fim de evitar transtornos aos nossos clientes, em breve lançaremos a nova data do nosso evento”, informou a empresa.

Vários moradores de Salgueiro vêm cobrando nas redes sociais que os eventos sejam suspensos no município, após um enorme aumento de casos da Covid-19 ao longo dessa semana. Em quatro dias, entre segunda-feira, 17, e ontem, 20, Salgueiro registrou 894 casos da infecção.

Da redação do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973

Continue lendo

Notícias do Sertão

Com atraso de dois meses, adutora de Negreiros é aberta definitivamente em Sagueiro

Antes tarde do que nunca!!

Publicado

em

Com dois meses de atraso em relação ao prazo inicialmente previsto pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, a Adutora de Negreiros foi aberta definitivamente nessa quinta-feira, 20, entrando em funcionamento pleno, com a promessa de reduzir o rodízio de abastecimento d´água em Salgueiro.

O prefeito em exercício, Edilton Carvalho, foi conferir a vazão pessoalmente e se esbaldou de alegria com a perspectiva de melhoria de um dos problemas que mais aflige a população salgueirense. “As expectativas são muitas sobre essa obra, tanto nossa quanto da população, pois ela vem para solucionar um dos principais problemas do salgueirense. Mas fico feliz em ver a obra chegar a etapa de conclusão e logo logo estará servindo ao nosso povo!”, comemorou.

A adutora é uma obra da Compesa, que é vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Nessa primeira etapa, a companhia investiu R$ 8 milhões, com objetivo de ofertar mais água aos salgueirenses.  Investimento muito pequeno em relação a necessidade de água por parte da população salgueirense.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending