Conecte-se Conosco

Educação

Retorno das aulas presenciais em todo o Estado de Pernambuco será realizado de forma gradual

Publicado

em

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, decidiu autorizar o retorno das aulas presenciais de forma gradual em todo o Estado. A decisão foi tomada mediante análise da situação epidemiológica do Estado através do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

Sendo assim, a retomada das Escolas da Rede Particular seguirá o seguinte calendário:

– A partir de 05 de abril de 2021 para Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais;

– A partir de 12 de abril de 2021 para o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

Nas escolas da Rede Estadual de Ensino, as atividades pedagógicas, de forma presencial, serão autorizadas conforme o cronograma:

–  A partir de 19 de abril de 2021 para o 3º ano do Ensino Médio e do Médio integrado a Educação profissional, EJA médio, Travessia Médio, Educação em prisões, cursos técnicos de nível médio (concomitante ou subsequente), Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais;

– A partir de 26 de abril de 2021 para o 2º ano do Ensino Médio e do Médio integrado a Educação profissional e Fundamental Anos Finais (9º e 8º Anos), EJA fundamental e Travessia Fundamental;

– A partir de 03 de maio de 2021 para o 1º ano do Ensino Médio e do Médio integrado a Educação profissional, Fundamental Anos Finais (7º e 6º Anos) e atendimento sócio educativo.

O calendário também autoriza as escolas das Redes Municipais de Ensino a retornarem as atividades pedagógicas, de forma presencial, a partir do dia 26 de abril de 2021. Neste caso, o retorno deve ser definido por cada município observando as especificidades.

A retomada das atividades pedagógicas, de forma presencial, do ensino superior e as demais atividades pedagógicas que não foram mencionadas nos dispositivos anteriores, serão autorizadas a partir do dia 05 de abril de 2021.

Aulas remotas

Na rede estadual, as aulas seguirão sendo oferecidas por meio da Plataforma EducaPE. O Governo do Estado também seguirá oferecendo o programa “Conecta Aí”, lançado no ano passado e que patrocina dados de internet dos estudantes da rede pública estadual para que eles possam acessar gratuitamente todo o material disponibilizado na Plataforma Educa-PE, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no Google Classroom. Com isso, ao acessar essas plataformas, os estudantes não gastam seus dados dos celulares.

Protocolo de Segurança – Para que as atividades presenciais sejam retomadas de forma segura e responsável durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco elaborou um protocolo com regras que garante o distanciamento social, além de assegurar mecanismos de proteção, monitoramento e comunicação da doença. O documento está disponível no site da Secretaria (www.educacao.pe.gov.br).

É importante destacar que todas as escolas da rede estadual estão preparadas para receber os estudantes, professores e demais profissionais, pois seguem um rigoroso protocolo de segurança estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde para evitar a contaminação do novo coronavírus. As unidades de ensino irão, por exemplo, medir a temperatura corporal dos estudantes, disponibilizar totens de álcool em gel pelos corredores, pias para higienização das mãos, dispensers de álcool em gel em cada entrada de sala de aula, máscara e faceshields para professores e demais profissionais, tapetes sanitizantes e cartazes de orientação.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Movimento Pró-Criança abre inscrições para curso gratuito de contador de histórias

Publicado

em

O Movimento Pró-Criança abre, nesta segunda-feira (12), o período de inscrições para o curso gratuito de formação de contadores de histórias. Ao todo, são 30 vagas disponibilizadas pelo projeto Conto aqui, conto acolá. A iniciativa da ONG conta com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Para participar é preciso ter entre 18 e 25 anos de idade e entrar em contato com o setor psicossocial da Unidade Coelhos do Pró-Criança, que fica na Boa Vista, área central do Recife. Pelo telefone (81) 3412.8952 ou pelo WhatsApp (81) 98802.9574, o interessado deve informar os dados pessoais para preenchimento da ficha de inscrição.

De acordo com a instituição, o projeto tem o objetivo de proporcionar a reflexão acerca da importância da contação de histórias para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, da sensibilidade, percepção e criatividade de crianças e adolescentes. A proposta, portanto, é formar agentes promotores da literatura capazes de atuar em escolas, creches, hospitais e demais espaços educativos ou terapêuticos.

Para outras informações, os interessados podem ligar para o número 0800.031.8989 ou acessar www.movimentoprocrianca.org.br.

Curso presencial
As aulas da segunda turma do projeto estão previstas para começar no próximo dia 26 de abril, de maneira presencial na Unidade Coelhos do Pró-Criança. Os encontros ocorrerão quatro vezes por semana, das 13h30 às 16h30, ao longo de quatro meses. Em um dos ambientes, o educador ministrará a aula que será transmitida simultaneamente para os estudantes que estiverem na outra classe.

Outros cursos

O Pró-Criança também está com oportunidades de cursos para crianças e adolescentes na faixa etária dos 7 aos 17 anos. Para se candidatar, os pais ou responsáveis devem fazer a inscrição do beneficiário pelo WhatsApp (81) 98802.9574.
Por:Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Prazo de inscrições para o Sisu termina nesta Sexta-feira

Publicado

em

As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021 terminam, às 23h59, desta sexta-feira (9). Para a inscrição, não há qualquer cobrança de taxa. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 13 de abril.
De acordo com o Ministério da Educação, o primeiro processo seletivo de 2021 ultrapassou a marca de 2 milhões de inscrições, nessa quinta-feira. Até as 18h de ontem  (98) foram registradas 2,031 milhões de inscrições. Já o total de estudantes inscritos estava em 1,057 milhão. Cada inscrito pode fazer inscrição em até dois cursos de sua escolha, por isso o dado de inscrição pode ser até o dobro do de inscritos.
Para participar do Sisu será exigido do candidato que ele tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no último dia 29, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.
Inscrição
Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal (acesso.gov.br), da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020. Por isso, o candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços. Quem precisar recuperar esses dados já deve providenciá-los.
As mais de 209 mil vagas ofertadas, a maioria delas em universidades e institutos federais, estão disponíveis para consulta desde o dia 5 de março, na página do Sisu, na aba “vagas”.
Cronograma
Inscrições: de 6 a 9 de abril;
Resultado da chamada única: 13 de abril;
Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril;
Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril.
Por:Diario de Pernambuco

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Após 2 meses sem receber salários, funcionários terceirizados do IF Sertão-PE são demitidos

Publicado

em

Funcionários da empresa KMS (terceirizada do IF Sertão-PE), em Petrolina, foram demitidos sem receber os salários atrasados, aviso prévio, seguro desemprego e outros diretos trabalhistas. Cerca de 16 funcionários estão passando por dificuldades financeiras há algum tempo, esperando um posicionamento de ambos os órgãos, que empurram a responsabilidade um para o outro.

“Estamos passando fome, muita gente tem pensão para pagar, mora de aluguel, outros já tiveram a energia cortada, alguns estão correndo risco de serem presos por atraso de pensão, todos estão passando muita necessidade e simplesmente ninguém liga para nos ajudar, estamos pedindo socorro”, declarou um dos funcionários.

O Blog de Carlos Britto diz ter entrado em contato com o IF Sertão meses atrás, o qual afirmou que o pagamento dos valores para a empresa terceirizada teria sido pago rigorosamente em dia e cabia à empresa KMS cumprir com o repasse no tempo exato para os contratados. Já a empresa KMS não respondeu o contato.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail [email protected] ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending