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Saúde

Serra Talhada: MP recomenda acompanhamento do estoque das farmácias básicas

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Emissão de documentos médicos também devem ser acompanhados.

Após tomar conhecimento de que médicos contratados pela Prefeitura de Serra Talhada e vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) estariam prescrevendo aos usuários medicamentos que não estão previstos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a Secretaria de Saúde do município adotasse providências para que esses profissionais priorizem as medicações incluídas na referida relação.

Segundo o documento, casos constate que o medicamento oferecido pelo SUS não seja eficaz para o caso específico de seu paciente, o médico poderá prescrever outro não padronizado, desde que justifique as razões por escrito, em laudo médico.

“A falta de prioridades na adoção, pelo profissional médico, de produtos padronizados, constantes na Rename, tem influenciado na desarticulação da assistência farmacêutica no âmbito dos serviços de saúde”, comentou o promotor de Justiça Rodrigo Amorim da Silva Santos.

Além disso, os médicos também deverão ser orientados a emitirem documentos com caligrafia legível, preferencialmente digitado ou, em caso de impossibilidade, com letra de fôrma, sob o risco de responderem por infração administrativa perante o Conselho Regional de Medicina.

“A emissão de documentos médicos ilegíveis tem o potencial de colocar em risco a vida dos usuários, tanto para postergar o fornecimento de medicamento em razão da ilegibilidade da caligrafia, ou por possibilitar a dispensação equivocada de medicamentos pela incompreensão do que fora prescrito”, destacou o promotor.

Ainda segundo a publicação, caso a Farmácia Básica do município identifique que a receita médica apresentada pelo usuário prescreve medicamentos não padronizados pelo SUS sem as devidas justificativas médicas, deverão ser adotadas providências administrativas imediatas para submeter o usuário a nova consulta médica, a fim de verificar a possibilidade de substituição do medicamento por outro que esteja disponível à dispensação para a população.

Por fim, a recomendação reforça que o município deverá manter a regularidade dos estoques de medicamentos inerentes à atenção básica, tanto na farmácia do município, quanto nas demais unidades de saúde. (Do Nill Jr)

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Saúde

10 Beneficio do Limão Para sua Saúde.

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O limão é boa fonte de fibras e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro).

Grande parte dos seus benefícios estão vinculados a uma substância presente na casca, chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.

Confira o que essa frutinha pode fazer por você:

  1. Ajuda a digestão.  O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição  é semelhante à da saliva e fluidos digestivos.  Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.
  2. Reduz o risco de câncer de esôfago: O limão, como todas as frutas cítricas, contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada a diminuição do risco de câncer de esôfago.
  3. Melhora o humor e reduz a ansiedade: O óleo de limão possui atenuador de ansiedade (ansiolítico), um tipo de antidepressivo através da modulação de neurotransmissores.
  4. Ajuda a manter o peso: Os polifenóis da casca do limão suprimem a obesidade induzida por dieta, hiperglicemia e resistência à insulina. Os limões são ricos em fibra pectina que ajuda a combater os desejos por comida.
  5. Fortalece o sistema imunológico: Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti inflamatório e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O ferro tem um papel importante no sistema imunológico. Os limões contem também saponinas com propriedades anti microbianas que combatem constipações e gripes.
  6. Equilibra os níveis de pH do sangue: Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Eles são ácidos por si, mas quando processados pelo organismo se tornam alcalinos.Os limões contem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.
  7. Melhora a aparência da pele: A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspeto.  Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas, “de dentro para fora”.
  8. Refresca o hálito: Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes. Não escove os dentes logo após tomar o sumo de limão com água.
  9. Trata garganta infeccionada: O limão é uma excelente fruta que auxilia no combate a problemas relacionados a infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite, pois tem uma propriedade antibacteriana. Para dor de garganta, dilua o suco de meio limão com metade de água e faça gargarejos com frequência.
  10. Evita o envelhecimento precoce: Como todos os cítricos, o limão é conhecido pelo seu alto conteúdo de vitamina C, mas também contem vitamina A, e  E. Esses antioxidantes ajudam a prevenir envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres.      Por Beleza e Saúde 

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Saúde

Sente muita sonolência após o almoço? Você pode estar se alimentando de forma errada. Saiba mais

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Excesso de carboidrato simples causa pico de glicemia que pode ser o ‘culpado’ pelo sono incontrolável

Tem dias que voltar para o trabalho após o almoço se torna uma tarefa para lá de difícil, o sono parece tomar conta e somente muito café é capaz de fazer o dia passar. Você sabia que talvez as suas refeições sejam o resultado dessa sensação de moleza e preguiça? Segundo a nutricionista funcional Bruna Vilela, o sono pós-almoço pode estar associado a erros alimentares em relação à qualidade e quantidade de comida.

