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Educação

Reforma do ensino médio gerar mudanças no Enem

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Com a intenção de flexibilizar a trajetória dos alunos, o Ministério da Educação (MEC) terá que pensar também em formas de avaliar as ênfases de formação.

As mudanças propostas para reformulação do ensino médio podem trazer também um novo modelo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a intenção de flexibilizar a trajetória dos alunos, o Ministério da Educação (MEC) terá que pensar também em formas de avaliar as ênfases de formação. Uma das possibilidades é que haja modelos diferentes de Enem, mais direcionados para o que os estudantes aprenderam na etapa de ensino. As possíveis mudanças não valerão para o Enem de 2016.

O governo quer aprovar a reforma do ensino médio até o final do ano. Nesta quinta-feira (22), às 15h, o presidente Michel Temer deverá anunciar o texto que será enviado para a aprovação do Congresso Nacional. Uma das possibilidades é o envio de uma medida provisória, que passa a valer assim que for publicada no Diário Oficial e tem 120 dias para ser aprovada ou não no Parlamento.

De acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o texto final ainda não foi disponibilizado aos secretários estaduais, responsáveis por essa etapa de ensino, mas grande parte das sugestões dadas pelos gestores foi acatada. A intenção é que o ensino médio tenha, ao longo de três anos, metade da carga horária de conteúdo obrigatório, definido pela Base Nacional Comum Curricular – ainda em discussão. O restante do tempo deve ser flexibilizado a partir dos interesses do próprio aluno e das especificidades de cada rede de ensino no Brasil.

Os alunos poderão escolher seguir algumas trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas – modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os secretários propõe ainda a inclusão de um quinto eixo de formação: técnica e profissional.

“Essa formação vai possibilitar que o aluno passe no Enem? O Enem vai mudar por conta disso, com certeza”, disse o diretor institucional do Consed, Antônio Neto. “Inclusive, o Enem vai mudar a partir do momento que houver uma Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio, o Enem vai ter que seguir essa base”, acrescentou.

A reforma ganhou destaque após a divulgação dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país. Pelo segundo ano consecutivo, a meta estabelecida para o ensino médio não foi cumprida e a etapa está estagnada desde 2011. Uma reforma da etapa está em tramitação na Câmara dos Deputados, por meio do Projeto de Lei (PL) 6480/2013, mas o ministro da Educação, Mendonça Filho, defende que, dada a urgência da questão, é necessário o envio de uma medida provisória.

Atualmente, o ensino médio concentra 8 milhões de alunos. Os problemas identificados nessa etapa estão presentes tanto na rede pública quanto na privada. “O Enem vai ter que se ajustar a esse novo desenho de ensino médio”, disse a presidente executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz. “Deve ter o Enem com os conteúdos definidos pela Base e o Enem da área de concentração. Isso não é algo que logisticamente é complicado e é positivo”, defendeu.

O MEC ainda não falou sobre mudanças no Enem, questão que também não estará contemplada no texto da reforma que será apresentado hoje.

Ontem (21), após evento que marcou os 10 anos do movimento Todos pela Educação na Câmara dos Deputados, o ministro Mendonça Filho garantiu que não haverá mudanças no Enem de 2016, marcado para os dias 5 e 6 de novembro.

A secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, disse que, primeiramente, será discutida a reforma e, depois, mudanças no Enem.

Para o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE), Daniel Cara, o Enem deve ser mantido como mecanismo de acesso ao ensino superior.

Já a Prova Brasil, aplicada de forma amostral no 3º ano do ensino médio, necessita de mudanças. “É preciso saber se essa reforma vai passar, primeiro. E se ela vai ser implementada de fato ou se ela vai ser aprovada, mas ficar no limbo até 2018, quando vai acabar esse governo. Porque não basta aprovar uma lei, ela precisa ser implementada e quem implementa são os professores”, afirmou.

“Se a reforma passar, a depender de como ela passar, aí sim, se avalia como é possível reformar o Enem. Na minha opinião, tudo está muito aligeirado”, completou.

Com informações da Agência Brasil.

Educação

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (Nupea) do IFSertãoPE de Ouricuri celebra 10 anos de atividades com a realização de dois eventos

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O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Abelhas (Nupea) do IFSertãoPE de Ouricuri está completando 10 anos de atividades, contribuindo para o desenvolvimento da apicultura no Sertão do Araripe. Dentro das comemorações desse momento especial, realizará dois eventos: “V Encontro de Apicultores e Meliponicultores de Ouricuri” e o “II Simpósio sobre Abelhas do Sertão do Araripe”.

As duas ações ocorrerão paralelamente entre os dias 21 e 23 de maio, com o tema “Colmeia sustentável: Abelhas contribuindo para um ecossistema resiliente”. A programação terá palestras, roda de conversa, apresentações de trabalhos científicos, visitas técnicas, Feira Agroecológica e reunião extraordinária da CSEML-PE. Todas as atividades serão realizadas no auditório do campus.

Por Alvinho Patriota

           

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Educação

Campus Univasf Salgueiro agora é oficial

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Nesta terça feira, 27 de fevereiro de 2024,  o prefeito do município de Salgueiro Dr. Marcones Sá juntamente com o reitor da UNIVASF prof. Télio Nobre estiveram no cartório de registros de imóveis de Salgueiro para juntos assinarem a escritura definitiva da transferência do terreno da antiga estação ferroviária, localizado no centro da cidade, local onde será construído o futuro campus da universidade do Vale do São Francisco.

O gestor do município disse no momento da entrega da escritura que agora era com o Reitor, que retribuiu agradecendo e confirmando “sim agora é com a gente”.

Motivo de brigas e insultos entre governo e oposição resta agora esperar o erguimento do tão sonhado campus universitário. Confira as fotos da cerimônia de assinatura.

Por Djacy Nunnes.

           

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Educação

Professora do IFSertãoPE lança livro paradidático sobre peixes do Rio São Francisco

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Elizângela Maria de Souza, professora do Campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE, lançou um livro paradidático com objetivo de promover o conhecimento de crianças sobre espécies nativas do Rio São Francisco. A publicação tem o título “Conhecendo os peixes do Rio São Francisco de forma divertida”.

O livro apresenta atividades lúdicas, abrangendo 16 espécies nativas do “Velho Chico” e quatro introduzidas, permitindo que as crianças conheçam, por meio de uma linguagem simples, os peixes, suas características, distribuição geográfica e período de piracema. Também contém atividades em Libras e Braille.

A professora destaca que a obra pode ser utilizada como ferramenta para oferta da Educação Ambiental, dialogando com as crianças sobre a importância dos peixes do rio e despertando o sentimento de pertencimento. Além disso, estimula a criatividade e preocupação em conservar a ictiofauna local.

“Desejo que esta proposta seja fonte de inspiração e de construção de um ensino que priorize os saberes e as realidades locais”, disse a autora.

Por Alvinho Patriota

           

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