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Educação

Salgueiro: Aluna da Escola Maria Nilza vence etapa municipal do Concurso Ler Bem

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Estudante do 4° ano da Escola Municipal Maria Nilza, Liara Maria Matias de Sá Rabelo venceu a etapa municipal do Concurso Ler Bem 2022 e representará Salgueiro na fase regional da competição. A seletiva ocorreu no fim da semana passada, envolvendo alunos de escolas municipais da cidade e zona rural. Liara recebeu orientação da professora Benilda Barbosa.

Agora, a salgueirense disputará com estudantes de outros municípios do Sertão na fase regional do concurso, que deve acontecer entre os dias 1° e 8 de agosto. Três representantes de cada região disputam a grande final no dia 19 de outubro. Quem vencer a edição 2022 ganhará um notebook e o direito de participação no 21° Encontro da Aspa, com hospedagem paga num resort em Porto de Galinhas. O evento será realizado 2 a 4 de dezembro.

O Concurso Ler Bem é uma realização da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), visando incentivar a formação de jovens leitores no Ensino Fundamental das escolas públicas. É realizado desde 2011, com apoio das prefeituras. Do Blog Alvinho Patriota

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Educação

No Brasil, 2/3 dos alunos leem textos com no máximo dez páginas

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Dois terços (66,3%) dos estudantes brasileiros de 15 e 16 anos disseram que o texto mais longo que leram no ano letivo não ultrapassou 10 páginas. Para uma parcela significativa (19,6%), a leitura foi de uma página ou menos.

Esses dados são de um estudo do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com a Árvore, plataforma gamificada de leitura, com base nos resultados de 2018 da prova do Pisa. A avaliação é aplicada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Dentre os países da América do Sul, o Brasil é o que possui o menor índice de estudantes que leem mais de 100 páginas (9,5%). No Chile, o índice é de 64%. Na comparação com os demais sul-americanos da lista, o Brasil lidera, com folga, o ranking de estudantes cuja última leitura do ano não ultrapassou uma página.

Na Argentina, o 2º pior, o índice foi de 7,28%, ante 19,6% por aqui. Os brasileiros, porém, estiveram entre os que fazer mais leituras por prazer – e não por obrigação.

“Esses dados são preocupantes e precisam ser analisados com cautela, pois podem indicar falta de estímulo à leitura dos estudantes brasileiros, seja na escola ou em casa, por suas famílias”, escreveram os pesquisadores. “Essa falta de familiaridade e/ou interesse pela leitura pode causar grandes prejuízos a esses estudantes, uma vez que o hábito leitor tem influência não só na proficiência em leitura, mas também em outros resultados educacionais e socioeconômicos.”

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Educação

Disponível o edital de remoção de professores em regência de classe em PE

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Começa, nesta quarta-feira (29), o processo de remoção a pedido de professores que se encontram em regência de classe na Rede Estadual. As solicitações devem ser registradas até 12 de dezembro, por meio do Formulário Eletrônico de Remoção, disponível no link https://www1.educacao.pe.gov.br/frp 

Ao preencher o formulário, o docente poderá registrar sua solicitação indicando de uma a três escolas. Cada indicação deve estar associada, necessariamente, ao turno e à carga horária desejados, além das disciplinas, de acordo com a sua habilitação. 

Mais detalhes estão disponíveis no edital, que pode ser acessado  no site. 

Confira o cronograma:

Solicitação de remoção (inscrição pelo formulário eletrônico) – 29/11/2023 a 12/12/2023
Análise das remoções – 27/12/2023 a 09/01/2024
Resultado preliminar – 16/01/2024
Interposição de recurso – 16/01/2024 a 18/01/2024
Análise dos recursos – 19/01/2024 a 23/01/2024
Divulgação do resultado final no site da SEE – 31/01/2024
Divulgação do Resultado Final no Diário Oficial do Estado de Pernambuco – 01/02/2024.

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Educação

Para combater a violência, Governo de Pernambuco quer abrir escolas nos fins de semana

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O acesso à cultura, esportes e cidadania como uma das ferramentas de combate à violência é o principal viés do Projeto Tamojunto, que deverá ser lançado pelo Governo de Pernambuco até março de 2024. A iniciativa da Secretaria de Educação e Esportes (SEE-PE) visa ofertar oficinas culturais e práticas esportivas no âmbito das escolas estaduais, que serão abertas nos fins de semana para a população das comunidades.

Com investimento anual na ordem de R$ 14 milhões, o projeto vai contemplar 120 escolas com quadras poliesportivas aptas para receber as atividades, distribuídas em todas as regionais do Estado – incluindo territórios indígenas e quilombolas.

“Essa é uma ação intersetorial, a Secretaria de Defesa Social (SDS) e a Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), estão apontando quais são as comunidades que possuem maior índice de violência no Estado. A partir desse levantamento, fazemos o cruzamento sobre qual sobre qual é a nossa capacidade técnica dentro da Secretaria de Educação”, explicou a Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), Tarcia Silva.

Foto: Kleyvson Santos / SEE-PE

Por Mirella Araújo JC

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