É comum excedermos no carboidrato ao almoçarmos em restaurantes com uma grande oferta de alimentos e uma das causas do sono está na forma como o ingrediente é metabolizado. Ao ingerirmos alimentos ricos em carboidratos simples, acontece um pico de glicemia no sangue, que é seguido por uma baixa. Durante essa baixa, sentimos essa falta de disposição que pode vir seguida de sono”, explica a profissional, esclarecendo que o excesso de carboidratos como macarrão, arroz, batata, farofa, suco de laranja e sobremesas com muito açúcar pode ser a causa da sua sonolência.

Bruna conta que depois de uma refeição de grandes quantidades, o nosso sistema digestivo precisa de muita oxigenação para realizar suas funções e o corpo acaba diminuindo o fluxo sanguíneo de outras áreas do corpo, inclusive cérebro. “A solução é não exagerar no carboidrato, aumentando o consumo de legumes para dar mais saciedade e fracionar as refeições, para não ir almoçar morrendo de fome e correndo o risco de exagerar na quantidade”, indica.

No cardápio sugerido pela nutricionista, além de legumes e saladas em maiores quantidades, entram porções de carne magra (suína, bovina, peixe ou frango) sem gordura. Na opção como carboidrato, ela aconselha arroz integral, quinoa, batata doce e aipim sem excessos.

Em relação aos estimulantes do dia a dia, ela recomenda até no máximo dois expressos por dia (aproximadamente 80 ml) ou de 3 a 4 xícaras de café coado. “Exceder muito essa quantidade pode ser prejudicial”, alerta Bruna. Outras opções são os chás: “Chá preto, chá branco, mate e chá verde são bons estimulantes. O consumo máximo indicado é de 4 a 5 xícaras por dia e o ideal é que o chá seja feito a partir da erva orgânica. Os sachês entram como segunda opção”.

Os chás também servem para quem chega em casa no final do dia e sente o sono ir embora. Bruna Vilela diz que ervas como melissa, camomila e mulungu são boas para combater a insônia e proporcionar relaxamento. Basta tomar uma xícara 40 minutos antes de dormir. Ela acrescenta: “Deve-se evitar refeições muito volumosas e ricas em carboidratos simples pelo menos 3 horas antes de dormir. Ovos, abacate e castanhas são boas opções de ceia”. Outras dicas da nutricionista para quem tem insônia são: evitar atividades físicas noturnas ou ingerir produtos industrializados como sopas, molhos e temperos prontos. “Eles contém glutamato monossódico, aditivo alimentar que também pode trazer insônia – além de outros danos a saúde. É importante checar os ingredientes dos alimentos e não consumir os que possuem esse composto em sua composição”, avisa.

Por Fernanda Berlinck

 

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Saúde

O intestino é o segundo cérebro. A importância do órgão para emagrecer

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Aliado à escolha de alimentos está o exercício físico.

Um intestino saudável gera qualidade de vida, já que ele é o nosso segundo cérebro e qualquer alteração no intestino gera desconforto emocional. Devemos saber escolher alimentos, garantindo uma alimentação variada e equilibrada e preparar as refeições com dedicação e amor.

Aliado à escolha de alimentos está o exercício físico. É urgente deixar o sedentarismo e passar à ação, seja ela qual for. Uma caminhada de trinta minutos, todos os dias, é o suficiente para quebrar a preguiça. A atividade física promove não só a saúde física mas também a saúde mental e emocional.

“O ser humano é o que come, mas é principalmente o que absorve, por isso é fundamental saber escolher bem os alimentos e ter, assim, um intestino saudável”, explica Izabel de Paula, especialista de estética, beleza e saúde na clínica Body Shaper Expert, que compartilhou com o Lifestyle ao Minuto um artigo de opinião sobre o tema

Depois de cumpridos estes três princípios: boa alimentação, exercício físico regular e sono reparador, e terminada a fase de estabilização – lembre-se de que um quilo demora entre um e três meses até ser definitivamente eliminado – não pode, evidentemente, voltar aos seus hábitos antigos. A estabilização é a ausência de reganho de peso. É indispensável, por isso, conservar os bons hábitos que adquiriu ao longo de um, três, cinco ou doze meses. Para que assim seja, pratique exercício, faça refeições variadas e dê ao prazer um espaço mais pequenino na sua vida.

Mais uma vez, após essa fase, a palavra ‘dieta’ deixa de fazer sentido. O objetivo principal, já sabe, não é banir para sempre determinados alimentos, como por exemplo, acabar de vez com todos os hidratos de carbono ou com os açúcares. O objetivo principal é, sim, aprender a dosear o seu consumo e a equilibrar as suas refeições, compensando sistematicamente os deslizes e reduzindo o impacto que eles têm na sua silhueta.

Assim que colocar em prática e começar a adotar definitivamente bons hábitos, nunca mais terá necessidade de fazer dieta. Adeus excesso de peso! Adeus celulite! Adeus barriga! Depois de terminado o período de estabilização, termina a angústia da balança e da fita métrica.

Por Notícias ao Minuto

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